BREAKING

sábado, 2 de abril de 2016

Especial DC Comics - Filmes Inesquecíveis do Cinema - Superman - O Filme

Existem momentos em que um grupo de pessoas talentosas se une e acaba criando algo que supera todos os limites do impressionismo. Foi isso que aconteceu ao final da década de 70, quando os produtores europeus Alexander e Ilya Salkind resolveram bancar a produção de um dos mais fantásticos filmes daquela década, e que posteriormente se transformaria num cult absoluto, e uma referência ao gênero. E dando continuidade ao nosso Especial DC Comics, neste final de semana, na coluna Filmes Inesquecíveis e Esquecíveis do Cinema, vamos comentar sobre os quatro filmes sobre este personagem fantástico. 

Ele não é um pássaro, muito menos um avião... Ele é o Superman, e com certeza, faz parte do nosso blog!

                                         
Direção - Richard Donner e Howard Hawks (não-creditado)
Roteiro - Jerry Siegel, Joe Shuster, Mario Puzo, David Newman,Leslie Newman, Robert Benton, Ian Fleming (história)
Género - Biografia, Ação, Aventura
Música - John Williams
Direção de fotografia - Geoffrey Unsworth
Edição - Stuart Baird
Orçamento - US$ 55 milhões
Receita - US$ 300.218.018
Christopher Reeve é Kal-El/Clark Kent/Superman, após descobrir as suas origens de Krypton, ele mesmo decide em cumprir seu destino e ajudar as pessoas da Terra. Em sua estadia na cidade de Metrópolis, ele descobre um vilão chamado Lex Luthor, que traz consigo grandes consequências. Com a promessa e necessidade em esconder a sua verdadeira identidade, ele trabalha como um tolo e tímido repórter Clark Kent no Daily Planet.
Jeff East intepretou o jovem Clark Kent. Ele chegou a passar por vários treinos para poder se parecer com Reeve, o que acabou surgindo pequenos conflitos entre os dois. 
Gene Hackman é Lex Luthor: um vilão inteligente, com muito dinheiro e um grande conhecimento sobre a ciência. Seus únicos companheiros são o atrapalhado Otis e sua linda namorada Eve Teschmacher.Dublado por Darcy Pedrosa
Margot Kidder é Lois Lane: uma repórter do Daily Planet, quem acaba se tornando o amor de Clark Kent. Ela acaba se apaixonando perdidamente por Superman e às vezes ignora Clark, atitude que faz ele sofrer. 
Marlon Brando é Jor-El: pai biológico de Kal-El. Ele já previa que Krypton iria explodir mas seu conselheiro o recusou a ouvir. Jor-El morre com a destruição de seu planeta mas consegue a tempo enviar o seu filho, ainda bebê, para a Terra com o objetivo de ajudar os seres-humanos de lá. 
Glenn Ford é Jonathan Kent: pai adotivo de Clark Kent durante a sua adolecência. Jonathan é um fazendeiro que ensina a Clark verdadeiras lições que iriam ajudá-lo no futuro. Ele acaba tendo um ataque cardíaco, o que acaba mudando a visão de Clark sobre a vida. 
Phyllis Thaxter é Martha Kent: Mãe fiel de Clark. Thaxter era a sogra de Ilya Salkind.
Jackie Cooper é Perry White: Chefe de Clark Kent no Daily Planet. Ele manda Lois encobrir fatos sobre um desconhecido homem de negócios que pretende adquirir um grande lote na California. 
Marc McClure é Jimmy Olsen: um jovem fotógrafo do Daily Planet. Jeff East, que interpretou o jovem Clark Kent, chegou a fazer um teste de cena para o personagem. 
Valerie Perrine é Eve Teschmacher: namorada de Lex Luthor. Ela se apaixona pelo charme de Superman quando Luthor quase o mata com a kryptonita. Sendo assim, ela o salva e acaba o beijando. 
Ned Beatty é Otis: braço direito de Lex Luthor. Peter Boyle e Jackie Cooper estiveram cotados para o papel.
Susannah York fez uma ponta como Lara Lor-Van. Terence Stamp (General Zod), Sarah Douglas (Ursa) e Jack O'Halloran (Non), aparecem no começo do filme antes de serem mandados para Phantom Zone (Zona Fantasma). 
Kirk Alyn e Noel Neill fazem uma ponta como os pais de Lois Lane. Alyn e Neil fizeram Superman e Lois Lane nos dois primeiros seriados sobre Superman, o de 1948, Superman, e o de 1950, Atom Man vs Superman. Neil continuou a fazer a personagem na série de 1950, Adventures of Superman
Larry Hagman e Rex Reed também fizeram uma ponta.


Ao descobrir que o núcleo do seu planeta-natal,Krypton,está instável e culminará numa reação em cadeia que destruirá o mesmo, o cientista Jor-El (Marlon Brando) tenta alertar o Conselho para a evacuação imediata.Ignorado por todos, ele decide enviar seu único filho para a Terra, antes da destruição eminente. Adotado por um casal de fazendeiros, o jovem Clark Kent cresce ignorando sua origem extraterrestre e em busca de repostas pra sua capacidade acima dos limites humanos. Após a morte do seu pai adotivo, ele finalmente descobre a verdade sobre o seu legado kryptoniano, e assume a identidade do Super-Homem.Empregando-se no jornal Planeta Diário como Clark Kent (Christopher Reeve), o herói acaba se revelando ao mundo ao salvar a colega de trabalho, Lois Lane (Margot Kidder). Seu surgimento chama a atenção do megalomaníaco Lex Luthor (Gene Hackman), que vê no poderoso herói, um empecilho aos seus planos de detonar duas ogivas nucleares na Califórnia, para beneficiar sua ambição em loteamentos imobiliários.

Para se ter idéia do quanto essa produção influenciou o cinema, basta se ter a idéia que, se não fosse o mesmo, dificilmente teríamos a enxurrada de filmes com personagens de HQs dos dias atuais.

Mas por aquela época, um filme derivado de um personagem dos quadrinho era um risco total. Não havia nada que servisse de exemplo, os personagens dessas mídias eram limitados a seriados antigos de televisão. Os especialistas em cinema alertavam que realizar um filme desse porte, seria correr um risco absoluto de fracasso. Os produtores não enxergavam assim, e procuraram os estúdios Warner, que inclusive, eram donos da editora DC Comics, responsáveis pelas revistas do herói.Os Salkind propuseram o seguinte acordo, bancariam a produção e a Warner compraria o filme, divulgaria e distribuiria nos cinemas,dividindo os lucros. Acordo firmado, o próximo passo foi a fase de pré-produção.
Como dito, naquela época realizar um filme desse nível era bastante arriscado, para que o projeto tivesse credibilidade, era preciso agregar nomes de respeito ao mesmo. O primeiro passo foi a escolha do diretor. Após cogitarem alguns nomes, como Guy Hamilton, conhecido diretor da franquia 007 e um jovem talentoso chamado Steven Spielberg, os produtores apostaram em Richard Donner,naquela época em evidência com o suspense A Profecia. Apresentado ao material, Donner começou a escalar sua equipe:a cenografia seria responsabilidade de John Barry, vencedor do oscar pelo fenômeno Star Wars, a fotografia ficou com Geoffrey Unsworth,vencedor por Cabaret. A trilha sonora, até hoje uma das mais famosas e reconhecidas do cinema, ficou a cargo do maestro John Willians, duas vezes vencedor por Tubarão e Star Wars. O roteiro ficou sob responsabilidade de Mario Puzzo, premiado autor de O Poderoso Chefão. Posteriormente, seu roteiro seria trabalhado pela dupla David e Leslie Newman, e depois o próprio Donner,em companhia do roteirista Tom mankievicz, também da série 007 o lapidariam.
No elenco, duas lendas do cinema, Marlon Brando, duas vezes vencedor do oscar e Gene Hackman, vencedor por Operação França. Para viver o herói, os produtores queriam um ator famoso da época, mas o Richard insistiu em escalar um desconhecido. Quem acabaria ficando com a vaga seria o pouco conhecido até então, Christopher Reeve, que vinha ajudando nos testes de elenco. Para isso,ele teve que passar por uma pesada preparação física, afim de adquirir a musculatura do herói. Chris acabaria se consagrando como a mais perfeita encarnação do personagem,jamais sendo superado por nenhum outro que viria a interpretá-lo, seja no cinema ou na tv.

Um dos problemas enfrentados pela equipe técnica, dizia respeito aos efeitos, principalmente as cenas de voo do herói, pois naquela época não existiam recursos técnicos adequados. Mas contando com muito talento e criatividade, eles passaram por cima disso, tanto que o filme levou o oscar de efeitos especiais.Lançado no natal de 1978, tornou-se um grande sucesso de bilheteria,abrindo caminho pra uma franquia que oscilaria entre altos e baixos. Mesmo tendo envelhecido em alguns termos ,e até mesmo não agradando nos dias atuais, as novas gerações de fãs de cinema,os especialistas do gênero teimam em afirmar que se trata de uma obra-prima e uma das maiores adaptações oriundas dos quadrinhos. E a bem da verdade,é um filme que,visto por todo o conjunto da obra, sempre tem um algo a mais que o destaca até mesmo dos atuais representantes do gênero. Até hoje os fãs do mesmo afirmam que nenhuma outra produção com o personagem consegue superar a mitológica primeira versão.
Tanto que o filme é referenciado, e foi determinante na carreira de diversos profissionais ligados ao ramo do entretenimento.Entre eles,os diretores Bryan Singer,dos dois primeiros filmes dos X-Men, (2000/2003) e do atual Dias de Um Futuro Esquecido, é tão fã dos primeiros filmes,que se inspirou nos mesmos quando concebeu o infame Superman - O Retorno (2006), Sam Raimi,da trilogia Homem-Aranha, (2002 a 2007),Christopher Nolan, da trilogia Batman (2005 A 20120 e produtor do mais recente filme com o Super-Homem,os produtores do seriado Smallville, Alfred Gough e Miles Millar,(2002 a 2007, que comandaram 7 temporadas tendo como inspiração os primeiros filmes,os produtores da animação do herói, Bruce Timm e Paul Dini, (1996 a 1999) entre outros.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT