BREAKING

domingo, 20 de agosto de 2017

Eles são a "Máquina Mortífera - Riggs e Murtaugh - Resenha Máquina Mortífera 04

A dupla Riggs/Murtaugh voltariam pela última vez às telonas,6 anos depois da última aventura.O filme já soava como tom de despedida para os personagens,cuja idade já se fazia anunciar.Tanto que o Gibson até modificou o penteado do seu personagem.

E aqui vamos nós, conferir mais esta resenha da série...


Máquina Mortífera 4 - Lethal Weapon 4
País - Estados Unidos
Ano - 1998
Duração - 127 min 
Direção - Richard Donner
Roteiro - Jonathan Lemkin, Alfred Gough, Miles Millar
Género - Ação, Policial
Distribuição - Warner Bros. Pictures
Lançamentos:
Estados Unidos 10 de Julho de 1998
Brasil 24 de Julho de 1998
Portugal 7 de Agosto de 1998
Idiomas - Inglês, Cantonês, Mandarim


Martin Riggs - Mel Gibson
Roger Murtaugh - Danny Glover
Leo Getz - Joe Pesci
Lorna Cole - Rene Russo
Lee Butters - Chris Rock
Tio Benny - Kim Chan
Trish Murtaugh - Darlene Love
Rianne Murtaugh - Traci Wolfe
Nick Murtaugh - Damon Hines
Carrie Murtaugh - Ebonie Smith
Wah Sing Ku - Jet Li

Dra. Stephanie Woods - 
Mary Ellen Trainor

Neste quarto filme, Riggs e Murtaugh, que desistiu de se aposentar, com a ajuda de Leo, que agora é detetive particular, investigam um esquema que traz imigrantes ilegais da China para trabalharem como escravos em Los Angeles. O esquema, porém, é apenas parte de um plano maior, liderado por Wah Sing Ku (Jet Li), que planeja libertar quatro chefes da Tríade, a máfia chinesa, e levá-los para os Estados Unidos. Paralelamente à investigação, Riggs tem de lidar com a gravidez de Lorna, e Rianne esconde de seu pai que se casou com um policial, Lee Butters (Chris Rock), e também espera um filho dele.


Há quem diga que a franquia deveria ter terminado no filme anterior, fechando uma trilogia. Mas a série dava dinheiro, então por esse provável motivo, insistiram numa 4ª e última produção. Donner manteve-se fiel ao elenco que o acompanhou por uma década e trouxe-os de volta, incluindo o Joe Pesci e a Rene Russo. Como não poderia deixar de ser, houve novidades na escalação. O ator negro Chris Rock integra o grupo, mas o grande destaque mesmo é o astro asiático, Jet Li.

Um dos grandes nomes do gênero artes marciais,Li já era famosíssimo no continente asiático. Dono de uma habilidade  e performance marcial impressionantes,ele chamou a atenção do Joel Silver, que resolveu "importá-lo" para os Estados Unidos. O astro recusou a ideia de iniciar sua trajetória nos States interpretando um vilão, mas Silver o convenceu ao prometer que ele seria o astro principal de seu próximo filme. A promessa foi cumprida, depois ele estrelaria o Romeu Tem Que Morrer.

A despedida dos personagens ocorreu da forma como os conhecemos. Numa trama cheia de humor e boas cenas de ação. Novamente a trama e os vilões são fraquinhos, na verdade, apenas o pretexto para conduzir a história e apresentar novos integrantes. O foco na despedida de Riggs, Murtaugh & Cia, como sempre é o fator família.

Vivendo com a oficial Lorna, Riggs será pai muito em breve,ao mesmo tempo em que a filha mais velha de Murtaugh,a Rianne,também está grávida,e o pai é ninguém menos que o oficial novato,o detetive Butters, com quem se casou em segredo,pois o pai certamente não aprovaria a união com um policial,por reconhecer que a profissão traz uma certa tensão à família,como foi comprovado principalmente nos primeiros filmes, onde ele teve a filha sequestrada e a casa invadida em inúmeras oportunidades.Ao mesmo tempo, Murtaugh está sendo secretamente investigado pela corregedoria,por um inexplicável aumento na renda familiar, fato que depois é desvendado. O curioso mesmo é que a filha de Murtaugh engravida e está casada com um sujeito desconhecido,e seu pai,sendo um sargento detetive veterano, não dá a mínima em descobrir quem é o autor da proeza?

Curioso também nesse filme é notar a evolução justamente do Riggs. Embora ainda mantenha o lado inconsequente e determinado, ele está mais contido, certamente por conta de que agora será pai e também por conta da influência de muitos anos de convivência com a família do amigo. Sem falar que a idade está cada vez mais próxima, como ele mesmo faz questão de reconhecer.

Paralelo a tudo isso, a ação se descortina, e uma das aberturas mais memoráveis dessa franquia ocorre nesse filme, quando a dupla detém um maluco armado com um lança-chamas. Riggs sugere a Murtaugh que o distraia, e vestido de samba-canção,o boboca sargento fica na linha de frente,enquanto Riggs acerta o tanque de napalm do criminoso, o mandando pelos ares, junto com o que mais estiver ao seu redor. A inconsequência do Murtaugh, claro, vai render uma das piadas mais legais dessa quadrilogia. Surge em seguida,a nova trama policial, envolvendo a Tríade, a máfia chinesa, aqui representada pelo Tio Benny, um ancião que controla o crime naquela parte da cidade. A trama é um tanto confusa,e mistura tráfico de pessoas, falsificação de dinheiro e corrupção do governo chinês. Não fica bem definido qual o propósito daquilo tudo, porém, envolve o personagem do Jet Li.

Se no filme anterior a personagem da Rene Russo roubou a cena, dessa vez o autor da proeza foi justamente ele,o Jet Li. Sua performance em cena arrebata o espectador. Sem falar que ele dá a maior surra nos protagonistas...kkkk. O baixinho chegou mostrando a que veio. Muitos consideram como o melhor vilão dessa série, que, diga-se de passagem, não teve um vilão digno de figurar na galeria de grandes do cinema. Todos eles funcionaram ao que se dispunham, mas careceram de um melhor desenvolvimento. Curioso que o personagem não tem nenhum grande diálogo, mas sua presença é cena é intimidante, a tal ponto que os icônicos Martin e Murtaugh ficam receosos a se baterem com ele. E os motivos ficarão óbvios.

Já o conhecido Joe Pesci,reprisa seu Leo Getz,sempre com os mesmos maneirismos e o falatório pelo qual ele ficou marcado na série. Pode-se dizer que foi praticamente sua última aparição de destaque nos cinemas, pois ele não foi mais visto nas telonas após essa produção, mesmo sendo um excelente ator. Chris Rock não tem um grande destaque como o detetive Butters, mas seu personagem cumpre seu papel. Para o Gibson, vale uma referência: quando atuou nesse filme aqui e deu vida pela última vez ao Riggs, ele tinha em seu currículo, o Oscar de Melhor Diretor por seu trabalho em Coração Valente, de 1995, filme também vencedor do Oscar. Aliás,em breve vale destacar o seu personagem nessa obra, o Willian Wallace, como um grande personagem do cinema

Máquina Mortífera 4 foi o filme menos rentável da série, custando 140 milhões e rendendo 135 milhões de dólares nos Estados Unidos - só não foi considerado um fracasso por causa dos rendimentos internacionais. A crítica também não o aceitou bem, se dividindo entre críticas positivas e negativas.Há quem considere como o mais fraco da série.  Ainda assim, Donner considerou que foi um desfecho digno, que começa com um Riggs desesperado e desestruturado que, aos poucos, com a ajuda de Murtaugh e sua família, encontra seu caminho, até, no quarto filme, conseguir formar sua própria família.

O filme marcou a despedida definitiva dos dois personagens ícones do cinema de ação. Tanto que, nos créditos finais, Donner fez questão de apresentar fotos com cenas dos bastidores de todos os filmes. O final feliz, em que grande parte do elenco se faz presente, mostra que aquela turma, por uma década, formou uma das mais bem sucedidas famílias hollywoodianas. Nos últimos anos,a febre foi resgatar personagens de sucesso e trazê-los de volta às telonas. Personagens como Rocky Balboa, Indiana Jones, John McClane, Exterminador do Futuro e Rambo fizeram presentes em produções que dividiram as opiniões dos seus fãs. Logo, não demorou pra surgir a possibilidade do Riggs e do Murtaugh também retornarem.


Donner, porém, considerando que sua história estava encerrada, não quis se envolver com o projeto. Em 2007, a Warner chegou até a anunciar que as negociações estavam adiantadas, e que Shane Black seria o roteirista e diretor. Gibson e Glover, porém, também não aceitaram repetir seus papéis, segundo muitos, por lealdade a Donner. Mesmo assim,ainda rolaram boatos sobre um novo Máquina Mortífera. Uns falam que a Warner teria interesse em bancar um remake. Outros, que o legado do Sgt. Murtaugh seria levado pelo seu filho, Nick Murtaugh, que também seguiria carreira na polícia, fazendo parceria com um outro policial. Por enquanto nada se confirmou. Entretanto, a série ganhou um formato para a televisão. Em 2016 o seriado Máquina Mortífera estrelou nas telinhas.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT