BREAKING

sábado, 11 de março de 2017

Filmes Inesquecíveis do Cinema - Resenha Cinéfila - Sete Homens e Um Destino

Direto do Túnel do Tempo, trouxemos um clássico do Western para abrilhantar a nossa coluna que homenageia os Filmes Inesquecíveis do Cinema, Sete Homens e Um Destino.

Venha Conferir...

 

Sete Homens e Um Destino
Os Sete Magníficos (PT)
Sete Homens e um Destino (BR)
País - Estados Unidos
Ano - 1960
Duração - 128 min 
Direção - John Sturges
Roteiro - William Roberts
Baseado em Os Sete Samurais por Akira Kurosawa
Gênero - Western
Idioma - inglês, espanhol

ELENCO:
Yul Brynner .... Chris Adams
Eli Wallach .... Calvera
Steve McQueen .... Vin
Charles Bronson .... Bernardo O'Reilly
Horst Buchholz .... Chico
James Coburn .... Britt
Robert Vaughn .... Lee
Brad Dexter .... Harry Luck
Jorge Martínez de Hoyos .... Hilario
Francisco Roberto de Azevedo .... velho
Rosenda Monteros .... Petra
Rico Alaniz .... Sotero
Natividad Vacío .... Miguel

Robert J. Wilke .... Wallace

SINOPSE
Moradores de uma pequena e pobre vila decidem contratar defensores para suas colheitas, constantemente roubadas por saqueadores temíveis. Sem dinheiro, eles contam com a fome e o espírito de desafio de sete pistoleiros, dispostos a ajudá-los contra mais de quarenta bandidos de Calvera (Eli Wallach). Durante sua estada, os pistoleiros se identificam com o povo local e, mesmo com as dificuldades surgindo ao longo da história, eles parecem cada vez mais dispostos a ficar nesta quase suicida missão.

Um dos filmes mais clássicos do gênero faroeste tomou forma no ano de 1960. Considerado uma adaptação de uma das obras mais importantes já vistas no cinema, Os 7 Samurais do mestre japonês Akira Kurosawa, esse filme ocupou seu lugar na galeria de grandes e inesquecíveis produções americanas.

O mais engraçado revendo esse filme é notar que o número de astros hollywoodianos, principalmente se você tiver perto ou ultrapassado os 50 anos, é evidente. Mas naquela época, boa parte eram semi desconhecidos, que se tornariam ícones principalmente do cinema de ação ou policial. O elenco é encabeçado pelo famoso Yul Brynner, um de seus personagens mais conhecidos foi o faraó Ramsés no clássico Os 10 Mandamentos, de Cecil B de Mille. Os demais integrantes dispensam apresentações: Charles Bronson, Steve McQueen, Eli Wallach, James Coburn e Robert Vaughn. Mas por aquele tempo, eles praticamente não chamavam a atenção.

O filme reúne todos os elementos que os fãs do gênero apreciam:vilões odiosos, trilha sonora magnifica, bons "mocinhos" que não levam desaforo para casa e não erram um disparo de revólver. A direção segura trabalha de forma competente o elemento humano com os aspectos técnicos. Utiliza o cenário ao ar livre a seu favor, no caso,as locações no deserto árido contrastando com o aspecto heroico dos personagens. Como não poderia deixar de ser, Yul Brynner assume o protagonismo, mas todos os demais integrantes do grupo tem seu carisma próprio e seu destaque individual. Entretanto, a falha fica na questão em desenvolver melhor esse grupo e dar a cada um o tempo de cena necessário, além de um desenvolvimento mais definido em suas personalidades. Em parte por conta que a trama precisa caminhar,os motivos que levaram o grupo a se reunir precisa ser trabalhado. Pode-se dizer que outra falha é que o grande clímax ocorre no primeiro embate entre heróis e vilões,o que se segue depois não é mais que uma desculpa para alongar o filme.

Ainda assim, é um preço pequeno pago para poder construir uma bela ambientação, onde entendemos perfeitamente a motivação de cada um (bandidos inclusos). Tudo tem seu tempo, o filme não é apressado, e diria que esse é seu maior mérito. Há apenas dois tiroteios ao longo de todo o filme, que reserva seu maior tempo para a preparação do que a execução. Extremamente bem filmado também é lotado de belíssimas imagens, o deleite visual está garantido para aqueles que gostam de bons quadros da vastidão simples dos faroestes. Não há índios, ouro, perseguições... Faroestes geralmente são assim; muitas características de um gênero rico que dificilmente são retratadas todas em um único filme. O importante é utilizar bem cada característica que é selecionada do gênero. A trilha sonora, importantíssima para criar identidade ao filme perante aos inúmeros westerns já feitos, é muito clássica e foi indicada ao Oscar.

A Música remete aos grandes filmes do velho oeste foi indicada ao Oscar, vale à pena conferir...



Como curiosidade, o filme rendeu três continuações desnecessárias, entre 1966, 1969 e 1972.



Recentemente lançaram o remake, estrelado por Denzel Washington.









Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT