Carlitos Repórter (Making Alive)
Ano de lançamento:1914
Esse filme está longe de ser uma das obras mais famosas de Chaplin,mas tem importância por ser o seu primeiro trabalho para os cinemas.Trata-se um curta-metragem mudo que mostrava um falso aristocrata inglês conhecido por Slicker, interpretado por Charlie Chaplin, que ia trabalhar como repórter e acabava se envolvendo com o roubo de uma câmera fotográfica com negativos de uma grande reportagem sensacionalista. O filme é um pastelão típico da Keystone,e é marcado por intensa correria.Na época,Mack Sennet não aprovou a performance de Chaplin e achou que teria sido um erro contratá-lo.
Corrida de Automóvel Para Meninos (Kid Auto races At venice)
Ano de lançamento:(1914)
Foi o primeiro filme em que Chaplin adotou o personagem Vagabundo,logo após seu filme anterior. Conta-se que logo depois de fazer a sua primeira atuação cinematográfica, que Chaplin, não tendo ideia para se maquiar, e também por não ter gostado do jeito como vestira no primeiro filme, começou a elaborar uma imagem para ele. Assim saíram a calças largas, os sapatos grandes, a bengala e o chapéu-coco que eram também uma vestimenta de muitos outros cômicos famosos da época.Depois lembrou que Sennett queria que ele interpretasse personagens mais velhos e então introduziu um pequeno bigode, para aparentemente aumentar a idade, sem naturalmente esconder sua expressão. Assim começou a treinar o seu jeito de caminhar, rodar a bengala e outros trejeitos, para o seu próximo filme, que ele faria juntamente com Mabel Normand.Conta-se que durante os treinos, subitamente Mack Sennett pediu para Chaplin participar da comédia “Kid Auto Races at Venice”, onde Chaplin, pego de surpresa, resolveu experimentar pela primeira vez o vagabundo.
O filme narrava uma corrida de carros com diversos garotos na cidade de Venice e numa das cenas, Chaplin aparecia vestindo o vagabundo, como um espectador do meio da multidão, mas tentando chamar a atenção do cinegrafista, atrapalhando a corrida por insistir em aparecer no filme, causando uma grande frustração no público e nos participantes. O filme foi rodado durante a Vanderbilt Cop Junior, e onde Chaplin e as outras estrelas tinham de improvisar piadas na frente dos espectadores reais.
A Loja de Penhores (The Pawnshop)
Ano de lançamento:1916
Este filme é o primeiro em que Chaplin ostentava uma precisão coreográfica e graça em seus movimentos numa comédia muito sofisticada, e se tornou um dos mais populares da Mutual. Neste espetáculo Chaplin é um assistente do dono de uma casa de penhores e ele vive competindo com o outro assistente, mas Carlitos acaba demitido, e depois é recontratado pelo patrão, quando ele defende a loja contra um assaltante.Trata-se de um dos curtas mais famosos e engraçados de sua filmografia.
Rua da Paz (Easy Street)
Ano de lançamento:1917Neste filme, Chaplin interpreta dois papéis, o do vagabundo e também do policial. O espetáculo tem início com o vagabundo conhecendo a personagem de Edna Purviance num centro de ajuda social no bairro onde perambula.
Para impressioná-la ele resolve aceitar um posto vago de policial que tem que supervisionar uma rua sem lei. Como policial ele tem que enfrentar um vigarista, que é o dono na rua, para ajudar os pobres e defender as mulheres. Durante as filmagens um poste de luz que aparece na cena da briga entre o policial e o vigarista acabou realmente caindo em cima de Chaplin,levando-o para o hospital.Nesse trabalho,Chaplin já aborda os problemas sociais.
O Imigrante (The immigrant)
Ano de lançamento:1917
O filme tem início com Carlitos a bordo de navio cruzando o oceano Atlântico com as desventuras de um imigrante anônimo tentando a sorte jogando cartas, comendo no refeitório e evitando passageiros enjoados. Com o decorrer do filme ele faz amizade com outra imigrante que está viajando para a América porque sua mãe está doente e necessita de tratamento.A personagem é interpretada mais uma vez pela Edna,a maior colaboradora de Chaplin. Dizem que a cena em que Edna comia os pratos de feijões teve de ser repetida por várias vezes,tanto que ela acabou ficando doente. Essa cena da repetição do feijão é mostrada no filme “Chaplin”, de 1992. Curiosamente existe uma outra cena em que Chaplin chuta um funcionário da imigração, que por incrível que pareça, foi utilizada como uma das provas durante a era do Macarthismo na década de 50, que culminou com o exílio de Chaplin na Europa.
Esse filme chamaria a atenção de um dos maiores opositores que o comediante poderia ter:o temível J Edgar Hoover,diretor e fundador do FBI,que passaria décadas procurando motivos pra expulsar o britânico dos USA. Mais recentemente o filme foi selecionado para sua preservação na United States National Film Registry by the Library of Congress,como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas”.Chaplin manteve-se acordado por 4 dias e 4 noites enquanto editava The Immigrant ao tamanho final.
Vida de Cachorro ( A Dog's Life)
Ano de lançamento: 1918Outro título famoso da filmografia.Contou também com a participação de seu irmão Sydney Chaplin, que fez um pequeno papel. Foi a primeira vez que os dois irmãos estiveram num filme.
Neste filme, Carlitos salva a vida de um cachorro chamado Scraps que está sendo atacado por outros cães. Uma das cenas mais famosas e engraçadas desse filme ocorre quando Carlitos resolve entrar num bar, mas como lá é proibida a entrada de cachorro, ele o coloca dentro de sua calça, mas o rabo do cachorro fica de fora. As pessoas olham espantadas para ele porque parece que Carlitos tem cauda e lá Carlitos acaba se apaixonando pela cantora. O filme tem 40 minutos de duração.
Ombros,Armas ou Carlitos Nas Trincheiras (Shoulder Arms)
Ano de lançamento:1918Mais outro longa-curta dos mais expressivos da carreira do genial comediante.O filme se passa na França, durante a Primeira Guerra Mundial, onde Chaplin interpreta um recruta que vira herói e é convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas. Tudo isso seria muito bom, se tudo não passasse de um sonho.
É a primeira comédia sobre a guerra até então realizada. foi considerado o filme mais popular de Chaplin, criticalmente e comercialmente. Foi um filme revolucionário na época, apresentando um novo estilo de comédia. Mas mesmo assim, ele se trata da guerra, o qual é um assunto sério.Antes do filme ser considerado o filme mais popular de Chaplin, o público ficou com receio em relação a pessoa mais famosa de Hollywood querer mostrar um filme que se tratava da Primeira Guerra Mundial. Foi lançado rapidamente, bem antes do Armistício, o que não ajudou a levantar a moral americana. Mas depois, acabou se tornando um grande sucesso. Muitas cenas do filme foram cortadas por Chaplin. Uma delas é quando o recruta está em sua casa com seus filhos. Essa cena cortada, deveria estar no começo do filme.Entre as cenas de destaque,está a que ele se fantasia de árvore para enganar os soldados inimigos,uma pérola de sua carreira.
Os Clássicos Vadios ou Os Ociosos (The Idle Class)
Ano de lançamentos:1921.
No filme o vagabundo Carlitos é confundido com um milionário e toda essa confusão começa quando a mulher do milionário está numa festa a fantasia e se engana de fantasia. Achando que estava conversando com o marido, ela começa a paquerar por brincadeira, mas na realidade era Carlitos, que sem entender nada entra no jogo da mulher.Toda a ação começa em dois cenários paralelos. Em um relata a briga conjugal de ricos e na outra as aventuras de um vagabundo que gosta de se meter entre os ricos. A desigualdade social é um tema recorrente do filme apresentado pelo contraste do marido rico e indiferente, e a mulher cheia de amor e dando carinho a quem ela acredita ser seu marido. O destaque vai para uma cena em que o marido rico é mostrado de costas e parece estar chorando quando descobre que a mulher o largou, mas na realidade ele está apenas preparando um cocktail.Mas nada se compara à hilária cena em que o Vagabundo luta com o marido,que está vestido com uma armadura de cavaleiro medieval.
Dia de Pagamento (Pay Day)
Ano de lançamento:1922Neste filme Chaplin interpreta um operário e o filme é dividido em quase igualmente em três atos. No primeiro mostra o canteiro de obras onde Carlitos trabalha como parte de uma equipe sob a supervisão de um chefe.
O segundo ato acontece de noite, com Carlitos caminhando sobre a cidade e seus amigos mais ou menos bêbados. E o terceiro ato é o que acontece com ele quando ele chega em casa bem de madrugada. Destaque é a cena em que sua gorda esposa exige o salário do pobre trabalhador. Este filme foi o penúltimo para a First National e também o último filme de curta-metragem produzido por Chaplin. A partir desse filme ele somente trabalharia em longas-metragens. Um grande número de autores considera este curta uma das melhores obras do mestre Chaplin.
Pastor de Almas (The Pilgrim)
Ano de lançamento:1923Neste filme Chaplin interpreta um presidiário que foge da prisão, e para não ser reconhecido, se livra de suas roupas e se disfarça de pastor assim que ele chega numa cidade. O povo da cidade acaba acreditando que ele é realmente um pastor, até que aparecem dois antigos comparsas seus na cidade, ameaçando todo seu disfarce de pastor. Seu meio-irmão,Sydney,também faz uma participação novamente.Seria o último filme de Chaplin atuando em parceria com Edna Purviance. O seu próximo, com ela protagonizando, e o primeiro da United Artists, ele só iria dirigir e fazer uma breve ponta, que seria em Casamento ou Luxo?. Foi o último filme de Chaplin para a First National,e conta com 59 minutos de duração.
Oi Heleno!
ResponderExcluirSão tantos detalhes sobre este personagem.
Em cada postagem vou aprendendendo e relembrando.
Obrigada. Parabéns