BREAKING

sábado, 29 de agosto de 2015

BDSM Society - Será que você está sendo leal e fiel a você? Bônus entrevista com Renato Russo



Numa entrevista histórica pra MTV, Renato Russo disse a Zeca Camargo que achava lealdade mais importante que fidelidade. Eu era menina, mas lembro que fiquei intrigada nessa parte.

Eu entendia pouco acerca da vida, dos afetos, da durabilidade das relações. Mas Renato Russo me influenciava, numa época em que meu pensamento ainda estava sendo moldado e eu tentava, imaturamente, entender aquela declaração.

Isso foi há vinte anos. De lá pra cá, relações se construíram e desconstruíram na minha frente. E vivendo minha própria experiência, finalmente consigo entender, e de certa forma concordar, com Renato Russo.

Lealdade é uma virtude composta por valores existentes em cada ser humano, mas nem todo ser tem intrínseca essa virtude. Muitos acreditam que para uma pessoa ser leal é necessário que acredite que seus sentimentos são reais e verdadeiros.

Os casais na atualidade tendem muito a querer essa tal fidelidade, entretanto a fidelidade parte do princípio de um dever moral, uma obrigação, um compromisso, quase um contrato. Já a lealdade é muito mais que isso, está relacionada a valores, sinceridade, vínculo afetivo. Em suma, enquanto o leal não trai por valores emocionais o fiel não trai por valores morais.

O leal é uma questão mais voltada à maturidade emocional, enquanto o fiel apenas quer cumprir as regras e os costumes, na exatidão de suas promessas, situação que o leal não está muito conectado a essas regras, pois seus princípios vão além das regras. A lealdade está na confiança construída das relações interpessoais.

Talvez o que muitos esperam de uma relação quer seja, conjugal, fraternal ou mesmo na relação de amizade, é a junção destes dois preceitos lealdade e fidelidade, mas antes de tudo é sempre bom uma auto-analise. Será que você está sendo leal e fiel a você?

Juntamente com a lealdade estão os sonhos e a esperança compartilhados. Toda relação parte do pressuposto da criação de um vínculo afetivo, é esse “jogo de emoções” que permeia qualquer relacionamento.

Quando a pessoa consegue ser leal as suas verdades e fiel as suas convicções, tem a possibilidade também de transmitir esse sentimento ao outro.

Para ter um companheiro leal e fiel é sempre bom analisar seu caráter, sem esquecer que ninguém é infalível e pequenos deslizas podem existir.

Amor nenhum se atualiza sozinho. O tempo passa, a gente muda, o amor modifica. E nessa evolução toda, a única tecla capaz de atualizar e permitir a duração do amor, é a tecla da lealdade. É ela que conta ao outro que estou mudando, que não gosto mais daquele apelido, ou que aquela mania de encostar os pés gelados em mim embaixo do cobertor ficou chata. É ela que permite que coisas ruins ou não tão bonitas encontrem um refúgio, um lugar seguro onde possam descansar em paz.

É ela que faz o amor se atualizar e durar...

Lealdade é não precisar solicitar conexão. É conectar-se sem demora, reservas ou desconfianças. É compartilhar a senha da própria vida, com tudo de bom e ruim que lhe coube até aqui.

Leal é quem conhece as fraquezas, revezes, tombos e dificuldades do outro e não usa isso como álibi na hora da desavença; ao contrário, suporta sua imperfeição e o ajuda a se levantar.

Leal é quem prepara seu terreno, se preocupa com sua dor, antecipa a cura;
Leal é aquele que é fiel por opção, atento ao amor que possui, zeloso com o próprio coração;

É quem não omite o próprio descontentamento, mas aponta o que pode ser feito pra não se perder...

Então sim, eu concordo com Renato Russo e acho que lealdade é o que gera confiança, confiança que nos permite sermos verdadeiros.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT