BREAKING

quinta-feira, 24 de março de 2016

Especial DC Comics - Grandes Personagens do Cinema - BATMAN - Intérpretes & Acessórios

Depois de termos trilhado pelas aventuras deste personagem fabuloso, vamos encerrar com os intérpretes que emprestaram um pouco de si ao Batman.


Lewis Wilsom

Foi um ator de cinema americano, que atuou em cerca de 13 filmes, entre seriados, série de televisão e longa-metragens. Tornou-se mais conhecido, porém, por ter interpretado pela primeira vez nas telas Batman, no primeiro seriado para o cinema feito sobre em 1943.

Logo em seguida da entrada os Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial, em 1943, a Columbia Pictutes criou o primeiro seriado sobre Batman. Wilson interpretou o personagem nos 15 capítulos, lutando contra um espião japonês chamado Dr Daka, líder de um grupo de traidores decididos a estabelecer o controle japonês sobre a América. Essa foi a estreia de Wilson no cinema, aos 23 anos.

Como ator, teve uma carreira sem muito destaque,as poucas produções em que trabalhou,a maioria não lhe rendeu sequer os créditos.Nos últimos anos, Wilson passou a viver em North Hollywood, na Califórnia. Apesar de sua morte ter sido relatada nos jornais em 1966 como ocorrendo há alguns anos, ele morreu em São Francisco aos 80 anos, em 2000.


Robert Lowery

Nascido em Kansas City,foi um ator de cinema, televisão e teatro americano, que atuou em mais de 180 filmes, entre seriados, séries de televisão e longa-metragens. 

Tornou-se mais conhecido, porém, por ter interpretado Batman no segundo seriado para o cinema feito sobre o personagem, A Volta do Homem-Morcego, em 1949.Durante sua carreira, Lowery se tornou inicialmente conhecido por papéis de ação. Ele se tornou o segundo ator a interpretar o herói, Batman.

Lowery morreu de insuficiência cardíaca aos 58 anos, em Los Angeles, a 26 de dezembro de 1971. 


Adam West

Nascido em Seatle,em 1928,Adam estreou na carreira artística em 1957. Participou de inúmeros seriados de televisão, mas ficou conhecido pelo papel de Batman no seriado que foi ao ar de 1966 a 1968.Antes disso,ele estrelou o episódio-piloto,que foi lançado nos cinemas.

Adam é até hoje lembrado pela sua participação no seriado,verdadeiro cult da mitologia do personagem.Ele se caracterizou por seu Batman pançudo e com colante engraçado.Até hoje os fãs tem uma verdadeira adoração pelo figura.Com o fim do seriado,a carreira estacionou,mas ele ficou imortalizado por sua versão cômica do Homem-Morcego.



Michael Keaton

Nascido em 1951,Keaton iniciou sua carreira como ator estrelando em comédias de baixo orçamento e sem muito destaque.Isso até ir atuar sob o comando do Tim Burton,no famoso Os Fantasmas se Divertem,de 1988.O filme foi um enorme sucesso,tanto que valeu o convite ao Burton de comandar a super-produção da Warner,Batman.

A bem da verdade,Keaton não foi a primeira opção para dar vida ao personagem.Vários outros atores de muito mais renome foram cogitados,mas não conseguiram fechar com nenhum deles.Por fim,sugeriram ao Burton que contratasse o Michael.Para viver Batman, Keaton teve de treinar kickboxing por dois meses para poder dispensar os dublês e atuar na maioria das cenas de luta.

O fato de Tim Burton ter escolhido o ator Michael Keaton para interpretar Bruce Wayne e Batman causou polêmica entre os fãs de quadrinhos, e os estúdios da Warner Bros receberam mais de 50 mil cartas de protesto. O motivo para isso era que na época Michael Keaton era mais conhecido por papeis em comédias, e tinha pouca altura e físico em comparação ao Batman dos quadrinhos.Ele também não era nenhum galã e seria difícil engolir que aquele cara calvo e de baixa estatura era o playboy sedutor das hqs. 

