BREAKING

sábado, 15 de abril de 2017

Resenha Cinéfila Velozes e Furiosos 5 - Fast 5

A 5ª produção marca a guinada na fórmula da famosa franquia de ação e velocidade. Contando então com o maior orçamento até então liberado para a sua realização (125 milhões) e novamente com a direção do Justin Lin, o mais novo filme da série se desvencilha dos elementos que o fizeram famoso e atinge um patamar ainda mais alto. Ao desenvolver Fast Five, a Universal Studios deliberadamente deixou o tema de corrida de rua, do qual era predominante nos filmes anteriores, para transformar a franquia em uma série de ação envolvendo roubos de carros. Ao fazer isso, eles esperavam atrair audiências mais amplas. Fast Five é considerado o filme de transição, com apenas um carro de corrida, dando mais atenção ao conjunto de cenas de ação, tais como tiroteios, brigas e roubos de U$ 100 milhões de dólares. A produção montou uma campanha de marketing, através de mídias sociais, jogos virtuais, redes de cinema e fabricantes de automóveis.  
                                 
Velozes e Furiosos 5 - Missão Rio - Fast Five
Países - Estados Unidos,  Brasil
Classificação - Inadequado para menores de 14 anos
Ano - 2011
Duração - 130 min 
Direção - Justin Lin
Produção - Neal H. Moritz, Vin Diesel, Michael Fottrell
Produção executiva - Amanda Lewis, Samantha Vincent, Justin Lin
Roteiro - Chris Morgan
Baseado em Personagens de Gary Scott Thompson
Gênero - Ação
Música - Brian Tyler
Direção de arte - Peter Wenham
Figurino - Sanja Milkovic Hays
Cinematografia - Stephen F. Windon
Edição - Christian Wagner, Kelly Matsumoto, Fred Raskin
Companhias produtoras - Original Film, One Race Films
Distribuição - Universal Pictures
Lançamentos:
Brasil 15 de Abril de 2011 (Estreia no Rio de Janeiro)
Estados Unidos 29 de Abril de 2011
Brasil 5 de Maio de 2011
Portugal 5 de Maio de 2011
Idioma - Inglês
Orçamento - US$ 125 milhões
Receita - US$ 626.137.675

Vin Diesel - Dominic Toretto
Paul Walker - Brian O'Conner
Dwayne Johnson - Luke Hobbs
Tyrese Gibson - Roman Pearce
Ludacris - Tej Parker
Jordana Brewster - Mia Toretto
Elsa Pataky - Elena Neves
Gal Gadot - Gisele Harabo
Tego Calderon - Tego Leo
Matt Schulze - Vince
Sung Kang - Han Lue
Joaquim de Almeida - Hernan Reyes
Michael Irby - Zizi
Joseph Melendez - Chefe Almeida
Eva Mendes - Monica Fuentes
Fernando Chien - Wilkes
Alimi Ballard - Fusco
Yorgo Constantine - Chato
Geoff Meed - Macroy
Luis Da Silva Jr. - Diogo
Luis Gonzaga - Segurança da Casa de Dinheiro no Leblon
Carlos Sanchez - Técnico da Evidência
Benjamin Blankenship - Agente Líder do DEA
Jeirmarie Osorio - Rosa
Jay Jackson - Repórter de Campo 1
Arlene Santana - Repórter de Campo 2
Kent Shocknek - Âncora do Jornal 1
Sharon Tay - Âncora do Jornal 2
Andy Rosa Adler - Âncora do Jornal 3
Lou Beatty Jr. - Juiz

Dominic Toretto  foi resgatado da prisão por sua irmã Mia e Brian O’Conner, que realizam um ousado resgate sobre rodas. Logo em seguida, ele desaparece. Brian e Mia vão até o Rio de Janeiro, onde encontram Vince. Ele propõe ao casal o roubo de carros que estão sendo levados em um trem, algo que, segundo ele, será uma operação simples que renderá um bom lucro. Durante a operação, Dominic reaparece e diz à irmã que os planos mudaram. Ela então leva um dos carros a um esconderijo em plena favela carioca, deixando Dominic e Brian enfrentando policiais e bandidos. Ao desmontar o carro, o trio descobre que ele contém um chip com todas as operações ilegais de Hernan Reis, incluindo onde guarda o dinheiro arrecadado. É o suficiente para que eles elaborem um plano para roubar a fortuna de Reis, contando com a ajuda de vários amigos. O que eles não esperavam é que um grupo de elite do governo federal, chefiados pelo obstinado agente Hobbs, fosse enviado ao Rio para recapturar os fugitivos.

Diesel e Walker retomam à ação exatamente de onde o filme anterior parou. Os rachas de rua se tornam obsoletos, a série parece tomar emprestados os elementos de duas outras famosas franquias, a Missão Impossível, e  11 Homens e um Segredo, e os personagens tramam algo mirabolante, se apoderar de um cofre gigante que está guardado numa delegacia de polícia. Para isso eles precisam montar uma equipe, onde cada um tem sua função.

A maior sacada dos roteiristas,diretor e produtores,foi então reunir os mesmos coadjuvantes que se destacaram em produções anteriores. Voltam à franquia, o mecânico/Hacker Jet, (Chris "Ludacris" Bridges), o carismático Roman Pearce (Tyrese Gibson), o asiático Han (Sung Kang) e a informante Gisele (Gal Gadot). Mas querendo agregar mais atenções, os produtores convocam para reforçar o elenco, um verdadeiro peso-pesado, ninguém menos do que o armário Dwayne Johnson, um dos grandes nomes do cinema de ação da atualidade. Completando o pacote, o conhecido ator Joaquim de Almeida é o antagonista da obra.

Como o título sugere, a aventura dessa vez se passa no Rio de Janeiro. Apenas na teoria, na verdade boa parte das locações ocorreram em Porto Rico e na Costa Rica. Aqui no nosso país, ocorreram rápidas passagens em locações como  o Morro do Pão de Açúcar, Forte de Copacabana, Praia de Iracema, a Favela Santa Marta e o monumento Cristo Redentor. Gibson foi filmado interpretando seu personagem, chegando no Aeroporto Internacional Galeão, mas, quando se tornou publicamente conhecido de que uma cena estava sendo filmada no aeroporto, elenco e equipe foram assediados. Uma situação semelhante ocorreu quando Ludacris estava filmando uma cena em que seu personagem compra um carro para dirigir em torno da cidade. Uma cena onde uma equipe de um assalto já concluído desce em uma praia, foi filmada em Copacabana.

O motivo pelo qual as filmagens se concentraram em outro país foi óbvio, os impostos cobrados aqui eram muito maiores e mesmo as produções milionárias tem seu teto. Porto Rico ofereceu muito mais incentivos fiscais, o que se tornou mais atraente para a produção. Uma das cenas filmadas por lá foi a perseguição nos telhados da favela.

Em termos de ação, não se teve o que reclamar. Foi elevada a um patamar ainda não explorado nessa série. Era de se esperar que o excesso de personagens comprometessem o andar da obra. mas cada um tem seu tempo correto de cena e ocupam seu espaço. O momento mais aguardado pelos fãs foi o embate entre os brucutus Diesel vs Johnson. O quebra-pau foi um dos mais impressionantes já vistos nessa série. Basta relevar que nenhum dos dois personagens ficam com qualquer tipo de hematomas.

Para quem não se importa com tuning e corridas, a franquia começa a ficar interessante. A ação é cada vez mais exagerada (as sequências de abertura e encerramento são absolutamente enlouquecidas e sem qualquer apego às leis da física) e o roteiro, mais livre, ignora bobagens como coerência (onde diabos a Equipe Toretto consegue seus equipamentos de ponta se estão falidos e escondidos?). Explicar pra quê? O que importa é que Dominic Toretto  deixou de ser um valentão criminoso para tornar-se um verdadeiro general. O maior destaque provavelmente é a cena final,em que Toretto esmaga carros e mais carros com um enorme cofre.

É bom frisar que o filme rendeu críticas por alguns brasileiros mais nacionalistas, que não gostaram de ver um filme vendido ao mundo todo, retratando a cidade do Rio de Janeiro como reduto de policiais corruptos, traficantes, marginais que andam armados abertamente... Grande novidade, até parece que a realidade por lá  é diferente da retratada.

Como é comum nessa franquia, houve exageros do roteiro e das cenas anabolizadas de ação, falta de lógica, melhores diálogos e maior respeito à física. Porém, como blockbuster e diversão descompromissada, o filme veio a calhar. E a bilheteria mostrou isso. O filme fez  mais de 626 milhões de dólares, superando o anterior, um sucesso sem precedentes. Como costume, ainda fechou com uma ponta para a sequência, que voltaria a unir grande parte do elenco mais uma vez. Os críticos, mesmo com uma ressalva aqui, outra ali, aprovaram as mudanças e tanto elogiaram como depredaram...

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT