BREAKING

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Rituais Individuais e Liturgias - Encoleiramento - Por Bia Baccellet



Boa noite, meninos e meninas
Hoje vamos compartilhar um texto sobre o ritual do encoleiramento sob a visão de Bia Baccellet.

O assunto pode parecer recorrente e corriqueiro, mas hoje quero focar no aspecto cerimonial e no significado do encoleiramento e seus rituais.

Encoleiramento é um ritual litúrgico, que marca o início de uma relação de posse BDSM. Antes do encoleiramento existem outras fases que são individuais em cada relacionamento, podendo ser de adestramento, condicionamento, consideração entre outras.

O ato de encoleirar é simbólico, podendo ser o objeto usado pra encoleirar uma coleira de verdade, um colar, uma pulseira, um bracelete, símbolos que vão representar a relação. O real encoleiramento acontece dentro das mentes das pessoas, que se tornam posses de outras, dentro dos parâmetros que foram combinados para se estabelecer a relação, o objeto usado pra encoleirar é apenas um sinal, um símbolo de que a relação existe, algo que reforce a memória.

O encoleiramento também é um sinal ou aviso para a comunidade BDSM de que a relação foi consolidada, estabelecida. A partir daquele momento, aquela pessoa é reconhecida como intocável, pertencente ao seu parceiro dominante.

Dentro da comunidade BDSM o encoleiramento tem um significado muito expressivo, um compromisso explícito e a demonstração de que houve uma "simbiose" entre aquelas pessoas.

Qual o real valor do encoleiramento?

O ritual tem valor em vários sentidos, se for visualizado do ponto de vista micro ou macro.

Do ponto de vista macro, o encoleiramento equivale a uma declaração pública de compromisso sério, de posse. A partir daquele momento a pessoa encoleirada passa a pertencer à pessoa que a encoleirou. 

Valores coletivos.

Do ponto de vista micro, o cerimonial de encoleiramento serve para marcar o momento na memória, simbolizar a compromisso assumido entre os envolvidos, reforçar a cumplicidade da relação, entre outros. 

Valores individuais.

A leviandade com que o assunto encoleiramento vem sendo tratado atualmente, vem fazendo com que cerimônias como essa sejam raras, e até mesmo notícias de um encoleiramento litúrgico sejam motivo de admiração.

Existe um ritual fixo para encoleirar?

Rituais fixos, de forma engessada, não há, já que cada praticante vai dar seu próprio "toque" ao ritual. Mas existem rituais de encoleiramento que já se tornaram bastante "famosos", como a Cerimônia da Rosas ou o Círculo das Velas.

Existem também rituais fixos, dentro de comunidades ou grupos fechados, que servem para ratificar o compromisso entre proprietário e posse diante do grupo.

Muitas pessoas optam por fazer rituais de encoleiramento sem a presença da comunidade, de forma bem íntima, mas é imperativo que o ritual seja presencial e real. Encoleiramentos virtuais não possuem o valor litúrgico e simbólico necessário diante da comunidade BDSM.

Coleira virtual não significa nada?

A coleira virtual(aquela que se usa junto com o nome em redes sociais) só possui significado se ela for real, se o compromisso existir de fato, se a relação for sólida e as pessoas estiverem comprometidas. Se isso não existir, é só mais um punhado de letras juntas, que nada tem de especial.

O fato é que, o encoleiramento só faz sentido, se for símbolo de algo existente e que tenha chance de se tornar duradouro ou perene. Se você está há pouco tempo com alguém dominante, mesmo que o desejo de ser encoleirado seja muito grande, tenha calma. Se o relacionamento for duradouro, não vai ser a falta de uma coleira que vai definir isso.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT