BREAKING

quinta-feira, 24 de março de 2016

Especial Dc Comics - Grandes Personagens do Cinema - BATMAN - Parte 5

O fracasso escrachado de Batman e Robin levou a série do herói ao fundo do poço. No início do novo milênio, a principal concorrente da DC, a Marvel, dava sua arrancada rumo ao controle absoluto do gênero das adaptações de hqs,bancando de cara,duas produções que seriam sucesso de público e crítica:X-Men - O Filme e Homem-Aranha.

As sequências que viriam nos anos seguintes não somente superariam os filmes originais, como arrecadariam milhões ao redor do mundo. O estilo cartunesco e espetaculoso da Marvel dava a entender que um personagem com personalidade tão amargurada e complexa como Batman, já não tinha mais espaço nas telonas, principalmente depois de suas últimas empreitadas. Mas nem todos pensavam assim, afinal,ele continuava sendo um ícone das hqs, e se fosse trabalhado de forma correta, poderia sim fazer muito sucesso.


A Era Christopher Nolan
                       
Batman Begins (2005)

Com essa ideia em foco, era necessário que um diretor de talento ficasse à frente da empreitada.Foi quando surgiu o Christopher Nolan,que já vinha se destacando como um sujeito de talento por trás das câmeras. Nolan abraçou o projeto de recomeçar o personagem nos cinemas,ignorando por completo todas as produções anteriores,e dando a ele o tratamento que  merecia.  Para
isso, iniciou uma parceria com o roteirista David S Goyer,e juntos começaram a trabalhar nas ideias. Nolan disse que sua intenção para reinventar a franquia cinematográfica de Batman era de "fazer as histórias de origem do personagem, que é uma história nunca antes contada". Nolan disse que a humanidade e o realismo seriam a base da origem do filme, e que "o mundo do Batman é baseado na realidade. Será uma realidade reconhecível e contemporânea onde uma figura heroica extraordinariamente ascende". Goyer disse que o objetivo do filme era fazer com que o público se importasse com Bruce Wayne e Batman. Nolan achava que os filmes anteriores tinham mais estilo do que drama, e descreveu como sua inspiração, o filme de 1978 ,Superman, de Richard Donner, que se focava em mostrar o crescimento do personagem.Similarmente a Superman, Nolan queria um elenco coadjuvante cheio de estrelas, para dar um ar mais épico e credibilidade a história.


Nomes de respeito começaram a surgir:o então pouco conhecido Christian Bale para o papel principal, escorado por  nomes  como:
os oscarizados Michael Caine e Morgan Freeman,o versátil e famosíssimo Lian Neesom,os veteranos atores Gary Oldman,Tom Wilkinson e Rutger Hauer,o jovem Cillian Murphy,(que fizera testes para interpretar o herói) e como par romântico,(e calcanhar de Aquiles do elenco), a sem graça Katie Holmes.O ator asiático Ken Watanabe fechava o elenco.


O roteiro se fixava em contar a origem do personagem e sua jornada, o treinamento árduo e também mergulhar na psique do jovem Bruce Wayne.De inicio ele       é       apresentado   como um homem inseguro, emocionalmente instável em busca de respostas sobre o lado cruel da vida que o cerca.As principais fontes de inspiração para o roteiro foram as hqs:Batman: Ano Um e Batman - O Longo Dia Das Bruxas.

A história segue o que os fãs já conheciam:após seus pais serem mortos num assalto,o jovem Bruce Wayne (Christian Bale) decide percorrer o mundo,em busca de tentar encontrar a forma correta de fazer justiça à memória dos seus pais.O jovem é acolhido pelo misterioso Ra's Al Ghul, (Lian Neeson),    líder do grupo conhecido
como Liga Das Sombras, organização que planeja destruir futuramente, toda a cidade de Gothan.Bruce ao completar seu treinamento,se rebela e volta para Gothan,onde descobre que a cidade está sob o controle do mafioso Carmine Falcone(Tom Wilkinsom),e boa parte da polícia é totalmente corrupta.A exceção é o sargento James Gordon,(Gary Oldman),a quem o futuro vigilante irá unir forças,juntamente com a assistente de promotoria Rachel Dawes,(Katie Holmes),antiga paixão de Bruce. Assumindo a identidade de Batman,o justiceiro declara guerra à organização de Falcone,mas logo descobre que um
inimigo muito maior está por chegar:o próprio Ra's Al Ghul,que ele julgava morto.Para tanto,o vilão se une ao corrupto psiquiatra dr. Jonathan Crane,(Cillian Murphy), um psicofarmacologista que trabalha no Asilo Arkhan e tem desenvolvido uma toxina que induz medo. Ele assume a pessoa de Espantalho durante seus experimentos, usando humanos para testar seus compostos.

Nolan não se preocupou em desenvolver grandes sequências de ação para o filme,mas sim em desenvolver seus personagens o máximo possível,trabalhando em cima principalmente do Bruce Wayne, para que o espectador compreendesse os motivos que o levam a se vestir de morcego. Tudo é bem detalhado e explicado,desde a concepção do uniforme e seus equipamentos,a caverna que servirá de esconderijo pro herói,seu medo por morcegos...com todo esse cuidado,Batman tem um tempo limitado de cena. O novo intérprete do herói,Chris Bale,não poderia ser uma
escolha mais acertada. Ele constrói junto com Nolan toda a personalidade de seu personagem, se firmando como seu intérprete definitivo.Mas todo o elenco coadjuvante brilha em cena,talvez o ponto fraco seja a personagem da Katie Holmes,que não conquista o público.Outro ponto contra o roteiro são os vilões:Ra's Al Ghull,mesmo com todo o carisma e competência de Lian Neeson,e o psicótico Espantalho,do Cillian Murphy,não são assim tão memoráveis quanto os que viriam nos próximos filmes,porém,não chegam a comprometer a obra e servem a contento aos propósitos da mesma.


Um ponto forte foi a excepcional trilha sonora,criada por Han Zimmer e James Newton Howard, simplesmente magnifica. Cenografia,direção de fotografia completam o caldo. Embora seja um filme com muitos diálogos e pouca ação,existem algumas sequências memoráveis,como a primeira aparição do herói e a empolgante sequência de perseguição ao Batmóvel pelas ruas de Gothan. A força do filme estava realmente no roteiro bem desenvolvido,na direção segura do Nolan,no elenco excepcional e no fato que o personagem finalmente recebia uma produção à altura de sua mítica.


O filme foi sucesso de crítica e conquistou os fãs.porém,por aquela época, não teve uma bilheteria excepcional,embora não tenha sido fracasso. Ultrapassou os 372 milhões de dólares. A culpa em parte, ainda era do último filme,Batman e Robin,que estava fresco na memória dos fãs de cinema.Mas a super-bilheteria estava reservada pros filmes seguintes. Nolan havia imprimido um novo conceito para o gênero,fazendo que o seu realismo tenha se tornado uma referências pras futuras produções derivadas de hqs.Sua primeira incursão com o personagem foi memorável,e deixou pra trás todas as produções anteriores,inclusive as do Tim Burton,que eram referências ao Batman.O filme teve uma forte influência inclusive nos trabalhos da concorrente Marvel.


Batman - O cavaleiro das Trevas (2008)

Três anos depois da bem sucedida produção,Cristopher Nolan retornou ao universo do Homem-Morcego, numa produção que marcaria para sempre a lenda e a mitologia do herói e teria uma influência definitiva no gênero.


Parte do elenco retornou com o Nolan, inclusive o Christian Bale, Gary Oldman, Morgan Freeman e Michael Caine.Eles receberam o reforço do jovem Heath Ledger, que estava destinado à imortalidade nessa obra e o veterano Aaron Eckart.Katie Holmes, que não agradou anteriormente, foi substituída por Maggie Gynlenhaal.
O foco do roteiro dessa vez seriam dois vilões antológicos do universo do Batman:o psicótico Coringa e o temível Duas caras. Como anteriormente, a força do novo filme do Homem-Morcego estava na história,altamente bem desenvolvida e no talento impressionante de seu elenco estelar.
Dessa vez, o Batman, mesmo com toda a competência de seu novo intérprete e talento,é totalmente ofuscado pelo personagem antagonista, o psicopata Coringa, que simplesmente ganha uma interpretação visceral do ator Heath Ledger, fazendo o  personagem
do Jack Nicholson parecer um irmão de caridade. Para se ter uma ideia da obsessão do Ledger em interpretar o personagem,ele passou um mês trancado em seu apartamento treinando sua voz e trejeitos,ao mesmo tempo em que anotava os pensamentos de seu personagem num diário particular. O resultado de sua dedicação foi visto nas telonas.O Coringa é um personagem altamente assustador e é excepcionalmente bem construído,de tal forma que ele comanda o espetáculo,deixando o personagem protagonista a ver navios.Não é exagero afirmar que se trata do maior vilão derivado de hqs pros cinemas,e não é exagero incluir o mesmo num top 10 de maiores vilões do cinema.
Embora não tão chamativo quanto o Coringa, há de se destacar o personagem Duas Caras,interpretado pelo Aaron Eckart, cuja personalidade dividida é outro ponto positivo da mega-produção. Como dito,a grande atração do filme mesmo é o seu roteiro,excepcionalmente bem desenvolvido e a direção sobrenatural do Nolan,demonstrando que com mais um tempo será um dos maiores nomes da direção em todos os tempos.O cineasta,que também responde pelo roteiro em parceira com o irmão,cria as situações e diálogos mais memoráveis pra uma produção do gênero,sem deixar de lado as sequências de ação,que,levando em conta o fato que não são realizadas por efeitos gráficos e especiais,conseguem ser ainda mais impressionantes.

Infelizmente a produção ficaria marcada pela morte do Heath Ledger,alguns meses antes de seu lançamento.Sua morte prematura chocou Hollywood. Não chegou a viver pra colher os frutos de seu último trabalho.O mundo se rendeu à sua interpretação. Após o lançamento do trailer, o diretor Guillermo Del Toro e o   escritor de
HQ Jeph Loeb elogiaram Ledger, enquanto que o co-criador de Batman- O Desenho em Série, Pul Dini, disse: "Ele parece mais 'de rua' do que qualquer outra versão do Coringa. Sua atitude é severa e sarcástica, ao contrário de maníaca. Não há piadas ou traquinagens com ele. Esse Coringa não divide lados, ele divide crânios". Mark Hamill,o eterno Luke Skywalker, que deu voz ao personagem no desenho em série, disse que "a abordagem de psicopata debochado parece ser um jeito ótimo de reinventar o palhaço assustador favorito de todos". 


Ledger morreu em 22 de janeiro de 2008, após a conclusão das filmagens. "Foi uma emoção tremenda, logo após ele falecer, ter que voltar e olhar para ele todos os dias", lembra Nolan. "Mas a verdade é que me sinto bastante sortudo por ter algo produtivo para
fazer, por ter uma performance da qual ele se orgulhava muito, e confiado a mim o dever de concluí-la."  Com uma performance bem reconhecida pelos críticos, o ator recebeu o Oscar de Melhor ator coadjuvante, o primeiro prêmio póstumo na categoria ,além de várias outros importantes do meio. Sua morte em parte serviu como marketing para o filme, Muito antes do mesmo chegar às telonas, os rumores a respeito da atuação arrebatadora do jovem ator já percorriam o mundo.

No fim, não somente por esse fator mas por se us méritos próprios,arrecadou a mega bilheteria de 1004.558.444,a maior já alcançada num filme desse gênero,só superada depois pelo filme sucessor, O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Os Vingadores. A
crítica se rendeu em elogios à obra,considerada uma das maiores e mais importantes não só pro seu gênero,mas de toda a história do cinema. Muita gente aponta como a melhor e mais perfeita adaptação derivada de um personagem de hqs, todo o seu conjunto da obra, desbancando concorrentes pesados como o mitológico Superman- O Filme. Ainda levou 8 indicações ao Oscar,ficando com a premiação do Ledger e Melhor edição de som.Embora o filme anterior já tenha sido excepcional,ficou totalmente ofuscado pela grandiosidade dessa obra aqui,que deve ser reverenciada por todo o seu conjunto.É a  principal referência nos dias atuais aos conceitos de seriedade e realismo,e continua influenciando toda uma geração de cineastas.


Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

O enorme sucesso do filme anterior, as boas críticas e a bilheteria excepcional,além do desfecho em aberto,deixaram claros que uma terceira sequência com o Batman deveria vir à tona.
Geralmente,o terceiro filme de uma série cujos filmes anteriores são bem sucedidos, é um enorme perigo, pois o  filme, por um motivo ou outro,nunca fica tão bom quanto os antecessores.Outras produções já comprovaram essas afirmações.Todo mundo se perguntava,se seria possível o Nolan superar a obra-prima de 4 anos antes.

Nolan inicialmente se mostrou hesitante sobre uma terceira continuação da série, mas concordou em voltar depois de desenvolver uma história com seu irmão e  David  Goyer,  que   em
sua opinião seria uma conclusão satisfatória para a série. O filme teve como inspiração a série de quadrinhos Batman: Knightfall (1993), que marcou o surgimento do vilão Bane; em Batman-O Caveleiro das Trevas,de Frank Miller,(1987), aonde Batman volta a Gothan City após uma ausência de quase dez anos, e em Terra de Ninguém,(1999), em que um grande terremoto abala Gotham. 


Novos personagens surgiram e novos rostos para viver os mesmos também. Anne Hathaway, vivendo a ladra Selina Kyle,também conhecida como Mulher-Gato, Tom Hardy, dando vida ao brutal Bane, Joseph Gordon-Levit, como Detetive John Blake,um jovem policial cujos instintos o levam a crer que há problemas surgindo no horizonte  e Marion Cotillard como Miranda Tate, um membro do conselho executivo da Wayne Enterprises.


Na nova e decisiva aventura, após os eventos finalizados em O Cavaleiro das Trevas, Batman encerrou suas atividades, enquanto Bruce Wayne optou numa vida reclusa, que,tal qual o justiceiro de Gothan,o deixou inativo por 8 anos. Enquanto isso,uma nova ameaça paira sobre Gothan, na figura do maquiavélico Bane,um ex-integrante da temível Liga das Sombras,que planeja destruir Gothan.Ao tomar conhecimento que o comissário Gordon está hospitalizado após ter escapado do vilão e seus capangas e a respeito da nova ameaça,Batman retorna mais uma vez como única esperança para a cidade.


Nolan segue a cartilha bem sucedida das produções anteriores: construir  o roteiro e seus personagens, e desenvolver cada um a contento,ao mesmo tempo que novos elementos são ingressos na produção.Mas dessa vez ele deixou alguns elementos dignos de reflexão e à mostra que até mesmo ele comete tropeços.

O excesso de personagens acaba deixando alguns em segundo plano, como a executiva Miranda Tate e tiram um pouco o tom da realidade que ele sempre pregou na obra. Mas independente de uma escorregada aqui outra ali,e a duração excessiva, (é o maior da trilogia),o filme traz personagens bem delineados,apresentados sem pressa,nos permitindo conhecer bem a cada um. O vilão, Bane, não
é tão memorável quanto o Coringa do Ledger, mas é extremamente ameaçador e initimidante, méritos paro o seu intérprete,o Tom Hardy,que com o rosto coberto por uma máscara em todo o filme,faz de seu porte físico e olhar,uma verdadeira ameaça ao herói.Já a personagem da Hathaway,Selina Kyle,não se compara à mesma interpretada pela Michele Pfeifer em Batman-O Retorno,mas consegue seu espaço e brilha com intensidade.

Mais uma vez,o tempo de cena do Batman é limitado,não sei por que o personagem principal sempre acabou em segundo plano nessa trilogia.Tudo por conta da construção do seu alter ego,Bruce Wayne,em mais uma interpretação soberba do Chris Bale,que aprofunda o personagem em sua melancolia e conflitos internos e por conta da trama,que aprofunda demais os personagens coadjuvantes e  cria todo o    clima de     tensão.     Como nas vezes
anteriores,a força do filme estava no roteiro,construção dos personagens e atuações. Mas o filme dessa vez tem muito mais ação, todas temperadas com a magnífica e incensante trilha do Hans Zimmer.Alguns elementos da história deixaram o espectador em dúvidas,como o fato do Bruce Wayne ser abandonado numa prisão do outro lado do mundo e resurgir em Gothan,que está isolada por completo,num instante crucial ou o fato de no início,o personagem apresentar problemas nas articulações do joelho e fazer um "rapel",pulando de um andar a outro sem demonstrar dor alguma.


No fim das contas,apesar dos pesares e poucas falhas, e mesmo o filme não tendo alcançado a excelência das produções anteriores, apresentou um final digno para a trilogia, melhor que o de outras produções como X-Men e Homem-Aranha. As sequências finais deixou todos nas salas completamente imóveis, aguardando seu desfecho,e quando o mesmo veio, muita gente aplaudiu.


Um fato marcante ligado a esse filme foi que durante uma sessão da meia-noite em Aurora, Colorado,nos Estados Unidos, um atirador abriu fogo, matando 12 pessoas e ferindo outras 58, levando ao destaque internacional da imprensa. O filme foi amplamente recebido pelo público mundial. Embora o massacre de Aurora tenha deixado um trauma, o filme alcançou destaque. Mas não sem passar pelos olhos rígidos de parte do público. Foi também  recebido pela crítica em geral, apesar de não ter sido tão aclamado quanto o seu antecessor. Críticos ressaltaram os temas abordados no filme, o foco nos personagens, nas intensas cenas de ação e no final da história que fez jus ao personagem e trilogia.

Nas bilheterias,também não decepcionou e inclusive,superou a incrível bilheteria do anterior,arrecadando mais de 1 bilhão e 84 milhões de dólares, a terceira maior bilheteria do gênero, atrás somente de Os Vingadores e do Homem de Ferro. O filme encerrou a fantástica trilogia com o personagem,gravando o nome do Cristopher Nolan com letras de ouro no mercado cinematográfico.Essa trilogia é sem dúvida alguma,uma das mais bem sucedidas de todos os tempos e a influência que tem,teve e terá no gênero,continuará ainda por muitas décadas.

Os fãs tiveram que, a contragosto,se despedir de seu elenco fabuloso,formado por Christian Bale, Gary Oldman,Michael Caine e Morgan Freeman.Bale concluiu a série como o melhor intérprete do personagem, o que melhor transmitiu aos fãs,toda a angústia, dúvidas e conflitos que o levaram a ser o Batman.Dificilmente alguém irá superar com esse personagem,o trabalho alcançado pelas centenas de pessoas que colaboraram na concepção dessa trilogia.





Um comentário :

  1. Esta série dos Grandes personagens, aqui no blog, realmente ficou muito boa!
    Parabéns, Leno

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT