BREAKING

terça-feira, 22 de março de 2016

Especial DC Comics - Grandes Personagens do Cinema - BATMAN - Parte 2



  A Trajetória nos cinemas

Batman tem mais semelhanças com o colega Super-Homem do que se possa imaginar. Ambos estrelaram nos quadrinhos ao final dos anos 30, nos anos 40 estrelaram suas versões para os cinemas,,em formato de mini séries pras famosas matinês,muitas décadas  antes das megaproduções que os consagrariam para sempre na cultura pop.

Muitos anos depois conquistariam os fãs em definitivo com  2 produções que foram marcantes e significativas pra história do gênero, e em seguida padeceriam em sequências ridículas, para,finalmente recomeçarem de forma mais decente.Vamos aos fatos.

Faremos uma retrospectiva dos interpretes e curiosidades dos filmes deste personagem que encanta até hoje gerações. Venham conhecer o que há por detrás da máscara do Batman


 Vamos começar apresentando nosso personagem  desde a década de 40.

Batman - 1943



Se você acha o “Batman” dos anos 60 engraçado, não viu nada. Adam West foi, na verdade, um sucessor de Lewis Wilson (1920-2000), que duas décadas antes vestiu o uniforme no cinema. O primeiro de vários atores que encarnariam o herói. 

Em junho de 1943, “Batman” (“O Morcego” no Brasil) chegou às matinês cinematográficas dos EUA em 15 episódios, quatro anos após o personagem ganhar as páginas das HQs.

Produzida pela Columbia Pictures, responsável pela primeira versão live action do Superman, em 1948, a série teve direção de Lambert Hillyer . A abertura já provoca risos. Batman, melancólico, está em sua escrivaninha, na Batcaverna. Morceguinhos de papel voam pra lá e pra cá até um serelepe Robin dar as caras. A dupla sai de cena abraçada, dando vazão àqueles comentários maliciosos que duram até hoje.

Era só o começo.um orçamento cruel e a inexistência de tecidos colantes não fizeram nada bem ao figurino da dupla dinâmica. Tanto que parecem ter sido costurados às pressas pelo fiel mordomo Alfred. Ele, por sinal, fazia papel de escada cômica na série.


Batman (Lewis Wilson) penou no seu capuz folgado. Mais parecia um pedaço de pano enrolado na cabeça, enfeitado por deprimentes chifres molengas. O físico de Wilson também não ajudava muito. Definitivamente, não inspirava "terror no coração dos criminosos". Robin (Douglas Croft) era um moleque franzino com cabelo ridículo em estilo "pré-Dragon Ball". Coitado! Apanhava o tempo todo dos capangas do vilão-central.. Enfim, duas figuraças que não passavam a menor credibilidade a suas personagens...


A "trama" da obra se concentra no vilão.Dr Tito Daka.O mesmo  não passava de um japonês fanho que tinha o hábito de alimentar seus crocodilos de estimação com frangos, que trazia numa cesta de piquenique. Isso não o impedia de, nas horas vagas, tentar dominar os EUA com uma máquina capaz de transformar pessoas em zumbis. Estes, por sua vez, eram controlados por meio de um moderníssimo microfone.

Daka era o vilão perfeito para o momento histórico em questão. Afinal, o mundo vivia a Segunda Guerra Mundial e um oriental só poderia representar a encarnação do mal para olhos ianques. Exatamente por ressaltar esse tipo de preconceito, o seriado foi duramente criticado ao se valer de estereótipos raciais simplesmente para faturar um troco fácil.

O filme conta com momentos antológicos:Batman sobrevive de forma inexplicável a tudo que se possa imaginar.Ele é arremessado de um arranha-céu,cai num penhasco de dentro de um carro-forte,o avião em que estava é atingido,é jogado num poço de elevador e nos capítulos seguintes,aparece totalmente ileso,como se nada tivesse acontecido. Certamente essa primeira versão do herói teve uma forte influência na série dos anos 60,mas é um verdadeiro achado do trash e da mitologia do personagem.



Nada disso obviamente impediu o sucesso da produção, que, inclusive, influenciou os gibis: pela primeira vez na mitologia do personagem a Batcaverna foi mostrada e Alfred retratado como alguém magro e de bigode fino. 

A obra está disponível no Brasil pela ClassicLine, empresa especializada em vender DVDs de filmes que, por algum motivo, não possuem detentores de direitos autorais.








A Volta do Homem-Morcego (1948)

Não bastasse o vexame do seriado anterior, os produtores tentaram mais uma vez faturar nas costas da dupla dinâmica. Com o título A volta do Homem-Morcego (Batman and Robin), novamente com 15 episódios, sob a direção de Spencer Bennet. 



Desta vez, porém, trataram de mudar o elenco furreca, por outro tão sem-vergonha quanto. Batman (Robert Lowery) é tão desengonçado quanto seu antecessor, Sua roupa, apesar de mais escura, continua desajeitada e desconfortável,fazendo questão de salientar seu físico rechonchudo. Sem falar nos "chifrinhos", que se mantiveram murchos. Robin (John Duncan) já havia passado e muito da idade de ser chamado de menino-prodígio. Na época, o garotão transitava pela casa dos trinta. 



Das HQs, entram em cena a fotógrafa Vicki Vale (Jane Adams) e o Comissário Gordon (). A trama do filme? Os intrépidos cruzados recebem de Gordon a incumbência de recuperar um avançadíssimo aparelho de controle remoto, capaz de deter, à distância, a marcha de um automóvel, de um avião ou de um trem...etc.


O tal aparato foi surrupiado pelo gênio do crime de plantão: o malévolo Mago, um sujeito trajando um originalíssimo traje preto no estilo Ku Klux Klan. Para piorar a situação, o coisa ruim ainda possui o temível  Raio da Morte, um feixe elétrico que torna invisível qualquer coisa... além de ter o poder destrutivo de uma bomba atômica.

A produção em si continuou paupérrima: cenas de luta no melhor estilo Gigantes no Ringue, efeitos especiais toscos até para os padrões da época e demonstrações privilegiadas de canastrice. Mais uma pérola do humor involuntário, tamanhas as atrocidades cometidas com os vigilantes de Gotham.
Batman-O Homem Morcego (1966)


A famosa série dos anos 60 fez é um marco na mitologia do Batman,e o episódio piloto da mesma foi lançado em forma de uma versão longa para os cinemas foi. Não existem muitos detalhes sobre a mesma,apenas que contou com os mesmos atores,Adan West,(Batman) e Burt Ward,(Robin),e o nível foi o mesmo visto no seriado.

Os diálogos continuaram bisonhos, assim como os figurinos e aquelas cores super saturadas. No entanto, se trata de um reflexo das HQs do herói na época, repletas de histórias engraçadinhas, e da própria década em questão.



Na história, Batman e Robin precisam enfrentar, em uma tacada só, ninguém menos que Coringa, Charada, Pinguim e Mulher-Gato. Memoráveis, para o bem e para o mal, são as presenças da bela modelo Lee Meriwether, na pele da personagem felina, e a cena que mostra Robin tirando do armário o “bat spray antitubarão”. Curiosidade: Pinguim era interpretado por Burgess Meredith, que ficaria famoso como o treinador de Rocky Balboa no cinema, Mickey.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT