BREAKING

domingo, 18 de junho de 2017

Pop Culture - Jack Kirby - O Rei Esquecido

 
Nos dias atuais, a Marvel domina Hollywood.Cada nova adaptação de seus personagens enche o bolso dos produtores de grana,em especial um certo Stan Lee,que se gaba de ser o criador da grande maioria dos personagens que temos visto desde o início desse milênio.Mas o que poucos sabem, é que, por detrás da mítica e do renome que o Stan faz questão de alardear como inventor, está uma outra pessoa,que infelizmente não se encontra mais entre nós, e cuja importância para o universo Marvel, talvez seja muito maior que a do Stan.

Falo do roteirista/desenhista Jack Kirby, um dos maiores, senão o maior quadrinista do gênero Super-Heróis. Grande parte dos personagens que apreciamos, foram criados pela parceria Lee/Kirby. Embora o Stan colha os louros, sozinho ele jamais teria conseguido desenvolver esse universo. Kirby é um artista esquecido e até mesmo injustiçado, como a grande maioria que engrandeceu o gênero HQs, não só dos Super-heróis. Temos por exemplo, o fantástico Carl Barks, cujo trabalho elevou o patamar dos personagens disneyanos a um nível jamais imaginado, mas que,ao exemplo do Jack, também foi um artista solitário e sem reconhecimento por grande parte da carreira. Confira a trajetória do Carl aqui mesmo nessa coluna.

Chegou o momento merecido de tirar esse artista de trás das cortinas e lhe prestar o reconhecimento necessário. Vamos a partir desse instante, resgatar parte da trajetória do Jack e mostrar porque ele é considerado como "o Rei dos Quadrinhos".

Jacob Kurtzberg nasceu em 28 de agosto de 1917.Nascido numa família pobre, ele cresceu  no Lower East Side, numa vizinhança barra pesada. Poderia ter tido um futuro negro morando naquele lugar, mas sua trajetória começou a ser traçada quando voltava para casa, durante uma tempestade, e viu uma revista em quadrinhos flutuando perto de um bueiro e prestes a cair no esgoto. O jovem correu e impediu que tal revista se perdesse. Jacob ficou admirado com os desenhos e decidiu que seguiria a carreira de ilustrador. O rapaz começou a estudar arte, mas teve de conseguir também um emprego,visto que o pai ficou desempregado e ele tinha de ajudar no sustento da casa. Era tido como autodidata, pois aprendia sozinho tudo o que podia de pessoas mais versáteis na área de desenho do que ele e tornava suas técnicas algo particularmente seu, desenvolvendo sua própria forma de desenho, sendo muito inspirado pelo traço do Flash Gordon de Alex Raymond. Embora tenha tentado ainda um curso superior,as dificuldades financeiras da família impediram, mas continuava perseverante em querer se tornar um quadrinista.

Pode-se dizer que a carreira realmente começou em 1935. Um de seus primeiros trabalhos foi no famoso Fleischer Studios, conhecidos por aqueles tempos como produtores do desenho do Popeye, e na década seguinte, pela famosa animação com o Super-Homem, que eram exibidas na forma de matinês, nos anos 40. (Confira detalhes sobre essa animação na postagem que trata da primeira passagem do Super-Homem nos cinemas, na coluna dos Grandes Personagens). Ele ilustrava as animações do marinheiro e também da Betty Boop. Jack permaneceu ligado às animações até 1938, quando passou a trabalhar em tiras de jornais.

Foi nessa função que ele conheceu um de seus maiores colaboradores,o Joe Simon. Os dois jovens se uniram e começaram a produzir e vender HQs e ilustrações para revistas pulps de Martin Goodman, fundador da Timely Comics (mais tarde Marvel Comics).Dessa parceria,resultou a criação de um dos mais populares super-heróis do gênero. Em 1941, durante o estouro da 2ª Guerra Mundial, os dois criaram ninguém menos que o Capitão América. Já tendo adotado o pseudônimo Jack Kirby, o desenhista criou a icônica capa em que o herói soca Adolph Hitler. O personagem passou a ser publicado justamente na Timely. As perspectivas dinâmicas de Kirby, as técnicas cinematográficas, seu uso de quebrar quadros sequenciais e um exagerado senso de ação fez do título um sucesso imediato, reescrevendo as regras das histórias em quadrinhos.

O sucesso do herói patriótico foi imediato e elevou o nome de seus criadores entre os fãs e a própria indústria dos quadrinhos. Juntos eles conceberam as dez primeiras histórias com o Capitão. Mas aconteceu que o então dono da Timely, o Goodman, não estava repassando aos dois,os royaltes que diziam respeito aos direitos sobre o personagem. Revoltados, ambos passaram a trabalhar secretamente para a concorrente National Publications, futura DC Comics.

Na editora concorrente,a dupla  assumiu o personagem "Sandman" na revista "Adventure Comics"; e também produziram "Boy Commandos", "Newsboy Legion" (Legião Jovem) e "Manhunter". Acontece que o Martin descobrira a "pulada de cerca", e revoltado acabou demitindo os dois. Jack desconfiou que o sobrinho do chefão e também funcionário da empresa foi quem dedurou a tramoia. O dito sobrinho se chamava Stanley Lieber, popularmente conhecido como Stan Lee.

Com o avanço da guerra,Kirby teve de ir servir o exército americano, mas felizmente para ele, não se envolveu em missões de risco. Ao retornar ao país, retomou suas atividades como desenhista, voltando a fazer parceria com o Simon. Dando um tempo nos super-heróis, eles dedicaram-se a outros gêneros, como horror e faroeste. À dupla, também é creditada a criação de um gênero chamado romance comics,(um gênero de quadrinhos que descreve o amor romântico forte e estreito e suas complicações concomitantes, tais como ciúme, casamento, divórcio, traição e sofrimento.) A primeira publicação,com capa desenhada pelo Kirby, chamou-se "Young Romance".

Mas nos primeiros anos da década de  50, a indústria dos quadrinhos sofreu um revés, principalmente por conta de uma publicação intitulada "A Sedução dos Inocentes", do psicólogo Frederic Wertham, que indicava que HQs com conteúdo violento poderiam influenciar as mentes da juventude americana. Toda a indústria sofreu o impacto que a negatividade dessa obra lançou.A parceria entre Jack/Joe finalizou em 1954, mas o desenhista continuou em atividade, trabalhando com o Arqueiro Verde, da DC, além de criar o clássico intitulado Os Desafiadores do Desconhecido. Simon foi trabalhar no mundo da propaganda, e certo tempo depois, o Jack voltou à Timely, dessa vez trabalhando nos quadrinhos de ficção, terror e monstros.

Em 1961, Jack retornou ao gênero dos super-heróis, por conta justamente do Martin Goodman. Por aqueles tempos, a concorrente DC estava fazendo muito dinheiro com um grupo chamado Liga da Justiça, que reunia os principais personagens de seu quadro editorial. De olho nisso,o chefe queria comer uma fatia do bolo,e pediu ao sobrinho Stan Lee, que já era editor na empresa, que criasse um grupo para fazer frente à Liga. Lee correu para pedir a ajuda do Jack. Geralmente a parceria se dava de determinada forma:Lee sugeria ideias, rabiscava o script, e deixava o restante para o Kirby desenvolver e fazer as ilustrações. O recheio de grande parte das histórias surgia de suas ideias, ele era um co-autor.Da parceria, nasceu o primeiro grupo de heróis da Marvel,o Quarteto Fantástico. O sucesso do grupo foi imediato, tanto que o Martin pediu novas criações. Para melhor identificação e expandir a importância do Kirby, eis a lista de suas principais criações, em parceria com o Stan Lee. Todas criadas nesses métodos.

Quarteto Fantástico - 1961

O grupo estreou em The Fantastic Four #1. Como a maioria dos personagens criados pela Marvel durante a década de 1960, o Quarteto Fantástico deve os seus poderes à exposição a radiação, neste caso mais especificamente à radiação cósmica, com a qual teriam entrado em contacto durante uma viagem de exploração espacial.O grupo estrelou numa revista tida como inovadora, protagonizada por uma família de super-heróis, Reed Richards (Senhor Fantástico), Sue Storm (Garota Invisível), Ben Grimm (Coisa), e Johnny Storm (Tocha Humana) que eram imperfeitos e consequentemente mais humanos do que qualquer herói publicado à época, dessa forma, tornando-se o standard para a editora ao longo dos anos.


Thor - 1962

Estreando na Era de Prata dos quadrinhos, o personagem apareceu pela primeira vez em Journey into Mystery #83. Usar Thor em uma história em quadrinhos de super-heróis não era novidade, a Fox Feature Syndicate publicou uma versão em 1940, a própria Marvel (quando ainda se chamava Atlas) teve a sua versão publicada em Venus #12-13 (fevereiro-abril de 1951). Ainda na década de 50, Jack Kirby havia criado uma versão de Thor para a DC Comics.Quando O Poderoso Thor surgiu nos quadrinhos Marvel, os artistas se inspiraram nas lendas nórdicas, com seus deuses e ameaças tão fantásticas. Mas ele só foi retratado como o verdadeiro deus nórdico e não um humano com poderes, quando Lee assumiu os roteiros do personagem, que no início ficaram a cargo de seu irmão, Larry Lieber.

Hulk - 1962

Teve sua primeira aparição junto ao público original dos Estados Unidos na revista The Incredible Hulk n°1, lançada no mercado americano pela Marvel Comics em maio de 1962, um título solo do personagem. O Hulk é um selvagem e poderoso alter ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida.

Doutor Destino - 1962

Super-vilão das histórias em quadrinhos da Marvel, sua primeira aparição foi na revista Fantastic Four nº5. Destino é considerado o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico, mas enfrenta constantemente outros heróis, como os Vingadores e o Homem-Aranha. Foi inclusive um dos primeiros super-vilões a aparecer na revista do Homem-Aranha. O Doutor Destino é um vilão arquetípico e muitas de suas características vem sendo repetidas em outros personagens



Homem-Formiga - 1962

Dr. Henry "Hank" Pym foi o primeiro Homem-Formiga. Ele foi o inventor das partículas Pym, que dão aos seus usuários o poder de controlar sua massa e altura. Já foi integrante dos Vingadores e já usou os codinomes de Gigante, Golias e Jaqueta Amarela.


Homem de Ferro - 1963

Foi criado pelo escritor Stan Lee, o roteirista Larry Lieber, e os desenhistas Jack Kirby e Don Heck. O objetivo de seu criador, Stan Lee, era aceitar o desafio de fazer um personagem ser odiado e depois amado pelo público, assim, criou um dos super heróis mais marcantes de todos os tempos. A primeira publicação foi em Tales of Suspense #39. Na versão original, durante a guerra do Vietnã, o inventor e empresário Tony Stark foi vítima de uma explosão de granada. Stark sobreviveu à explosão mas estilhaços do explosivo se alojaram próximo ao seu coração, ameaçando sua vida. Ele foi capturado e levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma.Tony não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os captores. Preso com ele estava outro gênio, o professor Ho Yinsen. Stark revelou seu plano ao professor e Yinsen o ajudou.

 
X-Men e Os Vingadores-1963 

(detalhes sobre a criação dos grupos, consulte a coluna dos Grandes Personagens)

Magneto - 1963

Sua primeira aparição foi em X-Men Vol. 1. Mestre do magnetismo, é um dos principais nêmesis dos X-Men e um dos mais conhecidos vilões dos quadrinhos.

Nick Fury - 1963

Fury fez sua primeira aparição em Maio de 1963 na primeira edição da publicação "Sgt. Fury and his Howling Commandos" ("Sgt. Fury e seu Comando Selvagem", no Brasil). Herói de guerra do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial e atual superespião e agente de elite da S.H.I.E.L.D., Nick Fury é um dos personagens mais influentes do Universo Marvel. Surgindo como um fumante de charutos, líder de uma unidade de elite do exército norte-americano (o Comando Selvagem), Fury tornou-se um agente da CIA e conseguiu ascender ao posto de Comandante Geral da S.H.I.E.L.D., subordinado diretamente ao presidente dos Estados Unidos da América.

Feiticeira Escarlate e Mercúrio - 1964

Suas primeiras aventuras foram  em Uncanny X-Men #4. Pietro Maximoff foi sequestrado e levado a Montanha Wundagore, base do Alto Evolucionário, - Ele e sua irmã gêmea, Wanda, eram filhos de Natalya Maximoff que coincidentemente era uma bruxa com a morte dela, foram tomados pelo seu irmão Django. - O Alto Evolucionário supostamente abduziu os gêmeos quando eram bebês e fez experiências neles, uma vez que estava enojado com os resultados, ele os devolveu a Wundagore, disfarçados como mutantes regulares.

O casal Django e Marya Maximoff criaram os dois como se fossem seus filhos e acompanharam o grupo cigano que Django liderava. As crianças foram nomeadas de Pietro e Wanda. Quando se tornaram adolescentes, descobriram que tinham talentos peculiares. Quando Django começou a roubar para alimentar sua família faminta, aldeões enfurecidos atacaram o acampamento cigano. Usando sua velocidade fenomenal, Pietro fugiu do acampamento com sua irmã. As circunstâncias foram traumáticas com a separação de sua família, passando os anos seguintes andando pela Europa contando apenas um com o outro. Pietro e Wanda um dia encontraram o professor Charles Xavier que lhes fez a oferta de ingressarem em sua escola. Mas Pietro foi contra e eles recusaram o convite.

Surfista Prateado e Galactus - 1966

Galactus é uma das entidades mais poderosas e temidas do Universo Marvel. Não há quase nada na existência que ele não possa fazer ou realizar, indiferente ao local ou época em que esteja pois seu incomensurável poder cósmico é tão espantoso tanto quanto se alimentar de planetas ou estrelas.

Tanto ele como o Surfista tiveram suas primeira aparições  na revista Fantastic Four #48. O Surfista tornou-se um dos heróis mais importantes do Universo Marvel.Stan Lee escreveu o roteiro em algumas poucas páginas e passou para Jack Kirby. Nesse primeiro momento, o Surfista não aparecia. Quando Kirby apresentou os desenhos para que Lee colocasse os diálogos e demais finalizações, o autor notou que havia sido incluída a figura do Surfista. Kirby justificou o personagem alegando que um ser tão poderoso como Galactus deveria ter um arauto. Lee de imediato gostou da ideia, e acabou por achar que o desenho do personagem o dava uma postura nobre, passando a desenvolvê-lo nesse sentido.


Pantera Negra - 1966

Sua estréia foi na revista Fantastic Four, Vol. 1, É o primeiro super-herói negro protagonista das histórias em quadrinhos; poucos heróis negros foram criadas antes dele, e nenhum com superpoderes. O criador Stan Lee contou que o nome foi inspirado por um herói pulp de aventura que tinha uma pantera negra como um ajudante.


Homem-Aranha - 1962

Embora não tenha desenhado as primeiras aventuras do herói,Kirby teve participação no desenvolvimento criativo. Confira na coluna dos Grandes Personagens.


Pois bem, no espaço de quase uma década, foram esses alguns dos principais personagens surgidos da união entre Kirby e Lee, sempre naquele processo, o Stan tinha uma ideia,desenvolvia uma trama, Jack recheava e ilustrava. Jack trabalhava 7 dias por semana no porão de sua casa, para dar conta de tanto material.

O sucesso da Marvel foi imediato, e a editora conquistou todo um público,do infantil ao infanto juvenil. Porém, grande parte dos méritos recaiam sobre o Stan, que era um cara popular e soube se beneficiar disso, fazendo aparições e palestras em faculdades e eventos aos redor dos EUA. Foi um dos motivos de atritos com o Jack, que passava a maior parte do tempo desenhando e mentoreando os novos contratados da Marvel,para se adaptarem ao estilo da editora. E como ele era praticamente um co-roteirista, queria créditos também nessa função, além de liberdade para desenvolver suas ideias.

O ápice da insatisfação veio em 1970, quando Jack rompeu com a Marvel e foi para a concorrente DC Comics. Jack permaneceu 5 anos na editora,de 1971 a 1975. E teve criações notáveis também.Vale citar, Os Novos Deuses, Senhor Milagre, O Povo da Eternidade, Omac, Kamandi. Mas as suas criações mais populares na DC foram:o demônio Etrigan e Darkseid, que se tornaria um dos maiores vilões não só da editora, como dos quadrinhos em todos os tempos.

Em 1976, Jack teve um breve retorno à editora onde suas maiores criações tomaram forma. Ele assumiu o roteiro e desenhos de uma de suas principais criações, o Capitão América. Uma nova criação tomou forma, intitulada como Os Eternos.Ele também ficou responsável pela quadrinização de 2001 - Uma Odisseia no Espaço, (confira a respeito desse filme na coluna dos Filmes Inesquecíveis) e criou para essa quadrinização um personagem chamado Homem-Máquina.

Dois anos depois, Kirby largaria os quadrinhos e foi trabalhar no cinema e com animações. Em 1978,  fez os storyboards do desenho The New Fantastic Four para a DePatie-Freleng Enterprises.
Kirby projetou os designs dos desenhos "Turbo Teen" e "Thundarr the Barbarian", entre outros. Nos seus últimos anos, o artista trabalhou em diversos projetos diferentes, principalmente no mercado de HQs independentes, e ajudou a criar o desenho animado “Os Centuriões” ao lado de outra lenda dos quadrinhos, Gil Kane.


O grande quadrinista nos deixaria em fevereiro de 1964, vitimado por insuficiência cardíaca. Os méritos de seu trabalho, mesmo nos dias atuais,passam despercebidos. Até 2014, a Marvel nem chegava a creditar Kirby nas HQs de personagens criados por ele, só começando a fazer isso regularmente após uma longa batalha legal que terminou em um acordo entre a empresa e a família do artista. Embora ele seja creditado nos filmes baseados em seus personagens - mesmo que apenas no final -, Kirby acaba sendo apenas um nome abaixo ou ao lado do de Stan Lee, que também tem a oportunidade de participar destas produções, tendo a vantagem de ainda estar vivo.
Kirby é conhecido popularmente entre os criadores e fãs de histórias em quadrinhos como um dos maiores e mais influentes artistas do gênero. Sua produção entrou para a história enquanto estimativas apontam que ele desenhou mais de 25,000 páginas, assim como tira de jornal e esboços. Ele também pintava, e trabalhou com inúmeras ilustrações para filmes de Hollywood.

Entre os quadrinistas, continua sendo um dos mais influentes e é justamente chamado de Jack "Rei" Kirby. O prêmio Kirby Awards foi nomeado em homenagem a Jack Kirby.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT