BREAKING

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Resenhando com Lia - Beijos & Batom - Mariana Mello Sgambato


Hoje é Dia de São Valentim!
O amor está no ar, corações em festa, e hormônios em ebulição! kkk
Hoje nos EUA, se comemora o Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, como conhecemos.


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de "casamenteiro".

História de São Valentim:

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Fonte: WIKIPEDIA


E para comemorar esta data tão especial, eu trouxe para vocês a dica do livro Beijos & Batom, da escritora Mariana Mello Sgambato. O livro foi publicado pela editora Modo.


Sinopse: 

Um pacto quebrado entre amigos e muita confusão, abrange o cenário apresentado. Gustavo e Daniel, amigos desde o ensino fundamental, prometem um ao outro que jamais se relacionariam com as irmãs, primas, namorada e afins um do outro, evitando que nada atinja a amizade entre eles. O que poderá acontecer quando o cupido resolver flechar sem olhar a direção? E mais… Até que ponto esta amizade poderia resistir, se… De repente… Ambos acabassem se interessando, sem saber um do outro, pela mesma garota? Beijos e Batom promete prender a atenção do princípio ao fim.

RESENHA DA LIA CHRISTO

Beijos e Batom, conta a história de Larissa, Bia, Gustavo, Daniel, Sabrina e Yuri. Ao longo da história, outros personagens vão aparecendo, mas sempre de maneira entrelaçada com os personagens principais.

Eles estão no que considero a melhor fase de suas vidas, a adolescência.

Bia e Gustavo, são irmãos gêmeos, que se gostam muito, e se dão bem dentro do possível entre irmãos. Dá para perceber, durante a leitura, todo o cuidado, amor e carinho que teem um pelo outro.

Bia, é linda, popular e muito voluntariosa. Faz muito sucesso na escola, é apaixonada por Daniel, e por este amor ela é capaz de fazer muitas loucuras, que acabam se tornando situações complicadas.

Gustavo, é um pouco tímido, se acha feio, e por isto é meio inseguro em relação a relacionamentos.

Daniel é o melhor amigo de Gustavo e é apaixonado por Bia. É bonito e muito popular na escola, tem sempre garotas ao seu redor. Mas, apesar disto, ele irá passar por sérios problemas familiares, e eu cheguei a sofrer junto com ele nestes momentos... É eu sou dessas leitoras que entram na história...

Larissa é a melhor amiga de Bia e ex-namorada  de Gustavo. Está sempre tentando ajudar Bia a ficar com Daniel. É a típica amiga pra todas as horas e situações.

Sabrina, é a namorada de Daniel, mas também se enrola com Gustavo. Uma adolescente insegura e problemática.

E finalmente temos o Yuri, o típico carinha dissimulado. Ele aceita se fingir de namorado da Bia, para colocar ciúmes em Daniel. Todos na escola, pensam que ele é fraquinho, bobinho, mas na verdade ele é um lobo na pele de cordeiro.

A história é tipicamente adolescente, e aborda temas que fazem parte desta época da vida. Entre eles: gravidez não planejada, brigas entre amigos, duas meninas apaixonadas pelo mesmo cara, amores mal resolvidos, problemas com os pais, etc...
Estes são temas atuais e de alguma maneira, todo adolescente acaba passando por algum deles.

É uma história leve, divertida, fácil e a leitura é bem fluida. Dá para ler, numa tarde só.

A autora, soube trabalhar muito bem esta temática e faz com que os personagens, se tornem bem reais para o leitor. A impressão que você tem ao ler o livro é que pode conhecer ou vir a conhecer, qualquer um deles, no seu dia a dia.

O amor de Bia e Daniel, é muito fofo, mas um pacto feito entre Daniel e Gustavo, faz com que este relacionamento, tenha muitos altos e baixos, e a gente fica o tempo todo torcendo para que eles se acertem logo...


A amizade entre Gustavo e Daniel é muito bonita e confesso que até senti saudades, dos amigos daquela época, que infelizmente a vida vai afastando da gente.

Larissa e Bia, também são grandes amigas, e Larissa está sempre tentando, fazer com que Bia e Daniel fiquem juntos. Sempre segurando a barra da amiga, e incentivando ela a dar mais uma chance para Daniel, já que os dois vivem entre tapas e beijos... kkkkkkkk


A história foi bem desenvolvida e o leitor fica totalmente envolvido, pelas situações que os personagens passam.  Há muitas reviravoltas e os capítulos são divididos em partes, recheados de diálogos espirituosos e engraçados.

O livro tem alguns errinhos de revisão, o que no meu caso, não atrapalhou a leitura e nem o entendimento da história.
A capa é linda e foi a primeira coisa que me atraiu. A diagramação é boa e a cor da página ajuda e muito na leitura.

Eu recomendo Beijos & Batom, a todos aqueles que curtem um bom Y.A.
Bjus

Resenha originalmente publicada no Blog Doces Letras.







Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT