BREAKING

quinta-feira, 24 de março de 2016

Especial DC Comics - Pop Culture - Batman vs Superman

Sem dúvida alguma, o grande blockbuster desse primeiro semestre é o filme que reuniu pela primeira vez dois dos  maiores personagens de HQs em todos os tempos, Batman & Superman. Logicamente, assim como a grande maioria dos fãs, estamos em total ansiedade para conferir como será esse encontro histórico nas telonas e vamos destacar aqui no blog nossas impressões e a resenha a respeito da obra.

A coluna Universo Pop, também não poderia ficar fora desta, e decidiu este mês destacar a HQ que serviu como inspiração para a alardeada produção. Batman - O Cavaleiro das Trevas, de autoria do roteirista/desenhista Frank Miller, verdadeiro marco no que diz respeito não somente a trajetória do personagem, como uma das mais importantes dos anos 80, responsável por redefinir o universo dos quadrinhos. 

Então..........


Para se ter uma ideia da importância desse trabalho, basta afirmar que toda a história do Batman passa por duas fases, o antes e o depois dessa saga. Trata-se de um dos trabalhos mais badalados já vistos no ramo das HQs. Tanto que o escritor Stephen King, que dispensa maiores apresentações, referiu-se a ela como "A maior e mais importante história em quadrinhos já feitas em todos os tempos."

A série foi dividida em quatro edições, primeiramente decidiu que cada edição ganharia um título próprio. O primeiro se chamaria "A Volta do Cavaleiro das Trevas", seguido por "Cavaleiro das Trevas Triunfante, Caçada ao cavaleiro das Trevas e A Queda do Cavaleiro das Trevas". Depois decidiram que a série em si se chamaria "O Retorno do Cavaleiro das Trevas"

O trabalho de Miller nessa obra foi tão diferenciado, que para se ter uma ideia, a série ganhou até uma resenha e grande destaque da mídia norte-americana, muito antes sequer de ter sido distribuída. Até mesmo o autor chegou a ser entrevistado. Detalhe, por aquele tempo,isso era um fato considerado raro e extremamente incomum. O alarde em torno da obra foi tamanho, que chamou a atenção de uma das mais importantes revistas do entretenimento, a Rolling Stone, só por conta do disse-me-disse que tomava conta da mídia especializada.

Por coincidência, esse ano se completam exatamente 30 anos da primeira publicação, e é incrível conferir como, após todo esse tempo, essa série ainda é extremamente alardeada e referenciada. O trabalho de Miller até hoje rende resenhas e críticas. No Brasil, ela foi impressa e chegou às bancas no ano seguinte, e depois disso foi reimpressa em cinco formatos diferentes. No novo milênio, Miller surpreendeu a todos,escrevendo a sequência O Cavaleiro Das Trevas 2. Mas esqueçam essa continuação, ela é tão ruim e tão medíocre, que nem merece maiores considerações. Para a surpresa geral, ano passado ele resolveu criar uma terceira sequência, que ainda está sendo publicada nos States.

Para iniciar os trabalhos, vale um pequeno resumo a respeito do autor, um sujeito chamado Frank Miller. Se você é totalmente leigo à respeito de HQs e desconhece quem é esse cara, basta citar que é um dos maiores quadrinistas de toda a a história do ramo, uma verdadeira lenda dos quadrinhos. Ele marcou época em nada menos que as duas maiores editoras do gênero, Marvel e DC.

Nascido em Maryland, Estados Unidos, em 1957, Miller iniciou a carreira realizando um pequeno trabalho para a DC Comics, indo em seguida trabalhar na concorrente Marvel. Começou criando capas para algumas edições e teve a oportunidade de desenhar uma história do Homem-Aranha, tendo o Demolidor como personagem coadjuvante. 

Pode-se afirmar que para a Marvel, o seu trabalho mais notável seria justamente com o Demolidor, personagem tido como integrante do grupo B de personagens da editora. Na época, antes do trabalho do Frank, o Demolidor estava com baixos índices de vendas e sua revista estava ameaçada de ser cancelada. Miller então assumiu o roteiro e a arte das aventuras do super-herói, e rapidamente se viu o resultado. As vendas aumentaram e a publicação que era bimestral, passou a ser mensal. Nas mãos do artista, o Demolidor encontrou a sua maior fase, tanto que até hoje, seu trabalho com o personagem é referenciadíssimo e tido como o mais importante da sua trajetória. Miller criou uma anti-heroína que marcou época, a Elektra, e foi responsável por tornar o Justiceiro um dos personagens mais badalados do quadro editorial. Ao todo, ele passou quase quatro anos responsável pelo Demolidor, vindo a se desligar temporariamente dele perto da metade dos anos 80,quando foi trabalhar em outros projetos. Mas ainda nos anos 80,ele retornou ao personagem,criando em parceria com o desenhista David Mazzuccheli a Saga A Queda de Murdock, uma das mais importantes com o herói.

Miller em parceria com o roteirista Chris Claremont, ainda criou uma minissérie com o Wolverine, em 1982, cujo arco serviu como adaptação para o filme Wolverine Imortal, de 2013. Em seguida ele retornou para a DC Comics, onde concebeu a minissérie Ronin. No ano seguinte, 1986, porém, viria aquele que é até hoje o seu trabalho mais importante e badalado em toda a sua carreira. Dividida em quatro partes, os fãs conheceram o maior trabalho com o Batman em toda a sua história, em parceria com o arte-finalista Klaus Janson e a colorista Lynn Varley.

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knights Returns)

Nessa HQ, a história se passa em um futuro não muito distante. Uma lei federal impediu os super-heróis de exercerem suas atividades e com isso a Liga da Justiça foi desfeita e a maior parte dos seus integrantes seguiram com suas vidas. O Super-Homem se tornou uma espécie de agente secreto do governo, vindo a responder diretamente ao presidente e é chamado para intervir em questões que ameacem diretamente a segurança nacional ou propaguem a desordem pública.

Enquanto isso, Bruce Wayne interrompeu suas atividades, após a morte do segundo Robin, o Jason Todd e por conta da ordem federal. Aos 55 anos, ele assiste a criminalidade atormentar Gothan de forma ainda mais assustadora, principalmente por conta das ações de uma nova gangue chamada Os Mutantes, que infestam a cidade com atos violentos contra os cidadãos. Ainda carregando os traumas por conta da perda dos pais e obcecado com seus ideais de justiça, Bruce retorna a ser o Batman na madrugada em que se completam 10 anos de sua última aparição, ainda mais violento que no passado. Seu retorno e seus métodos de combate ao crime dividem a opinião pública e da imprensa. Ao mesmo tempo, dois clássicos vilões ressurgem do passado, o Duas caras, que passou os últimos anos em tratamento psiquiátrico e por cirurgia para recuperação de sua face, e o Coringa, que estava catatônico no Asilo Arkhan.


Batman se concentra em derrotar os Mutantes, e após derrubar o líder deles, conquista o respeito da gangue, que passa a se chamar Os Filhos de Batman, e começam a atacar os criminosos de forma tão brutal quanto quando eram os próprios. Com a opinião pública cada vez mais dividida em relação aos métodos de atuação do vigilante, a imprensa passa a cobrar uma resposta das autoridades. É quando o Comissário Gordon se aposenta e uma nova comissária é empossada, e seu primeiro ato é emitir um mandado de prisão contra o justiceiro.  Batman se vê então em guerra contra a polícia. Enquanto isso, o Presidente americano passa a se sentir incomodado com as repercussões do Batman em Gothan, e envia o Homem-de-aço para o advertir a parar.

Entretanto, uma crise internacional envolvendo uma ilha caribenha que estava sob a proteção dos Estados Unidos, estoura, pois a União Soviética decide invadir a ilha. O Super-Homem ajuda a expulsar os russos, enquanto em Gothan, Batman decide acertar as contas de vez com o Coringa, responsável por centenas de mortes na cidade. Mas enquanto isso, os soviéticos disparam um míssil contra a ilha, para se vingar da derrota perante o Homem-de-aço. O próprio intervêm e desvia o míssil para o deserto, mas os efeitos da explosão são tamanhos, que causam um pulso eletromagnético,que atinge boa parte dos Estados Unidos. A população entra em pânico e passa a saquear as cidades, exceto Gothan, devido a intervenção do Batman. Atingido pela radiação nuclear, o Super-Homem fica momentaneamente fora de ação.

Por fim, o fato de ter mantido a ordem em Gothan, enquanto as demais cidades foram saqueadas,coloca o governo federal em descrédito, e o presidente, incomodado com a questão, envia o Super-Homem para colocar um fim nas atividades do Batman. Os dois antigos amigos travam um dos combates mais épicos já vistos na história das HQs.

O Legado da minissérie

Tamanha foi a importância dessa hq para o gênero, que a partir de então, os quadrinhos começaram a ser vistos não mais como infantis ou com conteúdo infanto/juvenil. Toda a indústria dos super-heróis foi fortemente influenciada por esse trabalho, considerado como a obra-prima da carreira do Frank Miller, e a partir de então, os quadrinhos passaram a ser vistos como trabalhos para adultos.

O trabalho de Miller repercutiu fortemente em toda a trajetória do Batman a partir de então. Praticamente todos os demais artistas que posteriormente viriam a trabalhar com o personagem, beberam dessa série extraordinária e se deixaram influenciar pela qualidade artística. Um dos maiores exemplos disso foi a minissérie Batman - O Messias, publicada alguns anos depois, de autoria do roteirista Jim Starlin e do desenhista Berni Wrightson.


O sucesso dessa HQ não se refletiu somente no mundo dos quadrinhos. Todo um gênero do entretenimento se viu fortemente influenciado, seja nas animações, games ou filmes. Nas animações, quem mais refletiu a obra de Frank Miller foi a animação Batman-O Desenho em série, concebido no início dos anos 90, do produtor Bruce Timm. Em parceria com os demais roteiristas, desenhistas e colaboradores. Não por menos, a excelência dessa animação se deve pela fonte da qual ela bebeu.


O sucesso da minissérie rendeu também uma adaptação em formato de animação. Em 2012, o mesmo Timm foi responsável pela animação O Retorno do Cavaleiro das Trevas, praticamente duas décadas após a espetacular série redefinir a história do personagem nos quadrinhos. A animação é totalmente fiel ao material da qual se baseia. Os artistas responsáveis recriam todo o trabalho de Miller/Janson, em traços e cenas que remetem diretamente a HQ. E vão até mais além, o embate entre ele e o Super-Homem ganha uma excelência superior à vista nos quadrinhos.


O cinema também foi uma fonte de entretenimento que se viu fortemente influenciado pela minissérie. Um dos melhores exemplos disso, é o clássico Robocop, de 1987 (note a data, um ano após o sucesso da HQ). O diretor Paul Verhoeven toma emprestados diversos elementos da minissérie para a sua obra.


Já os primeiros filmes com o personagem, dirigidos por Tim Burton (1989,1992), também tiveram o trabalho de Frank Miller como base, assim como o diretor Christopher Nolan, da trilogia Batman (2005 a 2012) pegou emprestados e leu bastante o material, tanto que o Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, foi seu principal trabalho a  ter influências daquela obra. Entretanto, o trabalho mais notável a sofrer influências dessa série, será visto agora. Desde o anúncio de sua produção, o diretor Zack Snyder e os demais produtores afirmam que a principal fonte para esse filme, foi justamente o trabalho de Frank Miller.


Desde a Comic Con – em 2013 – que o filme foi anunciado, já era declarado que Batman vs Superman bebe bastante da fonte de O Cavaleiro das Trevas para construir o seu Batman. Teremos um Batman mais velho, mas bruto, mais “roots” e aposentado há tanto tempo que se tornou praticamente uma lenda.

O resultado, hoje, em sua estreia nas telonas, iremos conferir. Até lá, se você tiver interesse em conhecer um pouco mais a respeito dos dois grandes personagens, Batman e Super-Homem, sugiro que pesquise na coluna dos Grandes Personagens do Cinema, onde fizemos um raio x da trajetória de ambos, desde a sua concepção nos quadrinhos, até o sucesso pela tv e no cinema. Clique no topo da página a busca ou por um ou pelo outro e o site vai disponibilizar todo o nosso trabalho com ambos.


2 comentários :

  1. Com certeza esatremos lá, conferindo esta estreia para comentarmos aqui no blog

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esatremos lá, conferindo esta estreia para comentarmos aqui no blog

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT