BREAKING

terça-feira, 22 de março de 2016

Especial DC Comics - Grandes Personagens do Cinema - BATMAN - Parte I


Na última década, os personagens derivados dos quadrinhos provaram ser uma mina de ouro em Hollywood. Alguns desses personagens dispensam apresentações.

E esta semana, aqui no blog, será dedicada à dois personagens que serão protagonistas de um dos filmes mais esperados deste ano, para quem aprecia este gênero de entretendimento, nada mais, nada menos do que Batman & Superman.


Esse ano ele está completando 77 anos desde a sua criação, e é sem dúvida nenhuma, um dos mais famosos, polêmicos e populares derivados dessa mídia do entretenimento. Venham curtir nosso primeiro homenageado. Sua Logomarca dispensa maiores apresentações...

Ficha Técnica

Dados da publicação

Publicado por DC Comics
Primeira aparição - Detective Comics (Maio de 1939)
Criação - Bill Finger & Bob Kane

Características do personagem

Alter ego - Bruce Wayne
Terra natal - Gotham City
Afiliações - Fundação Wayne, Liga da Justiça, Renegados, Bat-Família & Corporação Batman
Ocupação - Magnata de negócios, Filantropista, Proprietário da corporação Wayne Enterprises, Vigilante mascarado, Defensor da lei, Detetive, Líder da Corporação Batman

Parcerias

Robin, Batgirl, Asa Noturna, Mulher Gato, Superman, Mulher Maravilha, Homem-Aranha (em crossover com a Marvel Comics) Terry Mcguines (na série Batman do futuro)

Base de operações

Gotham City

Parentesco

Thomas Wayne (pai falecido)
Martha Wayne (mãe falecida)
Selina Kyle (esposa, namorada)
Dick Grayson (filho adotivo)
Jason Todd (tutelado)
Tim Drake (filho adotivo)
Damian Wayne (filho biológico)
Helena Wayne (filha biológica)
Terry McGinnis (filho biológico)
Betsy Kane (avó materna falecida)
Philip Wayne (tio, apenas na Era de Ouro)

Situação presente

Ativo

Codinomes conhecidos

O Cavaleiro das Trevas
O Cruzado Encapuzado
O Detetive das Sombras
O Maior Detetive do Mundo
Sir Hemingford Grey
Homem-Morcego

Habilidades

Intelecto genial(nível 9), incrível detetive(adepto a tecnica forense), físico capacitado, conhecedor de 127 artes marciais, boxeador de elite, gênio em disfarces, mestre na arte da evasão (fuga) e violação, estrategista, exímio piloto, especialista em acrobacias, ótimo atirador, exímio mecânico, excepcional poliglota, especialista em perseguição, leitura labial.


Nos quadrinhos, poucos personagens conseguiram uma trajetória tão rica, fascinante e fabulosa quanto ele. Ele não possui super-poderes, não é imortal, não escala paredes, não tem força acima do normal, é sombrio e amedrontador... porém, a sua mítica sobrepõe boa parte dos seus concorrentes, muitos até tão famosos quanto ele.

Sua origem deriva de uma tragédia pessoal, que marcou sua vida e mexeu tanto com seu psicológico, que ele dedicou-se a proteger aqueles que foram tão vítimas do destino quanto o próprio. Seu caminho rumo ao panteão dos grandes personagens dos quadrinho, da cultura pop, da tv, animações e séries, games e cinema foi longo, mas é com méritos que ingressa o hall dos maiores personagens do entretenimento de todos os tempos. É com grande prazer que a coluna dos grandes personagens destaca...


O Homem- Morcego 

A origem nos quadrinhos

A mitologia do Batman teve início no ano de 1939. Na verdade,ele deve sua criação a um colega de editora. Um ano antes,Super-Homem, personagem criado pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster, tornou-se um fenômeno editorial imprescindível da editora DC Comics. Na esteira do sucesso do homem de aço, os editores queriam um outro personagem que se tornasse tão popular e incumbiram o jovem quadrinista Bob Kane a criar algo.
O fato é que a futura criação não teria a mesma dificuldade encontrada pelos criadores do Super-Homem,que passaram anos em busca de um mercado pró-herói, até finalmente serem acolhidos pela DC. Pois bem, Bob Kane teria criado o visual e a ideia original de um super-herói sem poderes, um detetive, que trabalharia nas trevas, em histórias sombrias. Bob teria desenhado um esboço do Super-Homem,e por cima do mesmo foi criando o visual do que viria a ser o Batman. Incluiu nesse esboço, uma máscara cobrindo os seus olhos e asas rígidas,como as de morcegos. Entretanto, existem controvérsias a respeito da concepção do Batman. Há quem diga  o personagem teria sido idealizado originalmente ainda em 1932, por Frank Foster, o qual ofereceu sua criação à editora, mas esta não teria se interessado. Foster era um artista ligado a indústria de publicações de Nova Iorque. 



Na Década de 1930,  ele apresentou publicamente desenhos de um personagem chamado Batman, esteticamente muito similar ao personagem em discussão. Tais desenhos, anteriores a 1939, foram considerados autênticos pela DC Comics. Pois bem, 13 anos antes da primeira aparição do herói nos gibis, em 1939,foi lançado um obscuro filme mudo chamado “The Bat”.

Diferente do famoso vigilante de Gotham, o protagonista não combate o crime, mas rouba joias. Porém, tem várias semelhanças com aquele que viria a se tornar o Cavaleiro das Trevas: registra seus feitos com um cartãozinho assinado por “O Morcego”, tem máscara, cinto de utilidades e anuncia a presença com um sinal luminoso no formato do mamífero voador. Ou seja, Bob Kane (ou o Frank Foster) devem ter sido os maiores caras de pau dos gibis.

O longa em preto e branco foi baseado no livro The Circular Staircase, escrito por Mary Roberts Rinehart, publicado em 1908 e que fora adaptado ao cinema em 1915, também como “The Bat”. No entanto, o tal homem-morcego viraria protagonista da história somente em 1920, quando a obra literária teve nova adaptação, desta vez para os palcos, onde foi encenada 867 vezes. E em todas as apresentações, o nome do vilão era omitido, com o objetivo de manter o interesse do público até o fim.
Outra polêmica envolvendo a criação do Batman, foi o fato que até hoje, Bob Kane é creditado como seu único criador, quando na verdade,ele teve a ajuda fundamental de um outro escritor, o Bill Finger. O Kane apresentou seu esboço do Batman ao Bill e compartilhou suas ideias. Bill foi quem sugeriu um capuz que cobrisse toda a cabeça e no lugar das asas,uma capa com as bordas em formato de asas. Ele também escreveu em parceria com o Bob, a maioria das histórias iniciais, além de criar o principal inimigo do herói, o Coringa e vários outros vilões. Ele também é creditado pela invenção do "Batmóvel" e por ter dado nome à "Gotham City".

Devido às práticas editoriais da DC na época, todas as histórias do Batman foram publicadas como sendo de autoria de Bob Kane (o criador "oficial" do personagem), o que significava que Finger não recebia nenhum crédito por seu trabalho. Até a sua morte em 1974, ele nunca obteve o reconhecimento merecido, e tornou-se sinônimo ("fingered") na indústria de quadrinhos quando se quer dizer que o autor não recebeu nenhum crédito por sua história. Bill Finger quem deu o formato definitivo do personagem ao longo da década seguinte, definindo seu caráter, o estilo de suas histórias e personagens, assim como vilões e locais clássicos do universo do personagem.
Bat-Man (assim ele era chamado no início),foi lançado nos quadrinhos em maio de 1939, na revista Detective Comics 27. O clima detetivesco e policial de suas histórias,o visual diferente, o fato dele não ter super-poderes, resolver seus casos com a inteligência e a habilidade adquirida através de muitos treinamentos, imediatamente conquistou os fãs, e os anseios dos chefões da editora se concretizaram.
Um outro fenômeno editorial se fazia presente. Foram os primeiros passos de uma história que culminaria numa das trajetórias mais bem sucedidas da mundo das hqs. Com o passar do tempo,sua popularidade seria tamanha que, a exemplo do Super-Homem, ele deixaria de estrelar o título onde foi lançado e ganharia sua própria revista.


A origem


Através dos anos, a origem do homem morcego sofreu diversas revisões. Uniformes, parceiros e até a própria personalidade do Batman passou por mudanças. Outros aspectos, como a morte de seus pais e a sua busca por justiça, permaneceram. 

A sua história se inicia de forma trágica. Bruce Wayne  era filho único do  médico cirurgião e milionário Thomas Wayne e da socialite Martha Wayne. Bruce  teve uma vida feliz e saudável até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrão vulgar, quando voltavam para casa, depois de assistir a um filme no cinema. 
Após o acontecido, Bruce foi criado na Mansão Wayne por seu mordomo Alfred Pennyworth, que servia na mansão já uns bons anos.Bruce jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, ciminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces e fugas. Ele sabia, no entanto, que apenas essas habilidades não bastariam.

Bruce herdou toda a fortuna dos pais, inclusive as Indústrias Wayne. Obcecado em estudar o comportamento criminoso e a forma como combater o mesmo, ele percorreu o mundo,encontrando profissionais nas mais diversas áreas, que pudessem fazê-lo desenvolver suas habilidades ao máximo.

Bruce entendeu o comportamento psicológico das pessoas que ele jurara combater, e entendeu que a maioria dos criminosos eram covardes e supersticiosos. Bastaria então atacar esse medo,criar uma figura que fosse sinônimo de terror  para eles. A resposta para essa ideia veio de forma inusitada. Certa noite, um morcego entrou pela janela de sua mansão, chamando a atenção do mesmo.

Bruce tinha uma certa aversão pela figura do animal,motivada de uma experiência negativa da infância. Foi quando lhe veio a ideia de criar uma fantasia amedrontadora, inspirada justamente no animal que ele tanto temia. O jovem compartilhou suas ideias com o seu fiel mordomo,que se tornaria então seu principal colaborador e único a conhecer seu segredo. Em parceria com o mesmo, Wayne criou então a figura do Batman.

Com o apoio de sua imensa fortuna, ele criou todo um aparato de armas, equipamentos, laboratórios sofisticados pra auxiliar em suas investigações, computadores e veículos, todos predispostos nos subterrâneos de sua mansão, que depois ele apelidaria de Batcaverna. Finalmente assumindo a identidade do Batman, Wayne faz uso das habilidades desenvolvidas em anos de treinamentos e declara guerra ao crime em sua cidade-natal, Gothan City.

Batman não possui habilidades sobre-humanas, mas tem perícia de um atleta completo. Habilidoso em todas as formas de combate corpo-a-corpo ou com armas, é ainda o maior detetive do mundo, inventor, cientista, acrobata, piloto. É especialista em ocultar-se, entra e sai de lugares sem ser notado.


Por ser humano Batman é vulnerável as armas de fogo, mesmo com sua armadura a prova de balas, que não resiste ao tiro direto, sendo assim Batman(que só aparece a noite) utiliza as técnicas que aprendeu durante o treinamento na Liga das Sombras, que consiste em usar as sombras e lugares escuros, como as armações de madeira de um casarão, de baixo do chão das docas no canto escuro de uma casa, no teto de um corredor usando luvas com gancho, e várias outras opções que cada situação oferece, para se ocultar silenciosamente e derrubar um por um dos inimigos armados, pois consegue migrar de um desses esconderijos para qualquer outro sem que seus inimigos percebam, tais inimigos armados (capangas, na maioria das vezes) por não saber onde o herói está, ficam extremamente vulneráveis a ataques surpresa. Ao perceber que seus aliados estão sumindo, os inimigos armados ficam com medo e desconcentrados.


O sucesso absoluto nos quadrinhos e outras mídias.



Não demorou muito pro Batman se tornar outro ícone dos quadrinhos. Com o passar dos anos,a galeria de personagens clássicos como Robin, Mulher-Gato, Comissário Gordon, e vilões como Xarada, Pinguim, Duas Caras, Coringa foram surgindo,e outros nomes de respeito da indústria dos quadrinhos começaram a trabalhar com o personagem.Também foram surgindo os equipamentos como cintos de utilidade,Batmóvel e demais veículos derivados...

Entre os quadrinistas famosos que se destacam com o personagem, temos Dennis O'Neal, Neal Adams, Frank Miller (um dos mais importantes na trajetória do herói), Alan Grant, Jim Lee, Grant Morrison, Jim Starlin, Jeph Loeb, Mike W Barr e Alan Moore.

Em 7 décadas, todos colaboraram pra elevar a qualidade da mitologia do complexo personagem em tramas e aventuras que se tornaram verdadeiros sucesso dos quadrinhos. Entre os destaques, temos: Asilo Arkhan (autoria de Grant Morrison), A Piada Mortal,(Alan Moore), Morte em Família, (Jim Starlim), O Filho do Demônio (Mike W. Barr), O Longo Dia das Bruxas  (Jeph Loeb), A Queda do Morcego (Dennis O'Neil).

Nenhuma delas é mais famosa que a minissérie Batman-O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Lançada em 1986, a história se passa no futuro. Uma lei presidencial impediu todos os heróis de continuarem com suas atividades,o que obrigou Bruce Wayne, a pendurar a capa do Batman. 10 anos se passaram, e a cidade de Gothan ficou ainda mais corrompida pelo crime e violência. Cansado com tudo isso, Bruce, agora com 55 anos, decide violar a lei presidencial e retoma a patrulhar as ruas de Gothan, ainda mais violento e obcecado que o normal.


Seu retorno e forma ortodoxa de atacar os criminosos, divide a população da cidade e a mídia,chamando a atenção das autoridades, o que obriga uma intervenção federal. O presidente envia ninguém menos que o Super-Homem para deter o amigo.


A série, escrita e desenhada por Frank Miller, foi um enorme sucesso de público e crítica, e teve uma forte influência na trajetória do personagem e na indústria dos quadrinhos. Pode-se afirmar que existe uma fase dos quadrinhos antes e depois dessa série. A história também influenciou bastante as animações com o personagem, inclusive as versões cinematográficas que viriam anos depois.



Até hoje é tida como a principal aventura do Batman nos quadrinhos em todos os tempos. Em 2012, a mesma ganhou a sua versão animada e está disponível em dvd. Um ano após a publicação da mesma,Frank Miller voltou à cena com Batman-Ano Um, que contava a origem do personagem e seus primeiros dias em atividades. Até hoje também figura como uma das maiores aventuras do personagem,e também ganhou sua versão em animação.



O sucesso dos quadrinhos,normalmente chamou a atenção, e o personagem,tal qual o Super-Homem, quase ganha um programa de rádio, mas a empreitada não deu certo. 

Mas, nos anos 40, antes mesmo do colega de editora ganhar as telonas nas produções do fim daquela década e início dos anos 50, o Homem-Morcego ganhou a sua primeira versão em carne e osso.

Em 1943,e depois em 48,ele fora o protagonista do seriado "Batman", intitulado por aqui como "O Morcego". Dividido em vários episódios, o mesmo foi exibido nas matinês de cinema daquela época.

Em 1966,o herói e seu parceiro Robin foram estrelas do seriado pra tv que hoje em dia é tido com uma verdadeira pérola de sua mitologia. Estrelado pelos atores Adam West e Burt Ward, a série Batman teve 60 episódios, sendo que cada um era dividido em duas partes. De forte tom humorístico, é considerado uma "sátira consentida", pelos aspectos deletérios ao "mito" do personagem. 
O primeiro deles, segundo a crítica, estava no protagonista: Batman /Bruce Wayne era vivido pelo ator Adam West, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que deixava evidente tal falta de forma. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, cuja principal marca era iniciar boa parte de suas frases com a expressão "Santo (ou Santa) alguma coisa!" 


Estas frases foram reaproveitadas nas duas séries animadas produzidas pela norte-americana Filmation na década de 70, e no desenho "Superamigos", da Hanna-Barbera.


Nos dias atuais, o seriado é um verdadeiro clássico da cultura pop e é cultuado por fãs do mundo inteiro. Como curiosidade,foi por conta desse seriado que o Homem-Morcego criou a ideia ridícula e engraçada que teria um envolvimento homossexual com o Robin. E vale destacar as onomatopeias, sempre presentes nos momentos de ação,como Soc ou Pow....rsrsrs 

Em 1968 a 1969, o personagem ganhou sua primeira animação, em produções feitas pelos estúdios Filmation, os mesmos que produziam as animações do Super-Homem e Superboy por aquele tempo. Nos anos 70, ele voltou como integrante do super-grupo da DC, Liga da Justiça, numa animação intitulada Superamigos, famosíssima até hoje. O mesmo foi produzido pela Hanna Barbera e durou de 1973 a 1985.
Ainda nos anos 70, finalmente o Batman foi protagonista de suas próprias aventuras, numa animação também bancada pela Filmation. Nos anos 80,a animação dos Superamigos ganhou uma nova versão.Nos anos 90, Batman ganhou aquela que é sem dúvida alguma, sua maior e melhor série animada, Batman - O Desenho em série, de responsabilidade do produtor Bruce Timm. A mesma foi realizada inspirada na minisérie do Frank Miller e nos primeiros filmes do herói dirigidos por Tim Burton,e foi enorme sucesso de crítica e público.
Em 2000, o personagem ganhou uma nova versão, na animação Batman do Futuro.No mesmo ano, integrou mais uma vez a Liga da Justiça, numa série animada que faz os antigos Superamigos se esconderem de vergonha, dada a excelência dessa nova versão.Também no mesmo ano, ele estrelou uma série de animações, intitulada The Batman, com o intuito de chamar a atenção das crianças que estão começando a se interessar pelo personagem.

Nos últimos anos, ele também estrelou uma série de animações direto para dvds, tendo destaque:


O Retorno do Cavaleiro das Trevas, adaptação da minisérie do Frank Miller, Superman /Batman-Inimigos Públicos, O Mistério do Capuz Vermelho, O Filho do Batman, além de vários episódios da Liga da Justiça,também para DVDs.



Em 2014, o universo do Batman ganhou uma versão à la Smallville. A fórmula é tipo um prequel, antecipando alguns eventos que culminarão muitos anos depois, no surgimento do famoso justiceiro mascarado.

Intitulada Gothan, trata-se de um seriado para TV, e foca em um dos personagens célebres da mitologia do herói, o Comissário James Gordon. A história tem foco ainda no passado do garoto Bruce Wayne, nos eventos que sucedem ao assassinato de seus pais. Nessa versão, Gordon é um detetive recém-chegado à cidade e se junta com Harvey Bullock para resolver um dos casos de maior destaque de Gotham, o assassinato de Thomas e Martha Wayne. 

Durante sua investigação, Gordon conhece o filho dos Wayne, Bruce, agora sob os cuidados de seu mordomo Alfred Pennyworth, o que incentiva Gordon ainda mais a capturar o assassino misterioso.

Ao longo do caminho, Gordon deve enfrentar a máfia liderada por Carmine Falcone, bem como muitos dos futuros vilões de Gotham, como Selina Kyle, Edward Nygma e Oswald Cobblepot. Eventualmente, Gordon é forçado a formar uma improvável amizade com Bruce Wayne, que irá ajudar a moldar o futuro do menino em seu destino de se tornar O Cavaleiro das Trevas.

2 comentários :

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT