BREAKING

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Grandes Personagens di Cinema - ET - O Extraterrestre

O personagem em destaque desse mês tem um diferencial considerável, comparado a todos os demais que abordei nos últimos meses nessa coluna. Ele estrelou uma única produção, no ano de 1982 e mais nada. Entretanto, tornou-se extremamente popular e é lembrado e referenciado até hoje. Mais do que isso, é um dos grandes marcos da gloriosa carreira de um dos maiores, senão o maior diretor hollywoodiano de todos os tempos.

Ele é extremamente feio,não é desse planeta, (fato) é monossilábico, é extremamente esquisito. Suas poucas palavras tornaram-se célebres na cultura pop. Com esses atributos,como tal personagem conquistou a imortalidade cinematográfica? Seu filme foi por toda a década de 80, o maior campeão de bilheteria da história do cinema. Mesmo com sua aparência grotesca,ele tornou-se amado pelos fãs e até hoje figura na galeria dos grandes personagens mundiais.

Com vocês.... E.T - O Extraterrestre!!!


O ano é 1977. Um jovem diretor que aos poucos ia se firmando como grande nome na indústria cinematográfica, lançou um cult intitulado Contatos Imediatos do Terceiro Grau. O nome desse diretor? Steven Spielberg. O sucesso desse filme foi tamanho, que os estúdios responsáveis incumbiram o Spielberg de realizar uma sequência, mas ele não demonstrou entusiasmo na empreitada. Porém, temendo que os produtores entregassem a sequência a alguém menos talentoso, o Spiel começou a trabalhar uma outra ideia. Inspirado por um caso ufológico que ele tomou conhecimento, a respeito de que aliens teriam invadido uma fazenda, ele pensou numa produção contrária a de Contatos Imediatos. Ao invés de aliens bonzinhos e dispostos a interagir com os humanos, eles seriam os vilões da história. A ideia foi se desenvolvendo, o filme se chamaria Night Skies. Nos meses seguintes, o Steven passou desenvolvendo o roteiro e o design das criaturas. O maquiador Rick Baker, em alta naquele tempo depois do seu trabalho em Um Lobisomem Americano em Londres,(destacado na coluna dos Inesquecíveis do cinema,confira), criava os aliens.

Entretanto, a história mudaria por completo. No ano seguinte (1981), Spielberg dedicou-se a outra produção que se tornaria um cult de sua carreira, Os Caçadores da Arca Perdida. No intervalo das filmagens na Tunísia, cansado de tantas explosões e a ação desenfreada do arqueólogo Indiana Jones, Spielberg começou a alimentar o desejo de se envolver num projeto mais calmo e introspectivo. Com a cabeça voltada para seu próximo trabalho, e descontente com o roteiro do Night Skies, Steven o apresentou a roteirista Melissa Mathinson, que adorou a ideia final, na qual um alien bonzinho é deixado para trás por seus companheiros. O diretor havia pensado numa situação parecida para o final do Contatos Imediatos, um dos aliens ficaria na Terra. Foi então que surgiu o conceito de um extraterrestre abandonado por aqui, que acaba fazendo amizade com um menino. Em 3 dias, todo o trabalho desenvolvido para Night Skies foi jogado fora, e ele desenvolveu a ideia, convencendo a Melissa a escrever o roteiro.

O título escolhido foi E.T And Me. Steven apresentou o novo projeto aos estúdios que bancariam o Night Skies, a Columbia Pictures. Os produtores detestaram a ideia de fazer um filme meloso e comovente a respeito da amizade de um menino com um alienígena e disseram Não ao projeto. O diretor recorreu a um amigo de longa data, Sid Sheinberg, presidente da Universal Pictures. Ao ler o roteiro ele adorou e comprou a ideia.Rick Baker ficou furioso, pois o cineasta queria que ele adaptasse todo o trabalho nas criaturas ameaçadoras de Night Skies para um alien bonzinho. O contrato foi cancelado e o especialista em efeitos reclamou publicamente da conduta de Spielberg, dizendo que perdeu quase centenas de milhares de dólares no processo de criação e que nunca recebeu crédito pelo trabalho, já que o resultado inclui algumas de suas ideias para a criatura.

A ideia do roteiro era apresentar um garoto, Elliott, como personagem principal, que acaba encontrando o alien e se apega a ele, tanto que decide ajudá-lo a voltar a seu planeta. O extraterrestre seria uma espécie de "botânico espacial", um cientista de uma antiga raça de exploradores de outro planeta, que fica para trás ao ignorar os chamados de retornar a sua nave. Deixado à sua própria sorte, ele precisa sobreviver nesse ambiente desconhecido. A criatura teria uma espécie de "poder mágico" e de levitação e desenvolveria uma espécie de elo psíquico com o menino. O ser também teria um coração de luz que se acenderia quando se emocionasse, junto com a ponta do dedo indicador, usado para curar. Mas o governo americano acabaria descobrindo sobre a criatura e a capturaria.

Spielberg não queria que as pessoas achassem que o E.T seria uma pessoa dentro de uma fantasia. Na sua concepção, ele deveria ter pescoço comprido, que tanto esticasse ou encolhesse. Os olhos deveriam ser esbugalhados,as pupilas deveriam se contrair e dilatar. Outras particularidades da aparência da criatura foram desenvolvidas inspiradas em fotos de pessoas idosas. Olhos, bochechas, bocas, etc.. Outro detalhe, é que ele devia ser extremamente horroroso. O projetista Carlo Rambaldi, cujo currículo incluia Alien - O 8º Passageiro e o próprio Contatos Imediatos, foi chamado pra ajudar a criar o ser. Ao todo, foram gastos 1.4 milhão de dólares na concepção. O projeto ideal tinha 87 pontos de articulação, era mecânico e operado por vários cabos e alavancas por nada menos que 12 técnicos. Eles permaneciam de longe, observando as movimentações por monitores. 4 técnicos eram exigidos somente para manipular o rosto do ET.

O segundo modelo era eletrônico e operado por rádio controle, sendo utilizado em cenas em que o primeiro  modelo não podia ser utilizado por motivos técnicos. Era mais utilizado para as expressões faciais. Já o terceiro não passava de uma roupa de borracha, vestida por anões. Os movimentos dos braços e mãos da criatura, eram realizados por uma mímica, já que Steven considerou os movimentos criados pelos técnicos, muito falsos. A voz do ET seria dublada e gravada por uma senhora idosa, chamada Pat Welsh, que fumava dois maços de cigarro por dia e tinha uma voz grave e pitoresca. Sua voz foi modificada eletronicamente. Entre outras frases, é dela a famosa: "Et...Telefone...Minha casa...


Várias crianças foram selecionadas para os papéis centrais.Para escolher o garoto Elliot,foram gastos 6 meses e muitos meninos foram testados.Depois de algumas cogitações, foi escolhido Henry Thomas, que convenceu a todos ao improvisar a cena em que seu futuro personagem acredita que o alien morreu. Thomas imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta ideia em sua audição para o papel, para transmitir o sentimento de tristeza. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição, e o escolheu para protagonizar o filme. Robert McNaughton interpretaria o irmão mais velho. Michael. Dee Wallace, que trabalhou em outro cult do terror dos anos 80, Grito de Horror,interpretaria a mãe dos garotos. Peter Coyote seria um agente do governo. Visto nos dias atuais, o destaque fica por conta da Drew Barrymore, na época uma garotinha, interpretando Gertie, irmã de Elliott.




Spielberg optou em criar um contexto emocional crescente entre as crianças e o ET,de modo que as lágrimas ao final fossem verdadeiras, mesmo eles sabendo que a criatura não passa de um boneco manipulado. Um dos atrativos da obra é o trabalho do diretor de fotografia, Allen Daviau, que teve um desafio extremo, principalmente nas cenas iniciais em que o ser não deveria ser revelado de imediato.Entre os muitos atrativos dessa obra,um dos maiores é mais uma vez, a trilha sonora do John Willians, eterno parceiro do Spielberg, Esses dois se completam como queijo e goiabada. Willians criaria uma trilha belíssima e grandiosa,de forma que emoldura ainda mais a magia desenvolvida por Steven.Não por menos,acabaria concedendo mais um Oscar na carreira do grande maestro. O comunicador que o Et utiliza para se comunicar com seus amigos, realmente funcionava e foi criado pelo cientista Henry Feinberg. O artista conceitual Ralph McQuarrie,que também trabalhou em Star Wars, criou a nave espacial.



A primeira exibição do filme foi no Festival de Cannes. O título original foi rebatizado como ET - O Extraterrestre. O sucesso foi comprovado quando, aos 15 minutos finais, os espectadores começaram a ovacionar de pé a obra do genial Spielberg, que ficou perplexo e emocionado, não imaginando tal reação. Ao ser lançado nos Estados Unidos, em 1982, já em sua primeira semana de exibição, ele praticamente arrecadou o seu custo de produção. Enormes filas se formavam para conferir a grande produção.

Ao todo o filme arrecadou mais de 792 milhões de dólares, fazendo dele a maior bilheteria de toda a história do cinema. Esse valor seria superado somente uma década depois, quando uma outra produção do próprio Spielberg, o Parque dos Dinossauros o desbancaria. Mas aí viria um certo Titanic, em 1997, e esses recordes seriam a partir de então, facilmente superados. O filme foi também um enorme sucesso crítico,dando destaque aos efeitos especiais e a mensagem positiva da história. Foi uma das produções mais badaladas daquela década.

O sucesso rendeu então vários derivados como álbuns de figurinhas, brinquedos, livros, lps e jogos de videogames. Em 1982 foi lançado um jogo para Atari 2600 sobre o filme feito em apenas 5 meses. O game foi um total fracasso com quase 5 milhões de cópias encalhadas e é lembrado até hoje como um dos piores jogos eletrônicos de todos os tempos. Também impulsionaria uma série de filmes com alienígenas visitando nosso planeta,(alguns nem sempre com intenções boas.) O personagem também se tornaria extremamente célebre em toda a cultura pop. Passados 30 anos de sua aparição, ele continua presente no imaginário popular e sua aventura continua encantando as novas gerações de fãs de cinema. A cena do voo da bicicleta,emoldurada pela lua cheia, tornou-se icônica e um símbolo do cinema e logomarca da empresa Dreanworks, do Steven.

Na cerimônia do Oscar, no ano seguinte, o filme teve 9 indicações, mais uma vez entre elas, de melhor filme e diretor. Levou 4, trilha sonora, efeitos visuais, som e edição de som. O Oscar de Spielberg como melhor diretor só iria vir nos anos 90, por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan. Entre as demais premiações, também levou: 2 Globos de Ouro, por melhor filme e trilha sonora, que também seria contemplada com um Grammy e um Bafta, 4 Prêmios Saturno, 2 premiações da Academia Japonesa de Cinema por Melhor Filme em língua estrangeira e trilha sonora.O People's Choice Awards o escolheu como o filme mais popular e o Prêmio Davi di Donatello o premiou como melhor diretor estrangeiro. No American Film Institute's ele está classificado como o sexto melhor filme entre os 100 melhores de todos os tempos.

Em 2002, o filme foi relançado nos cinemas como parte das comemorações de seus vinte anos de lançamento, em uma nova versão que continha cinco minutos de novas cenas (que tinham ficado de fora na versão original), além de novos efeitos especiais e uma remasterização digital realizada em todo o filme. As armas dos agentes do FBI também foram substituídas por walkie-talkies, através da intervenção de computadores no filme original. Na ocasião do relançamento, entendia-se que a presença de armas num filme infantil seria inadequada, justificando-se a intervenção. Anos após o relançamento do filme, Steve Spielberg estava pensando fazer a sequência do E.T. o extraterrestre passados 20 anos após o acontecimento, e estava pensando escalar novamente o mesmo elenco do filme original.

Como curiosidade,o personagem reapareceria nos cinemas quase duas décadas depois. No filme Star Wars Episódio I - A Ameaça Fantasma conta com uma participação especialíssima: o E.T. Na verdade, três seres da mesma raça aparecem na cena da convenção realizada na Federação Comercial. Trata-se de uma homenagem de George Lucas ao amigo e parceiro Spielberg, uma vez que na cena do Halloween, pode-se ver uma criança vestida como Yoda, personagem da série Star Wars e que tinha aparecido pela primeira vez em O Império Contra-Ataca (1980). Justamente uma brincadeira e homenagem do Steven ao Lucas.

E como não poderíamos deixar de mencionar, segue a ficha técnica e o trailer do filme desta magnifica personagem...


Pais - Estados Unidos
Ano - 1982
Duração - 115 min 
Direção - Steven Spielberg
Roteiro - Melissa Mathison
Género - Ficção científica, drama
Música - John Williams
Cinematografia - Allen Daviau
Edição - Carol Littleton
Companhias produtoras - Amblin Entertainment, Distribuição Universal Pictures
Lançamentos:
França 26 de Maio de 1982 (Festival de Cannes)
Estados Unidos 11 de Junho de 1982
Portugal 17 de Dezembro de 1982
Brasil 25 de Dezembro de 1982
Idioma - inglês
Orçamento - US$ 10,5 milhões
Receita - US$ 792 910 554

ELENCO:
Henry Thomas .... Elliott
Drew Barrymore .... Gertie
Dee Wallace .... Mary
Peter Coyote .... Keys
Robert MacNaughton .... Michael
C. Thomas Howell .... Tyler
Pat Welsh .... voz do E.T.
Erika Eleniak .... jovem menina bonita
K.C. Martel .... Greg

Sean Frye .... Steve

SINOPSE:
Um alienígena perdido na Terra faz amizade com um garoto chamado Elliott de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. O menino ajuda o ET a regressar ao seu planeta.



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT