BREAKING

sábado, 26 de março de 2016

Especial DC Comics - É O Superman! - Parte I - A Origem e as Séries

 
 É um pássaro? É um avião?
 Não, é o Super-Homem!

São raríssimos os personagens que conseguem construir uma trajetória de tanto sucesso, derivados de uma fonte de entretenimento tão incomum como as revistas em quadrinhos. Um dos personagens pioneiros nessa trajetória,responde por um nome incomum: Kal-El. Sua figura, seu símbolo, o mundo todo conhece, ele é um dos poucos personagens a fazer parte de uma seleta galeria de reconhecimento mundial. 

Sua história é rica, ele conseguiu ser sucesso nos quadrinhos, conseguiu ser sucesso em programas de rádio, fato raro, em seguida, matinês de cinema, seriados televisivos,várias animações e finalmente se projetar de vez nas telonas,em produções que oscilaram em obras inesquecíveis ou deploráveis.  

Seja como for, a sua mítica se sobressai, afinal, são 76 anos de sucesso absoluto. Por mais que a concorrência seja enorme,o nome Super-Homem (nos anos 90, aqui no Brasil, foi estabelecido que deveria se chamar Superman, depois de décadas sendo chamado de Super-Homem) continua sendo imbatível e sinônimo de sucesso.

E aqui vamos nós, conhecer um pouco mais deste Personagem



Criando o Personagem


O Super-Homem pode ser considerado o primeiro super-herói das histórias em quadrinhos. Sua concepção data dos anos 30, quando dois jovens amigos, de origem judia, chamados Jerry Siegel e Joe Shuster, começaram a dividir a paixão em comum pelas chamadas pulps, revistas de histórias sensacionalistas.


Dessa paixão, os adolescentes começaram a criar seus próprios contos, sendo digno de referência,um intitulado "O Reino dos Super-Homens". Nessa história,um sujeito normal é transformado em um ser com poderes extraordinários,tornando-se capaz de manipular a mente das pessoas. Ao adquirir tais poderes,os utilizavam para propósitos vis. Posteriormente,essa ideia seria reciclada, mas pode-se afirmar que foi o primeiro embrião do que futuramente viria a ser o maior super-herói de todos os tempos.


A primeira tentativa da dupla em emplacar um personagem de autoria própria, seria em 1933, época em que as revistas em quadrinhos começavam a se tornar populares. Os dois apresentaram a uma importante editora do setor, seu primeiro trabalho, Tratava-se de uma revista completa, com capa e tudo, ostentando o pretensioso título de The Superman e trazendo como elementos de propaganda a frase "O Mais Surpreendente Personagem de Ficção Científica de Todos os Tempos". 

Talvez até fosse, mas, infelizmente, o personagem não chegou a ser publicado devido à editora ter encerrado sua atividade na área de histórias em quadrinhos, o que levou Joe Shuster a raivosamente queimar cada página da história, da qual só restou uma chamuscada capa, em que um personagem musculoso se atira sobre um meliante que aponta uma arma para um cidadão amarrado e amordaçado, enquanto ao fundo podem ser divisadas as silhuetas dos arranha-céus de uma grande cidade e um trem em movimento sobre um viaduto.

Um ano depois, a dupla voltaria a insistir em reaproveitar o personagem, dessa vez trazendo-o à cena em tiras diárias,para ser oferecidas aos sindicatos americanos.Pouco tempo depois,eles tinham uma boa quantidade de tiras pra ser publicadas,e tentaram a sorte com várias editoras. Ao todo foram quatro anos recebendo recusas das maiores editoras do país, até finalmente, no ano de 1938, uma certa Detective Comics (DC Comics) acolheu o trabalho da dupla. 



O Super-Homem foi efetivamente aceito para inaugurar a nova revista da editora, que recebeu o título de Action Comics. Lançada em junho de 1938, a revista tinha na capa o personagem esmagando um veículo contra uma pedra, enquanto seus eventuais ocupantes, pretensamente criminosos, se afastavam às pressas do local. 

Estava aberto o caminho para a fama. O personagem foi um sucesso imediato. Em pouco tempo os editores perceberam que os leitores não estavam buscando nas bancas o título Action Comics, mas, muito mais, a revista que continha as histórias do Super-Homem. Assim, aquele que para os editores tinha se constituído em apenas mais uma experiência editorial, tornou-se rapidamente a ponta de lança da empresa, atingindo cerca de 500 mil exemplares de tiragem em pouco mais de dez meses, uma cifra que iria dobrar nos anos seguintes.


Para se ter uma ideia do quanto o sucesso era enorme, um ano depois do lançamento do herói, surgiu ninguém menos que o Batman, o Homem-Morcego, a pedido dos chefões da editora, que queriam um novo personagem para seguir o rastro do sucesso do icônico Super-Homem. Nesse mesmo ano, o homem de aço finalmente estrelava sua própria revista, com seu nome à frente das capas, e começava a se tornar campeão de vendas de brinquedos e produtos que continham sua marca.

  
A origem


Todo mundo conhece a origem do personagem. Seu nome verdadeiro é Kal-El, ele é nativo de um planeta condenado, chamado Krypton, muito mais evoluído que o nosso planeta. Seu pai se chamava Jor-El e era o maior cientista de lá. Ao tomar conhecimento que o núcleo do planeta estava instável e ameaçava explodir, ele tentou alertar os membros do conselho que governavam Krypton, porém, foi totalmente ignorado.

Sabendo que não havia salvação para mais ninguém, ele encontrou uma forma de poupar seu único filho, o pequeno Kal-El, enviando-o numa espaçonave a outro planeta. Ao pesquisar qual planeta seria favorável para isso, a Terra chamou a atenção do cientista, pois o nosso sol amarelo atuaria na fisiologia kryptoniana de seu filho, fortalecendo suas células e lhe concedendo poderes acima dos humanos. Colocando o mesmo, ainda criança, numa espaçonave, Jor-El direcionou-a para cá, momentos antes de Krypton se extinguir numa explosão culminante. 

O foguete chegou ao nosso planeta e o garoto foi encontrado pelos fazendeiros, Jonathan e Martha Kent. O casal não possuía filhos, e resolveu adotar a criança,cignorando por completo sua verdadeira origem. À medida que crescia, e exposto ao nosso sol, o jovem foi desenvolvendo seus poderes, para espanto dos pais, que compreenderam que sua capacidade excedia a dos seres humanos, portanto, se fazia necessário que o mesmo os utilizassem para o bem.

Quando finalmente ele tomou controle desses poderes, e teve conhecimento de sua origem, sempre consciente dos valores morais que os pais adotivos lhe ensinaram, o jovem Clark Kent decidiu assumir o pseudônimo Super-Homem, e dedicar sua vida a defender a justiça, verdade e os ideais americanos. 

Para isso, ele utilizou a sua identidade como Clark Kent, e formou-se em jornalismo, afim de ficar a par de uma emergência que exigisse sua presença. Clark conseguiu se empregar no Planeta Diário, fingindo ser tímido, atrapalhado e introvertido, tudo para esconder sua outra persona. De inicio, o personagem não possuía os poderes que hoje os fãs tão bem conhecem, aos longo dos anos, foram surgindo a visão de calor, super-sopro, entre outros. E até o início dos anos 40, ele não conseguia voar, apenas ultrapassar edifícios com saltos gigantescos.

O sucesso em outras mídias

Dois anos depois do personagem se tornar sucesso de vendas,tanto em HQs como em produtos e brinquedos que carregavam a sua marca,um outro ramo do entretenimento se interessou em pegar carona nesse sucesso imediato. 

Em 1940, o herói tornou-se personagem de um programa de rádio, estrelando uma série radiofônica chamada "As Aventuras do Super-Homem". Naquele tempo não existia ainda a tv, as ondas do rádio eram os principais meios de entretenimento das massas, e o herói já dispensava apresentações. 


Bud Collyer foi o primeiro a dar voz ao homem de aço, e seu sucesso foi tamanho, que ,quando surgiram as primeiras animações com o personagem, ele foi convidado a dublar o mesmo. A série durou ao todo 11 anos, de 1940 a 1951, trazendo um diferencial que nenhum outro personagem derivado de HQs conseguiria alcançar, fazer sucesso no rádio.

Sua passagem por essa mídia trouxe facetas e personagens que fortaleceriam sua mitologia. Dali se originou o prédio do Planeta Diário e os personagens Perry White e Jimmy Olsen. Esse pontapé inicial, em transpor o herói para outras formas de entretenimento, gerou muitos derivados. 


Em 1941, o herói finalmente ganhava uma animação, que seria exibida nos cinemas, tornando-o ainda mais famoso. Em 1948, ele ganhava uma versão em carne e osso também nas telonas. Seria a primeira transposição do Super-Homem para os cinemas, vivido por um ator. Em 1952, com a popularização da tv, o kryptoniano estrelava uma das mais famosas produções de sua mitologia:o famosíssimo seriado As Aventuras do Super-Homem, estrelado pelo ator George Reeves,e que duraria 8 anos. 


Com o fim do seriado, o personagem ganhou uma nova série animada, As Novas Aventuras do Super-Homem, que durou de 1966 a 1969. Depois disso, o personagem voltaria às animações somente em 73, com um dos mais famosos seriados de sua história, o Superamigos, onde ele dividia a cena com Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman e outros personagens menos famosos do quadro da DC Comics. A série durou de 73 a 86, um verdadeiro recorde. 


Nos anos 90,mais uma vez o Super-Homem seria a estrela de uma nova série animada, o Superman - O Desenho em Série, de responsabilidade do produtor Bruce Timm. 

Antes disso,em 1988,o herói voltou em sua versão juvenil no Seriado Superboy. O mesmo foi produzido pelos produtores que, uma década antes, levara o Super aos cinemas, a dupla Alexander e Ilya Salkind. Ao todo foram quatro temporadas, sendo que, a partir da 3ª, passou a se chamar As Aventuras do Superboy. 

Apesar do sucesso da mesma, acabou saindo do ar, pelo fato que a Warner, detentora dos direitos do personagem, entrou com uma ação de direitos autorais e teve ganho de causa. Entretanto, não era o fim da linha, em 1993 estreou mais uma série para a tv, tendo o Super-Homem no foco, o seriado Lois e Clark - As Novas Aventuras do Super-Homem.


A série durou 4 anos.Em 2001, mais uma vez o herói voltou em companhia dos amigos paladinos da justiça, no famosíssimo seriado Liga Da Justiça, novamente sob a tutela do produtor Bruce Timm. O seriado durou 3 anos, mas aí foi reciclado para Liga da Justiça Sem Limites. O homem de aço no seriado tinha um grande destaque, pois era o líder da super-equipe, em todas as animações, seja o antigo Superamigos, seja sua mais nova versão. 
 

Em 2001, veio ao ar uma das mais ousadas séries envolvendo o personagem, Smallville, série que mostrava a adolescência do herói, antes da descoberta de todos os seus poderes e do mesmo vestir o consagrado uniforme, coisa que só viria a acontecer 10 anos depois, no último capítulo da 10ª temporada. 

Sim senhor, os fãs tiveram que esperar todo esse tempo, e acompanhar 10 temporadas para finalmente ver o jovem Clark Kent vestir a fantasia e tomar os céus de Metrópolis. Como se vê,ao longos das décadas,o mito do poderoso Super-Homem se fortaleceu gradativamente. Porém, o maior destaque encontrado por ele foi realmente nos cinemas.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT