Concluindo os trabalhos sobre esse fascinante personagem,vamos agora destacar alguns dos rostos mais conhecidos a dar vida nos cinemas e na tv. Nossos agradecimentos a todos que acompanharam mais uma vez essa coluna e até o próximo personagem, que já estará presente nessa coluna já na próxima semana.
Uma dica: Ele é o maior espião do cinema...
Béla Lugosi
Foi um ator húngaro nascido em Lugoj, em 1882 no então Império Austro-Húngaro, na região do Banat. Começou a sua carreira nos palcos da Europa em várias peças de William Shakespeare. Mas no entanto, tornou-se famoso pelo seu papel de Drácula numa encenação da clássica história de vampiro de Bram Stoker, e teve como especialidade os filmes de horror. A carreira como ator iniciou-se nos Estados Unidos. Béla participou do teatro na comunidade húngaro-americana, e após algum tempo ganhou a oportunidade de interpretar Drácula numa adaptação teatral escrita por John Balderston.Sua interpretação única e assustadora nesta peça foi que abriu as portas para seu estrelato no cinema. O diretor Tod Browing descobriu e o chamou para interpretar o vampiro em sua versão cinematográfica de Drácula. Este papel deu estrelato a Lugosi, mas ao mesmo tempo o marcou como "um ator de um só papel".
Béla fez vários outros filmes de horror, como também de outros gêneros. Porém, o ator não conseguiu estabilidade no cinema, e passou a partir de meados da década de 30 a atuar em filmes baratos. Ainda conseguiu papéis bons como em Son of Frankenstein, The Ghost of Frankenstein, The Corpse Vanishes, etc... Porém, estereotipado como "Drácula", e seguindo o mesmo declínio do gênero na década de 40, no qual os monstros clássicos protagonizavam filmes em que se enfrentavam ou comédias, Bela ficou desempregado.
Ele retornou ao cinema no final dos anos 50,quando foi descoberto pelo cineasta Ed Wood, (que é considerado o pior diretor de todos os tempos). Fã do ator,ele o contratou para estrelar os risíveis filmes que dirigia. Béla faleceu no dia 16 de agosto de 1956. Ele foi sepultado com o traje de Drácula a pedido do seu filho e da sua quarta esposa, no cemitério de Holy Cross na cidade de Culver City, na Califórnia. Contrariando a crença popular, Lugosi nunca teria pedido para ser sepultado com o traje tendo deixado essa decisão ao filho e a esposa; Béla Lugosi Jr. confirmaria em várias ocasiões que ele e a sua mãe teriam tomado a decisão. Os fãs e boa parte dos críticos de cinema costumam afirmar que ele foi o melhor intérprete do personagem.Tanto que até hoje é uma das principais referências ao conde Drácula.
Christopher Lee
Nascido em Londres em 1922, Lee foi um dos atores mais versáteis que o mundo conheceu. Nunca deixou de atuar, mesmo em idade avançada. Começou sua carreira no teatro, desde cedo dedicando-se a papéis de malfeitores. Estima-se que trabalhou em 200 produções, dividindo a carreira de ator com a música. Foram muitos os personagens marcantes.
Sua carreira nos cinemas iniciou-se nos anos 50, atuando em filmes de terror.Para os fãs de Drácula,não restam dúvidas:o rosto mais conhecido do personagem,foi o de Lee.Ele atuou em pelo menos 8 filmes,dando vida ao vampiro,recorde esse nunca superado por nenhum outro intérprete. A atuação de Lee foi marcante e assustadora; ele já havia vivido outro monstro do cinema em A Maldição de Frankenstein (1957), porém seu Drácula era algo mais. Ele realmente empregava contornos ao personagem até então inexplorados no cinema. Apesar do sucesso, o ator ficou quase uma década longe do vampiro – e aqui cabe um aviso, em 1963 ele estrelou um filme dirigido por Mario Bava que as distribuidoras brasileiras batizaram de Drácula – o Vampiro. Apesar de bom, este não é um filme sobre o Conde e seu nome original é La Frusta e Il Corpo.
O primeiro filme em que ele personificou foi Drácula-O Vampiro da Noite (1958). Em seguida veio Drácula - O Príncipe das Trevas (1966), Apesar de não chegar aos pés do filme original, esta e as demais sequências ainda são garantia de uma boa diversão. Na verdade, daí para frente, como se a porteira tivesse sido aberta, Lee começou a fazer Dráculas a torto e direito. Vamos a eles: Drácula – O Perfil do Diabo (1968), Conde Drácula (1970) – este dirigido por Jesus Franco, O Sangue de Drácula (1970), Scars of Dracula (1970), Drácula no Mundo da Minissaia (1972) e Os Ritos Satânicos de Drácula (1973).O ator foi tão marcante com o personagem,que serviu como modelo na concepção de algumas histórias em quadrinhos,editadas pela extinta Bloch Editores. Lee também marcou outras franquias hollywoodianas bastante conhecidas..Foi vilão na série 007,interpretou Sherlock Holmes e,para as novas gerações de fãs de cinema,foi destaque em três trilogias famosas:Na segunda trilogia Star Wars (1999-2005),ele interpretou Conde Dookan e nas trilogias O Senhor dos Anéis (2002-2004) e O Hobbit (2012-2014) interpretou o mago Saruman.Lee faleceu em junho de 2015.
Jack Palance
Nascido em Lattimer Mines em 1919,Jack iniciou sua carreira também nos anos 50,atuando inicialmente em filmes de faroeste.Foi também um ator bastante versátil,atuando em diversos gêneros,e com dezenas de trabalho para o cinema e a tv.Jack deu vida ao personagem em Drácula-O Demônio das Trevas,produção feita para a tv britânica lançado em 1973. O ator faleceu em 2006.
Frank Langella
Outro ator americano badaladíssimo, Frank nasceu em Baronesa em 1938. Assim como a maioria,iniciou a carreira no teatro, vindo a trabalhar nos cinemas a partir dos anos 70. Ele deu vida ao Drácula no filme de mesmo nome,em 1979,numa produção que era um remake do filme estrelado por Bela Lugosi. Sua interpretação recebeu muitos elogios e até hoje ele é considerado como um dos melhores intérpretes.
Gary Oldman
Outro ator britânico a interpretar o vampiro, ele nasceu em Londres, em 1958. Trata-se de um dos nomes mais conhecidos da escola de interpretação britânica e um dos mais famosos e populares de Hollywood. A carreira iniciou-se nos anos 80, com alguns trabalhos para a tv. Nos cinemas, até o início dos anos 90,tinha diversos trabalhos, mas nada que o colocasse no alto escalão hollywoodiano. Boa parte de seus personagens sempre foram os vilões da obra. A coisa mudou de figura quando deu vida ao Drácula,no filme de Francis Ford Coppola, de 1992.
O público feminino se encantou com a atuação de Oldman e o filme o catapultou definitivamente para o primeiro time de astros de Hollywood. Sua interpretação lhe valeu o Saturn Award. Até hoje ele é lembrado pela atuação marcante e é um dos rostos mais conhecidos do personagem.Depois disso ele não deixou mais de trabalhar,são muitos os filmes em que se destacou. Nos últimos anos,marcou duas franquias famosas: foi o Sirius Black em 4 filmes do Harry Potter e interpretou o comissário Gordon na trilogia do Batman, de Cristopher Nolan.
Leslie Nielsen
Nascido em Regina, Canadá em 1926, Leslie foi um dos atores-comediantes mais conhecidos do cinema. No início da carreira nos anos 50,trabalhou no gênero Sci Fi.Deu uma guinada em sua carreira quando em 1980 aceitou fazer o médico maluco na comédia cinematográfica Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu. O filme era uma gozação absurda com a franquia Airport (Aeroporto), uma das mais bem-sucedidas da década de 1970. Com o sucesso desse papel, Nielsen passou a ser um dos comediantes mais requisitados para comédias.O personagem que realmente o marcaria,seria o atrapalhado Tenente Frank Dreblin, na famosa trilogia Corra Que a Polícia Vem Aí. Depois do sucesso em Apertem os Cintos, jamais se desvencilhou do gênero, tornando-se um dos rostos mais famosos das comédias. Marcou também a série Todo Mundo em Pânico. Ele interpretou o Drácula na paródia Drácula-Morto Mas Feliz, 1995. Nielsen faleceu em 2010.
Gerard Butler
Nasceu em Paisley, Escócia, em 1969. Para variar, a carreira de ator iniciou nos palcos, migrando para os cinemas nos anos 90. É um dos rostos mais populares do cinema atualmente,cuja carreira vem se voltando mais para os filmes de ação. Ele deu vida ao Drácula no filme Drácula 2000. Outro personagem bastante popular é o rei Leônidas, do filme 300.
Luke Evans
Nascido em Potypool, Pais de Gales em 1979, a carreira iniciou-se nesse milênio. Atualmente é bastante reconhecido e requisitado nas produções de Hollywood, tendo participado das franquias Velozes e Furiosos e O Hobbit. Ele é o rosto mais recente de Drácula nos cinemas, viveu o personagem em Drácula - A História Nunca Contada, de 2014.
Jonathan Rhys Meyers
Nascido em Dublin, Irlanda em 1997, a carreira nos cinemas teve inicio nos anos 90,com relativo sucesso, participando também de alguns trabalhos na televisão. Ele foi recentemente o sujeito que deu vida ao Drácula, numa série feita para a tv em 2013. A primeira temporada teve somente 10 episódios e foi marcada pelos problemas nos bastidores envolvendo seu vício em drogas, vindo a ser cancelada no ano seguinte pela baixa audiência.
Aqui encerramos mais um projeto de incentivo à cultura. Trouxemos um personagem que se tornou imortal pelo seu mistério, pela sua capacidade de nos fazer voar na imaginação. Agradecemos ao seguidores que acompanharam cada postagem. Novembro vem aí com um novo projeto, Até...
Postar um comentário