O problema com a altura foi resolvido posicionando os atores durante as filmagens, de modo que Keaton parecesse ser um pouco mais alto. Para resolver a questão do aspecto físico que o ator apresentaria quando usasse o uniforme do Batman, foi criada uma armadura (que na história do filme era a prova de balas), no lugar do colante cinza que era usado nos quadrinhos e na série de TV com Adam West.

Burton saiu em defesa de seu protagonista,afirmando que queria mostrar a todos que qualquer um poderia ser o Batman,bastava somente ter o treinamento e os apetrechos necessários.Apesar do roteiro privilegiar mais o Coringa e o seu intérprete Jack Nicholson ter roubado a cena,pode-se afirmar que o o Michael saiu satisfatoriamente bem.

No filme seguinte,Batman-O Retorno,ele embolsou 10 milhões pra reprisar o personagem,e dessa vez até que convenceu,dando vida a um Bruce Wayne/Batman depressivo e amargurado.Foi sua última vez interpretando o herói.

Para o filme seguinte,Tim Burton foi contratado somente como produtor e Keaton decidiu não reprisar seu papel como Batman, porque ele não gostou da nova direção da série de filmes. Keaton também queria seguir "papéis mais interessantes"

Ao se despedir da série,sua carreira acabou estacionando nos cinemas,e ele não teve mais destaque em outras produções.Nos últimos anos,vem dando as caras vez ou outra como coadjuvante em uma ou outra produção.Sua participação mais recente foi no remake do Robocop.

Mesmo não sendo um dos maiores nomes do cinema,até hoje ele é lembrado por sua participação nos primeiros filmes do herói.Keaton chocou recentemente fãs quando ele revelou que não assistiu a trilogia Batman de Christopher Nolan, que contou com Christian Bale no papel principal.
"Chris Nolan é grande, mas eu nunca vi nenhum dos filmes do Batman durante todo o tempo. Eu sei que eles são bons. Eu só não tenho o menor interesse nesses tipos de filmes", disse Keaton.



Val Kilmer

Nascido em Los Angeles,em 1959, Kilmer já era um nome conhecido na indústria cinematográfica,quando foi escolhido como substituto de Michael Keaton, para a sequência Batman Eternamente.Durante a década de 1990, Kilmer ganhou o respeito crítico depois de estrelar vários filmes que também foram bem sucedidos comercialmente,Começou no cinema em filmes como "Top Secret" e "Academia de Gênios".

Despontou para o sucesso como coadjuvante no filme Top Gun (1986), mas seu grande momento foi ao interpretar, com perfeição, o lendário Jim Morrison, vocalista e compositor da banda The Doors, no filme de Oliver Stone lançado em 1990. 

Joel Schumacher,diretor do novo Batman, ficou interessado em Kilmer, após vê-lo em Tombstone, e o ator aceitou o papel sem sequer ler o roteiro ou saber quem era o novo diretor.Schumacher teve problemas em trabalhar com Kilmer durante as filmagens, a quem ele descreveu como "infantil e impossível", relatando que ele também teve problemas com vários membros da equipe técnica, e se recusou a falar com Schumacher durante duas semanas depois que o diretor lhe disse para parar de se comportar de maneira rude.

Por fim ele concluiu o filme,mas foi bastante criticado,pela sua falta de expressividade e a sonolência com que interpretou o personagem.Até hoje,os fãs o consideram como um dos piores intérpretes do Batman.Para o filme seguinte,acabou sendo dispensado e em seu lugar veio o George Clooney.

Ao longo da década de 2000, a carreira de Kilmer pareceu entrar em colapso. Os seus filmes são lançados diretamente em DVD, e ele não mais é um protagonista.



George Clooney

Esse nome dispensa apresentação. Nascido em Lexington,Estados Unidos, em 1961, Clooney é um dos nomes mais badalados do cinema,seja como ator,diretor ou produtor.

Mas quando foi escolhido pra dar vida ao Batman,em 1997,ele era um recém-chegado em Hollywood,oriundo de uma série pra tv de sucesso,Plantão Médico.Com a saída do Val Kilmer,Joel Schumacher  escalou Clooney no papel, porque ele sentiu que o ator poderia fornecer uma interpretação semelhante ao personagem de Michael Keaton  e Kilmer. O cronograma de filmagem permitiu que Clooney também trabalhasse simultaneamente em Plantão Médico, sem conflitos de agenda.

Antes ele não tivesse feito essa opção...o filme foi um tremendo fiasco,duramente depredado pelos críticos.A performance do George estava de acordo com a obra:ele deu vida a um Batman pastiche,sem conflitos psicológicos e de bem com a vida.Sem dúvidas,a pior versão já vista com o herói.

Os produtores acreditando que o filme seria sucesso,ainda cogitaram a possibilidade de uma quinta produção com o Schumacher no comando,e com o Clooney interpretando o Batman pela segunda vez,mas quando a ficha caiu e o filme começou a ser malhado,a ideia foi pro espaço.

Nos dias atuais,o filme paira como uma mancha na carreira do Clooney,que fica extremamente constrangido quando citada a sua participação no filmeco,eleito um dos piores de todos os tempos.Ele já declarou que se pudesse,baniria todas as cópias do filme que existem espalhadas por aí da face da Terra.Mas sempre levou com bom humor o fato.Certa vez lhe perguntado se interpretaria algum personagem gay,ele respondeu:"- Mas eu já o fiz.Foi o Batman".





Christian Bale

Nascido no País de Gales em 1974,Christian Bale foi sem dúvida alguma,o melhor intérprete do Homem-Morcego.Pode-se afirmar que sua carreira se divide em dois momentos:o antes e o depois de dar vida ao herói.

Antes,embora fosse um ator até com papéis de destaque na carreira,ele não era exatamente um dos rostos mais conhecidos de Hollywood,até o momento em que foi escalado pelo diretor Christopher Nolan pra dar vida ao Batman,na recém iniciada série do herói,após o fracasso do último filme.

Bale achou que os filmes anteriores subutilizaram o personagem de Batman, se focando mais nos vilões.Para fazer um Batman melhor, Bale estudou as histórias em quadrinhos e ilustrações do super-herói. Nolan disse que Bale "era exatamente o equilíbrio entre trevas e luz que estávamos procurando". Goyer,roteirista da série, afirmou que enquanto alguns atores poderiam interpretar um excelente Bruce Wayne ou um excelente Batman, Baley podia interpretar duas personalidades radicalmente diferentes. 

Bale descreveu o papel como interpretar quatro personagens: a pessoa furiosa de Batman; a rasa fachada de playboy que Bruce usa para evitar suspeitas; o jovem vingativo; e o mais velho e nervoso Bruce que está descobrindo o significado da vida. A aversão de Bale a seus figurinos, que esquentavam regularmente, o ajudavam a entrar no humor necessário para a cena. Ele disse, "Batman deve ser feroz, e você se torna uma besta naquela roupa, como Batman deve ser - não um homem em uma roupa, porém uma criatura diferente".

 Já que ele havia perdido muito peso para se preparar para seu papel no filme O Maquinista, Bale contratou um personal trainer para ajudá-lo a ganhar 45 kg no período de alguns meses para ele se preparar fisicamente para o papel. Ele primeiro ganhou mais peso do que era necessário, e criou alguma inquietação sobre se ele ficaria com a aparência certa para o papel. Bale reconheceu que seu grande físico não era apropriado para Batman, que baseava-se em velocidade e estratégia. Ele perdeu o peso extra quando as gravações começaram.

Se Chris Nolan teve méritos consideráveis na concepção da trilogia,Bale foi de fundamental importância,pois ele soube como ninguém,assimilar a personalidade conturbada de ambas as facetas do personagem. Sua atuação como novo protagonista da série simplesmente superava tudo o que já tinha sido feito com o mesmo,deixando todos os intérpretes anteriores a ver poeira.

Para o segundo filme,Bale estava confiante que seria escolhido para retornar  devido à resposta positiva à sua performance em Batman Begins.Ele treinou o método de luta Keysi e participou em muitas de suas cenas de ação. Ele não ganhou tanta massa muscular desta vez, por causa da história do filme, na qual Batman desenvolve uma nova roupa que permite que ele se mova com mais agilidade, dispara lâminas e ver no escuro. 

O ator comentou sobre o dilema de Batman: "Será que realmente tem um fim? Ele pode desistir e levar uma vida normal? Esse tipo de intensidade maníaca que alguém precisa ter para manter a paixão e a raiva que sentiu quando criança precisa de um esforço, depois de um tempo, para continuar fazendo isso. Em algum ponto, você precisa exorcizar seus demônios". Ele complementou dizendo que "agora você não tem apenas um jovem homem em dor tentando encontrar uma resposta, você tem alguém que tem poder, que sente o peso desse poder e que precisa reconhecer a diferença entre alcançar esse poder e mantê-lo". 

Bale sentiu isso porque a personalidade de Batman estava bem estabelecida no primeiro filme, sendo improvável que seu personagem ficasse à sombra dos vilões: "Eu não tenho problema em competir com outros. E isso fará um filme melhor".

Novamente elogiado,Bale retornou pra fechar a trilogia,e ao concluir,afirmou estar se despedindo do personagem e que não mais voltaria a interpretá-lo.A declaração de certa forma colocou um fim às pretensões de uma provável participação em qualquer projeto futuro envolvendo o Batman,entre eles,a produção que unirá o herói ao Super-Homem e a Liga da Justiça.Os fãs lamentaram,pois acreditavam que sua participação daria muito mais credibilidade e chamaria mais gente aos cinemas.

Sua carreira conheceu o depois do Batman.Ele tornou-se um nome conhecido e de respeito na indústria,fez várias produções no intervalo das filmagens da série e tem uma carreira sólida atualmente.


Ben Affleck

Nascido em Berkeley,Estados Unidos em 1972,Ben é também um dos rostos mais populares do cinema,com dezenas de produções no currículo.

Affleck teve um início promissor, ganhou fama e reconhecimento como escritor, quando ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro Original por Gênio Indomável (1997), que co-escreveu e estrelou ao lado de seu amigo de infância Matt Damon. 

Mas dos anos 2000 em diante,a carreira começou a declinar,por conta dos péssimos projetos estrelados por ele.Numa reviravolta espetacular,Ben assumiu então a função de produtor e diretor,foi quando começou a recuperar o respeito da indústria cinematográfica,realizando obras vencedoras de várias premiações.

Sua boa relação com a Warner e em alta depois de dirigir o filme Argo, que conquistou tudo a que concorreu,inclusive Oscar e Globo de Ouro, lhe valeu o convite pra interpretar o Batman, na super-produção Batman vs Superman.

O ator estava inicialmente relutante sobre aceitar o papel, citando que "não sentia que (eu) cabia no molde tradicional. Mas quando Zack me mostrou o conceito, que seria diferente dos filmes feitos por Chris Nolan e Bale, mas mantendo a tradição, eu fiquei animado." Snyder sentiu que ter um Batman mais velho traria um bom contraste com o jovem Superman, enquanto "carrega as cicatrizes de um velho combatente do crime, mas carregando o charme que o mundo vê no bilionário Bruce Wayne."

Nolan estava envolvido na escolha de Affleck, que foi o primeiro ator a conversar sobre o papel com Snyder.Os fãs,logicamente,não aceitaram a escolha e repudiaram pela net,através das redes sociais.

Ben curiosamente já havia dado vida a um personagem de hqs nos cinemas,o Demolidor,numa produção B da Marvel,no início desse milênio,e sua performance não foi bem vista na época.Esse seria um dos motivos pela rejeição dos fãs.O outro seria o fato que substituir de cara o Christian Bale não é uma boa ideia.Apesar das críticas,os produtores mantiveram sua decisão e o ator já se encontra realizando as filmagens.




E um bônus desta postagem é a apresentação de alguns acessórios do nosso personagem



Bat Pod

Bat Bombas

Bat Pistola lança ganchos

Bat Range


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT