BREAKING

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Especial X-Men - Resenha Cinéfila X-Men Primeira Classe - 2011


Cinco anos depois, os mutantes retornaram aos cinemas numa abordagem totalmente diferente do que os fãs conheciam. A ideia agora era outra:apresentar um "prequel" das aventuras ,mostrando sua primeira formação em eventos anteriores aos apresentados na primeira trilogia.Quem comandou a nova aventura foi o diretor Matthew Vaughn,com roteiro escrito por nada menos que 8 pessoas.Poderia então se imaginar que essa salada resultaria numa história confusa e rasa,mas o que se viu foi o contrário.

E nós vamos entender o porquê! 


 

Direção - Matthew Vaughn
Produção - Lauren Shuler Donner, Bryan Singer, Simon Kinberg, Gregory Goodman
Produção executiva  - Stan Lee, Tarquin Packm, Josh McLaglen
Roteiro - Ashley Edward Miller, Zack Stentz, Jane Goldman, Matthew Vaughn
História - Sheldon Turner, Bryan Singer
Baseado em X-Men de Jack Kirby, Stan Lee
Gênero - Ação, Ficção científica
Música - Henry Jackman
Cinematografia - John Mathieson
Edição - Eddie Hamilton, Lee Smith
Companhias produtoras - 20th Century Fox, Marvel Entertainment, Bad Hat Harry Productions, The Donners' Company
Distribuição - 20th Century Fox
Lançamentos:
Estados Unidos 3 de junho de 2011
Brasil 3 de junho de 2011
Portugal 9 de junho de 2011
Idioma - Inglês
Duração - 132 min
Orçamento - US$ 160 milhões
Receita - US$ 353.624.124
Ator/Atriz Personagem
James McAvoy[2] Professor Charles Xavier / Professor X
Michael Fassbender[3] Erik Lehnsherr / Magneto
Jennifer Lawrence Raven Darkholme / Mística
Rose Byrne Drª. Moira McTaggert
Kevin Bacon Sebastian Shaw
Nicholas Hoult[4] Dr. Hank McCoy / Fera
January Jones Emma Frost / Rainha Branca
Caleb Landry Jones Sean Cassidy / Banshee
Lucas Till Alex Summers / Destrutor
Jason Flemyng Azazel
Oliver Platt Burt
Zoë Kravitz Angel Salvadore / Tempest
Álex González Janos Questad / Maré Selvagem
Edi Gathegi Armando Muñoz / Darwin
Don Creech Agente Stryker
James Remar General dos Estados Unidos
Ray Wise Secretário de Estado
Michael Ironside Capitão
Lawrence Belcher[5] Jovem Charles Xavier
Bill Milner[6] Jovem Erik Lehnsherr
Morgan Lily Jovem Raven Darkholme
Rebecca Romijn Raven Darkhome Adulta (Não Creditada)
Rade Šerbedžija General Soviético (Não Creditado)
Glenn Morshower Coronel Hendry (Não Creditado)
Elizabeth Wright Ororo Monroe / Tempestade
Beth Goddard Sra. Xavier
Matt Craven Diretor McCone da CIA

Na década de 60, o governo americano pede ao professor Charles Xavier para juntar um grupo de mutantes para treinar suas habilidades especiais, incluindo o poderoso e misterioso Magneto. O time, batizado de X-Men, tem que impedir que um grupo de mutantes do mal inicie uma guerra nuclear no mundo.

A história se passa nos anos 60, durante a crise dos mísseis em Cuba. Uma grande sacada do roteiro foi mesclar os elementos de ficção com fatos reais ocorridos naquele tempo, que por pouco não levaram a uma guerra entre URSS e Estados Unidos. Para isso, noticiários da época foram recuperados e inseridos na trama.

Todo o elenco foi renovado, pois a ideia era justamente apresentar outras versões dos personagens centrais, como Prof. Xavier e Magneto, além de alguns personagens conhecidos da trilogia anterior, como Mística e Fera. Como sempre, personagens corriqueiros dos anos de aventuras nos quadrinhos se fazem presentesm, Dra. Moira McTaggert, Sebastian Shaw, Rainha Branca, entre outros. Entre os nomes do elenco, destaque para James McAvoy, como Xavier, Michael Fassbender como Magneto, Jennifer Lawrence como Mística e o veterano Kevin Bacon como Sebastian Shaw. Hugh Jackman faz uma aparição especial como Wolverine, tornando-se o único até hoje a aparecer em todos os filmes da franquia.

Pode-se afirmar que o grande atrativo do roteiro é a relação entre os futuros rivais, Xavier e Magneto. A história mostra como os dois se tornaram amigos, como as diferenças de opinião e ideologias resultaram a um caminho diferente. Os dois se encontram para combater a ameaça imposta por Sebastian Shaw, um mutante poderoso, que reúne um grupo dotado de enormes poderes também, com o objetivo de manipular as relações entre URSS e Estados Unidos, durante a crise dos misseis em Cuba, levando a uma guerra que exterminaria a raça humana e da qual os mutantes emergiriam absolutos. Xavier percebe que sozinhos eles não conseguirão deter o grupo de Shaw, portanto, em companhia do amigo, ele decide formar um grupo também de mutantes,com o objetivo de fazer frente e impedir seus planos. A trama é extremamente bem amarrada, conta com excelentes sequências de ação, um vilão convincente, interpretado por Bacon, além dos elementos técnicos que são imprescindíveis para o bom andamento dessa obra.

Os grandes destaques realmente são as interpretações de McAvoy e Fassbender. O primeiro interpreta um Xavier totalmente diferente do que conhecemos anteriormente. Bon Vivant, galanteador, sempre elegante, bastante loquaz e articulado. Já o Fassbender, interprete de Magneto, pode-se afirmar que rouba a cena. O ator, que atualmente é um nome badalado em Hollywood, e já está em sua segunda indicação ao Oscar, interpreta um personagem obcecado e implacável em suas convicções. É bem interessante a dinâmica de relacionamentos entre ele e o personagem do James. Correndo por fora, a queridinha da América, Jennifer Lawrence dá vida a mutante Mística, e é uma das personagens mais complexas da obra.

Vaughn sabe trabalhar e desenvolver o roteiro e encaixa perfeitamente bem todos os personagens, (que não são poucos), dando a cada um,o tempo de cena necessário. Em momento algum ele perde o foco da direção. Mas por trás dele, está um nome, Bryan Singer, o mesmo que comandou os primeiros filmes dos personagens, retorna à série como produtor e certamente muito colaborou para o bom desenvolvimento da obra. A produção competente conquistou a crítica e o filme teve um bom retorno financeiro, com pouco mais de 353 milhões arrecadados. Também foi mais um recomeço das aventuras do grupo, após o decepcionante X-Men 3. Há quem diga se tratar talvez do melhor de toda a série, até então.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT