BREAKING
» SANTA INQUISIÇÃO» Siga o BLOG KATIA GOBBI!» Noite Quente By KG Kati» Música - DECLARAÇÃO OU POESIA - KG Kati Gobbi & Adalton Miguel - Vídeo» MEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS by KG Kati» Decifrando minha Biografia By KGKati

sábado, 2 de maio de 2015

Grandes Personagens do Cinema - Sherlock Holmes - A Origem

A literatura foi um lazer que resultou na derivação de personagens que se tornariam verdadeiros ícones do entretenimento. O personagem em destaque dessa vez, é nada menos do que o mais famoso do gênero policial. Sua data de criação é do final do século XIX. Em sua primeira aventura, ele mostrou a que veio, tornou-se famoso da noite para o dia e rapidamente se projetou como o mais perfeito e simbólico representante de um gênero.

Ele possui nada menos que 125 anos de criação, mas a magia de suas aventuras continua tão deslumbrante nos dias atuais, quanto na época em que foi concebido. Sua fama foi e continua sendo tamanha, que ele se tornou mais conhecido do que seu próprio criador, o escritor Sir Arthur Conan Doyle. Seus dotes investigativos, seu poder de dedução e observação, sua inteligência, seu talento em desvendar casos impossíveis fizeram dele até mesmo uma palavra usada para adjetivar pessoas com talentos observadores.

Sua fama é tamanha, que ele saiu das páginas e ganhou outros ramos do entretenimento, chegando a se destacar também nos teatros, televisão e cinema. No cinema, ele é detentor de um recorde. Estima-se nada menos que 200 filmes estrelados pelo mesmo, desde a época do cinema mudo, e que cerca de 75 atores já o interpretaram. Para a televisão, o personagem também possui várias produções realizadas ao longo das décadas. Para comemorar o mês do aniversário do Nosso Blog, a coluna dos Grandes Personagens destaca dessa vez, o maior detetive de todos os tempos. 

Com vocês... Sherlock Holmes.

O autor

O personagem Sherlock Holmes nasceu da imaginação privilegiada do escritor e médico britânico, Arthur Conan Doyle. De nacionalidade escocesa, ele nasceu em 22 de maior de 1859. Entre 1876 e 1881, ele estudou medicina na Universidade de Edimburgo, passando também um tempo na cidade de Aston. Enquanto estudava, começou a escrever pequenas histórias. Sua primeira obra foi publicada antes de completar os 20 anos, aparecendo no Chambers’s Edinburgh Journal. Após se formar em medicina, Doyle passou a clinicar,mas seus primeiros anos na profissão não foram compensadores, eram poucos os clientes.


Nas horas vagas, para passar o tempo, ele escrevia algumas histórias. A sua primeira obra notável foi Um Estudo em Vermelho, publicada no Beeton’s Christmas Annual de 1887, e que foi a primeira vez em que Sherlock Holmes apareceu.
Sendo estes os primeiros livros a serem publicados:
→ Um estudo em vermelho - (A Study in Scarlet) - romance publicado em 1887.
→ O signo dos quatro - (The Sign of the Four) - romance publicado em 1890.
→ O Cão dos Baskervilles - (The Hound of the Baskervilles) - romance publicado em 1902.
→ O vale do terror - (The Valley of Fear) - romance publicado em 1915.
Holmes era parcialmente baseado em seu professor de sua época na universidade, Joseph Bell, a quem Conan Doyle escreveu: "É mais do que certo que é a você a quem eu devo Sherlock Holmes… Com base no centro de dedução, na interferência e na observação que ouvi você inculcar, tentei construir um homem.". As futuras histórias a apresentar Sherlock Holmes foram publicadas na inglesa Strand Magazine. Outros autores ocasionalmente sugerem influências adicionais, como o famoso personagem de Edgar Allan Poe, C. Auguste Dupin. Doyle notabilizaria-se pela riqueza de detalhes com que escrevia as aventuras do detetive.Os personagens eram descritos da cabeça aos pés,tal qual os cenários por onde se passavam as aventuras do intrépido Holmes. Os casos narrados ao detetive eram extremamente complexos.Nas aventuras,ele sempre estava envolvidos em crimes e problemas e dramas familiares,que na maioria das vezes,deixava totalmente desconcertada até mesmo a poderosa Scotland Yard. Os crimes investigados e solucionados por Holmes eram de natureza completamente impossível de ser desvendados,alguns até mesmo chegavam a reunir elementos de possível origem sobrenatural.
O sucesso da primeira aparição do personagem foi imediato,tanto que, 3 anos depois,ele retornou em outro romance, intitulado O Signo dos Quatro.A partir de então, Holmes se projetava de vez como o mais perfeito personagem do gênero. A natureza dos mistérios desvendados por Sherlock, a estrutura narrativa de suas aventuras, sempre contadas na obra, pelo seu fiel companheiro, o Dr. Watson, que acompanhou Holmes em quase todas as suas investigações,eram tão impressionantes,que o público chegou até mesmo a acreditar que ele realmente existia.
Houve relatos até mesmo de pessoas que chegaram a procurar o detetive em seu endereço fictício,o 221 B da Baker Street,(que nos dias atuais abriga um museu em homenagem ao personagem.Na literatura, o mundo de Sherlock Holmes girava em torno do apartamento 221B da Baker Street, em Londres. Na vida real, o endereço nunca existiu. Foi criado em 1990 para sediar o museu dedicado ao investigador, mas os visitantes não precisam ser bons detetives para perceberem que o museu, na verdade, fica no número 239 da rua.). Outros contam que o escritor recebia dezenas de cartas,pedindo para que ele enviasse Holmes a determinado endereço,afim de investigar algum caso para determinada pessoa.Contam ainda que,na época dos crimes cometidos por Jack,o estripador,a Scotland Yard chegou até a procurar o próprio Conan Doyle, uma vez que ele era a mente por trás do Sherlock,pra auxiliar nas investigações. Em sua única entrevista, datada de 1929, o autor Conan Doyle revelou surpresa ao receber cartas de fãs pedindo autógrafos de Sherlock.
O estilo direto da narrativa e a vivacidade dos diálogos, acrescidos do poder de imaginação nas tramas, fazem de Conan Doyle um autor lido sempre com agrado. Sua engenhosidade teve o mérito de estimular o desenvolvimento da criminologia. E seus livros jamais foram superados - nem mesmo pelo moderno romance policial, quase sempre de estilo mais agressivo. A ampla bibliografia de Arthur Conan Doyle, em que se relatam as aventuras de Sherlock Holmes e seu companheiro dr. Watson, é conhecida como "cânone holmesiano", e é formada por quatro romances e 56 contos.
Entre 1887 a 1893, Doyle escreveu dois romances longos com o detetive,além de uma série de romances curtos, reunidos em edições especiais como As Aventuras de Sherlock Holmes. O sucesso e a procura pelo personagem eram enormes,o escritor recebia milhares de cartas clamando por mais aventuras.Mas essa procura acabou de certa forma, prejudicando sua carreira profissional.Criar casos para Sherlock desvendar ocupava tanto o seu tempo,que ele mal podia se dedicar à profissão de médico.
Em 1890, Conan Doyle começou a estudar os olhos em Viena; ele se mudou para Londres em 1891 para começar a atender como oftalmologista. Conforme diz a sua autobiografia, nenhum paciente sequer passou pela porta de seu consultório, o que lhe deu mais tempo para escrever. Em novembro de 1891, ele escreveu para sua mãe: "Acho que vou assassinar Holmes… e lhe dar fim de uma vez por todas. Ele priva minha mente de coisas melhores.". Sua mãe respondeu, dizendo, "Faça o que achar melhor, mas o público não aceitará essa atitude em silêncio.". Em dezembro de 1893, ele fez o que pretendia para dedicar mais tempo a obras que ele considerava mais "importantes" – os seus livros históricos.
No conto O Problema Final, Holmes aparentemente morre ao se bater com seu principal arqui-inimigo,o temível professor Moriarty. Ambos despencam numa cachoeira, vindo a óbito. Quando a obra chegou aos fãs,a reação foi imediata. Eles não aceitavam o trágico destino dado pelo autor ao personagem, e o Conan passou a ser constantemente pressionado pelos pedidos de retorno. Segundo relatam,fãs chegaram até mesmo a fazer uma passeata pelas ruas de Londres,clamando o retorno do fabuloso detetive. Doyle tentou fazer sucesso com outros gêneros,mas tudo foi por água abaixo,como se fosse uma resposta do público à sua decisão.
Mas o autor permaneceria inabalável em sua decisão por pelo menos 9 anos, até que,em 1902, ele se rendeu ao apelo dos fãs,e trouxe o detetive de volta no romance O Cão dos Baskervilles, provavelmente a mais famosa aventura com Holmes. No conto,A Casa Vazia,de 1903,o mistério de sua morte foi finalmente revelado com a explicação de que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos perigosos, ele fingiu estar "temporariamente" morto.Depois desse retorno,o personagem estrelaria pelo menos mais uns 40 contos,entre 1902 a 1928,além do longa O Vale do Terror,de 1915.

Arthur Conan Doyle faleceu aos 71 anos, vítima de ataque cardíaco, no dia 7 de julho de 1930.

Os Livros

→ As Aventuras de Sherlock Holmes - (The Adventures of Sherlock Holmes) - série de 12 contos publicada em 1892.
→ Memórias de Sherlock Holmes - (The Memoirs of Sherlock Holmes) - série de 11 contos publicada em 1894.
→ O Retorno de Sherlock Holmes - (The Return of Sherlock Holmes) - série de 13 contos publicada em 1905.
→ Os Casos de Sherlock Holmes - (The Case-Book of Sherlock Holmes) - série de 12 contos  publicada em 1927.
→ O último adeus de Sherlock Holmes - (His Last Bow) - série de 8 contos publicada em 1996 -Post Mortem

Em ordem cronológica, são distríbuídos em livros e contos intercalados:


Um estudo em vermelho, O signo dos quatro, As Aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock Holmes, O Cão dos Baskervilles, O Retorno de Sherlock Holmes, O vale do terror, Os Casos de Sherlock Holmes, O último adeus de Sherlock Holmes. No Brasil, os livros são editados pela Editora Melhoramentos.

Conhecendo a personagem

Na ficção, as aventuras de Sherlock Holmes se passam no final da Era Vitoriana, séx XIX e primeiras décadas do séx XX. Após concluir seus estudos,ele instalou-se em Londres. Ele residia no endereço fictício 221B da baker Street,em companhia de seu leal amigo e "escudeiro",o não menos famoso dr. Watson,que se tornaria o principal interlocutor e divulgador das proezas do detetive. Sherlock Holmes descreve-se como um "detetive consultor", o que significa que as pessoas vêm-lhe pedir conselhos sobre os seus problemas, ao invés de se dirigir a elas. Holmes é capaz de resolver os problemas a ele propostos sem sair do seu apartamento, apesar de este não ser o caso em diversas de suas mais interessantes histórias, que requerem a sua presença.
A sua especialidade é resolver enigmas singulares, que deixam a polícia desnorteada, usando a sua extrema faculdade de observação e dedução.Holmes demonstra, ao longo das suas histórias, uma capacidade de dedução e um senso de observação impressionantes, ajudados por uma cultura geral extensa e variada (ele é capaz de identificar a marca de um tabaco somente pelo seu cheiro e pela cor de suas cinzas).
Quando envolvido com algum problema, pode passar noites sem dormir ou comer, o que inquieta o seu amigo Watson. Mestre na arte do disfarce , maneja com habilidade a espada e daria, segundo Watson, um bom pugilista. De natureza inquieta,quando fica sem alguma ocupação e entregue ao ócio,ele tem o hábito de se aplicar doses de cocaína,afim de relaxar um pouco,o que causa duras reprimendas do amigo. No final do século 19, algumas drogas não eram proibidas como são hoje. Dessa maneira, Holmes fazia abertamente uso de cocaína e morfina, tirando claro, o tabaco.
Outra de suas marcas registradas, a frase: "Elementar, meu caro Watson", foi criada no teatro, não foi autoria do seu criador,com muitas outras particularidades, como o cachimbo curvo do detetive. Muito embora alguns aleguem que se trate de uma das primeiras falas do personagem, em seu romance de estreia Um Estudo em Vermelho (1887)  , ela não se encontra no original nem em outras traduções do texto. No resto de toda a obra, a frase não torna a acontecer, aí sim tendo sido popularizada pelas adaptações das aventuras.
Holmes detém conhecimento dos mais intrínsecos assuntos,que lhe são úteis em sua área de atuação,é um violinista talentosíssimo e um excelente boxeur. Na aparência física,é descrito como um sujeito um tanto magro,com idade entre 35 a 45 anos,rosto agudo com nariz fino e parecido com o bico de um falcão e olhos cinzentos e penetrantes.De inteligência refinada e impressionante,sua habilidade investigativa e o conhecimento da criminologia e modo de pensar dos marginais é tamanho,que muitas vezes ele é procurado até mesmo por detetives da Scontland Yard.

Apesar de atuar como detetive particular, em muitas oportunidades, seus casos investigados cruzam com as investigações do famoso departamento de polícia londrino, e ele acaba atuando como colaborador dos agentes da Yard. Entre eles, o principal é o detetive Lestrade,que embora seja extremamente dedicado à função, por muitas vezes segue uma linha investigativa totalmente sem nexo,para divertimento de Holmes,que acaba por solucionar o caso para o embasbacamento do colega.Entretanto,Holmes prefere não guardar os méritos para si,e deixa os louros da vitória para os policiais.
A bem da verdade, mesmo com seu talento sobrenatural para a investigação, superior a todos os demais, Holmes prefere permanecer discreto na história, e assim seria se não fosse a atitude do seu amigo. Inconformado por ver outros levarem os méritos por um caso tão brilhantemente resolvido por Holmes, Watson se dispôs a levar a conhecimento público, todas as aventuras de Holmes, através de crônicas, que finalmente expuseram ao mundo todo o talento do amigo.
A exposição o fez se tornar bastante requisitado,Holmes era procurado tanto por cidadãos comuns, como por reis, príncipes, empresários, milionários e a nobreza em geral. Ele não fazia distinção na clientela, e se dedicava a desvendar tanto um fato comum, como o sumiço de um objeto de puro valor sentimental, como o roubo de um plano do governo que se caísse em mãos erradas,poderia acarretar consequências duríssimas. Boa parte dos casos envolviam assassinatos ou desaparecimentos de pessoas,em condições totalmente insolúveis.Vez ou outra,surgiam casos de origem sobrenatural,para a descrença de Holmes,que simplesmente ignorava qualquer possibilidade dessa natureza.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT
This website attempted to run a cryptominer in your browser. Click here for more information.