Ano de lançamento: 2015
Direção:Alan Taylor
Elenco
Arnold Schwarzenegger como T-800
Emilia Clarke como Sarah Connor
Jason Clarke como John Connor
Jai Courtney como Kyle Reese
Matt Smith como T-5000 / Alex
Lee Byung-hun como o T-1000
Dayo Okeniyi como Danny Dyson
Courtney B. Vance como Miles Dyson
Sandrine Holt como Detetive Cheung
J. K. Simmons como Detetive O'Brien
Michael Gladis como Tenente Matias
Douglas Smith como John Connor jovem
Brett Azar como The Terminator (Ciborgue T-800 modelo jovem)
Nolan Gross como Skynet
Sinopse
“Quando John Connor (Jason Clarke), líder da resistência humana, envia o sargento Kyle Reese (Jai Courtney) de volta para 1984 para proteger Sarah Connor (Emilia Clarke) e garantir o futuro, uma virada de inesperada de eventos cria uma linha do tempo danificada. Agora, o Sgt. Reese encontra-se em uma versão desconhecida do passado, onde ele é confrontado com aliados improváveis, incluindo o Guardião (Arnold Schwarzenegger), perigosas novos inimigos, e uma nova missão inesperada: redefinir o futuro…”
Comentários
Há 31 anos,os poucos conhecidos James Cameron e Arnold Schwarzenegger se uniram e lançaram uma pérola do cinema. Intitulado O Exterminador do Futuro (The Terminator), o filme,com um orçamento de pouco mais de 6 milhões, contando com um roteiro original, um elenco excelente e uma equipe técnica competente, marcou os gêneros Sci Fi/ação, abrindo caminho para uma das mais famosas franquias da história. Alguns anos depois,os dois voltaram a se unir e lançaram o excepcional Exterminador do Futuro 2- O Julgamento Final. Superior ao míitico filme antecessor em tudo que se imagine,a produção marcou época, tornando-se uma das sequências mais bem elaboradas de todos os tempos,referenciada até hoje.
Depois disso, a série deu uma estagnada. James Cameron, idealizador desse universo pós-apocalíptico, perdeu os direitos para a ex-esposa, a protagonista dos dois filmes, a atriz Linda Hamilton,que decidiu vendê-los a quem pagasse mais. 12 anos depois do segundo filme, agora de propriedade de um outro estúdio,o Exterminador retornou numa sequência milionária, onde a ausência de seu idealizador foi contundente.
Passaram mais alguns anos,e novamente de propriedade de um outro estúdio,os produtores novos decidiram apostar num caminho diferente para um novo filme. Descartaram o principal nome da franquia,o Schwarzenegger, e apostaram numa outra abordagem,criando um prequel que antecede os eventos da famosa primeira produção.Os fãs detestaram a iniciativa,e a ausência do Arnold culminou numa produção descartável. A dança das cadeiras com a famosa marca Terminator continuou. Uma nova produtora adquiriu os direitos e o 5º filme foi anunciado, contando mais uma vez com a presença do aclamado Arnold.
O novo filme de certa forma,ignora os eventos mostrados nas 3ª e 4ª sequências, e cria um paradoxo temporal, ao mesmo tempo em que homenageia os dois primeiros filmes. Nesse 5º Exterminador, os fãs são apresentados aquilo que eles conhecem há décadas acompanhando a série.
Após uma batalha final contra a temível Skynet, as tropas lideradas por John Connor, (Jason Clarke), tomam um dos complexos onde está localizado um ruptor temporal,aquele que enviará o ciborgue T-800 ao ano de 1984, para eliminar a Sarah Connor.
O guerrilheiro Kyle Reese,(Jai Courtney)se oferece como voluntário para proteger Sarah, mas,chegando em 84,ele descobre que as coisas estão fora da realidade que ele,(e os fãs que assistiram o primeiro filme)esperava.
Sarah Connor é protegida desde a infância por um modelo T-800, (Schwarzenegger), que a preparou para ser a guerrilheira durona que todos conhecem. Ela sabe de todos os eventos que culminariam com o envio de Kyle naquele dia e o próximo passo é encontrar explicações para aquele paradoxo,ao mesmo tempo em que novamente eles tentarão impedir a Skynet de entrar em operação.
Como dito, uma das gratas surpresas do 5º episódio, é justamente a ideia das referências aos tão bem sucedidos primeiros filmes. A nostalgia permeia os primeiros 40 minutos de exibição.
Temos o embate entre os modelos T-800, o malvado e clássico de 84 com a versão 2015.Nem mesmo a sua maior referência, o Schwarzenegger, imaginaria tal possibilidade. O modelo T-1000 também dá as caras, para desespero dos demais personagens,mas dessa vez ele dá bem menos trabalho que o excepcional personagem do Exterminador 2.
Um dos achados do filme é justamente lidar com a passagem do tempo do Schwarzenegger, agora com seus setenta e poucos anos. Aqui fica explicada a questão:os tecidos que envolvem o corpo metálico do T-800 são humanos,então naturalmente,o tempo se encarregaria de envelhecer a aparência do ciborgue.Nada de rejuvenescimentos à base de efeitos digitais. O T-800 aliás,cuida dos alivios cômicos do filme.
Se anteriormente ele era uma máquina no sentido da palavra,sempre ameaçador, aqui as tiradas protagonizadas pelo personagem são impagáveis. A mítica de seu protagonista continua imbatível.
Os atores que dividem a cena com Schwarzenegger não ficam por menos. A Emília Clarke,agora interpretando a Sarah Connor, incorpora bem os trejeitos da Linda Hamilton, e protagoniza cenas dignas do legado da atriz nessa franquia.Jai Courtney, como Kyle Reese,também se sai excepcional, tem uma química muito boa com os dois astros e mostra também ser uma futura referência ao cinema de ação.
O ponto negativo é a presença e pouca participação do oscarizado J.K Simmons, interpretando um policial alcoólatra e de nenhuma importância para o filme. Como tudo,o filme tem alguns pontos negativos. O roteiro parece se perder em dado momento, cria uma certa confusão com alguns pontos,deixa uma certa falta de lógica e uma não conclusão satisfatória para certos fatos.
Lidar com filmes que tem viagens no tempo sempre foi complicado, pois as pontas soltas sempre ficam. As sequências de ação são razoáveis, embora bem orquestradas,faltou uma que pudesse ser a referência do filme. O que estragou a grande surpresa, foram os trailers exibidos na net, que entregaram o ouro e anteciparam uma certa reviravolta na trama.
Os fãs já puderam tem uma noção do que aconteceria em relação ao grande vilão dessa obra. No balanço geral. Exterminador 5 cumpre a função de manter viva a lembrança do ciborgue T-800, um dos mais emblemáticos e queridos personagens do cinema, proporciona a nostalgia e cumpre sua função de divertir satisfatoriamente.
Achamos muito interessante este vídeo, no qual você vai conhecer 10 curiosidades sobre o filme. É muito interessante. E com certeza, vale conferir.
Resta saber o que o futuro reserva para o Exterminador do Futuro. Nos USA, o filme foi mal recepcionado, a bilheteria está super-abaixo do aguardado e a crítica acolheu de forma razoável. Vamos ver se o resto do planeta favorece a ideia de que esse seria o primeiro de uma nova trilogia com o herói,ou se a carga na bateria do T-800 finalmente vai se esgotar.



















Postar um comentário