Um artista temperamental e perfeccionista Chaplin nunca explicou detalhadamente seus métodos de filmagem, alegando que tal coisa seria o mesmo que um mágico revelar seus truques. Na verdade, antes dele produzir filmes falados, começando com O Grande Ditador em 1940, Chaplin nunca começou a filmar a partir de um roteiro completo. O método que ele desenvolveu, visto que seu contrato com o Essanay Studios deu-lhe a liberdade de roteirizar e dirigir seus filmes, foi a partir de uma vaga premissa - por exemplo, "Carlitos entra em um spa" ou "Carlitos trabalha em uma loja de penhores".
Chaplin tinha cenários já construídos e trabalhava com seu elenco estático para improvisar piadas em torno das premissas, quase sempre pondo as ideias em prática na hora das filmagens. Enquanto algumas ideias eram aceitas e outras rejeitadas, uma estrutura narrativa começava a emergir, muitas vezes exigindo que Chaplin refilmasse uma cena já concluída que poderia ir contra o enredo.
Esta é uma razão pela qual Chaplin levou muito mais tempo para concluir seus filmes do que seus rivais. Além disso, Chaplin era um diretor extremamente exigente, mostrando a seus atores exatamente como eles deveriam atuar e filmando dezenas de tomadas até conseguir a cena que ele queria. O animador Chuck Jones, que morava perto do estúdio de Chaplin quando era garoto, lembra de seu pai dizendo que viu Chaplin filmar uma cena mais de cem vezes até ficar satisfeito.

Esta combinação de improvisação do enredo e perfeccionismo que resultou em vários dias de esforço e milhares de metros de filme desperdiçados, tudo a um enorme custo quase sempre revelou-se muito oneroso para Chaplin, que muitas vezes descarregava sua raiva e frustração em seus atores e sua equipe, mantendo-os esperando parados durante horas ou, em casos extremos, cancelando completamente a produção.
Um dos maiores exemplos foi em Luzes da Cidade,ele repetiu tanto uma tomada,que a atriz com quem ele dividia a cena,Virgínia Cherril,se desentendeu com ele, chegando a ser despedida, porém, foi readmitida posteriormente. As técnicas de Chaplin foram descobertas somente após sua morte, quando as raras tomadas de pré-produção e cenas cortadas de seus filmes foram cuidadosamente analisadas no documentário britânico Unknow Chaplin, de 1983.
Chaplin ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator. Alguns temas musicais de seus filmes como os de O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são inesquecíveis. Ele era ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, humorista, mímico e regente de orquestra. Comercialmente, Chaplin produziu alguns dos filmes de maior bilheteria da era do cinema mudo; Em Busca do Ouro é o quinto com US$ 4,25 milhões, e O Circo é o sétimo com US$3,8 milhões. No entanto, os filmes de Chaplin juntos arrecadaram aproximadamente US$10,5 milhões
Durante sua carreira, Chaplin recebeu três prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na primeira cerimônia do Academy Awards, em 1929, Chaplin recebeu seu primeiro Oscar Honorário por escrever, produzir, dirigir e protagonizar o filme O Circo de 1928. Em 1972, vinte anos depois de seu exílio, ele voltou aos EUA para recebeu seu segundo Oscar Honorário. Dessa vez, o propósito era por sua contribuição no cinema. Em 1973, ele ganhou outro na categoria "Melhor Trilha Sonora", pelo seu filme Luzes da Ribalta Em 1952, ano de sua sua estréia original, a Academia já tinha classificado Luzes da Ribalta como um dos indicados na cerimônia de 1953, mas como seu lançamento não ocorreu, o filme ficou de fora da disputa. Como ele voltou a ser lançado no país em 1972, a Academia decidiu incluí-lo em 1973. Chaplin também recebeu outras indicações ao Academy Award como em 1941 nas categorias "Melhor Ator" e "Melhor Roteiro Original", pelo filme O Grande Ditador de 1940 e em 1948 na categoria "Melhor Roteiro Original" pelo filme Monsieur Verdoux de 1947.
Charles é considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema". Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade.
Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972). Apesar de ter vivido décadas nos Estados Unidos, Chaplin nunca se tornou um cidadão americano. Ele se considerava um cidadão do mundo rejeitando e ridicularizando qualquer tipo de patriotismo.
Sua obra influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton,Roberto Gómez Bolaños,Renato Aragão e outros diretores e comediantes.
A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme A Condessa de Hong Kong, e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972,onde ele recebeu a maior ovação em pé de toda a história da premiação. Por volta de 1977, já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de roda. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977.
No auge da criatividade, em 1916, a Mutual Film Corporation pagou a Chaplin US$ 670.000,00 para produzir uma dúzia de comédias com duração de duas bobinas. Foi dado a ele controle artístico quase total, produzindo doze filmes durante um período de dezoito meses, notando que estes estão entre os filmes de comédia mais influentes da história do cinema.
Praticamente todos os filmes de Chaplin produzidos na Mutual são clássicos: Rua da Paz, Carlitos Boêmio.,A Loja de Penhores e Carlitos Presidiário são provavelmente os mais conhecidos. Edna Purviance continuou sendo a protagonista, e Chaplin adicionou Eric Campbell, Henry Bergman e Albert Austin ao seu elenco estático.Em sua biografia,Charles declarou que seus anos vividos na Mutual foram os mais felizes de sua carreira. Com o fim do contrato com a Mutual em 1917, Chaplin assinou um contrato com a First National para produzir oito filmes com duração de duas bobinas. Além de ter financiado e distribuído estes filmes, a First National deu-lhe total controle criativo sobre a produção, para que ele pudesse trabalhar em um ritmo mais relaxado e se concentrar na qualidade.
Chaplin construiu seu próprio estúdio em Hollywood, o qual simbolizava a sua independência. Embora a First National esperasse receber comédias de curta-metragem, Chaplin foi mais ambicioso e expandiu alguns de seus projetos em longa-metragens, como Ombros,Armas (1918), Pastor de Almas (1923) e o clássico O Garoto (1921). Em 1919, Chaplin co-fundou a distribuidora United Artists junto com outros grandes nomes do cinema da época, todos tentando escapar da crescente consolidação de poder dos distribuidores e financiadores de filmes durante o desenvolvimento de Hollywood. Este movimento, junto com o controle total da produção de seus filmes no seu próprio estúdio, assegurou a independência de Chaplin como cineasta.
Ele trabalhou na administração da UA até o início da década de 1950. Todos os filmes de Chaplin distribuídos pela United Artists foram de longa-metragem, começando com o drama atípico Casamento ou Luxo? (1923), em que Chaplin fez uma pequena ponta. Em seguida vieram os sucessos Em Busca do Ouro (1925) e O Circo (1928).
Apesar dos filmes falados tornarem-se o modelo dominante logo após serem introduzidos em 1927, Chaplin resistiu a fazer um filme assim durante toda a década de 1930. Ele considerava o cinema uma arte essencialmente pantomímica.Chaplin opôs-se ferozmente a utilizar o som nesse período,continuou fazendo filmes mudos. Dessa época consta a obra-prima:Luzes da Cidade. Chaplin hesitou em adicionar o som a seus filmes até 1931.Nesse filme, o Vagabundo continuou se expressando através de mímica, vivendo um amor platônico por uma vendedora de flores cega. Chaplin adicionou trilha e efeitos sonoros ao filme, mas nenhum dialogo. A partir de então ele passou a compor trilhas sonoras para seus filmes e adicionou música a alguns de seus antigos clássicos.
O Vagabundo somente recebeu voz ao cantar uma música no filme Tempos Modernos (1936). Em seguida, Chaplin abandonou o papel do Vagabundo e passou a representar personagens diversificados. Esta transição é marcada por O Grande Ditador (1940). Nos anos 30, Chaplin realizaria apenas dois trabalhos, mas que foram, sem dúvida, os mais importantes de sua carreira. Em 1936 filmou Tempos Modernos , uma sátira sobre a alienação do trabalho e, em 1940 filma O Grande Ditador , uma das primeira reações do cinema à figura de Hitler e ao nazismo. Estes dois filmes colocaram Chaplin na lista negra dos movimentos anticomunistas, apesar dos EUA estarem em guerra contra a Alemanha e aliados à URSS.
O primeiro filme falado de Chaplin, O Grande Ditador, foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler , e foi lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial.
Seus últimos filmes foram Monsieur Verdoux,(1947),Um Rei em Nova Iorque (1957) e A Condessa de Honk Kong (1967),onde ele faz uma ponta como mordomo,sendo sua última aparição em cena.
Chaplin tinha cenários já construídos e trabalhava com seu elenco estático para improvisar piadas em torno das premissas, quase sempre pondo as ideias em prática na hora das filmagens. Enquanto algumas ideias eram aceitas e outras rejeitadas, uma estrutura narrativa começava a emergir, muitas vezes exigindo que Chaplin refilmasse uma cena já concluída que poderia ir contra o enredo.
Esta é uma razão pela qual Chaplin levou muito mais tempo para concluir seus filmes do que seus rivais. Além disso, Chaplin era um diretor extremamente exigente, mostrando a seus atores exatamente como eles deveriam atuar e filmando dezenas de tomadas até conseguir a cena que ele queria. O animador Chuck Jones, que morava perto do estúdio de Chaplin quando era garoto, lembra de seu pai dizendo que viu Chaplin filmar uma cena mais de cem vezes até ficar satisfeito.

Esta combinação de improvisação do enredo e perfeccionismo que resultou em vários dias de esforço e milhares de metros de filme desperdiçados, tudo a um enorme custo quase sempre revelou-se muito oneroso para Chaplin, que muitas vezes descarregava sua raiva e frustração em seus atores e sua equipe, mantendo-os esperando parados durante horas ou, em casos extremos, cancelando completamente a produção.
Um dos maiores exemplos foi em Luzes da Cidade,ele repetiu tanto uma tomada,que a atriz com quem ele dividia a cena,Virgínia Cherril,se desentendeu com ele, chegando a ser despedida, porém, foi readmitida posteriormente. As técnicas de Chaplin foram descobertas somente após sua morte, quando as raras tomadas de pré-produção e cenas cortadas de seus filmes foram cuidadosamente analisadas no documentário britânico Unknow Chaplin, de 1983.
Chaplin ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator. Alguns temas musicais de seus filmes como os de O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são inesquecíveis. Ele era ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, humorista, mímico e regente de orquestra. Comercialmente, Chaplin produziu alguns dos filmes de maior bilheteria da era do cinema mudo; Em Busca do Ouro é o quinto com US$ 4,25 milhões, e O Circo é o sétimo com US$3,8 milhões. No entanto, os filmes de Chaplin juntos arrecadaram aproximadamente US$10,5 milhões
Durante sua carreira, Chaplin recebeu três prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na primeira cerimônia do Academy Awards, em 1929, Chaplin recebeu seu primeiro Oscar Honorário por escrever, produzir, dirigir e protagonizar o filme O Circo de 1928. Em 1972, vinte anos depois de seu exílio, ele voltou aos EUA para recebeu seu segundo Oscar Honorário. Dessa vez, o propósito era por sua contribuição no cinema. Em 1973, ele ganhou outro na categoria "Melhor Trilha Sonora", pelo seu filme Luzes da Ribalta Em 1952, ano de sua sua estréia original, a Academia já tinha classificado Luzes da Ribalta como um dos indicados na cerimônia de 1953, mas como seu lançamento não ocorreu, o filme ficou de fora da disputa. Como ele voltou a ser lançado no país em 1972, a Academia decidiu incluí-lo em 1973. Chaplin também recebeu outras indicações ao Academy Award como em 1941 nas categorias "Melhor Ator" e "Melhor Roteiro Original", pelo filme O Grande Ditador de 1940 e em 1948 na categoria "Melhor Roteiro Original" pelo filme Monsieur Verdoux de 1947.
Charles é considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema". Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade.
Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972). Apesar de ter vivido décadas nos Estados Unidos, Chaplin nunca se tornou um cidadão americano. Ele se considerava um cidadão do mundo rejeitando e ridicularizando qualquer tipo de patriotismo.
Sua obra influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton,Roberto Gómez Bolaños,Renato Aragão e outros diretores e comediantes.
A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme A Condessa de Hong Kong, e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972,onde ele recebeu a maior ovação em pé de toda a história da premiação. Por volta de 1977, já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de roda. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977.
No auge da criatividade, em 1916, a Mutual Film Corporation pagou a Chaplin US$ 670.000,00 para produzir uma dúzia de comédias com duração de duas bobinas. Foi dado a ele controle artístico quase total, produzindo doze filmes durante um período de dezoito meses, notando que estes estão entre os filmes de comédia mais influentes da história do cinema.
Chaplin construiu seu próprio estúdio em Hollywood, o qual simbolizava a sua independência. Embora a First National esperasse receber comédias de curta-metragem, Chaplin foi mais ambicioso e expandiu alguns de seus projetos em longa-metragens, como Ombros,Armas (1918), Pastor de Almas (1923) e o clássico O Garoto (1921). Em 1919, Chaplin co-fundou a distribuidora United Artists junto com outros grandes nomes do cinema da época, todos tentando escapar da crescente consolidação de poder dos distribuidores e financiadores de filmes durante o desenvolvimento de Hollywood. Este movimento, junto com o controle total da produção de seus filmes no seu próprio estúdio, assegurou a independência de Chaplin como cineasta.
Ele trabalhou na administração da UA até o início da década de 1950. Todos os filmes de Chaplin distribuídos pela United Artists foram de longa-metragem, começando com o drama atípico Casamento ou Luxo? (1923), em que Chaplin fez uma pequena ponta. Em seguida vieram os sucessos Em Busca do Ouro (1925) e O Circo (1928).
Apesar dos filmes falados tornarem-se o modelo dominante logo após serem introduzidos em 1927, Chaplin resistiu a fazer um filme assim durante toda a década de 1930. Ele considerava o cinema uma arte essencialmente pantomímica.Chaplin opôs-se ferozmente a utilizar o som nesse período,continuou fazendo filmes mudos. Dessa época consta a obra-prima:Luzes da Cidade. Chaplin hesitou em adicionar o som a seus filmes até 1931.Nesse filme, o Vagabundo continuou se expressando através de mímica, vivendo um amor platônico por uma vendedora de flores cega. Chaplin adicionou trilha e efeitos sonoros ao filme, mas nenhum dialogo. A partir de então ele passou a compor trilhas sonoras para seus filmes e adicionou música a alguns de seus antigos clássicos.
O Vagabundo somente recebeu voz ao cantar uma música no filme Tempos Modernos (1936). Em seguida, Chaplin abandonou o papel do Vagabundo e passou a representar personagens diversificados. Esta transição é marcada por O Grande Ditador (1940). Nos anos 30, Chaplin realizaria apenas dois trabalhos, mas que foram, sem dúvida, os mais importantes de sua carreira. Em 1936 filmou Tempos Modernos , uma sátira sobre a alienação do trabalho e, em 1940 filma O Grande Ditador , uma das primeira reações do cinema à figura de Hitler e ao nazismo. Estes dois filmes colocaram Chaplin na lista negra dos movimentos anticomunistas, apesar dos EUA estarem em guerra contra a Alemanha e aliados à URSS.
O primeiro filme falado de Chaplin, O Grande Ditador, foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler , e foi lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial.
Seus últimos filmes foram Monsieur Verdoux,(1947),Um Rei em Nova Iorque (1957) e A Condessa de Honk Kong (1967),onde ele faz uma ponta como mordomo,sendo sua última aparição em cena.
A dinamica dos giffs, faz uma grande diferença em qualquer trabalho, parabéns PEDRA....
ResponderExcluirObrigada Fernando!
ExcluirRealmente é um trabalho maior.
Mas o Resultado é compensador.