BREAKING

domingo, 3 de abril de 2016

Especial DC Comics - Filmes Inesquecíveis do Cinema - Superman II

 
Com esta resenha cinéfila, fechamos nosso Especial DC Comics, destes dois personagens íconicos, Batman & Superman.

Nosso íntuito foi compartilhar a nossa era, minha e da Pedra, nossos interesses, pensamentos, opiniões (mesmo que divergentes). Apesar de morarmos em Estados diferentes, nós dois temos algo em comum, a paixão por filmes, séries e os personagens que são 1.000% personagens. Às vezes, conversamos por horas, sobre a sétima arte, trocamos informações, e assim escrevemos nossas resenhas, nossas colunas.


Então... Dando continuidade ao nosso Especial DC Comics.... Dois anos após o lançamento do cultuado Superman - O Filme, chegava às telonas a sequência, que a exemplo do antecessor, tornaria-se uma obra até hoje adorada pelos fãs do gênero adaptação de HQs. Porém, trazer essa sequência paras as salas de cinema foi uma façanha digna do grande herói.

Então... Venha conferir!!!

Ficha Técnica

Direção - Richard Lester
Produção - Pierre Spengler
Roteiro - Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman
Ano - 1980
Idioma - Inglês
Países - Usa, Reino Unido
Tempo - 127mim 
Género - Ficção científica / ação / aventura
Música - Ken Thorne
Figurino - Yvonne Blake, Sue Yelland
Edição - Stuart Baird, John Victor-Smith
Companhias produtoras - Warner Bros., International Film Production
Distribuição - Warner Bros.
Orçamento - US$ 54 milhões
Receita - US$ 108.185.706

Christopher Reeve - Clark Kent/Superman
Margot Kidder - Lois Lane
Gene Hackman - Lex Luthor
Ned Beatty - Otis
Jackie Cooper - Perry White
Valerie Perrine - Eve Teschmacher
Terence Stamp - General Zod
Susannah York - Lara
Sarah Douglas - Ursa
Jack O'Halloran - Non
Clifton James - Xerife
E.G. Marshall - Presidente
Leueen Willoughby - Leueen
Robin Pappas - Alice


Após impedir um ataque terrorista em Paris, o homem-de-aço,(Chris Reeve) libera um artefato nuclear no espaço sideral, inadvertidamente libertando os três maiores criminosos do seu planeta-natal, que se encontravam aprisionados na temida Zona Fantasma. 

Liderados pelo tirânico General Zod, eles se dirigem ao nosso planeta, e acabam adquirindo os mesmos poderes do Super-Homem, decidindo assim tomar o controle absoluto. Alheio ao caos armado pela chegada do trio, o herói acaba abdicando mão de seus super-poderes, para poder viver uma vida comum ao lado de sua paixão, a jornalista Lois Lane (Margot Kidder).



A história desse filme teve início ainda em 78, durante as filmagens do primeiro filme. Os produtores Alexander e Ilya Salkind tinham o costume de realizar uma produção em sequência com a outra. Assim, as filmagens desse filme ocorriam em paralelo com as de seu predecessor. O caso é que, as filmagens do Superman - O Filme, foram marcadas pelos constantes desentendimentos entre os produtores e o diretor Richard Donner.



A pressão sobre Donner era enorme, comandar uma produção daquele porte não era mole, e as exigências também não. Para completar, quando os prazos para o término das filmagens se encerraram, a mesma ainda não tinha sido concluída, e Donner estourou o orçamento do filme, obrigando uma intervenção financeira por parte dos estúdios Warner, o que diminuiria a porcentagem dos produtores, a coisa piorou. A relação entre Donner e os Salkinds tornou-se tão tensa, que um outro diretor, o Richard Lester, sugeriu ao xará que interrompesse as filmagens dessa obra, e se concentrasse no antecessor que estava 80% pronto.

Enfim, o Superman-O Filme foi lançado, tornando-se um sucesso que perdura até hoje. Quando o elenco e a equipe tornaram-se a reunir, para completar as cenas do Superman II, veio a notícia que Donner fora demitido.


A revolta entre os membros do elenco foi enorme e teve suas consequências. Gene Hackman abandonou as filmagens e Marlon Brando, essencial para algumas cenas, não só desistiu como abriu um processo contra os produtores, afirmando o não cumprimento das cláusulas contratuais.

O lugar do Donner foi ocupado pelo Lester. que de certa forma já fazia parte da equipe técnica, e ele teve que trabalhar em cima do material filmado por Donner, concluíndo e modificando algumas cenas. O lugar do Hackman foi tomado por um sósia, para completar o que faltava. Marlon foi substituído por Susannah York, como conselheira do herói nas cenas da Fortaleza da Solidão.

A troca de diretores gerou um enorme processo de edição, até hoje esse filme perdura como o mais editado de todos os tempos. Entre as curiosidades da edição, está o visual e penteado de Lois Lane, que muda de uma cena a outra. De modo geral, as cenas filmadas por Donner são todas as que o verdadeiro Gene Hackman aparece, a surra que Clark leva do caminhoneiro, as tomadas dos kryptonianos na lua e parte da invasão ao Planeta Diário.




As cenas mais sérias foram feitas por Donner, as mais cômicas, por Lester. Do mesmo modo, com a saída dele, o roteiro ficou prejudicado e algumas sequências ficaram sem respostas, como por exemplo, de que forma o herói conseguiu recuperar os poderes?Segundo contam, o personagem do Marlon Brando iria aparecer e devolver os poderes a Clark, porém, lhe informava que ele não poderia mais contar com os conselhos de sua projeção holográfica. Como Donner e Marlon não fizeram mais parte do filme, ficou esse vácuo na sequência.
Apesar dos pesares e de toda a polêmica envolvendo diretor e produtores, o filme foi outro enorme sucesso na época do seu lançamento,e até hoje perdura como um dos mais importantes do gênero HQs, mesmo passados quase 40 anos de sua produção, a exemplo do filme anterior, que é cultuadíssimo e considerado o pioneiro do gênero das adaptações de gibis.



Infelizmente seria o último bom filme com o personagem na fase Chris Reeve. Suas próximas sequências seriam totalmente infelizes, manchando de forma irreparável essa franquia que começou muito bem, com duas produções que marcaram época e foram determinantes como influenciadoras nas carreiras de vários profissionais do entretenimento.

E quanto ao Richard Donner, um dos principais responsáveis pelo sucesso desses filmes? De acordo com declarações do próprio, cerca de 25% do corte de Superman II é dele. Em 1984, quando Superman II estreou na televisão, 24 minutos foram reinseridos no filme (17 minutos na ABC). Grande parte da filmagem extra foi dirigida por Richard Donner. 



Na versão da ABC, uma "patrulha polar" é mostrada prendendo os três kryptonianos e Lex Luthor no final do filme. Sem este fim, fica insinuado que Superman teria deixado os kryptonianos morrerem, apesar de Superman ter um rigoroso código contra a vingança e as suas mortes não serem necessárias uma vez que eles perderam seus poderes. 

Por outro lado, a versão teatral termina insinuando que Luthor é abandonado na Fortaleza da Solidão, deixando que o espectador se pergunte como ele chegou à prisão de Superman IV - a pergunta foi respondida na versão prorrogada. O fim da prorrogação também tem Superman, com Lois ao lado dele, destruindo a Fortaleza da Solidão.

Mas sua história com essa produção não terminaria aí. Duas décadas depois, a Warner, vendo o interesse dos fãs em saber como seria o filme se o mesmo tivesse sido concluído pelo diretor original, recontratou Donner e lhe deu carta branca para reeditar o filme,aproveitando as cenas que ele criara.Surgia assim o Superman II - A Versão do Richard Donner, que, segundo contam, é totalmente superior à versão lançada no início dos anos 80. Infelizmente até hoje, o DVD não foi lançado em nosso país.



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT