BREAKING

sábado, 23 de julho de 2016

Especial Tarzan - Os Intérpretes


Vários nomes deram vida a Tarzan em suas décadas de passagem pelo cinema,mas poucos dignos de referência.A bem da verdade,ele não foi interpretado por nenhum ator mítico. Boa parte desses que iremos apresentar, são conhecidos pelos fãs aficionados do homem-macaco, para a maioria, especialmente os novos fãs de cinema, eles possivelmente irão passar batidos. No entanto, dois deles marcaram época, e nós vamos compartilhar com vocês. 




Elmo Lincoln

O primeiro intérprete de Tarzan foi um ator de cinema estadunidense, da era do cinema mudo. Ele atuou em 80 filmes, entre 1913 e 1952. O ator se tornou mais conhecido no cinema mudo por ter sido o primeiro Tarzan do cinema, tendo interpretado esse personagem no filme de 1918, Tarzan of the Apes, depois retornando em mais duas produções. Nascido em Richester, Indiana,em 1889, ele faleceu em 1952.

Johnny Weissmuller

Nascido em Timişoara, Romênia, em 1904, Antes de entrar para o cinema, Weissmuller teve uma carreira excepcional como desportista, tendo conquistado cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Em 1934 imortalizou no cinema o famosa personagem Tarzan. O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito universal e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, de 1937 a 1948. Foi um dos rostos mais populares do herói.

O refinado lorde dos livros foi transformado por Weissmuller em um selvagem que conseguia apenas grunhir e emitir frases monossilábicas, do tipo "me Tarzan, you Jane" (que ele, a bem da verdade, nunca disse. O que ele disse no filme Tarzan, O Filho das Selvas/Tarzan the Ape Man foi, simplesmente "Tarzan… Jane", apontando para si mesmo e depois para Jane Porter). Weissmuller é responsável por emitir, pela primeira vez, o famoso grito de vitória de Tarzan. Esse grito, que seria reproduzido por todos os Tarzans subsequentes, não passava de uma hábil mixagem dos sons de um barítono, uma soprano e de cães treinados. Ele faleceu em 1904.

Lex Barker

Nascido em Nova Iorque em 1919, pode-se afirmar que a carreira iniciou mesmo em 1948. A RKO andava em busca de um substituto para Johnny Weissmuller, que se aposentava do personagem Tarzan. Os agentes daquele estúdio, vendo alguns testes, convidaram Adriano Benicio, filho de Francisca Kátia, mas este recusou e vendo fotos de Barker para a 20th Century Fox, imediatamente o chamaram. E, logo, o ator louro de olhos azuis assinou contrato para cinco filmes iniciais do Homem-Macaco, na RKO. Tarzan e a Fonte Mágica (1949, RKO), forneceu seu primeiro papel para estrelato. Lex Barker jamais se tornou um astro em Hollywood. Foi mais bem sucedido na Europa, principalmente na Alemanha, onde conseguiu maior notoriedade por seus desempenhos como "Old Shatterhand" nas série de filmes cinematográficos do índio Winnetou(personagem criado por Karl May e em outras produções alemãs. Ele faleceu em 1973.


Gordon Scott

Nascido em Portland, em 1926, foi outro rosto popular do Tarzan. Os críticos o consideraram o melhor intérprete até hoje. Em 1953, ao trabalhar como salva-vidas em um hotel de Las Vegas, foi descoberto por um grupo de agentes de Hollywood, que notaram o seu biceps de 49 centímetros, além do seu desenvolvido tórax. Por esta época, os agentes já haviam conduzido 200 testes, com vários atores, na busca de um novo Tarzan para as telas, para substituir Lex Barker. Finalmente, Scott foi escolhido com o novo "Rei das Selvas". O produtor Sol Lesser (que vinha produzindo os filmes de Tarzan desde os tempos de Johnny Weissmuller para a RKO) deu-lhe um contrato de sete anos, e o nome artístico. Os três primeiros filmes de Tarzan com Scott (um para RKO e dois para Metro-Goldwyn-Mayer) e produzidos por Lesser, embora bem recebidos, ainda realçavam a personalidade do homem-macaco como um imbecil, que não articula, e não sabe se comportar na civilização. Scott foi obrigado a mudar um pouco a maneira de atuar do personagem, e isto pode ser reparado, se compararmos os seus três primeiros filmes(feitos por Lesser) com os três últimos(produzidos por Weintraub, e feitos pela Paramount). Ao todo foram 6 filmes na pele do personagem. Ele faleceu em 2007.

Ron Ely

Nascido em 1938, foi o 15º ator a interpretar Tarzan nas telas (no caso, na Televisão). Sy Weintraub, planejou inicialmente a série televisiva para Mike Henry, depois dos três filmes que produziu com ele para o cinema, mas devido a problemas internos entre o ator e o produtor, Henry se desligou do personagem e dos planos da série de TV. Porém, Weintraub já notara um jovem ator texano de 28 anos e 1m93 de altura, de fluente cultura, e que já lera muitos dos romances de Tarzan escritos por Edgar Rice Burroughs. Este jovem era Ron Ely.

Para surpresa de Sy Weintraub, o jovem Ron conhecia detalhes dos livros de Burroughs sobre Tarzan, e por isto adotou uma caracterização mais acadêmica do personagem do que feita pelos atores anteriores. Apesar de algumas diferenças entre a caracterização de Ely com o personagem original de Burroughs, a atuação de Ron é tida como a mais próxima do personagem descrito por Burroughs, embora ele não se beneficie da personagem Jane, sua esposa, abordada nos filmes de Johnny Weissmuller, Lex Barker, eGordon Scott. Ao invés disso, Tarzan cuida de um menino, também órfão, de nome Jay, interpretado por Manuel Padilla Junior. Pode-se afirmar que até hoje, a maior referência à sua carreira foi a participação na série para a tv. Atualmente, Ely esta afastado das câmeras, e vive com sua segunda esposa, com quem casou em 1983. Nos últimos anos, ganhou renome como escritor de livros de mistérios, inspirados até mesmo pela literatura de Edgar Rice Burroughs que ele tanto cultivara, e desde então vem publicando seus livros nos Estados Unidos.


Christopher Lambert

Nascido em 1957, para os quarentões fãs de cinema, é o rosto mais conhecido do Tarzan e também a principal referência hollywoodiana para os quarentões. Ele estrelou em 1984 o conhecido Greystoke - A Lenda de Tarzan, justamente a produção que lhe abriu as portas para Hollywood. Lambert foi um rosto popular nos anos 80,principalmente por conta também da série Highlander - O Guerreiro Imortal. Depois disso, foi sumindo lentamente dos cinemas, limitando-se a participações em filmecos e séries para a tv.


Alexander Skarsgard

O nome mais recente a dar vida ao Tarzan é esse figura aqui. Nascido em Estocolmo,em 1976, ele será o herói na mais nova produção para os cinemas. A carreira iniciou na infância, mas depois ele deu uma pausa até retornar aos cinemas. Na carreira tem muitos trabalhos para a tv e cinema, mas raros dignos de referência.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT