BREAKING

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Grandes Personagens - Especial Coringa - Concepção


É curioso como alguns personagens surgem tão pouco nos cinemas e acabam se tornando verdadeiros ícones na lembrança dos fãs. É o caso do personagem que será o destaque deste mês, visto que ele retorna num blockbuster super aguardado nesse segundo semestre, o Esquadrão Suicida. Mas, ao que deve esse fato? A interpretação soberba e visceral dos seus intérpretes, a mítica em torno dele, sua história na cultura pop? É isso que iremos descobrir neste especial, trazendo a vocês a trajetória de um dos mais célebres vilões já derivados de histórias em quadrinhos. Ele é seguramente, um dos mais temíveis já surgidos dessa mídia. Maníaco, psicopata, louco, palhaço do crime são palavras atribuídas a esse personagem. Ele faz parte da galeria de um dos maiores super-heróis dos quadrinhos de todos os tempos. Com você, o sádico Coringa.


 
Ficha Técnica
Publicado pela DC Comics
Primeira aparição - Batman #1 (1940)
Criado por Jerry Robinson (conceito), Bill Finger, Bob Kane
Características da personagem:
Alter ego - Jack Napier, Joseph "Joe" Kerr
Espécie - Humano
Terra natal - Gotham City
Afiliações - Liga da Injustiça, Gangue da Injustiça, Sociedade Secreta dos Super Vilões, Clube do Vilões, Esquadrão Suicida
Base de operações - Gotham City
Codinomes conhecidos - Palhaço do Crime, O Flagelo de Gotham, Arlequim do Ódio, Capuz Vermelho, Palhaço, Piadista
Habilidades - Intelecto genial
Alto conhecimento de artes, química, engenharia e genética
Conhecimento de combate corpo-a-corpo
Alta capacidade de improvisação


O palhaço do crime foi criado em 1940, exatamente 1 ano depois da estreia do Batman, em 1939. Assim como o Homem-Morcego, existem contradições nos créditos de quem afinal é o seu criador. Segundo contam, ele foi criado por  em parceria com o criador do Batman, o Bob Kane e o co-criador, Bill Finger. Kane e Robinson reclamam responsabilidade pelo seu desenho, apesar de reconhecerem a contribuição de Finger na escrita. Uma das inspirações para o visual e aparência do maniaco seria o Gwynplaine, um dos personagens principais do romance L'Homme qui rir (O Homem que Ri) de Vitor Hugo.

Em sua primeira aparição, o personagem já apresentava traços de sua personalidade sádica e pervertida, mostrando ser um gênio do crime psicopata, sem escrúpulos e com traços de loucura. Uma curiosidade é que ele deveria ter morrido em sua primeira aparição, mas o editor da época não permitiu, talvez enxergando no figura, um personagem em potencial para o universo DC. E ele não estava enganado, mas certamente nem o próprio poderia imaginar que ele transcenderia o universo quadrinistico, tornando-se um verdadeiro mito pop. Há quem diga que o Coringa consegue ser ainda maior que o próprio Batman, (em parte,os filmes em que ele aparece não desmentem isso,mas trataremos desse detalhe na postagem sobre os filmes). Muitas publicações que tratam da cultura pop em geral, apontam o personagem como integrante do seleto grupo de " 50 maiores personagens dos quadrinhos e Os maiores vilões dos quadrinhos". E não por menos. Não demorou para o Coringa se tornar não somente o maior algoz do Batman, como um dos mais importantes vilões do universo dos quadrinhos de super-heróis.



O Coringa é basicamente um humano comum, sem nenhuma capacidade sobre-humana aparente. Embora consiga lutar consideravelmente bem quando necessário e apresente a resistência sobre-humana muitas vezes encontrada em pessoas insanas como ele, ao contrário do arqui-inimigo Batman, não é perito em técnicas de luta e nem mestre em qualquer arte marcial. Suas grandes armas não são físicas, mas intelectuais. O Coringa possui um conhecimento vastíssimo e muito aprofundado em diversas áreas da ciência, especialmente a química. Além disso, apesar de mentalmente desequilibrado, o vilão apresenta inteligência e estrategismo a nível genial. Além de ter grandes conhecimentos em química e outras ciências, ele possui uma grande quantia em dinheiro, produto acumulado de seus arrojados crimes. O Coringa é um mestre da improvisação, podendo achar meios para matar qualquer um, ou, ao menos atacar para livrar-se de inimigos e conseguir fugir, em praticamente qualquer situação. 


Seus novos objetivos e ataques são praticamente imprevisíveis, ora por serem construídos sobre grande lógica, ora por serem absurdos. Por isso tudo, mesmo sem nenhum poder sobre-humano, ele é uma ameaça perigosíssima a qualquer polícia, super-herói ou mesmo a uma equipe inteira, como a Liga da Justiça. Sua mais célebre arma é o Gás do Riso, também por vezes chamado de "Veneno do coringa", um tóxico que, ao ser inalado, leva a vítima à morte quase instantânea, deixando como marca típica, a pele embranquecida e os músculos faciais grotescamente esticados em um sorriso histérico idêntico ao do próprio Coringa.

Sobre sua origem, não existe um consenso, são versões variadas, mas a que se tornou mais conhecida é a que a pessoa que futuramente se tornaria o psicopata criminoso, participou de uma tentativa de assalto a uma Fábrica de Cartas de Baralho em Gotham City, disfarçado como o então criminoso Capuz Vermelho, ao lado de mais outros dois comparsas. Tal invasão e assalto fracassaram, ele acabou perseguido pelo próprio Batman, e na fuga, cercado sobre um tonel de produtos químicos desconhecidos, preferiu se jogar nele a ser preso pelo Cavaleiro das Trevas. Ele conseguiu escapar livre e sobreviver ao pesado banho químico, mas sua pele restou com a pigmentação absolutamente branca, enquanto seu cabelo ficou definitivamente verde, e os músculos faciais ligados à boca foram deformados definitivamente, ganhando um eterno aspecto de sorriso. O choque, ao perceber a aberração em que havia sido transformado, o enlouqueceu de tal modo que ele se tornou o assassino psicopata, anárquico que se auto batizou Coringa.

O vilão abusa da psicopatia e é capaz de tudo em suas sandices. Nos quadrinhos ele já foi responsável por verdadeiras atrocidades, desde assassinatos em massa, torturas físicas e psicológicas, sequestros de bebês recém nascidos,entre outros. Entre suas maiores atrocidades, em A Piada Mortal, O Coringa invadiu o lar da Família Gordon, baleando e deixando paraplégica Barbara Gordon, a Batgirl original, e sequestrando o Comissário Gordon, com o objetivo de torturá-lo e levá-lo à insanidade, mas fracassando aí. Pouco tempo depois, em Morte em Família, o Coringa tentou vender uma ogiva nuclear a terroristas e, na sequência, ao capturar Jason Todd, o segundo Robin, espancou-o com um pé-de-cabra até deixá-lo quase morto, por fim deixando-o junto a uma bomba que o matou com sua explosão. Ainda nessa saga, ele tentou um assassinato em massa dos diplomatas e líderes mundiais presentes a uma Assembléia Geral da ONU.

O Palhaço do Crime é o arqui-inimigo do Cavaleiro das Trevas, o que já é muito se pensarmos que Batman tem uma da maiores galeria de vilões dos quadrinhos, que conta com a Mulher-Gato (Selina Kyle), Pinguim, Charada, Duas-Caras e outros. A relação de ódio entre ambos é, por sinal, única entre todos os inimigos do Homem-Morcego;Em algumas situações o próprio Coringa afirma que ele e Batman são dois andarilhos que se completam pois enquanto os outros apenas o odeiam querendo matá-lo, ou evitá-lo, o Coringa parece não querer exatamente o mesmo. Por várias vezes, teve a chance real de matar ao Homem-Morcego, mas nunca foi adiante, sem, no entanto, ser tão clemente com as pessoas que o rodeiam, como Jason Todd, Bárbara Gordon ou Sarah Essen Gordon.

Na verdade, a crueldade e insanidade de seus ataques, parece buscar, isso sim, enlouquecer o Batman, como no clássico A Piada Mortal. Muitos veem nisso, que o objetivo do Coringa não é matá-lo, mas sim derrotar ao único homem que crê rivalizar com ele em genialidade, convertendo um dos maiores e mais simbólicos heróis em apenas mais um enlouquecido do Asilo Arkham, igual a ele. Assim o objetivo do Palhaço Príncipe do Crime não é roubar, enriquecer, dominar o mundo, se vingar, mas apenas levar sua loucura a tudo e todos e derrotar o único adversário que considera à sua altura, o Cavaleiro das Trevas.





Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT