BREAKING

segunda-feira, 13 de março de 2017

Resenha Cinéfila - Logan 2017

Como vimos na coluna dos personagens, Hugh Jackman se despede do personagem que o colocou no cenário hollywoodiano com esse título aqui. De ilustre desconhecido, no longinquo e agora mítico primeiro filme dos X-Men,de 2000, uma longa estrada foi trilhada pelo ator,que com talento, carisma e boas escolhas para papéis, sagrou-se como um dos grandes nomes do cinema na atualidade.

E ele se despede de Wolverine em grande estilo. Após a piada que foi a primeira produção-solo com o herói, e a recepção morna com o Wolverine Imortal, uma terceira empreitada foi vista com enorme desconfiança, uma vez que os antecessores não agradaram. Mas eis que sua última aparição surpreendeu a todos.


Pais - Estados Unidos
Ano - 2017
Duração - 135 min 
Direção - James Mangold
Produção - Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg, Hutch Parker
Produção executiva - Stan Lee, James Mangold, Joe Caracciolo, Jr.
Josh McLaglen
Roteiro - Michael Green, Scott Frank, James Mangold
História - James Mangold
Baseado em Velho Logan de Mark Millar, Steve McNiven
Gênero - Ação, Ficção Científica
Música - Marco Beltrami
Cinematografia - John Mathieson
Edição - Michael McCusker
Companhia produtoras - Marvel Entertainment, TSG Entertainment
The Donners' Company
Distribuição - 20th Century Fox
Lançamentos:
Estados Unidos 3 de março de 2017
Brasil 2 de março de 2017
Orçamento - US$ 97,000,000 
Receita - US$ 305,589,678  

Hugh Jackman como Logan / Wolverine e X-24
Dafne Keen como Laura / X-23
Patrick Stewart como Charles Xavier / Professor X
Boyd Holbrook como Donald Pierce
Stephen Merchant como Caliban
Richard E. Grant como Dr. Zander Rice
Elizabeth Rodriguez como Gabriela López
Eriq La Salle como Will Munson
Elise Neal como Kathryn Munson 

Em 2029, a população mutante encolheu significativamente e os X-Men se dissolveram. Logan, cujo poder de auto-cura está diminuindo, se rendeu ao álcool e agora ganha a vida como motorista. Ele cuida do velho e doente Professor X, à medida que o mantém escondido. Um dia, uma mulher estranha pede a Logan para conduzir uma menina chamada Laura para a fronteira canadense. A princípio, ele se recusa, mas o Professor Xavier a aguardava por muito tempo.
Laura possui habilidades de luta extraordinárias, e em muitos aspectos se parece com Wolverine. Ela é perseguida por figuras sinistras trabalhando para uma corporação poderosa, justamente por seu DNA conter o segredo que a conecta a Logan.

O roteiro pega carona na HQ Velho Logan e introduz uma personagem que não foi criada nessa história, mas surgiu numa animação com os X-Men. Conhecida como X-23, a personagem mutante fez tanto sucesso que foi transportada depois para o universo dos quadrinhos. E é ela um dos pivôs da trama desse filme. A mutante, na verdade, uma criança de quase 10 anos, é a mais nova tentativa de se criar um "novo Wolverine". Assim como o nosso herói ela teve adamantiun implantado em seu corpo, e é tão raivosa e incontrolável quanto ele.

Se os filmes anteriores optaram pela ação desenfreada e não desenvolveram um roteiro decente, Logan opta por um outro caminho. As cenas de ação não faltam, mas o filme caminha pelo estudo psicológico dos personagens. Logan está velho e cansado, seu fator de cura não é o mesmo após décadas. Vemos em cena, um personagem muito mais amargurado e desesperançoso. Em dado momento, chega a ser comovente testemunharmos a degradação do herói que sempre foi sinônimo de obstinação. Jackman conhece seu personagem muito bem e dá adeus a ele, concedendo-lhe uma interpretação nunca imaginada.

Os fãs que sempre se queixaram da falta de violência, tão características do mutante nos quadrinhos, não tem do que se queixar.Aqui vemos em cena o Wolverine que até então, não tinha sido explorado, talvez por conta da classificação americana que dita a censura e as faixas etárias que podem assistir nos cinemas.

Mas quem rouba a cena é a X-23.A criança aparentemente frágil é uma verdadeira máquina de matar,precisando ser domada. E quem melhor que isso a não ser o Wolverine? Também vamos prestar atenção no famoso Prof. Xavier, numa atuação espetacular do Patrick Stewart, também nos surpreendendo e revelando uma faceta desconhecida do que se tinha noção.

Os críticos já apontam que se trata de um dos melhores filmes desse gênero, desde o Batman-O Cavaleiro das Trevas, de 2008. O que se vê em cena é a humanização dos personagens, numa história repleta de ação e drama, com sequências capazes de nos fazer chorar.

Jackman deixará toda uma legião de fãs órfãos. Mas despede-se do Wolverine da melhor forma possível.





Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT