BREAKING
» SANTA INQUISIÇÃO» Siga o BLOG KATIA GOBBI!» Noite Quente By KG Kati» Música - DECLARAÇÃO OU POESIA - KG Kati Gobbi & Adalton Miguel - Vídeo» MEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS by KG Kati» Decifrando minha Biografia By KGKati

sábado, 30 de maio de 2015

Grandes Personagens do Cinema - Sherlock Holmes nos Cinema - Traillers e Filmes

Holmes é detentor de um recorde absoluto no que diz respeito às produções para as telonas. Desde o início do século,ainda nos primórdios do cinema,ele se faz presente,tantos em produções curtas,como em longa metragens. Estima-se nada menos que 211 produções estreladas pelo detetive,feito insuperável por qualquer outro personagem.Ele consta no Guiness Book como o personagem mais retratado da história do cinema.

Uma das primeiras obras cinematográficas a ser produzida foi sobre Sherlock Holmes. O filme de 1900 se chama Sherlock Holmes Baffled e tem – apenas – quase um minuto de duração, porém é o primeiro grande marco para o começo da longa história de amor entre as aventuras do detetive e o cinema.
Por todo o séc XX,Holmes se fez presente,atravessando o século inteiro em várias produções.Ele estava presente na época do cinema mudo, depois falado e a cores. Alguns se tornaram célebres e consagraram seus intérpretes. Em 1939, o público foi apresentado ao primeiro filme pertencente a uma série de 14 outros longas que iria trazer novos admiradores ao detetive e deixaria os atores  Basil Rathbone e Nigel Bruce eternamente famosos por interpretar Holmes e Watson, respectivamente. Logo, a série de filmes ficou extremamente popular, tornando-se referência  como os casos originalmente escritos por Conan Doyle deveriam ser representados nas telonas.Inúmeros outros longas foram realizados, em inúmeros formatos e adaptações, para todos os gostos.
Tem Sherlock se consultando com Freud (Visões de Sherlock Holmes, de 1976), tem Watson resolvendo os casos e contratando Sherlock, um ator, para se passar por um detetive brilhante (Sherlock e Eu, de 1988), tem a vida “privada” de Holmes, mostrando aspectos pouco discutidos da vida do detetive, como por exemplo sua vida amorosa (A Vida Íntima de Sherlock Holmes, de 1970), tem Holmes e Watson se conhecendo quando adolescentes (O Enigma da Pirâmide, de 1985), tem Holmes e Watson versão ratinhos da Disney (As Peripécias do Ratinho Detetive, de 1986) e até mesmo uma versão em que Holmes tem de enfrentar dinossauros em Londres. (Asylum’s Sherlock Holmes, de 2010). E mais recentemente tivemos a aparição de Robert Downey Jr. como o intérprete de um Holmes mais “herói de filmes de ação” não em um só filme, mas em dois e aparentemente um futuro terceiro(Sherlock Holmes, de 2009 e Sherlock Holmes: Jogo de Sombras, de 2012).

Até mesmo a Rússia tinha sua versão de Sherlock, na década de 70, o ator Vasily Borisovich Livano interpretou o investigador em mais de 10 filmes, entre a foice, o martelo e o cachimbo.


Entretanto, apesar desses números impressionantes ,o personagem até hoje não estrelou uma produção que possa ser considerada uma obra-prima, a exemplo de outros personagens famosos do cinema. Até mesmo os seus fãs tem dificuldades em apontar qual o filme que possa ser considerado como o "top de linha" da passagem do detetive pela telona.Indicar entre as mais de 200 produções,quais as mais famosas e importantes,é bem difícil,porém,passando um pente fino em sua extensa filmografia,as produções mais destacadas com o personagem são as seguintes:


O Cão dos Baskervilles

A aventura mais famosa com o detetive foi também a mais adaptada do legado de seu criador,Arthur Conan Doyle,tanto para a tv como para o cinema. Existem pelo menos vinte e quatro adaptações cinematográficas de O Cão dos Baskervilles. Algumas se mantêm bastante próximas do texto original enquanto outras possuem diferenças notáveis na trama. A primeira adaptação é registrada no ano de 1914.

 Nos cinemas,a versão mais famosa foi estrelada por Basil Rathbone,que muitos consideram até hoje como o mais perfeito intérprete do personagem.Nesse filme,Holmes entra em cena para investigar a lenda do temível Cão dos Baskervilles,uma criatura de origem sobrenatural que a séculos persegue e aterroriza os membros da família Baskerville.Em 1959,o filme ganhou um remake,estrelado por Cristhopher Lee,famoso mais tarde como intérprete do Conde Drácula.

Sherlock Holmes e a Pérola da Morte 
Baseado no conto "The Adventure of Six Napoleons" escrito em 1903 por Sir Arthur Conan Doyle, uma pérola de valor inestimável, porém com a reputação de má sorte para seus possuidores, é roubada. Sherlock Holmes precisa investigar vários assassinatos aparentemente desconexos, a fim de reavê-la.

Sherlock Holmes e a Garra escarlate   Este é o segundo filme onde vemos Holmes e Watson longe das nebulosas ruas de Londres, mas apesar da ausência da Baker Street, ambos estão em algumas cenas em casa! O local é uma pequena cidade sob o Domínio britânico, Quebec no Canadá. O Crime é um diabólico e bizarro assassinato! Holmes e Watson seguem uma pista que está esquentando cada vez mais. A Garra Escarlate, é um dos poucos filmes da série, a mostrar de forma clara e a independente a fuga do estilo de Doyle no enredo. Pelo motivo de não se encontrar nenhuma identificação com as histórias originais, a crítica no seu lançamento foi fria, porém hoje, é considerado como um dos melhores da série. Criativo e Intrigante.

Sherlock Holmes e a casa do medo
Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro, o Dr. Watson, são chamados para desvendar os crimes que ocorrem em uma mansão, onde cada vítima é previamente avisada ao receber sementes de laranja.


A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970)
Um filme pouco conhecido, dirigido pelo grande Billy Wilder. a partir de supostos escritos póstumos do Dr.Watson, conta a complicada investigação do desaparecimento do marido de uma bela mulher, que envolve um castelo escocês, o sumiço de seis anões, o monstro do Lago Ness, experimentos navais e até monges vilões. Bom, mas não tem a sofisticação habitual do diretor.



Esse Louco Me Fascina (1970)
Um homem enlouquece após a morte da esposa e está convencido que é o próprio Sherlock Holmes. Quando a psiquiatra Mildred Watson se interessa pelo seu caso, ele a levará para as ruas de Nova York em busca do professor Moriarty e,claro, se apaixonam. Um filme diferente e simpático.



Visões de Sherlock Holmes (1976)
Para tratar da dependência de cocaína de Holmes, seu amigo Watson  o convence a tratar-se com o Dr. Freud  em Viena. Lá chegando, os dois terão também que investigar o rapto de uma amiga. A cocaína esteve presente em vários contos, mas havia sido suprimida até este filme. ótimo filme de Herbert Ross. No elenco,dois atores oscarizados:Robert Duvall e Alan Arkin



Assassinato por Decreto (1979)
Estrelado pelo Christopher Plummer, como Holmes e James Mason como Watson, o roteiro desse filme é bem curioso.Holmes entra em cena para investigar os crimes de ninguém menos que o famoso Jack, o estripador. Em 1888,o maníaco aterrorizou Londres, expondo à cidade, seus assassinatos extremamente violentos. Suas vítimas eram todas prostitutas,e foram mortas com requintes  de crueldade, tanto que deixou  a cidade completamente aterrorizada.

Toda a força policial entrou em cena na tentativa de descobrir a identidade do serial killer.Por fim,seus crimes cessaram e até hoje permanece um mistério a identidade do matador. Como curiosidade,até o próprio criador de Sherlock, o Conan Doyle, foi convocado pela Scotland Yard, para auxiliar nas investigações,visto que ele era a mente por trás das aventuras de Holmes. Na vida real,ele jamais fora descoberto,nesse filme,o brilhante detetive desvenda o mistério por trás do maníaco.Logicamente,o roteiro cria suas próprias teorias,uma vez que como dito,a identidade do assassino nunca fora descoberta.


O Enigma da Pirâmide (1985)
É provavelmente o filme mais conhecido do detetive,excetuando os mais recentes estrelados por Robert Downey Jr.Os idealizadores foram nomes de respeito do cinema:Steven Spielberg como produtor executivo,o conhecido (e sumido) Barry Levinson na direção,e o Chris Columbus, diretor dos primeiros filmes do Harry Potter cuida do roteiro.

A intenção com essa obra foi prestar uma homenagem ao escritor Sir Arthur Conan Doyle,e por isso a história parte para o campo das especulações,mostrando como poderia ter ocorrido o encontro entre Holmes e Watson na adolescência,(lembrando que na obra do Doyle,Um Estudo em Vermelho,eles se conhecem adultos).

Nesse filme,ambos são dois adolescentes que se conhecem no colégio Brompton,decadente instituição interna para rapazes. Pouco tempo depois, Londres é abalada com uma série de mortes de conhecidos membros da sociedade local, que aparentemente cometem suicídio, após sofrerem terríveis alucinações.Entre os mortos está o mentor e amigo do jovem Holmes,que,inconformado com a falta de interesse da Scotland yard,decide investigar as mortes por conta própria.

Suas investigações levam a descoberta de uma seita religiosa egípcia,que decide reviver em plena Londres um antigo culto pagão extinto a séculos.Na época o filme destacou-se por ser o primeiro a utilizar os recursos dos efeitos digitais,numa época em que esses recursos eram desconhecidos em Hollywood.O filme traz consigo a marca conhecida do Spielberg,que realiza uma das aventuras juvenis mais gostosas dos anos 80.O clímax traz uma certa semelhança com o Indiana Jones e o Templo da Perdição.

Sherlock e Eu (1988)
Estrelado por Michael Caine,nesta comédia, o verdadeiro detetive é o Dr. Watson - Ben Kingsley - que desvenda todos os crimes. Ele inventou Sherlock Holmes e precisa agora contratar um ator, que levará todo o reconhecimento. Ótima premissa, ótimos atores, mas a trama policial é muito fraca.


O Xangô de Baker Street (2001)

Produção nacional,adaptada da obra escrita por Jô Soares,traz o detetive e seu amigo Watson ao Rio de Janeiro, para investigar o desaparecimento de um valioso Stradivarius. A partir daí começam a acontecer seguidos assassinatos relacionados ao violino. O melhor do filme é o estranhamento e fascínio da dupla pela cultura local. O filme reuniu rostos conhecidos do público brasileiro.O filme destaca muito mais o humor,marca registrada do autor,que o mistério por trás da trama.

Sherlock Holmes (2009)  
Após uma ausência expressiva do cinema,o detetive e seu inseparável amigo retornaram às telonas nesse novo milênio. 

Dirigido por Guy Ritchie,em 2009 o personagem voltou repaginado, talvez com a intenção de conquistar as novas gerações de fãs de cinema e ser apresentado às mesmas. Seu intérprete é ninguém menos que Robert Downey Jr,que por aquela época estava em alta graças ao Homem de Ferro,da Marvel.
O Holmes interpretado por ele sofreu algumas descaracterizações do personagem tradicional que os fãs conhecem tão bem.Seu Sherlock é um beberrão,luta feito Van Damme, participa de brigas em ringues improvisados,é extremamente sarcástico e é um belo cafajeste no trato com as mulheres,ao contrário do tradicional,que é bem frio e ignora por completo a figura feminina,chegando até a gerar certa desconfiança em relação à sua sexualidade.Dr Watson também se despiu da figura tradicional,o senhor de meia idade,cabelos grisalhos e bonachão,cedeu lugar a um Watson jovial,magro e atlético,traços bem definidos,na figura do famoso Jude Law.

Nesse filme,O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood, preso pela dupla ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. 
Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler, uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda. Na obra do Conan Doyle,essa personagem tem uma única e isolada participação,e foi a única mulher em toda a carreira de Holmes,a lhe passar a perna.O filme foi um misto de comédia e ação,não teve a aura policial que faz parte da mítica do detetive.Foi também um inesperado sucesso de bilheteria,arrecadou mais de 524 milhões,o que incentivou uma sequência,3 anos depois.

Sherlock Holmes 2- O Jogo das Sombras (2012)

Em 2012,a dupla retornou em O Jogo das Sombras.Sherlock Holmes continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus oponentes, enquanto seu fiel escudeiro John Watson  está prestes a se casar e sair numa lua de mel dos sonhos com sua amada Mary Morstan. A única coisa que o caro Watson não contava era que seu amigo Holmes apareceria com uma nova teoria conspiratória de que o ardiloso professor Moriarty  estaria por trás de uma série de assassinatos, que visam desestabilizar a paz mundial. Quando a amiga Irene Adler  desaparece, depois de prestar um serviço sujo para Moriarty, Holmes descobre que a cigana Simza  pode ser a chave para desvendar todo o mistério por trás das mortes. 
A questão é: conseguirá Holmes superar a esperteza do terrível Moriarty?

O filme, tal qual seu antecessor,foi outro enorme sucesso,arrecadou mais de 543 milhões. Recentemente,o Downey declarou que o terceiro filme deve sair, a pré-produção já deve estar em andamento e é questão de tempo anunciarem o início das filmagens.

Mr Holmes (previsto para 2015)

Antes do personagem voltar na terceira aventura estrelada por Downey Jr,seus fãs tem uma surpresa pela frente.Uma outra produção com o detetive se encontra no forno e prestes a ser lançada nos cinemas a qualquer instante. O roteiro trará um diferencial ao personagem,que será interpretado pelo famoso Ian MacKellen, e dirigido por Bill Condon.

Nesse filme,o famoso detetive está aposentado e só pode andar com a ajuda de uma bengala. Ele passa a ser assombrado por um caso não resolvido de 50 anos atrás. A história é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Mitch Cullin e publicado em 2005. A premiada obra detalha a velhice de Sherlock Holmes, quando sua memória começa a falhar. Ele vive com uma governanta e o filho dela, para quem ele começa a contar sua vida antes que se esqueça de tudo.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT
This website attempted to run a cryptominer in your browser. Click here for more information.