BREAKING

domingo, 4 de junho de 2017

Resenha Cinéfila - Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra


Mais uma sequência de um blockbuster de enorme sucesso retorna esse mês aos cinemas. Será o 5º filme da franquia Piratas do Caribe, que deu aos fãs de aventura,um personagem impagável,o cômico e atrapalhado Jack Sparrow, vivido pelo famoso Johnny Depp. Como é nosso hábito, vamos destrinchar nessa coluna, todos os filmes lançados até o momento, concluindo com a resenha da mais nova produção.

Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
País - Estados Unidos
Ano - 2003
Duração - 143 min 
Direção - Gore Verbinski
Produção - Jerry Bruckheimer
Produção executiva - Mike Stenson, Chad Oman, Bruce Hendricks
Paul Deason
Roteiro - Ted Elliott, Terry Rossio, Stuart Beattie, Jay Wolpert
Baseado em Pirates of the Caribbean, de Walt Disney
Gênero -  Aventura
Música - Klaus Badelt, Hans Zimmer
Direção de arte - Brian Morris
Direção de fotografia - Dariusz Wolski
Figurino - Penny Rose
Edição - Craig Wood, Stephen Rivkin, Arthur Schmidt
Companhias produtoras - Walt Disney Pictures, Jerry Bruckheimer Films
Distribuição - Buena Vista Pictures
Lançamentos:
Estados Unidos 9 de Julho de 2003
Brasil 29 de Agosto de 2003
Portugal 5 de Setembro de 2003
Idioma - Inglês
Orçamento - US$ 140 milhões
Receita - US$ 654.264.015
Johnny Depp como Capitão Jack Sparrow
Geoffrey Rush como Capitão Hector Barbossa
Orlando Bloom como Will Turner
Keira Knightley como Elizabeth Swann
Jack Davenport como Comodoro James Norrington
Jonathan Pryce como Governador Weatherby Swann
Kevin McNally como Joshamee Gibbs
Damian O' Hare como Tenente Gilette
Lee Arenberg como Pintel
Mackenzie Crook como Ragetti
Zoë Saldaña como Anamaria
David Bailie como Cotton
Martin Klebba como Marty

Em pleno século XVII, o pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) tem seu navio saqueado e roubado pelo capitão Barbossa (Geoffrey Rush) e sua tripulação. Com o navio de Sparrow, Barbossa invade e saqueia a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador (Jonathan Pryce). Decidido a recuperar sua embarcação, Sparrow recebe a ajuda de Will Turner (Orlando Bloom), um grande amigo de Elizabeth que parte em seu encalço. Porém, o que ambos não sabem é que o Pérola Negra, navio de Barbossa, foi atingido por uma terrível maldição que faz com que eles naveguem eternamente pelos oceanos e se transformem em esqueletos à noite.

2003 foi o ano em que o capitão Jack Sparrow desembarcou nas telonas de cinema do mundo todo. Com produção do conhecido Jerry Bruckheimer e direção do Gore Verbinski, o roteiro do filme foi baseado na verdade,num brinquedo chamado Pirates of the Caribbean dos parques temáticos da Walt Disney Parks and Resorts. Não por menos,uma das produtoras foi os estúdios Disney.

Um dos cabeças do filme foi o Bruckheimer.Ao se envolver no projeto, ele pediu aos roteiristas  Ted Elliott e Terry Rossio desenvolverem a história, a recheando de um elemento sobrenatural. Na verdade, anterior a esses dois,outros nomes estavam escrevendo a trama, Jay Wolpert desenvolveu um roteiro baseado no brinquedo em 2001 e Stuart Beattie o reescreveu no início de 2002.

Um fato é que, o gênero Piratas, estava naufragado há tempos em Hollywood. Uma da últimas produções nesse estilo, A Ilha da Garganta Cortada (1995), além de ter sido um horrendo fracasso de bilheteria, ainda é visto até hoje como um dos piores filmes de todos os tempos. Foi a ideia de tentar resgatar esse tipo de produção, que atraiu o diretor Gore Verbinski, tanto pela possibilidade de utilizar tecnologia moderna para a obra como homenagear o brinquedo que ele próprio se divertira em algum momento de sua vida.

Das ideias surgiu o inigualável Jack Sparrow,um pirata falastrão, malandro e acima de tudo, atrapalhado, que sempre consegue se sair com certas trolagens, das mais difíceis situações.O figura ficou conhecido por suas histórias mirabolantes e recheadas de falta de credibilidade,que dão conta de que ele teria escapado de uma ilha deserta onde fora abandonado. O escolhido para viver o personagem foi o conhecidíssimo Johnny Depp. Um fato ainda mais curioso, foi o tom de interpretação escolhido por Depp para viver o pirata.

Sparrow tem um trejeito afetado, insinuando uma possível homossexualidade. O ator conta que se inspirou em figuras conhecidas tanto do cenário musical como até mesmo de personagens de animações. Suas inspirações teriam sido o guitarrista do famoso grupo Rolling Stones, o Keith Richards e o personagem Looney Tunnes, Pepe Le Gambá, (ou Pepe Le Pew). A atuação do Johnny não caiu no agrado dos executivos da Disney, mas ele sabia bem o que estava fazendo.

O restante do elenco foi formado por rostos bem conhecidos: Orlando Bloom, na época, em alta por conta da trilogia O Senhor dos Anéis,viveria o ferreiro Will Turner. A lindinha Keira Knightley viveria o interesse romântico de Will, a Elisabeth Swann. O veterano Geoffrey Rush seria o antagonista do capitão Sparrow, o capitão Hector Barbossa. Jonathan Pryce seria o  Governador Weatherby Swann, E Jack Davenport como Comodoro James Norrington.

Na parte técnica,o filme agregou equipes e profissionais de respeito. A empresa responsável pelos efeitos especias foi a Industrial Light e Magic,do George Lucas.A trilha sonora ficaria por conta do  compositor Klaus Badelt, em parceria com o conhecido Hans Zimmer, que anteriormente trabalhara com o Gore em O Chamado (detalhes sobre esse filme estão na coluna dos Inesquecíveis do Cinema).

Um dos grande atrativos do filme,além das locações impressionantes e a cenografia, são os figurinos detalhados dos personagens, uma atração à parte. Mas é nos personagens altamente carismáticos que estão a grande força da obra, especialmente no trio Sparrow/Turner/Swann.

Johnny Depp toma o filme para si,e constrói um de seus maiores personagens em toda a sua carreira. Com um currículo de personagens memoráveis,seu Jack Sparrow não poupa os fãs, com altas doses de língua afiada, maneirismos, malandragem e esperteza, o capitão Jack encara todo tipo de situação, sempre se dando bem, (ou não), nas mais variadas situações que ele encara. Mostrando aos executivos que o olhavam com desconfiança que ele estava seguro em sua interpretação, Depp arrebata os fãs da obra no instante em que surge com seus trejeitos duvidosos. Não por menos, sua atuação foi indicada ao Oscar daquele ano.

Olrlando e Keira tem uma ótima química e convencem com sua paíxão reprimida um pelo outro. Não se deixando ofuscar pelo excelente Depp, eles tem seu espaço para brilhar e não ficarem relegados a meros coadjuvantes. Seus personagens se tornam peças-chaves para a trama e irão encarar toda a sorte de aventuras no mar, andar na prancha, procurar tesouros e quebrar maldições. O veterano Rush se torna também um bom antagonista, com sua tripulação amaldiçoada.

O roteiro faz uma mistura de humor e aventuras como não se via desde o famoso Indiana Jones, logicamente, não comparando os gêneros, mas sim a magia por trás das produções. E ainda faz referência aos brinquedos no qual o roteiro se baseia, com detalhes em certas cenas que quem conhece o parque,percebe de imediato. Talvez o ponto negativo seja a duração excessiva, o filme poderia terminar com uns 20 minutos a menos. Também tem as subtramas dispensáveis e certas repetições de sequências. Mas no conjunto da obra, o filme se saiu bem. Existiam temores que o filme poderia ser um fracasso, principalmente por conta do gênero escolhido. Mas o que aconteceu foi o contrário. Muito bem recepcionado pela crítica, o filme foi um excelente sucesso de bilheteria. Com custo de 140 milhões, arrecadou mais de 654 milhões. Foi o quarto filme de maior bilheteria do ano de 2003.

Por sua interpretação do Capitão Jack Sparrow, Johnny Depp venceu um Screen Actors Guild Award de Melhor Ator, um MTV Movie Award e um Empire Award, ele também foi indicado a um Golden Globe, um BAFTA Award e um Oscar de Melhor Ator, com o filme sendo também indicado nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som  e Melhores Efeitos Visuais.  Venceu o BAFTA Award de Melhor Maquiagem, o Saturn Award de Melhor Figurino  e o People's Choice Awards de Filme Favorito.


E claro não poderíamos deixar de registrar uma grande falha neste filmaço, reparem em um cowboy, com um chapéu branco, participando da cena no lado esquerdo da imagem.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT