BREAKING

sábado, 13 de agosto de 2016

Especial Coringa - Seus Intérpretes


Finalizando o nosso Especial Coringa, vamos lembrar quem são os astros que deram vida à esta personagem, que se tornou conhecido como um dos grandes antagonistas do mundo do cinema.
 

César Romero

Nascido em 1907 em Nova Iorque, Romero trabalhou por 60 anos,dividindo a carreira entre o cinema,rádio e televisão. Começou sua carreira no cinema na década de 1930 até os anos 50, geralmente interpretando papéis coadjuvantes. Teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes, como John Ford, Carmen Miranda, Tyrone Power, entre outros. Dividindo a carreira com a TV também nos anos 50, ele foi figura presente em seriados populares daquela década. O reconhecimento internacional veio no seriado Batman dos anos 1960, onde Cesar Romero interpretou o Coringa,em uma versão cômica do vilão. A única exigência do ator para viver o príncipe palhaço do crime, era não raspar o bigode que usava, sendo parcialmente visível sob a maquiagem branca. Romero permaneceu em atividade nas telas de TV mesmo depois do fim da série em 1968.No currículo consta também participações em seriados famosos dos anos 70 e 80, como Ilha da Fantasia, Bucky Rogers e As Panteras. Ao todo, ele esteve presente em mais de 60 produções para cinema e TV. Romero morreu em 01 de janeiro de 1994, em Santa Mônica (Califórnia), vitima de bronquite e pneumonia, aos 86 anos.

Jack Nicholson

Verdadeira lenda viva dos cinemas, certamente ele não precisa de apresentações. Nascido também em Nova Iorque em 1937, trata-se de um dos atores mais famosos e conhecidos de toda a história do cinema. É um premiado ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista norte-americano.A carreira iniciou em 1958, trabalhando em filmes de baixo orçamento e sem muito destaque. 10 anos depois ele começou realmente a se destacar, em filmes como, Sem Destino e Destinos Opostos. Outras trabalhos de enorme destaque são nos clássicos Chinatown e O Iluminado,verdadeiros cults de sua filmografia.

Badaladíssimo e famoso, com muitos trabalhos e premiações na carreira, isso lhe valeu o convite para dar vida ao Coringa, no filme Batman, de 1989. Os produtores queriam agregar nomes de respeito ao projeto,e nada melhor que o talentoso Jack Nicholson. Mais voltado aos filmes sérios, ele relutou em assumir um papel numa produção daquele gênero, ainda mais levando em conta que era um gênero não muito popular, ao contrário dos dias atuais. Segundo contam, ele aceitou o personagem após o diretor Tim Burton aceitar cavalgar com ele,coisa que o diretor até então nunca tinha feito em sua vida. Outro motivo foi que,além do cachê, ele assinou um contrato que lhe dava direito a uma determinada porcentagem nas bilheterias. O filme estourou no mundo todo e ele embolsou nada menos que 50 milhões de dólares.

O seu Coringa cômico e ameaçador foi um enorme sucesso em sua carreira, tanto que pode-se afirmar, é um dos, senão o seu personagem mais popular até hoje. Tanto que ele teve um tempo de cena maior que o do próprio personagem central, o Batman. Na época a crítica afirmava que ele roubara o filme do herói. Os críticos aliás,se desmancharam em elogios ao personagem interpretado por ele,e muitos fãs do Batman afirmam até hoje que ele continua sendo o melhor Coringa. Nicholson é um dos atores mais premiados do cinema em todos os tempos. Na carreira conquistou 3 Oscars, 2 de melhor ator principal e 1 de coadjuvante, além de 6 Globos de Ouro. Ao todo ele já recebeu 12 indicações ao Oscar. Na filmografia, além dos já citados, outros trabalhos de destaque são Um Estranho no Ninho, Laços de Ternura e Os Infiltrados.

Heath Ledger

Um dos nomes mais talentosos da nova geração de astros de Hollywood, Ledger nasceu em Perth, em 1979, natural da Austrália. A carreira iniciou em seu país-natal, nos anos 90, atuando na TV. Em 1998 foi tentar a sorte nos Estados Unidos e começou a carreira por lá com alguns sucessos,como 10 Coisas que Eu Odeio em Você,  Patriota e Coração de Cavaleiro. Com alguns sucessos e uns filmecos dispensáveis na carreira, Hollywood realmente voltou sua atenção para ele após sua performance em O Segredo de Brockeback Mountain, onde interpretou um cowboy gay. e rendeu-lhe premiações como as de melhor ator no New York Film Critics Circle Awards de 2005 e no Australian Film Institute Awards de 2006 , além de indicações ao Oscar , Globo de Ouro, SAG Awards e o BAFTA.

Com a carreira em ascensão,veio então o convite para o personagem que o imortalizaria, o Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas, de 2008. O diretor Christopher Nolan quis trabalhar com Ledger em vários trabalhos anteriores no passado, mas nunca tinha conseguido. Quando Ledger viu Batman Begins, ele descobriu um método de fazer o personagem funcionar de acordo com o tom do filme, e Nolan concordou com a sua interpretação anárquica. Para se preparar para o papel, Ledger viveu sozinho num quarto de hotel por um mês, formulando a postura, voz e psique do personagem. Enquanto que, inicialmente, ele achou difícil, Ledger finalmente conseguiu gerar uma voz que não soava como o Coringa de Jack Nicholson do filme Batman de Tim Burton. Ele começou um diário, no qual escreveu os pensamentos e sentimentos do Coringa para se guiar durante sua performance. Ele também recebeu Batman The Killing Joke e Arkham Asylum A Serious House on Serious Earth para ler, o que ele "realmente tentou […] mas desistiu". Ledger também citou como inspiração o filme Laranja Mecânica e Sid Vicious."Tem um pouco de tudo nele. Não há nada consistente", disse Ledger, complementando que "há algumas surpresas nele"

O Coringa do Ledger não trazia lembrança ou semelhança alguma com a interpretação do Nicholson, décadas atrás. Ele era mais voltado ao personagem sádico e psicopata concebido por Frank Miller, na famosa série dos anos 80. Ele foi descrito por Cristopher Nolan como "um palhaço psicopata, assassino em série, esquizofrênico, rude, cruel, sarcástico e com zero de empatia". Mas possui bastante humor negro. A performance de Ledger impressionava e chegava a amedrontar até mesmo os colegas de elenco,como o veterano Michael Caine, que se intimidava tanto que até esquecia as falas de seu personagem. Não demorou para as notícias de bastidores a respeito da interpretação do ator começarem a chegar na mídia especializada em cinema. Isso gerou enorme curiosidade e ansiedade em relação ao que estava por vir.

Após o lançamento do trailer, o diretor Guillermo del Toro e o escritor de HQ Jeph Loeb elogiaram Ledger, enquanto que o co-criador de Batman: The Animated Series, Paul Dini, disse: "Ele parece mais 'de rua' do que qualquer outra versão do Joker. Sua atitude é severa e sarcástica, ao contrário de maníaca. Não há piadas ou traquinagens com ele. Esse Coringa não divide lados, ele divide crânios". Mark Hamill, que deu voz ao personagem no desenho animado Batman: The Animated Series, disse que "a abordagem de psicopata debochado parece ser um jeito ótimo de reinventar o palhaço assustador favorito de todos".

O disse-me-disse foi enorme em torno da produção e as expectativas para o filme foram às alturas. Infelizmente Ledger não viveu para ver a carreira alcançar o seu ápice. Ele morreu em 22 de janeiro de 2008, após a conclusão das filmagens.meses antes do lançamento do filme, vítima de  uma "intoxicação acidental por remédios prescritos", aos 28 anos. A morte prematura serviu com uma espécie de marketing para o filme, mas realmente o que levou os fãs ao cinema foi a interpretação visceral do ator. Toda a crítica se derreteu em elogios ao Heath e sua performance arrebatadora. Mais uma vez o Coringa roubava o filme do personagem principal. Entre a grande maioria dos fãs, ele é até o momento, o maior intérprete do personagem, superando o excelente Nicholson.

A atuação não passou batida e o Ledger recebeu diversas premiações póstumas, como o Oscar e o Globo de Ouro, sendo o primeiro a receber nessas condições em toda a história dessas premiações. Ele também recebeu as seguintes premiações, Boston Society of Film Critics, British Academy Film Awards, Satellite Awards, Saturn Awards e Screen Actors Guild Awards. Também foi considerado novamente o melhor ator internacional pelo Australian Film Institute Awards, em adição aos prêmios de melhor ator de fantasia e melhor vilão nos Scream Awards.

Jared Leto


Esse ano o personagem retorna na super produção da Warner. Dirigido por David Ayer, o Coringa é integrante de um grupo de vilões e anti-heróis do universo DC, reunidos pelo governo americano para fazer frente a ameaças que nenhuma outra organização seria capaz. Quem interpreta o personagem é o ator e músico Jared Leto. Nascido em Bossier City em 1971, é um ator, diretor, cantor e compositor americano. Vocalista da banda 30 Seconds to Mars, venceu diversos prêmios musicais com sua banda por sua carreira como músico, incluindo vários VMA e EMA. Como ator, venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante interpretando uma mulher transexual em Clube de Compras Dallas.
A carreira como ator iniciou-se nos anos 90,atuando em alguns seriados bastante populares nos States. Em 1998, iniciou no cinemas, atuando em Lenda Urbana e Requiém Para um Sonho. Também teve participações em Clube da Luta, Psicopata Americano e Alexandre.Com a carreira em ascensão, ele foi escalado para o elenco de Esquadrão Suicida, para viver justamente o Coringa. Tal qual o Ledger, as notícias de bastidores da produção só dizem respeito a ele. Segundo contam, ele rouba a cena dos demais, dando vida a um personagem amedrontador e intimidante, tanto que mais uma vez, os colegas de elenco sentiram-se apavorados com sua performance. Sugiram declarações que alguns até paravam só para vê-lo atuar. E que ele costumava presentear os colegas com acessórios bizarros, como bolas de pompoarismo e preservativos usados.

Leto declarou até que para se aprofundar na psique do personagem conheceu pessoas que eram especialistas, médicos, psicólogos que lidaram com psicopatas e pessoas que cometeram crimes horríveis, e passou algum tempo com essas pessoas mesmo. que ficaram internadas em instituições por um longo tempo. Mais uma vez a mídia se volta para o personagem e seu intérprete,e o interesse na performance do Leto é enorme. Será que ele vai superar o Ledger e mais uma vez ser o grande destaque?

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT