Finalizando a participação do personagem na coluna dos Grandes Personagens do nosso Blog, (Por enquanto. uma vez que teremos logo,logo um novo lançamento nas telonas) vamos compartilhar quem foram os principais atores a se destacar como Frankestein.
Bóris Karloff
Nascido em 1887,foi o segundo ator a interpretar o monstro no cinema.Mais do que isso,até hoje é tido como o mais perfeito e a maior referência em termos de caracterização. A carreira iniciou em 1919. Ficou famoso como um dos principais nomes do gênero do horror do início do cinema. Se Charles Stanton Ogle foi a primeira criatura de Frankenstein, Boris Karloff - sem dúvida alguma - é a mais marcante e importante para a construção do personagem.
Lançado no mesmo ano do clássico Drácula, interpretado por Bela Lugosi, esta versão de Frankenstein acabou marcando o início de uma exitosa carreira para Karloff.Ele assumiu o papel após a recusa de Béla Lugosi e assim foi criada uma certa rivalidade entre os dois astros da Universal. Com o sucesso desta versão, Karloff acabou protagonizando uma série de filmes do estúdio, muitos deles ao lado do próprio Lugosi.
Boris Karloff, inclusive, viveu mais duas vezes a criatura em A Noiva de Frankenstein e O Filho de Frankenstein. Com um grande desempenho, Karloff acabou se tornando a versão padrão do monstro. Aliás, a cena da aparição da criatura é - até hoje - uma das mais assustadoras e impactantes dentro do gênero. Na carreira, fez mais de 50 filmes. Faleceu em 1969
Béla Lugosi
Outro nome marcante para o gênero do terror nas primeira décadas do cinema.Nascido em 1882,tornou-se famoso e referenciado até hoje por conta de sua interpretação do Drácula,em 1931.Curiosamente, o papel de Frankenstein era para ser do próprio Lugosi. Na verdade, o então Dracula recebeu primeiro a oferta para também viver a criatura de Frankenstein nos cinemas. Muito vaidoso, Lugosi recusou em função da pesada maquiagem e pelo fato dele não poder falar nos filmes.
No longa Frankenstein enfrenta o Lobisomem, de 1943, coube a Lugosi viver a criatura. Isso porque neste período, com a saída de Karloff, coube a Lou Chaney Jr viver o personagem. No entanto, o personagem principal de Chaney era o Lobisomem. Como na época ele não podia viver os dois personagens, Lugosi acabou encarnado o monstro de Frankenstein.O ator faleceu em 1956
Lon Chaney Jr
Nascido em 1883,o Lon foi um dos principais nomes do cinema de horror do início do séc XX. Foi também um dos poucos a dar vida aos 3 monstros mais famosos do cinema. Ainda na era "monstros da universal" Lon Chaney Jr foi mais um a interpretar Frankenstein. Primeiro ator a levar para as telonas o clássico Lobisomem, pelo estúdio, Chaney Jr acabou assumindo outros personagens, como a Múmia, o próprio Drácula e Frankenstein. Marcado por suas atuações dentro dos filmes deste gênero, principalmente na década de 1940, Chaney criou um ótimo Frankenstein.
No entanto, o seu sucesso como o Lobisomem foi tão grande que ele acabou sendo movido para esta franquia. Com temperamento forte e problemas pessoais, Chaney acabou perdendo espaço após o término da época de ouro dos Monstros da Universal. Ele faleceu em 1973
Christopher Lee
Outro grande nome do cinema,já destacado nas colunas a respeito de Sherlock Holmes e Drácula.que deverá ocupar essa coluna após esse personagem.Marcado pela segunda mais conhecida interpretação do Conde Drácula, a primeira obviamente é a do percussor Bela Lugosi, Lee foi também o primeiro Frankenstein dos estúdios Hammer. Após o declínio da Universal, a Hammer acabou apostando nos mesmos personagens, mas com mudanças significativas. E o primeiro grande filme deste estúdio acabou sendo, justamente, A Maldição do Frankenstein.
Como os direitos com relação a estética do personagem estavam presos a Universal, esta nova versão da criatura ganhou uma cara mais atual e putrefata. Lee obteve um grande sucesso com o longa, mas acabou assumindo a interpretação do Conde Drácula nos sete filmes seguintes, fato que o afastou deste clássico personagem. Lee o interpretou em A Maldição de Frankenstein,de 1957.O ator faleceu em junho de 2015.
Peter Boyle
Nascido em 1935,iniciou a carreira nos cinemas na década de 60. Voltando ao terreno da comédia, Frankenstein já foi personagem chave de uma dos melhores longas dirigido pelo grande Mel Brooks:O Jovem Frankenstein,de 1974.
Ao lado de um dos maiores nomes da comédia, o inesquecível Gene Wilder, coube ao ator Peter Boyle a responsabilidade de levar para as telonas essa criativa versão do monstro. Mostrando uma ótima química com Wilder, Boyle tem um grande desempenho como Frankenstein rendendo ótimas piadas. Boyle faleceu em 2006.
Robert DeNiro
Nascido em 1943,ele não precisa de apresentação aos fãs de cinema.Trata-se de uma lenda vida da interpretação, um dos maiores nomes do cinema em todos os tempos. Seu nome está ligado a alguma das maiores produções já vistas na telona. Só ora citar:O Poderoso Chefão Parte 2, Táxi Driver, Touro Indomável, Os Intocáveis, Coração Satânico, Os Bons Companheiros, O Lado Bom da Vida. Na carreira, conquistou 2 Oscars e 1 Globo de Ouro.
Viveu o personagem em Frankenstein, de Mary Shelley, em 1995. Se inspirando diretamente na clássica obra literária, o longa dirigido por Kenneth Branagh apostou em Robert De Niro para ser a nova versão da criatura de Frankenstein. Com uma grande atuação do experiente DeNiro, essa versão apela mais para dramaticidade envolvendo o personagem. Por si só, o filme não fez tanto sucesso, muito criticam as opções de Branagh nesta adaptação, mas é consenso que Robert De Niro faz um ótimo trabalho como a criatura
Aaron Eckhart
Nascido em 1968, iniciou a carreira nos teatros,nos anos 90. Em 97, a carreira cinematográfica teve início. Um dos principais personagens foi o Harvey Dent-Duas Caras, no filme Batman - O Cavaleiro das Trevas,de 2008. Interpretou o monstro em Frankenstein-Entre Anjos e Demônios, de 2014.

















Postar um comentário