BREAKING

sábado, 3 de junho de 2017

Grandes Personagens - Mulher-Maravilha - A Origem

O universo dos super-heróis das HQs era dominado pelas figuras masculinas, até que, no início dos anos 40, um psicólogo mudou esse fato, ao criar aquela que é sem dúvidas a personagem feminina mais importante das HQs. Com uma trajetória invejável nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha não precisa de apresentações. Agora em junho, sua popularidade chega ao auge definitivo, com o lançamento de seu primeiro filme-solo. Em novembro ela retorna no aguardado blockbuster Liga da Justiça. Não podíamos ignorar sua importância na história pop, justamente por isso vamos aqui nessa coluna, fazer um raio x de sua criação e sua história.
A criação

No início da década de 40, o gênero super-heróis nos quadrinhos, era dominado por dois personagens, o primeiro era o Super-Homem, criado no início dos anos 30, pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster, mas só vindo a ganhar publicação por uma grande editora,em 1938. Seu sucesso foi tamanho, que os chefões da futura DC Comics, editora que adquirira os direitos sobre ele, pediram ao roteirista/desenhista Bob Kane,que criasse algum personagem para pegar carona no sucesso do homem de aço.Em 1939,em parceria com o desenhista Bill Finger, Kane criou o Batman,e depois disso, o universo dos quadrinhos nunca mais foi o mesmo. Para maiores detalhes sobre ambos os personagens,sugiro uma visita na coluna dos Grandes Personagens, na qual destacamos toda a trajetória do Super-Homem/Batman.

Em 1940, Max Gaines, fundador da editora All-American Comics,ficou impressionado com um artigo publicado pelo psicólogo  William Moulton Marston,e o  empregou  como consultor educacional da National Periodicals of American Publications e All-American Publications, duas das companhias que se fundiriam para dar forma a  DC Comics. O figura sentiu que faltava algo de diferente nas histórias de super-heróis e tratou de encarregar o Marston para que criasse um herói diferente.

Nas ideias que tinha para essa concepção,ele pensou num personagem que carregasse consigo os ideais de amor e a paz,em contrapartida com os demais cujas aventuras tinham como fundamento,a guerra e a violência. Foi a sua esposa,Elizabeth Marston quem sugeriu a possibilidade de que sua personagem fosse uma mulher. Incentivador dos movimentos sufragistas e feministas, lhe veio a possibilidade de sua personagem ser uma guerreira amazona,tendo por trás de sua história, todo um contexto envolvendo deuses da mitologia.Tendo permissão para desenvolver a personagem,Willian continuou contando com a colaboração da esposa para suas ideias e por fim,batizou sua criação como Mulher-Maravilha.

Quem ficaria responsável pelos desenhos seria o artista Harry George Peter, especialmente escolhido para essa função.A personagem foi impregnada em parte, com a personalidade do seu criador.Desde o início ele pensou em características que até hoje acompanham a personagem, como os braceletes que desviam balas e o uniforme que representa os ideais de patriotismo e liberdade,(no início ela usava saia,com o tempo o uniforme foi sofrendo modificações.Um fato interessante sobre o Marston, é que ele tinha um curioso fascínio em descobrir os segredos das pessoas. Para se ter uma ideia, foi ele quem criou o famoso polígrafo, a polêmica "máquina da verdade". Esse seu hobbie colaborou também na criação do conhecido laço mágico da personagem. O surgimento da heroína foi um contraponto como dito.Enquanto Batman,Super-Homem, Lanterna Verde e os demais personagens do quadro editorial estrelavam aventuras mais violentas, a Mulher-Maravilha fazia o tipo mais pacifista: ela não matava ou atacava ninguém e só lutava para se defender ou defender alguém mais fraco.

Em seu surgimento,no ano de 1941,os responsáveis não sabiam como a nova heroína seria recebida pelos fãs de hqs,por isso o Willian adotou um pseudônimo para se preservar ao ser creditado, uma vez que ele era bastante conhecido.A primeira aparição da Mulher-Maravilha foi na revista  All Star Comics e sua  primeira história completa foi lançada em 1942, na Sensation Comics. Poucos meses depois, a personagem ganha sua revista própria no verão de 1942.O sucesso foi imediato,tanto que a verdadeira identidade de seu criador acabou sendo revelada,para o espanto geral,pois ele era conhecido até mesmo internacionalmente.

A origem

O nome verdadeiro da personagem é Diana, e ela é originária da  Ilha Paraíso,um lugar que era habitada pelas antigas amazonas da mitologia, e não havia homens na ilha. Supostamente a Mulher-Maravilha veio ao mundo  como uma estátua de menina criada por Hipólita (rainha das amazonas). Tão apaixonada por sua escultura, a rainha pediu aos deuses que dessem vida a figura, e foi atendida . Mas em publicações recentes foi revelado que na verdade ela é filha biológica de Hipólita com Zeus, deus do Céu.

Diana teria recebido dos demais deuses mitológicos, várias bênçãos e poderes. Entre esses se destacam, superforça,quase comparável a do próprio Super-Homem, invulnerabilidade, super-agilidade, capacidade de voo, entre outros. Diana foi criada e treinada pelas amazonas e não teve contato com o mundo exterior, uma vez que a Ilha, também chamada de Themyscira, é protegida pelos deuses e fica numa realidade alternativa à nossa. Quando Diana estava adulta, Steve Trevor, piloto da Força Aérea americana colidiu com seu avião na Ilha Paraíso. A Rainha Hipólita decretou que a amazona que vencesse diversas provas entre elas teria a incumbência de levar Steve de volta aos Estados Unidos, e se tornaria uma campeã em nome das amazonas em território americano. Proibida de participar por sua mãe, Diana se disfarçou e ganhou o contesto.

Essa é praticamente a origem oficial da personagem. Logicamente,com o passar das décadas, houveram reformulações e mais reformulações, e outros detalhes foram incluídos, porém, grande parte dos roteiristas que trabalharam suas versões, mantiveram bastante os conceitos do seu criador. Willian faleceu em 1947, e com isso a Mulher-Maravilha perdia seu principal roteirista. Durante todo esse período ele esteve à frente de suas aventuras. Mas ela continuou ativa e se fez presentes nas eras de Ouro e prata, sendo trabalhada por quadrinistas famosos, como Denny O'Neal.

Basicamente, a Mulher-Maravilha é uma mulher caucasiana de cabelos pretos, usando uma tiara dourada com uma estrela, um traje que combina bustiê vermelho com uma águia dourada como símbolo (sendo substituída por um duplo "W" nos anos 1980 até então), short azul com estrelas brancas e botas de cano longo vermelhas, possui 1.80 de altura e musculatura avantajada.

Nos quadrinhos, a personagem esteve presente na famosa saga dos anos 80,Crise Nas Infinitas Terras, que colocou um fim na bagunça que era a cronologia da DC, com universos e multiversos que reuniam as mesmas versões dos conhecidos personagens do quadro editorial, mas causavam uma grande confusão. Por exemplo,personagens da Era de Ouro existiam em determinado multiverso, enquanto os da Prata em outros.

Após a conclusão da saga, as três principais personagens da DC, Super-Homem, Batman e claro, a própria Mulher-Maravilha, foram repaginados, ganharam uma nova origem. Um fato curioso, 3 dos maiores quadrinistas daquela década ficaram responsáveis por esse repaginamento. O Super-Homem ficou sob responsabilidade do roteirista/desenhista canadense John Byrne, famosíssimo por seu trabalho com os X-Men,da Marvel, por aqueles tempos. Batman ficou sob responsabilidade de ninguém menos que o Frank Miller,que um ano antes dessa repaginação, elevara o patamar do personagem a outro nível jamais imaginado, por conta da famosa série, O Retorno do Cavaleiro das Trevas, que também foi destacado nessa coluna, procure nas postagens anteriores. E a Mulher-Maravilha ficou sob responsabilidade do George Pérez, um dos mais talentosos desenhistas de hqs em todos os tempos,também responsável pela arte da Crise Nas Infinitas Terras. Pérez desenvolveu o roteiro, além da arte, manteve-se fiel ao que o Marston concebera, mas introduziu novos elementos na origem da personagem,tirando por exemplo, o fato que ela e Steve Trevor não se apaixonam nessa nova versão, e ela não é integrante oficial da Liga da Justiça, que só viria a ser formada um ano depois, na conclusão de outra saga, Lendas.

Em 2011,a DC resolveu mais uma vez reformular sues personagens,com o projeto Os Novos 52.A Mulher-Maravilha sofre novas modificações, Ao invés de ter criado vida através do barro, na verdade ela foi concebida pelo deus Zeus com a sua mãe, Hipólita fazendo, assim, além de Amazona uma Semi-Deusa. Com isso suas histórias escritas por Brian Azzarello a Mulher Maravilha aparece ainda mais aprofundada na mitologia grega.Outra mudança relevante na vida da heroína está em seu relacionamento amoroso com o Super-homem.

Em 2016, a DC Comics decidiu relançar toda sua linha novamente, o que incluía a Mulher-Maravilha. Nessa nova fase, suas histórias voltaram a ser escritas pelo Greg Rucka, e o seu ex-namorado, o Superman dos Novos 52, acaba morrendo, o que faz com que a personagem volte a se relacionar com Steve Trevor.





Nas animações

Sua primeira aparição nessa mídia foi em 1972, a Mulher-Maravilha participou de um episódio de um desenho chamado The Brady Kids, no episódio a heroína e os jovens protagonistas vão parar na Grécia antiga.

Depois disso,ela tornou-se personagem frequente no famoso desenho animado Superamigos,da Hanna Barbera,uma versão mais leve da Liga da Justiça,concebido em 1973 e com duração até 1975.O grupo reunia o Super-Homem,Batman e Robin,Aquaman.Depois disso vieram Os Novos Superamigos,de 1977 a 78.Depois vieram "Challenge of the Superfriends" (1978-1979); "The World´s Greates Superfriend" (1979-1980); "The Superfriends Hour Shorts" (1980-1982); "Superfriends: The Legendary Super Powers" (1984-1985) e finalmente "The Super Powers Team: Galactic Guardians" que ocorreu entre 1985 a 1986.

A personagem fez também uma participação numa série animada curta com o Super-Homem,ao final dos anos 80. Depois disso,só retornaria na famosa animação Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, já nesse milênio. Depois disso, foi vista em Justiça Jovem,espécie de versão teen da Liga adulta. Com o fim do seriado da Liga,a personagem retornou em várias produções feitas para o mercado dos dvds, Liga da Justiça-A Nova Fronteira (2008), A Legião do Mal (2012), Ponto de Ignição (2013), Armadilha do Tempo, Guerra, (2014)Trono de Atlantis, Deuses e Monstros (2015). Ela também estrelou uma animação-solo,contando a sua origem,em 2009.

Na TV

Sua passagem pela tv foi numa série produzida de 1975 a 1979. A primeira temporada foi exibida pela rede ABC, que a cancelou. A CBS assumiu a série até seu fim.Quem deu vida à personagem foi a atriz Linda Carter

No cinema

Apesar de sua mítica,os produtores da Warner,estúdios responsáveis pela DC Comics,até então,nunca tinham apostado numa produção para as telonas com a personagem.O fato mudou em 2016, quando ela fez uma participação em Batman vs Superman-A Origem da Justiça, roubando a cena,mesmo não sendo tão aproveitada.O filme na verdade, foi o pontapé inicial para a realização de um blockbuster com a Liga da Justiça, que deverá reunir pela primeira vez, um dos mais famosos grupos de super-heróis da editora. 

Antes de seu lançamento, previsto para novembro,finalmente a Mulher-Maravilha estrelou sua própria produção, em junho de 2017, que mostrou a sua origem e fez a ponte para o filme da Liga. Quem interpreta a personagem,é a atriz israelense Gal Gadot, conhecida por sua participação na franquia Velozes e Furiosos.

Confira o Trailer do seu filme solo...


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT