BREAKING

sábado, 1 de julho de 2017

Especial Homem Aranha - Da Criação ao Reconhecimento # Bônus - Os Vilões

Um dos mais populares personagens dos quadrinhos retorna este mês aos cinemas. Praticamente o mais importante, famoso e reconhecido da Marvel, O Homem-Aranha é integrante do top 5 dos maiores personagens de HQs de todos os tempos, ao lado do Super-Homem e Batman, entre outros. Badaladíssimo entre os fãs e provavelmente um dos mais humanos desses personagens, vamos agora conhecer a trajetória, desde a sua concepção, passando pelos quadrinhos, animações, série de TV à sua chegada consagradora nos cinemas.

Quem responde pela concepção do personagem,é ninguém menos que o nome forte da Marvel até hoje, o roteirista Stan Lee. Com alguns personagens conhecidíssimos no seu currículo como Homem de Ferro, Hulk, Thor, X-Men e Quarteto Fantástico, até então uma de suas mais recentes criações a fazer sucesso, Lee começou a ter ideias, em 1962, de criar um personagem mais voltado realmente ao público adolescente, principal alvo e consumidor dessas publicações. Os planos eram de um herói adolescente, que frequentava o colegial, morava com os parentes, sofria bullying na escola e convivia com os dilemas de quem possui essa idade. Segundo o Stan, uma das influencias foi um personagem chamado The Spider, (conhecido em nosso pais como Aranha Negra). Ele foi criado em 1933, e não era possuidor de super-poderes, mas um combatente do crime comum. Em outras ocasiões ele conta que outra inspiração partiu ao ver uma aranha subindo por uma parede.

Stan batizou seu novo personagem como Homem-Aranha, mesmo ele sendo um adolescente, porque a intenção era do personagem envelhecer com a evolução de suas aventuras. Após desenvolver os conceitos de origem, a  primeira escolha para ilustrar o personagem, foi seu parceiro de longa data, o Jack Kirby, com quem ele havia criado boa parte dos personagens anteriormente citados. Stan dividiu seus conceitos com o Kirby, que realizou o trabalho, porém, a finalização não agradou o roteirista, pois segundo ele, os traços do competente desenhista deram ao personagem, um aspecto muito heroico, e não era o que ele queria de imediato. Stan voltou então seu trabalho para um outro desenhista, o Steve Ditko, que acertou o tom que ele propunha.

Foram de Steve Ditko algumas ideias sobre o visual do personagem que o acompanham até hoje:o uniforme com o capuz cobrindo o rosto,escondendo a aparência juvenil do herói,um atirador de pulso escondido com uma arma de teias, fotorreceptora no pulso e sinal aranha. Assim, Lee e Ditko dividem os créditos da criação do Homem-Aranha, mas certamente o Kirby ajudou um pouco na elaboração. Quando ele discutia com o Lee sobre o Aranha, Jack comentou que nos anos 50 tinha colaborado com o roteirista Joe Simon na criação de um personagem que seria um menino órfão que vivia com um velho casal e encontrava um anel mágico que concedeu-lhe poderes sobre-humanos. As ideias não foram adiante sobre esse tal personagem, mas em parte amadureceram as ideias do Lee. Ao invés do anel, ele seria picado por uma aranha radioativa num laboratório e gradativamente adquirira poderes sobre-humanos. Mas foi Kirby quem desenhou a capa da primeira edição do personagem. E durante muito tempo discutiu-se quem deveria ser creditado como co-criador, uma vez que foi uma combinação de ideias que resultaram na concepção do Homem-Aranha.

Naquela época o editor da Marvel era Martin Goodman,e ele era quem aprovava a criação dos personagens. De imediato ele não achou muito legal a ideia de um super-herói originário da picada de uma aranha,pois segundo ele, algumas pessoas tinham pavor ou repulsa a esse tipo de inseto, e não achava que ele poderia fazer sucesso. Mas ele concordou em fazer um teste para o Homem-Aranha na edição final da série de ficção científica e sobrenatural, Amazing Adult Fantasy, que foi renomeada Amazing Fantasy para esta única edição de número #15 (capa de agosto de 1962, à venda em 5 de junho de 1962). O caso é que esse título deixaria de ser publicado, mas acreditando no sucesso do personagem, Lee declarou na última página que o personagem retornaria na Amazing Fantasy.

Alguns meses depois, o editor foi verificar o número de vendas dessa publicação e teve uma surpresa: as vendas aumentaram drasticamente, por conta do novo personagem. Não demorou muito,e em 1963 ele ganhou seu próprio título: The Amazing Spider Man,que seria o título mais vendido da Marvel.A intuição de Lee em relação ao público adolescente se concretizou.Muitos se identificavam com o personagem pela falta de dinheiro,os problemas de relacionamento,ele ser um órfão e ter vivido uma tragédia pessoal,com o assassinato do tio.Por trás da máscara do Homem-Aranha estava Peter Parker, uma pessoa comum como todos,(com exceção dos super-poderes).

Lee e Steve dividiram os créditos de grande parte das primeiras aventuras do Aranha. Juntos eles criaram toda a sua origem, alguns personagens que hoje são clássicos em sua mitologia, assim como alguns vilões famosíssimos de todo o gênero dos quadrinhos: o Dr. Octopus, Elektro, Abutre, Mystério e Kraven, o Caçador,Homem-Areia e o Lagarto. Mas certamente o vilão mais memorável dessa dupla com esse herói, foi o Duende Verde, um dos principais antagonistas de toda a trajetória do Aranha. Outros personagens clássicos do cotidiano do herói também surgiram nessa fase. Os tios de Peter, Ben e May, o falastrão Flash Thompson, o editor-chefe do Clarim Diário, o J. Jonah Jameson, principal opositor do herói, sem motivos sólidos, a profissão de fotógrafo,entre outros detalhes.

A parceria entre eles durou até julho de 1966, quando o Steve foi se dedicar a outros projetos. Lee posteriormente faria dupla com outro desenhista que marcaria a trajetória do herói:o John Romita. O novo desenhista também é associado ao surgimento de novos personagens, que se tornariam ícones da mitologia:o colega de universidade, Harry Osborn, o seu grande amor,a Gwen Stacy,depois a Mary Jane Watson.

Qualquer fã dos quadrinhos conhece como se deu o surgimento do personagem.O estudante de ensino médio, Peter Parker, é um adolescente órfão que vive com seu tio Ben e tia May. Conforme ilustrado em Amazing Fantasy #15, ele é mordido por uma aranha radioativa  em uma exposição científica e "adquire a agilidade e a força proporcional de um aracnídeo". Junto com a super força, Parker ganha a capacidade de andar nas paredes e tetos. Através de sua habilidade nativa para a ciência, ele desenvolve um aparelho que o permite lançar teias artificiais. Inicialmente buscando capitalizar suas novas habilidades, Parker cria um traje e, como "Homem-Aranha", torna-se uma estrela de televisão. No entanto, ele  ignora a chance de parar um ladrão em fuga, e sua indiferença ironicamente o afeta, quando o mesmo criminoso mais tarde rouba e mata seu tio Ben. Homem-Aranha rastreia e prende o assassino; no painel seguinte da história está escrito: "Com grande poderes vêm grandes responsabilidades!".

Apesar dos seus super poderes, Parker luta para ajudar sua tia viúva a pagar aluguel, é provocado por seus colegas - particularmente a estrela de futebol, Flash Thompson - e, como Homem-Aranha, engendra a ira do editor de jornais, J. Jonah Jameson.Com o amadurecimento de suas histórias, ele passa para a Universidade e para ganhar algum dinheiro,trabalha como fotógrafo freelancer justo para o Jameson, opositor incólume do herói, a ponto de lançar toda uma campanha sensacionalista em seu jornal, afim de jogar a opinião pública e as autoridades contra o Homem-Aranha.

Nas histórias originais de Lee-Ditko, o Homem-Aranha tem a capacidade de se agarrar às paredes, força sobre-humana, um sexto sentido ( "sentido aranha") que o alerta do perigo, equilíbrio perfeito, velocidade e agilidade sobre-humanas. O personagem foi originalmente concebido por Stan Lee e Steve Ditko como intelectualmente dotado, mas escritores posteriores descreveram seu intelecto em nível de gênio. Academicamente brilhante, Parker tem experiência nas áreas de ciências aplicadas, química, física, biologia, engenharia, matemática e mecânica. Com seus talentos, costura sua própria fantasia para ocultar sua identidade, e constrói muitos dispositivos que complementam seus poderes, principalmente os atiradores mecânicos. Este mecanismo ejeta uma teia avançada, liberando o fluido da correia fotorreceptora em uma variedade de configurações, incluindo uma única corda para se balançar ou uma rede para enganar\amarrar seus inimigos, e um globo simples para atirar ou cegar um oponente. Ele também pode tecer a teia em diferentes formas como um escudo, uma proteção esférica, uma barreira hemisférica ou uma asa delta. Outros equipamentos incluem rastreadores-aranha, um farol de luz que pode ser usado como uma lanterna ou projetar o "sinal-aranha" e uma câmera especialmente modificada para tirar fotos automaticamente.

O Cabeça de Teia teve uma grande variedade de personagens de apoio que são essenciais nas edições e histórias que estrelam. Depois que seus pais morreram, Peter Parker foi criado pela sua tia amorosa, May Parker, e seu tio que é a sua figura paterna, Ben Parker. Depois que tio Ben é assassinado por um ladrão, tia May é a única família de Peter, e eles dois são muito próximos.

Os interesses românticos de Peter Parker variam com o tempo; sua primeira paixão foi a sua colega no ensino médio, Liz Allen, e teve seu primeiro encontro com Betty Brant, a secretária de J. Jonah Jameson no Clarim Diário. Depois da sua separação com Betty Brant, Parker eventualmente se apaixona por Gwen Stacy, sua namorada na faculdade e filha do chefe da Polícia de Nova York, George Stacy, ambos mais tarde mortos por inimigos do Homem-Aranha.Mary Jane Watson transformou-se na melhor amiga de Peter e então em sua esposa.Felicia Hardy, a Gata Negra, é uma ex-assaltante que foi namorada e parceira do Homem-Aranha em certo ponto. Aranha é também o mais cômico dos super-heróis. Uma de suas marcas registradas são as piadinhas e os desaforos com que ele costuma disparar contra seus adversários,s eja do criminoso comum ao super-vilão,o que os deixam possessos.

Homem-Aranha é um personagem de quadrinhos bem recebido, sempre aparecendo como um dos maiores personagens ou super-herói de todos os tempos e quase sempre o personagem principal da Marvel Comics. O Amigo da Vizinhança foi declarado o super-herói número um na série Ultimate Super Heroes, Vixens e Villains da Bravo em 2005.A revista Empire o colocou como o quinto maior personagem de quadrinhos de todos os tempos. A revista Wizard colocou o Homem-Aranha como o terceiro maior personagem de quadrinhos em seu site. Em 2011, Homem-Aranha ficou em terceiro lugar no Top 100 Comic Book Heroes de ​​todos os tempos da IGN, atrás de Superman e Batman da DC Comics. E em sexto na sua lista de 2012, The Top 50 Avengers. Em 2014, a IGN classificou o Homem-Aranha como o maior personagem da Marvel Comics de todos os tempos.

Uma pesquisa de 2015 da revista Comic Book Resources, nomeou o Homem-Aranha como o maior personagem da Marvel de todos os tempos. A IGN descreveu-o como um homem comum que representa muitas pessoas normais, mas também notando sua singularidade em comparação com outros heróis por causa das suas falhas. A IGN também observou que apesar de ser um dos super-heróis mais trágicos de todos os tempos, ele é "um dos super-heróis mais divertidos e sarcástico na história. De maneira semelhante, a Empire observou e elogiou que, apesar das muitas tragédias que o Homem-Aranha enfrenta, ele mantém o seu senso de humor em todos os momentos com suas piadas espirituosas. O site da revista também elogiou a descrição das suas poses de super-heróis "icônicas", descrevendo-a como "o sonho de um artista no topo".

O grupo de vilões do Aranha são alguns dos mais clássicos já vistos nesse gênero. Destacar a todos tomaria um enorme espeço e tempo, portanto. Entre eles podemos destacar como principais: (nota:os primeiros foram criados por Stan Lee e Steve Ditko em 1963)

O Abutre

 É um dos mais populares de sua mitologia.Chamado de Adrian Toomes,ele possui todo um equipamento que lhe permite voar e cometer crimes, o que o torna difícil de ser combatido, principalmente por poder enfrentar o Aranha em seu "habitat", os céus de Nova Iorque. O personagem será o antagonista da nova produção do herói a ser lançado esse mês.


Doutor Octopus
   
Foi nomeado como o 28º Maior Vilão dos Quadrinhos de Todos os Tempos, pela IGN em 2009.Físico nuclear, chamado Otto Octavius, sofreu um acidente  com materiais radioativos. O acidente fez com que o conjunto de 4 tentáculos mecânicos hidráulicos controlados por direcionais presos ao abdome, para a manipulação de material radioativo. Ele fundiu esse conjunto de tentáculos em seu corpo, dando-lhe a habilidade de controlá-los com o pensamento e ao mesmo tempo deturpando sua mente, fato que o transformou no Dr. Octopus. Um dos vilões a mais vezes se bater com o herói, ele foi o antagonista do filme Homem-Aranha 2, de 2004.

Homem Areia

Inicialmente um criminoso comum chamado Flint Marko, ele acabou sendo preso e enviado a uma colônia penal na Polinésia Francesa. Quando conseguiu escapar da prisão fugiu para uma ilha próxima, ignorando o fato de que na ilha estava para se realizar um teste de arma nuclear. O impacto indireto de radiação que sofreu em contato com a areia da praia lhe concedeu o poder de se transformar em uma grande massa de areia que pode assumir qualquer forma. Geralmente usa seu poder para moldar seus braços na forma de marretas descomunais para atacar seus inimigos, e para penetrar frestas, o que facilita a pratica de furtos. Foi um dos vilões do Homem-Aranha 3, de 2007.

Lagarto

Conhecido como um bom cirurgião chamado Curt Connors, ele perdeu o braço direito na guerra do Vietnã. Inspirado na capacidade de regeneração dos répteis, ele tornou-se um cientista e dedicou-se a estudar uma fórmula química que o fizesse recuperar o membro perdido. A sua pesquisa conduziu-o a um soro de répteis, que ele injetou em si mesmo, porém com o efeito colateral de tê-lo transformado em uma criatura meio humana, meio réptil: o Lagarto. Além da capacidade de regenerar órgãos ou membros perdidos, o Lagarto tem uma força descomunal, várias vezes superior à média humana, além da rapidez e agilidade características dos répteis, fora a capacidade de escalada em superfícies rugosas. Ele também tem o poder de controlar todos os répteis perto de si, mas não costuma usá-los com muita frequência.O Lagarto deseja destruir todos os mamíferos da face da Terra. Para tanto constrói vários equipamentos e máquinas, mas sempre é detido pelo Homem-Aranha. Ele foi o vilão do filme O Espetacular Homem-Aranha 3,de 2012.

Electro
 
Maxwell Dillon, o primeiro Electro, é um inimigo do Homem-Aranha, que ganhou a habilidade de controlar a eletricidade depois de ser atingido por um raio enquanto trabalhava em uma linha de energia. Electro desde então se tornou um dos adversários mais duradouros do Homem-Aranha tornando-se parte da equipe desonesta conhecido como O Sexteto Sinistro. O personagem apareceu em inúmeros desenhos e vídeo games do Homem-Aranha. Em 2009, ele foi classificado como 87 Maior Vilão de Quadrinhos de Todos os Tempos pela IGN. Foi um dos vilões do filme O Espetacular Homem Aranha 2,de 2014.

Duende Verde

Provavelmente o maior antagonista de toda a trajetória do Aranha (criado em 1964)O Duende Verde é a manifestação da insanidade gerada pela indução de substâncias químicas (soro mutágênico) no cientista Norman Osborn, dono da Oscorp.

Nenhum vilão fez tanto quanto o alter-ego de Norman Osborn para arruinar o escalador de paredes. Ele descobriu a identidade do Homem-Aranha e apesar de não se lembrar sempre dela em função de suas periódicas voltas à sanidade, ao novamente sucumbir à loucura ele sempre usava a estratégia de atacar Peter Parker aterrorizando seus amigos e amores.

Fala-se Duende Verde original, pois existiram vários outros que sucederam o Norman, surgidos depois que ele foi dado como morto. Só retornaria muito tempo depois. A maioria das pessoas que usou esse nome entrou em contato com um soro mutagênico em algum momento de suas vidas. O soro concede força, agilidade e resistência (o suficiente para resistir a disparos de armas de médio calibre), mas acaba perturbando a mente do infectado em maior ou menor grau. Ele foi o responsável direto pela morte de uma das maiores paixões do Peter, a Gwen Stacy. A história em que a garota morre foi uma das mais tristes,segundo os fãs e um dos mais comoventes momentos de sua trajetória nos quadrinhos.O personagem foi o antagonista dos filmes Homem-Aranha,de 2002 e O Espetacular Homem-Aranha 2,de 2014.

Escorpião

(1964) Gargan era um investigador particular contratado por J. Jonah Jameson para seguir Peter Parker e descobrir como tirava as fotos do Homem-Aranha. Ele foi submetido a um tratamento onde o material genético de um escorpião foi injetado em seu corpo. O tratamento lhe concedeu força e agilidade semelhantes a do aracnídeo e, para completar, Gargan passou a usar uma roupa especial com uma cauda mentalmente controlada, com um ferrão energético embutido.

Duende Macabro

O vilão foi criado em 1983,por Roger Stern e John Romita Jr. É o apelido de vários vilões fictícios que aparecem nas histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. O primeiro Duende Macabro, Roderick Kingsley, apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #238.Durante o final dos anos 80 e a maior parte dos anos 90, a identidade de Duende Macabro foi usada exclusivamente por Jason Macendale. Em 2009, o Duende Macabro foi classificado pela IGN como o 57ª maior vilão dos quadrinhos.

Venon

Criado por varias pessoas:Randy Schueller (design inicial, o fã que vendeu o personagem para a Marvel por 220 dólares),David Michelini, Mike Zeck (desenho do uniforme alienígena), Todd McFarlane (músculos e dentes), entre 1984 e 1988. Apesar de já ter tido mini-séries próprias, a maioria de suas aparições é como inimigo do personagem Homem-Aranha. Cujo hóspede é Eddie Brock.Venon é um simbionte alienígena que é formado a partir de um líquido, material orgânico de espessura. A característica marcante de Venom, além do uniforme negro, é a desproporcional e assustadora mandíbula, desenhada no traço de Todd MacFarlane. Antes de fundir-se ao simbionte e tornar-se o Venom, Eddie Brock era um repórter do jornal O Globo Diário.

A origem do simbionte alienígena foi mostrada no evento intitulado Guerras Secretas, quando foi usado como "uniforme" pelo próprio Homem-Aranha (que então não sabia que este era uma criatura viva). O "uniforme", totalmente negro e com propriedades regenerativas e adaptativas aumentava as habilidades de Peter Parker, mas também potencializava sua agressividade. Assim, ao descobrir a real natureza de seu "uniforme", o Homem-Aranha livrou-se do alienígena (ao, inadvertidamente, ser beneficiado pela fraqueza a ondas sonoras do simbionte). Mais tarde, o simbionte acabou caindo sobre Eddie Brock, um jornalista fracassado do Globo Diário, que culpava o herói aracnídeo pela sua ruína. Sentindo o ódio de Brock por seu inimigo, o simbionte ligou-se ao seu corpo, formando um ser de mente composta chamado Venom. Um ser com um único objetivo: matar o Homem-Aranha. Foi um dos antagonistas do filme Homem-Aranha 3, de 2007.

Carnificina

Surgiu entre 1991 e 1992, criado por David Michelinie, Erik Larsen e Mark Bagley. O vilão é na verdade um jovem de passado tenebroso, chamado Cletus Kassady. Condenado à prisão, seu companheiro de cela era Eddie Brock. Este era hospedeiro de uma entidade alienígena simbionte, que, juntos, formavam a criatura Venom. Aconteceu que a entidade de Eddie voltou para seu corpo. Venom escapou da prisão, mas deixou um fragmento do alienígena pelas paredes da cela. O tal fragmento (na verdade essa parte fragmentada nada mais era do que a cria do simbionte que estava junto com Brock) eventualmente veio a se fundir com Cletus, e foi dessa união que surgiu Carnificina. O simbionte acabou por ampliar a natureza psicótica de Cletus, tornando-o ainda mais mentalmente instável e perigoso. E ainda, como essa cria do simbionte original nasceu na Terra (não sendo alienígena assim como sua "mãe"), ao contrário de Venom, possui pouca vulnerabilidade ao som, tornando assim o Carnificina um páreo duro para o Homem-Aranha.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT