BREAKING

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Especial Jason Bourne - Resenha Cinéfila - Spin Off - O Legado Bourne 2012


Nessa última coluna,iremos comentar a respeito do spin off,



The Bourne Legacy
O Legado Bourne - 2012
Direção Tony Gilroy
Produção Frank Marshall
Patrick Crowley
Ben Smith
Jeffrey M. Weiner
Roteiro Tony Gilroy
Dan Gilroy
Narração Tony Gilroy
Duração 135 min.
Gênero Ação
Suspense
Música James Newton Howard
Cinematografia Robert Elswit
Edição John Gilroy
Distribuição Universal Pictures
Lançamentos
Estados Unidos 10 de Agosto de 2012
Portugal 23 de Agosto de 2012
Brasil 7 de Setembro de 2012
Idioma inglês
Orçamento US$ 125.000.000
Receita US$ 276.144.750


Jeremy Renner como Aaron Cross
Rachel Weisz como Dra. Marta Shearing
Edward Norton como Coronel Eric Byer
Stacy Keach como Mark Turso
Dennis Boutsikaris como Terrence Ward
Oscar Isaac como Outcome 3
Joan Allen como CIA Deputy Director Pamela Landy
Albert Finney como Dr. Albert Hirsch
David Strathairn como Noah Vosen
Scott Glenn como CIA Diretor Ezra Kramer
Donna Murphy como Dita Mandy
Željko Ivanek como Dr. Donald Foite
Corey Stoll como Vendel
Shane Jacobson como Mackie
Elizabeth Marvel como Dra. Connie Dowd
Louis Ozawa Changchien como LARX-03
Corey Johnson como Ray Wills
John Arcilla como Joseph
Lou Veloso como The Captain
Paddy Considine como Simon Ross


Após Jason Bourne revelar publicamente o projeto Treadstone, Eric Byer (Edward Norton) é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo dos Estados Unidos neste e em outros projetos sigilosos. Um deles chama-se Outcome, um projeto que pretende suprimir a dor e aumentar a sensibilidade, inteligência e força de seus agentes através de remédios tomados periodicamente. Com o fim do Outcome, seus agente passam a ser eliminados a mando do próprio governo. Aaron Cross (Jeremy Renner) é um deles, mas consegue escapar sem que Byer perceba. Em busca de respostas, ele vai à casa da doutora Martha Shearing (Rachel Weisz) e a salva da morte certa. Juntos, eles precisam encontrar um meio de sobreviver ao mesmo tempo em que Aaron, sem seus remédios habituais, começa a sentir os efeitos colaterais da abstinência forçada.



O enorme sucesso do personagem, normalmente incentivaria os produtores a bancarem mais filmes com ele, uma vez que as aventuras do espião não se limitavam somente ao trabalho de seu criador. Como visto, um outro escritor, o  Eric Van Lustbader, assumiu o legado de Robert Ludlun e escreveu pelo menos mais 8 obras tendo o Bourne como centro das atenções. Acontece que o Matt Damon não tinha aparentemente mais interesse em retornar a dar vida ao personagem,assim como o Paul Grengrass acreditava já ter dado a sua colaboração também para a série.

Logicamente os produtores não ficariam limitados a esse fator e decidiram tocar um projeto focado e inspirado nas peripécias de Jason. Foi então que surgiu esse spin off, cujo título foi justamente o mesmo do primeiro romance do Eric, porém, o enredo é completamente diferente. O Legado Bourne traz uma história totalmente original que envolve o universo do personagem Jason Bourne. Sem contar com o Paul na direção, as apostas caíram no roteirista da trilogia, o Tony Gilroy, que não somente escreveu a história dessa nova aventura, como sentou na cadeira deixada vaga de diretor. Grande parte do elenco visto anteriormente foi deixado para trás, com exceção da Joan Allen, que faz uma rápida participação com Pamela Landy e o Albert Finney, visto em O Ultimato Bourne. A trama gira em torno de um novo personagem, o agente Aaron Cross, interpretado pelo Jeremy Renner. A oscarizada Rachel Weisz e o Edward Norton integram o novo elenco.

O spin off segue a cartilha do que deu certo na trilogia original. A história se desdobra por várias partes do mundo, e as sequências de ação não deixam a desejar em nada, com muitas cenas de pancadaria, balas voando e uma eletrizante perseguição com motos nos momentos finais que tira o fôlego.gO roteiro original mostra que o projeto que criou o Jason é somente a ponta do iceberg, existe muito mais sujeira da CIA a ser varrida para debaixo do tapete.

Já o novo protagonista, vivido pelo Renner, não desperta assim tanto o interesse como o anterior. Não que ele seja mal interpretado ou seja desinteressante, muito pelo contrário. O Aaron consegue ser tão letal quanto o próprio Jason, se sai muito bem na ação, mas não tem os mesmos conflitos e seu único desejo é sobreviver. O roteiro consegue despertar mais o interesse pela personagem feminina, vivida pela Rachel weisz, que tem um arco evolutivo melhor trabalhado. Já o Norton, se sai bem, mas é de pouco interesse para a trama.

Mas, enquanto a trilogia praticamente não tem falhas, esse projeto não escapa incólume. O roteiro, embora encontre espaço para a ação, em dados momentos torna-se maçante pelo fato de que é preciso explicar ao espectador a trama, causando uma quebra de ritmo. Outro ponto negativo são os diálogos longos e sonolentos que tornam a obra enfadonha.Outro problema é que a sombra do Jason paira sobre a trama todo o tempo e isso fica claro em pequenos detalhes. Não tem como comparar os personagens, embora legal, o Aaron está anos-luz atrás do Bourne original.

O balanço final:o filme não pode ser comparado de forma alguma a qualquer de seus antecessores, faltou uma lapidação melhor no roteiro, retirar alguns excessos e talvez trabalhar melhor o novo personagem. O trabalho do Tony também não pode ser comparado ao do Paul, que tem muito mais intimidade com a profissão. A crítica ficou dividida na análise final, uns gostaram, outros nem tanto. Os fãs também não responderam ao novo projeto. Um filme com o Bourne no sobrenome, mas sem seu personagem central?Seria o mesmo que o Indiana Jones ou o Rocky Balboa à frente dos títulos, mas com um personagem protagonista chamado Ricky ou Charles. O curioso foi que o orçamento foi o maior dessa franquia, 125 milhões, para uma arrecadação de pouco mais de 276 milhões. Não pode se dizer que o filme fracassou mas também não arrecadou o esperado. O resultado final levou os produtores a pensarem numa 5ª produção, mas dessa vez trazendo o Matt Damon de volta e interagindo com o personagem do Renner. Mas a ideia foi descartada.



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT