BREAKING

terça-feira, 4 de abril de 2017

Resenha Cinéfila e Grandes personagens do Cinema - Torento & O'Conner Velozes e Furiosos 2001

Abril marca o retorno de alguns dos personagens mais emblemáticos que o cinema de ação concebeu nos últimos dezessete anos. Dois em especial, representam com louvor uma franquia que iniciou de forma modesta e provavelmente sem grandes pretensões, mas evoluiu a tal ponto que o último filme arrecadou mais de 1 bilhão nas bilheterias e foi um enorme sucesso crítico. Um desses personagens, infelizmente como sabemos,seu intérprete não está mais nesse plano, e deixou muitas saudades e um vazio nessa série que não será fácil digerir. O outro segurou as rédeas e tem a missão, ao lado do seus companheiros, de manter a tocha acesa e seguir adiante.

Velozes e Furiosos representa bem o atual estado do gênero da ação, com cenas mirabolantes, que desafiam as leis da física e do bom senso, personagens ultra carismáticos, humor, perseguições inimagináveis e tudo o que se faz necessário para que o gênero continue andando. Mas acima de tudo, é nos dias atuais uma das maiores franquias de ação, tanto que se encontra em seu 8º episódio.Vamos agora destrinchar a série, apresentar seus personagens e fazer a resenha de todos os flimes, prenunciando o mais novo episódio. E vamos destacar os personagens que são o símbolo da franquia: Dominic Toretto e Brian O'Conner.
Países - Estados Unidos,  Alemanha
Classificação - Inadequado para menores de 14 anos
Ano - 2001
Duração - 106 min 
Direção - Rob Cohen
Produção - Neal H. Moritz
Produção executiva - Doug Claybourne, John Pogue
Roteiro - Gary Scott Thompson, Erik Bergquist, David Ayer
História - Gary Scott Thompson
Baseado em Racer X, artigo de Ken Li
Género - Ação, policial
Música - BT
Direção de arte Waldemar Kalinowski
Figurino Sanja Milkovic Hays
Cinematografia Ericson Core
Edição Peter Honess
Companhia(s) produtora(s) Original Film
Mediastream Film
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 22 de Junho de 2001
Brasil 28 de Setembro de 2001
Idioma ingles
Orçamento US$ 38 milhões
Receita US$ 207.283.925,00

Dominic Toretto - Vin Diesel
Brian O'Conner - Paul Walker
Letty - Michelle Rodriguez
Mia Toretto - Jordana Brewster
D.K. - Brian Tee
Vince - Matt Schulze
Harry Vyto Ruginis
Agente Bilkins - Thom Barry
Hector - Noel Gugliemi
Edwin - Ja Rule
Monica - Monica Tamayo
Jesse - Chad Lindberg
Leon - Johnny Strong
Johnny Tran - Rick Yune
Lance Nguyen - Reggie Lee
Sgt. Tanner - Ted Levine
Piloto da Ferrari - 
Neal H. Moritz



A ideia do roteiro do Velozes e Furiosos surgiu do conhecido diretor Rob Cohen. Em 1998, ao ler uma matéria sobre as corridas de rua, publicada na revista  Vibe, ele ficou interessado pelo tema e resolveu assistir pessoalmente uma dessas corridas ilegais. Impressionado com o que viu, ele começou a desenvolver planos para uma produção envolvendo essas corridas, recheados com muitas perseguições, roubos a caminhões de eletrônicos, personagens durões e tudo o que seria visto no primeiro filme. 


No Tempo das Diligências (1939), Donnie Brasco (1997), Amor, Sublime Amor (1961) e Caçadores de Emoção (1991), todos eles foram usados como fonte de inspiração para partes do filme.Cohen conduziu suas ideias em parceria com os roteiristas Gary Scott Thompson e David Ayer. Em seguida, Cohen convenceu a Universal Pictures para fazer o filme.


A trama do filme envolve justamente os dois personagens que se tornariam símbolos da série. De um lado temos Dominic, um sujeito durão, piloto intrépido,acostumado com os rachas de ruas,que o tornaram famoso entre os participantes, mecânico excepcional e suspeito de estar ligado e comandar uma gangue que realiza os roubos dos eletrônicos. Do outro lado temos o agente do FBI,Brian O'Conner, que se infiltra nos integrantes dos rachas para investigar a ligação com os roubos.

Pode-se afirmar que tanto o Diesel quanto o Paul só viriam a ganhar o reconhecimento e fazer sucesso após esse filme aqui. 

Diesel já tinha algumas produções conhecidas no currículo mas ainda não era exatamente um dos grandes nomes do cinema de ação. Paul era um pouco mais velho no que dizia respeito a atuar, mas não tinha nada de destaque na carreira. O grande diferencial para os dois seria exatamente essa série, que os colocariam em evidência, assim como parte do elenco coadjuvante que se formaria já a partir desse filme,t endo destaque as atrizes:Michele Rodriguez e Jordana Brewster.

O filme que abriria a franquia 




As ideias do Cohen e seus roteiristas tomaram forma em 2001, quando o agora mitológico primeiro filme foi lançado nos cinemas. Rodado com um orçamento de 38 milhões, a produção foi concebida como um blockbuster B sem provavelmente maiores pretensões. O elenco era semi desconhecido, a trama não passava de um filme de ação mediano, recheada com muita adrenalina, rachas de ruas e perseguições a mil por hora. Dificilmente nem o maior dos otimistas poderia esperar que essa produção evoluiria e se tornaria integrante das 10 maiores franquias hollywoodianas de todos os tempos. Nessa primeira produção, os fãs da ação foram apresentados a uma fórmula e personagens que se tornariam recorrentes na cultura pop.

O filme traz o policial Brian O'Conner (Paul Walker), que, disfarçadamente, se infiltra no mundo das corridas ilegais e dos carros tunados pelas ruas de Los Angeles, afim de capturar o responsável por diversos roubos a caminhões que transportam produtos eletrônicos nas estradas próximas à cidade. Mas O'Conner acaba se envolvendo de tal modo, que ao invés de prender os corredores, acaba se apaixonando por Mia Toretto (Jordana Brewster), irmã de Dominic Toretto (Vin Diesel), considerado o mais famoso e respeitado corredor de rua de Los Angeles, cujo mesmo, namora Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), que também está envolvida nos crimes investigados pela polícia. O conflito na história também envolve os amigos mais próximos de Toretto, Vince, Leon  e Jesse, e está ligado a uma gangue de asiáticos liderada por Johnny Tran, proprietário de uma oficina de preparação de carros customizados, além de envolver o proprietário de uma loja de peças de alta performance, Harry.

Naquela ocasião, provavelmente nenhum dos envolvidos imaginariam que o filme estaria abrindo o que é agora uma franquia bilionária. Mas o filme tinha elementos que os apreciadores de alta velocidade apreciam, carrões importados e tunados,mulheres deslumbrantes, corridas que desafiam a física. E como pano de fundo, uma trama policial com muita ação. O primeiro filme tem muitos fatos curiosos, como a preparação nos bastidores do elenco.Walker, Rodriguez, Diesel e Brewster tiveram que dirigir carros de Formula 1 quando estavam se preparando para gravar as cenas de corrida. "Nós podíamos ver imediatamente que Paul seria um ótimo piloto", contou Cohen. "Ele tinha um talento natural. Ele não tinha medo. Você podia ver que ele estava se apaixonando pelos carros".

O que marcaria mesmo a personalidade dessa série seria o conceito de família, que o personagem do Diesel sempre fez questão de frisar ao longo dos demais filmes. Seu personagem, embora seja um tremendo brucutu, é emocionalmente ligado e leal aos companheiros.e ama a sua irmã e sua companheira, a Letty. Embora de início seus embates com  O'Conner sejam inevitáveis,no decorrer da série ele cria com o mesmo, um laço fraternal e se tornam grandes amigos. Uma outra atração do filme são os carros,como já destacados. Entre as marcas de respeito,podemos apreciar o Toyota Supra, Mitsubishi Eclipse e o carro do Dominic, o  Dodge Charger.

Como toda obra, o filme não é perfeito. Se sobrou ação e perseguições, foi somente para disfarçar o roteiro fraco e com muitas situações clichês e uma falta de carisma de alguns dos personagens,como a Michelle Rodriguez, a eterna durona de expressão fechada e aparência de poucos amigos,o par perfeito realmente para o Vin Diesel. Ainda sobra tempo para o romancezinho sem graça entre O'Conner e Mia Toretto.

Revisto nos dias atuais, pode-se afirmar que o filme está um tanto datado. Uma das afirmações para isso,por exemplo está numa das cargas roubadas por Toretto e sua gangue: televisores com videocassetes embutidos. Se nos dias atuais até mesmo os dvds estão começando a correr riscos, vendo que agora em qualquer Netflix ou site online você pode baixar até mesmo filmes que nem sequer foram lançados no cinema, imagine então se haveriam espaço para os lendários videocassetes. 

O primeiro filme também não nos poupou do que seria um fato recorrente nessa série, algumas sequências completamente absurdas. Logicamente elas tomariam um grau maior nas futuras produções, mas nem mesmo esse aqui ficou privado disso. Numa sequência, vemos pela primeira vez na história dos filmes de ação, um carro se locomover por baixo de um enorme caminhão de carga. Fora as capotagens que deixariam qualquer um a ver São Pedro. Mas o que se tornaria mesmo marcante seriam as sequências de corrida, em que os pilotos apertavam os botões do nitro, que tunava os motores, transformando-os em carros de Fórmula 1.

Com seus erros e acertos,a modesta produção recebeu críticas mistas e arrecadou uma boa bilheteria, mais de 207 milhões.A trilha sonora de The Fast and the Furious (título original) foi composta pelo produtor musical BT, misturando música eletrônica com hip-hop e influências industriais. Duas trilhas sonoras foram lançadas para o filme. A primeira, caracteriza-se principalmente em hip-hop e rap. O álbum ganhou disco de platina em 2002, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá.


Acontece porém, que o filme tornou-se um fenômeno e inaugurou praticamente um subgênero da ação. A partir daí começaram a surgir muitos filmes tendo como inspiração as corridas ilegais, sejam de motos ou carros.Podemos citar como exemplos:Fúria Sobre Rodas ou Corridas Clandestinas.Mas nenhum dos genéricos conseguiu igualar a popularidade desse título aqui. Todos fadaram. 

E como última curiosidade, nos anos 50 foi concebido um filme de ação com o mesmo título, The Fast and The Furious, do diretor Roger Corman. A Universal teve de fazer um acordo com Roger Corman - que possuía os direitos sobre o nome - para conseguir lançar o filme com este título.



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT