BREAKING

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Especial Jason Bourne - Concepção

Nos últimos anos, o reinado de um dos maiores personagens do cinema, o espião 007-James Bond, quase foi abalado pelo surgimento de um novo agente secreto, que trouxe para o gênero desses filmes, um tom muito mais realista e sério, temperado com altas sequências de ação, perseguição desenfreada, lutas absurdas e adrenalina em excesso.

Em pouco mais de uma década, o agente Jason Bourne tornou-se um dos mais célebres personagens do cinema e sua franquia uma das mais bem sucedidas. O personagem influenciou tanto o gênero, que o próprio James Bond se viu obrigado a seguir o tom de realismo de sua série. Não somente ele, mas todo o gênero dos filmes de ação se viram influenciados por esse tom adotado pela mais nova franquia de Hollywood. Mas eles têm mais em comum. Ambos são derivados da literatura, iniciaram suas trajetórias com passagem pela televisão, sendo finalmente adaptados com enorme sucesso para as telonas.

Bourne estrelou 3 filmes até o momento, fora um spin off com outro personagem, e após uma ausência significativa, retorna aos cinemas esse ano em uma nova produção, que é aguardadíssima pelos fãs. Logicamente, esse retorno não poderia passar batido por essa coluna, e por motivos mais do que justos, vamos agora apresentar a trajetória do grande personagem.
Jason Bourne surgiu da imaginação do escritor Robert Ludlun. Nascido em Nova Iorque em 1927, foi um escritor norte-americano, autor de 27 novelas de suspense, e romances de espionagem. Seus livros foram publicados em 50 países e traduzidos para 32 idiomas. O primeiro romance com o personagem foi escrito em 1980, e se chamou A Identidade Bourne.

Trata-se de uma obra de ficção, na qual o personagem principal sofre de amnésia dissociativa, causada por um quadro de trauma cerebral, associado a extremo estresse psicológico , e se vê, a partir dessa condição, envolvido em uma busca pelo seu passado, dispondo como informações, apenas alguns indícios, como um microfilme que foi encontrado implantado sob sua pele, durante uma cirurgia, e de ocasionais flashes de memória que lhe ocorrem.


Em seu primeiro livro, a Identidade Bourne, Um homem é encontrado à deriva no mar, com um ferimento à bala na cabeça, em algum lugar do litoral francês, por um barco pesqueiro. Os responsáveis pelo resgate decidem levá-lo à um médico numa ilha próxima, a Ile de Port Noir, onde este acorda dias depois, confuso e com amnésia. O médico que o assiste, Dr. Geoffrey Washburn, revela a seu paciente uma descoberta feita durante a cirurgia para retirar o projétil de sua cabeça; um microfilme, implantado sob o couro cabeludo.

Juntos, eles descobrem que o microfilme se trata de informação codificada de uma conta em um banco Suiço. O médico revela também que encontrou sinais de cirurgia plástica no rosto de seu paciente, com o objetivo de talvez mascarar sua real identidade. Junto a isso, o paciente descobre que sua memória manteve intactos alguns talentos de sua vida passada, quando exigidos, como por exemplo perícia com armas e luta corporal. De posse destas informações, e decidido a desvendar seu passado, o homem parte da ilha, depois que o médico lhe dá suas economias e um passaporte. 

Já no continente, em Marselha, ele se vê identificado por homens os quais não reconhece devido a amnésia, e que querem tirar sua vida. Foge destes, usando suas excepcionais habilidades. Estas, por sua natureza violenta, e pelo lapso temporal em sua mente, que não permite saber quando nem o porquê de tê-las adquirido, assustam-no tanto quanto a perda de memória. Após chegar a Suíça, onde espera que no banco indicado no microfilme, encontre algumas das respostas as suas perguntas, descobre que seu nome pode ser Jason Bourne, e se vê novamente perseguido, dessa vez pela própria polícia suíça. 

O fato o obriga a tomar uma mulher de refém, para fugir do hotel onde estava hospedado. Após inicialmente odiá-lo e traí-lo, sua refém, Marie St. Jacques, uma pesquisadora canadense que estava na Suíça para uma conferência, acaba decidindo ajuda-lo. Inicia-se então uma busca frenética pelo passado de Bourne, e uma corrida pelas suas próprias vidas, onde os dois são perseguidos por um terrorista internacional, apenas conhecido como Carlos, e também pela CIA e pela Interpol.

O autor Robert Ludlum decidiu criar o personagem Jason Bourne após sua própria experiência pessoal, quando logo ao terminar seu livro The Scarlatti Inheritance, teve um episódio de amnésia temporária, onde ficou sem poder relembrar 12 horas de sua vida.

O nome do personagem Bourne é utilizado pelo autor como uma referência a palavra inglesa born, que se traduz por nascido. É uma referência ao fato de o personagem ter assumido uma nova identidade, durante a trama, escondendo sua real identidade de agente da CIA.

Ludlum escreveu mais duas sequências para A saga de Jason Bourne, A Supremacia Bourne (1986) e O Ultimato Bourne(1990), formando a Trilogia Bourne. O primeiro livro foi um sucesso imediato e esteve na lista de livros mais vendidos dos Estados Unidos logo no ano de lançamento, 1980, no qual se manteve durante 95 semanas, e em anos mais recentes alcançou o topo da lista de mais vendidos do periódico The New York Times, após o lançamento do filme de 2002. Destacam-se no livro, além das cenas de ação bem construídas e espalhadas por todo a trama desde o início, os labirintos mentais em que o personagem principal se vê enredado por sua condição de amnésico.



O sucesso do primeiro romance com o personagem, rendeu uma adaptação para a TV. O filme para televisão, de Roger Young, tem a vantagem da maior proximidade com a data da história original. Ainda ambientado na mesma década, não há a necessidade de atualização - que os filmes estrelados por Damon realizaram trocando o passado do personagem na Guerra do Vietnã para a do Golfo. A duração mais extensa também permite maior fidelidade.

Na versão da TV, Jason Bourne é interpretado por Richard Chamberlain, famoso pelo seriado médico dos anos 1960 Dr. Kildare e pela minissérie Shogun. Marie St. Jacques, o par romântico do espião, é a ex-pantera Jaclyn Smith.

Considerado extremamente fiel ao livro, "A Identidade Bourne" conta a história do ex-agente com amnésia que é perseguido pelos homens que o treinaram enquanto tenta descobrir a verdade sobre sua vida. A escolha de um ator de 54 anos já denota que a ação desenfreada do cinema não está presente aqui, é um filme de suspense e política, sem artes marciais ou adrenalina abundante. A versão da TV tem 185 minutos, e foi exibida pelo canal americano ABC. Com a adição de comerciais, a duração pula para quatro horas, o que levou a rede a transformar a história em uma minissérie em duas partes. 


Robert & Eric

Depois da morte de Ludlum em 2001, o autor Eric Van Lustbader continuou a história de Jason Bourne em O Legado Bourne (2004),vindo em seguida a escrever mais 7 romances com o personagem,sendo o último a ser publicado em 2012

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT