BREAKING

sábado, 8 de julho de 2017

Especial Homem Aranha - Principais Animações

O sucesso do personagem nos quadrinhos foi tamanho,que 5 anos depois ele estrelava sua primeira série animada. Vamos agora conhecer um pouco da trajetória do personagem pelas animações.



Homem-Aranha-1967

Produzida em conjunto no Canadá (voz) e os Estados Unidos (animação),teve ao menos 3 temporadas. As duas primeiras temporadas foram exibidas na rede de televisão de ABC , e o terceiro foi distribuído em sindicação . A história da animação trazia aquilo que os fãs já conheciam a respeito das origens do personagem e reunia os clássicos personagens e vilões dos quadrinhos,em sua primeira temporada,cujo próprio Stan Lee participara como consultor.As temporadas 2 e 3, produzidas por Ralph Bakshi , quase totalmente eliminaram os vilões da revista de quadrinhos como uma medida de redução de custos em favor de monstros genéricos de pele verde, mágicos; Isso permitiu a reutilização de imagens de estoque de Rocket Robin Hood , outra série de animação produzida por Bakshi.

Devido ao orçamento limitado, o traje do Homem-Aranha tem apenas áreas com palmilhas na cabeça, nos braços e nas botas; O resto é simples, com exceção de aranhas no peito e nas costas. A série contou com animação de ações reutilizadas, incluindo o Aranha balançando em toda a cidade de Nova York  e Peter tirando sua camisa branca para revelar seu uniforme de aranha. O movimento do personagem também foi minimizado.

Um fato curioso dessa animação foi a sua música tema,que tornou-se bem popular na mitologia em torno do personagem.Nos anos 80,uma série de episódios foram lançados em VHS. Em 2008 a 2009,em DVD,mas limitados ao Canadá.Antes disso,em 2004,todas as temporadas,num total de 52 episódios foram lançados em DVD com o título  Spider-Man - The '67 Collection.Até hoje esse material continua inédito no Brasil.

Spider Stories  (Histórias do Aranha)-1974/1977

​Em 1974,a Marvel cedeu gratuitamente seu personagem para uma versão original da série CTW The Electric Company . As histórias envolveram o super-herói mascarado enfrentando personagens maliciosos que estavam envolvidos em pequenas atividades criminosas, embora às vezes os bandidos cometeriam crimes mais sérios como assalto ou roubo.

Ao contrário de outras produções de ação ao vivo e desenhos animados , esta versão do herói  não falava em voz alta, em vez de se comunicar apenas com balões de palavras, a fim de Incentivar os jovens espectadores a praticar suas habilidades de leitura, porque ele foi desenhado sem uma boca.  Devido às limitações do orçamento da série, os painéis do comic foram intercalados através de cada skit no lugar dos efeitos especiais. No entanto, além de Homem-Aranha, nenhum personagem da série de quadrinhos  apareceu nessa série.Ao todo foram 3 temporadas,todas com episódios bem curtos.A animação chegou até a ser lançada em DVD,mas adivinhem?Jamais chegou ao nosso país.A Marvel,que não era boba,tratou de lançar uma versão em quadrinhos no mesmo ano do lançamento da animação,e estendeu até 1982,destinadas ao público infantil.Também foi feito um disco em vinil.

Homem-Aranha-1981

Mais de uma década depois da primeira empreitada com o personagem nas animações,o super-herói voltou a estrelar uma animação,dessa vez realizada nos States e desenvolvida pelo próprio Stan Lee.A série foi criada para lançar a Marvel Productions , sucessora da DePatie-Freleng Enterprises.Como curiosidade,por esse período o personagem também estrelava uma outra animação,chamada Homem-Aranha e seus Amigos.Por conta disso,essa produção aqui não conseguiu ser tão popular.Tal qual a primeira produção,essa aqui reunia personagens bem conhecidos dos fãs,mas teve o diferencial de concentrar um arco de histórias envolvendo o Dr. Destino e seus esforços de querer conquistar a Terra,enquanto um grupo de rebeldes,com a ajuda do Aranha,tentam o derrubar do controle de seu país de origem.Um dos méritos dessa animação foi a fidelidade aos quadrinhos.A animação teve somente uma temporada,com 26 episódios.Como aconteceu com a série anterior, foi lançado em dvd somente no exterior.

Homem-Aranha e Seus Amigos-1981

.Quem realizou foi também a Marvel Productions,novamente com o Stan Lee sendo responsável.Um diferencial dessa animação,é que,como o titulo sugere,o Aranha dividia a ação com outros dois personagens:o Homem de Gelo,integrante dos X-Men e a Estrela de Fogo,criada justamente pra essa animação.Foram ao todo 3 temporadas,ao longo dos quais,outros personagens da Marvel deram as caras:Namor, Capitão América, Dr. Estranho, Shanna, Hulk, Thor, Solaris, Nick Fury, Cavaleiro Negro, Demolidor e os X-Men em três episódios.

No desenho o fotógrafo Peter Parker continua morando com sua tia May e a cadelinha dela de estimação Lady Lion, até que conhece na Empire State University dois mutantes poderosos, Bobby Drake (Homem de Gelo) e Angelica Jones (Estrela de Fogo), e os convida a dividir os quarto com ele. Os três passam a morar na casa da tia May e ainda por cima pagar aluguel. O grupo de amigos poderosos viviam dividindo os seus dias entre cursar faculdade, trabalhar e combater o crime.

Os três heróis tinham uma sala secreta, equipada com o que havia de mais moderno para ajudá-los no combate ao crime, cortesia de Tony Stark (Homem de Ferro). O cientista transformou o quarto de Peter Parker num super QG. Era só mover um troféu na cômoda que os móveis e paredes giravam e se retraíam, revelando um laboratório da mais alta tecnologia. Pânico mesmo era quando a Tia May, inocentemente, ia tirar o pó dos móveis.A característica do desenho é característica dos anos 80, fundo fixo e movimentos reduzidos, apenas o essencial para entender o personagem,

O desenho foi exibido no Brasil na década de 1980 pela Rede Globo.

Na redublagem do desenho realizada nos anos 90 para a Discovery Kids, a personagem Estrela de Fogo recebeu o nome de Flama e o título mudou de Homem Aranha e Seus “Fantásticos Amigos” para “Incríveis Amigos”.Ao todo foram 24 episódios.A animação nunca foi lançada em DVD,mas é fácil encontrar nessas páginas especializadas em animações antigas.E no youtube é fácil encontrar alguns episódios.

Homem-Aranha:A Série animada

Mais de uma década depois dessa última animação,nosso herói retornou aos desenhos animados. Foi o desenho mais bem sucedido do aracnídeo já feito até hoje. O produtor/editor foi John Semper Jr, e o desenho foi produzido pela Marvel Productions, de 1994 a 1998. Stan Lee  trabalhou na série; como produtor executivo, revisor e consultor das histórias.

Homem-Aranha foi produzida pelo recém-criada Marvel Films Animation; foi a única série  que o estúdio produziu, mas foi animada pela japonesa Tokyo Movie Shinshae estúdios coreanos. Por muitos anos, a série foi a segunda mais longa da Marvel, depois de X-Men,lançados um ano antes,(consulte a trajetória dos X-Men também aqui na coluna dos Grandes Personagens), bem como a série de mais longa duração do Homem-Aranha.

Como ocorrera antes,todos os grandes personagens em torno do Aranha se fazem presentes aqui,além de outros do quadro Marvel,como: Capitão América , Justiceiro, Blade, Homem de Ferro, Demolidor, os X-Men e a S.H.I.E.L.D.

Os episódios seguem uma seqüência (como frequentemente acontece nos animes) o que o torna de difícil compreensão se os episódios não forem mostrados na ordem. Em um episódio, Mary Jane Watson fica presa em outra dimensão. O último episódio da série termina quando Homem-Aranha e Madame Teia partem para salva-la.Outro mérito dessa animação foi a adaptação de histórias dos quadrinhos que os fãs conheciam. Além disso, a animação misturava, em certos momentos, desenhos em duas e três dimensões, o que não deixava de ser uma novidade para a época.

Uma curiosidade dessa animação foi que ela não apresentou um episódio de origem,isso porque na época rolavam boatos que o diretor James Cameron iria produzir uma versão para os cinemas com o Aranha,que poderia ser lançado no mesmo período da animação.Como sabemos,tal fato não ocorreu.

Ao todo foram produzidos quatro jogos baseados animação: Spider-Man Cartoon Maker, Spider-Man Animated Series, Spider-Man e Spider-Man 2: Enter Electro.

No Brasil, o desenho foi exibido pelo extinto Fox Kids, que mais tarde mudaria o nome para Jetix e pela Rede Globo.Até hoje não foi lançada em DVD. Foram 5 temporadas,com 65 episódios.

Homem-Aranha:Ação Sem Limites

Realizada um ano depois do fim da série animada,1999,esse desenho é tido como uma sequência daquela animação.Foi parcialmente inspirada no Homem-Aranha 2099. Na animação, John Jameson vai numa viagem para a Contra-Terra, uma espécie de realidade paralela. Mas, depois de Venom e Carnificina terem "pegado carona", o Coronel Jameson fica meses sem dar notícias. Daí, o Homem-Aranha, com um novo uniforme tecnológico criado por Reed Richards decide ir para a Contra-Terra salvar John Jameson. Em meio à concorrência com a febre de Pokémon, o desenho foi um fracasso, recebendo duras críticas, tendo apenas 13 desenhos realizados e os americanos só chegara a ver os 3 primeiros. Quem bancou a animação foi a Fox,e a série não chegou a ter um desfecho,visto a baixa audiência.

Homem-Aranha:A Nova Série Animada

Produzido em 2003,um ano depois do primeiro filme do herói dirigido por Sam Raimi,foi uma animação desenvolvida através de computação gráfica e que reunia os elementos da produção vista nos cinemas.

Foram utilizadas técnicas inovadoras criadas pela Mainframe, empresa canadense responsável pelas series Reboot, Beast Wars e Beast Machines. Como prova de que fizeram seu dever de casa, os animadores conseguiram criar um visual bastante original para a série, renderizando cenários e personagens em 3D como se fossem um desenho animado tradicional. O resultado foi bem aceito, apesar de oscilar um pouco em algumas cenas, nas quais a animação parece computadorizada demais.

A história misturava elementos da origem clássica, seguia o que foi mostrado no primeiro filme dirigido pelo Sam Raimi e da linha Ultimate dos quadrinhos Marvel: Peter Parker é um tímido estudante que é picado por uma aranha radioativa em um laboratório e adquire superpoderes - força e velocidade dos aracnídeos, além de um sentido que o alerta dos perigos. Parker transforma-se no amigão da vizinhança, o Homem-Aranha, e combate o crime, enquanto tenta levar um vida normal como jovem universitário e precisa pagar as contas trabalhando no site do Clarim Diário.

 Ao seu lado estão Mary Jane Watson, a garota que ele ama desde criança, e seu melhor amigo, Harry Osborne, que odeia o Aranha por acreditar que ele foi o responsável pela morte de seu pai, o Duende Verde. A diferença principal era que Peter Parker e Mary Jane seguiram com o namoro, e Tia May só era vista em fotos. Após a formatura no colégio, o casal e Harry Osborn (que aparecia loirão) cursam a faculdade e se envolvem com vilões como Electro, Rei do Crime, Lagarto, Kraven e Silver Sable, além de personagens inéditos. O alvo dessa animação não foi o público infantil.Produzido originalmente para a MTV americana, a série tem foco nos relacionamentos entre Peter, Harry e Mary Jane, recém-chegados à vida adulta, utilizando a linguagem mais rebuscada da serie Ultimate Marvel.

A exemplo da série anterior,acabou também não fazendo sucesso e teve somente uma temporada com 13 episódios.

O Espetacular Homem-Aranha

O aracnídeo voltou em forma de animações 5 anos depois da mal sucedida empreitada, numa animação lançada em 2008, que conta as primeiras aventuras de Peter Parker como o Homem-Aranha.

Neste desenho Peter tem 16 anos, e faz cerca de quatro meses que ganhou seus poderes. A primeira temporada foi exibida no canal The CW. A série se tornou sucesso por apresentar os personagens e trabalhar com os mesmos, além de menções aos filmes, versão Ultimate do aracnídeo e às primeiras histórias. Apesar de ser uma série feita para o público infantil,  agradou aos adultos, exatamente pela caracterização dos personagens.

Ao todo foram 2 temporadas,com 26 episódios.No nosso país foram exibidos pelo  Cartoon Network e a Rede Globo também exibe o desenho na TV Globinho

Ultimate Homem-Aranha

A mais atual série de animações com o herói é esse título aqui,criado em 2012,inspirado nos quadrinhos de mesmo nome.No início da série, o estudante Peter Parker (idade aproximada entre 16 , a 19 anos ) está completando cerca de um ano como o Homem-Aranha quando é recrutado por Nick Fury para fazer parte de um programa experimental da S.H.I.E.L.D de treinamento de novos super-heróis.

Junto com Peter Parker/Homem- Aranha, participam também do programa quatro outros heróis novatos da mesma faixa de idade: Ava Ayala (Tigresa Branca), Danny Rand (Punho de Ferro), Luke Cage (Power Man), e Sam Alexander (Nova). Os membros do grupo, nas suas identidades civis, passam então a frequentar o colégio de Parker ("Midtown High" na cidade de Nova York), sob a vigilância do agente da S.H.I.E.L.D., Phil Coulson, que se passa pelo diretor da escola. A rotina diária dos adolescentes na escola é mesclada então com sessões de treinamento na fortaleza aérea da S.H.I.E.L.D (o "Helicarrier") e missões atribuídas ao grupo por Fury.

A animação é uma espécie de "redefinição " de Peter parker e foram criados personagens exclusivos para essa série.Por enquanto são 4 temporadas,com 104 episódios sendo exibidos.Atualmente,ainda se encontra sendo produzida.No nosso país,é transmitida pela Disney XD


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT