BREAKING

domingo, 27 de março de 2016

Especial DC Comics - Superman nas Telonas - 1941 - 1950

As Aventuras do Super-Homem
 (animação -1941)

Muita gente acredita que a primeira aparição do herói nas telonas foi com a clássica produção que ganharia o mundo em 1978 e imortalizaria o personagem de vez na cultura pop. Porém, muito antes da mesma,o maior super-herói de todos os tempos desembarcou nas telonas, na forma daquela que é considerada a sua mais famosa animação.

Após o sucesso nos quadrinhos e com o programa de rádio que encantava o país no ano de 1940 e gravava no inconsciente coletivo a figura do poderoso alienígena que defendia os ideais de justiça e verdade,os estúdios Paramount Pictures fecharam um acordo com a National Comics(DC), para apresentar o personagem nas famosas matinês de cinema daquela década, e procurou a Fleischer Studios, dos irmãos Max e Dave Fleischer. 

A Paramount perguntou se o estúdio poderia produzir um desenho animado com o super-herói para ser exibido nos cinemas. Na época, a televisão ainda era apenas um projeto de um rádio com imagens e o cinema era a grande diversão da família, na qual podiam passar toda a tarde. Na mesma sessão as pessoas não só viam um filme longa-metragem, como também assistiam a um média-metragem (normalmente um seriado) e também assistiam desenhos animados da Disney, Paramount, Warner, entre outras. 

É claro que Max e Dave não queriam se arriscar ao produzir um desenho do Homem de Aço. O personagem pedia movimento, ação, grandes efeitos, ótima trilha sonora e edição, entre outras coisas bem caras para pequenos desenhos de dez minutos. Então os irmãos pediram uma pequena fortuna: queriam 100 mil dólares para fazer cada episódio. 

A Paramount ofereceu a metade disso e, como continuava sendo um valor alto, o estúdio aceitou.Com um esforço de marketing fora do comum para esse tipo de produção, que teve até trailer e pôsteres como se fosse um filme longa-metragem, a série foi um sucesso. Intitulado somente como Super-Homem,a mesma enchia as salas de cinema.Ajudou também, terem escolhido os mesmos atores da série do Superman no rádio para fazer a voz de Clark Kent e Lois Lane na tela grande.

Ao todo foram realizados 17 episódios,e os mesmos sempre eram exibidos antes do longa metragem em cartaz por aquele tempo. A mitologia em torno dessa série de curtas repercute até hoje, e mesmo nos dias atuais,é considerado um marco na mitologia do herói, tendo influenciado bastante as outras mídias que posteriormente, trabalhariam com o kryptoniano.

Quem se interessar em conferir,basta acessar o youtube e procurar. Como curiosidade,um dos maiores legados dessa série com o personagem em si, é que foi graças a ela que o Super-Homem começou a voar. Antes ele somente ultrapassava os edifícios com seus pulos.

 Superman (1948)

Tem 15 partes em preto-e-branco da série cinematográfica Columbia baseado no personagem de quadrinhos Superman. Começa com um sem créditos Kirk Alyn (cobrado somente pelo seu nome do personagem, Superman) e Noel Neill como Lois Lane. É notável como a primeira aparição live-action do Superman no filme e para a longevidade de sua distribuição. A série foi dirigido por Thomas Carr, que mais tarde dirigiu muitos episódios iniciais da série de televisão Superman, e Spencer Gordon Bennet, produzido por Sam Katzman em torno de Los Angeles, Califórnia. Ele foi originalmente exibido nas matinês de cinema e após os três primeiros capítulos de definição de cena, cada episódio termina em um cliffhanger. As cenas-Superman-em vôo são animações, em parte devido ao pequeno orçamento de produção.

Atom man vc Superman (1950)
A primeira versão do herói em carne e osso para telona,surgiu também nos anos 40,dividido também num seriado de 15 capítulos,produzidos pela Columbia Pictures e intitulado de início As Aventuras do Superman,(que original). Quem teve a honra de vestir pela primeira vez o uniforme do herói,foi o ator Kirk Alyn.Uma curiosidade é que a publicidade feita pela Columbia anunciava que eles não puderam obter um ator para desempenhar o papel do Super, e então haviam contratado o próprio para interpretar a si mesmo. Kirk Alyn seria apenas Clark Kent. 

Acredito que naquela década,o pessoal devia ser muito ingênuo,pra acreditar numa conversa dessas. Os recursos daquele tempo não possibilitaram que o herói realizasse grandes proezas,ele não exibia nenhum super-poder e nas sequências de voo,como os técnicos não tinham a menor capacidade de criar um efeito convincente,o Alyn era substituído por uma animação contrastante.Uma versão alternativa da filmagem da sequência de voo foi filmada, com Kirk Alyn suspenso por fios e o uso de projeção de nuvens, mas os fios apareciam na tela, e o projeto foi substituído pela animação.O voo do personagem foi efetuado com Alyn saltando, no ponto em que ele se transformava em um personagem animado por meio de rotoscopia e voava.

As limitações do orçamento também influenciaram no reuso frequente de filmagens, especialmente as cenas de Superman voando.Na época,o seriado foi produzido em preto e branco.Superman foi um grande sucesso financeiro, e foi apresentado em salas de cinema que “antes nunca haviam recebido um seriado" . A história do seriado seguia o que já se conhecia a respeito do personagem, Superman é enviado para a Terra por seus pais, pouco antes de seu planeta natal Kripton explodir, e é criado como Clark Kent por um casal de pequenos fazendeiros. Após seus pais adotivos morrerem, o Homem de Aço vai para Metrópolis sob o disfarce dos óculos de Kent, e se junta ao pessoal do Planeta Diário, a fim de estar perto das notícias. 

Quando a emergência o exige, ele assume sua verdadeira identidade, de Superman. Este primeiro seriado gira em torno do plano nefasto de um vilão que chama a si mesmo de Spider Lady (Mulher Aranha).O sucesso foi tanto que tornou Kirk Alyn famoso e lançou a carreira de Noel Neill,atriz que interpretava Lois Lane. Uma sequência seria lançada, também em seriado, em 1950, Atom Man vs. Superman. 

A história?

Lex Luthor, o Atom Man, inventa um número de dispositivos mortais para assolar a cidade, incluindo um teletransporte, uma máquina de desintegração, que pode reduzir as pessoas a seus átomos básicos e remontá-los em outro lugar. Mas o Super-homem consegue frustrá-lo a cada tentativa. Desde que a kryptonita pode tirar do Superman os seus poderes, Luthor decide criar uma kryptonita sintética e tenta obter os ingredientes necessários: plutônio, rádio e outros.

Os efeitos de voo foram um pouco mais melhorados neste filme em comparação com o seriado original, pelo expediente simples de ligar a câmera de lado. Kirk Alyn ficou com os braços levantados na frente de um ciclorama, enquanto uma máquina de vento e fumaça foram colocados acima dele. Isso deu uma ilusão barata de voo. 

Tomadas mais longas, porém, continuaram a usar a animação, com desenhos animados do homem de aço... Nos dias atuais, essas produções chegam a ser cartunescas, vistos os recursos dos anos 40 e 50, mas são partes importante da trajetória do homem de aço.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT