BREAKING

domingo, 21 de agosto de 2016

Eles são Super Pop - kid Abelha 0 fim de uma Era

Há poucos meses uma das bandas de pop rock mais populares do país confirmou o seu término, após 33 anos levando música de qualidade ao país. Nascida no boom dos anos 80, quando o gênero alcançou o seu auge, o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (era o nome original, depois ficou simplesmente Kid Abelha) foi uma das grandes bandas surgidas naquele período. Tinha em seu diferencial, uma garota nos vocais, a linda e sensual Paula Toller. O sucesso do grupo foi imediato, com hits e mais hits estourados nas rádios e sendo executados à exaustão. Muitos se tornariam clássicos da música popular e são executados e conhecidos até hoje. O Kid Abelha foi sobrevivendo ao avanço dos outros gêneros, e mesmo quando o pop rock entrou em declínio, eles mantiveram seus fãs e foram conquistando um novo público. Suas músicas embalaram, romances, foram temas de novelas, uniram casais, marcaram pelo menos três décadas. Vamos agora fazer um balanço da trajetória da banda.

O início nos anos 80

Em 1981, uma jovem estudante universitária chamada Paula Toller passou a visitar os ensaios de uma banda de garagem chamada "Chrisma", onde seu namorado, o vocalista e contrabaixista Leoni, tocava. Os demais componentes convidaram a moça a ingressar o grupo, mas ela era tímida e não aceitava o pedido. Posteriormente após muita insistência, ela acabou cedendo. Algum tempo depois, o saxofonista George Israel foi visto tocando nas boates cariocas e recebeu o convite de também ingressar o grupo. George aceitou o convite e se uniu à banda, pouco tempo depois conhecida como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, nome escolhido durante uma transmissão ao vivo na Rádio Fluminense FM. A primeira demo executada pela extinta rádio foi Distração. O sucesso foi imediato, a banda passou a fazer shows no Circo Voador e, com isso, participam do LP Rock Voador, com duas faixas: Distração e Vida de Cão é Chato pra Cachorro. Pedro Farah foi o primeiro integrante a abandonar a banda, logo no início do sucesso, para morar nos Estados Unidos. Com isso, Bruno Fortunato assume a guitarra do Kid em definitivo. 


Depois de entrar com duas musicas no LP "Rock Voador", uma coletânea de bandas novas lançada pela Warner, a banda é contratada pela gravadora e grava o primeiro compacto, Pintura íntima, que teve no lado B a canção Por Que Não Eu?. "Fazer amor de madrugada..." foi o primeiro refrão do Kid Abelha a ficar na cabeça dos brasileiros, e primeiro disco de ouro. Em 1984, o maior sucesso da banda entrou como lançamento do segundo compacto, Como Eu Quero, os levou ao segundo disco de ouro. Essa é provavelmente a canção mais famosa e conhecida do grupo e uma das músicas mais atemporais da história do pop brasileiro.

Nesse mesmo ano, 84, saiu o primeiro álbum do grupo, intitulado Seu Espião, uma das baladas que abriam o LP. Mostrando como o grupo era genial, o disco trazia consigo outras faixas famosíssimas da coletânea: Fixação, Nada Tanto assim, Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor), e as lançadas anteriormente Pintura Íntima, Por Que Não Eu? e "Como Eu Quero". De uma única vez, a banda emplacou vários hits nas paradas de sucesso, conquistando o terceiro Disco de Ouro da carreira.

O enorme sucesso levou a banda a se apresentar na primeira versão do Rock in Rio,de 1985, fazendo duas apresentações. Na primeira,o público era de 50 mil, na segunda, 250 mil pessoas. No mesmo ano veio o segundo LP, Educação Sentimental trazendo Lágrimas e Chuva, Educação Sentimental I e II e Garotos. A Fórmula do Amor, parceria da banda com o cantor Leo Jaime, foi regravada em versão lenta. O sucesso somou mais um disco de ouro.


Infelizmente algum tempo depois,a banda sofreria uma baixa considerável. Leoni, um dos principais compositores do grupo, deixou a banda por desentendimentos com Paula Toller. Parecia ser o fim dos Abóboras, porém, a banda promoveu o projeto de um LP duplo e VHS ao vivo, intitulado "Kid Abelha Ao Vivo" e gravado no Parque Anhembi para um público de 20 mil pessoas, contendo os maiores sucessos até então e também a inédita Nada Por Mim, parceria de Paula Toller e Herbert Vianna anteriormente gravada pela cantora Marina Lima. Por problemas técnicos com as imagens, o projeto foi reduzido a um LP único, com nove músicas. Ao Vivo foi mais um disco de ouro.

Em 1987, o grupo lançou um novo álbum, intitulado Tomate. Enorme sucesso, o LP estourou as músicas Amanhã é 23, No Meio da Rua e Me Deixa Falar. No ano seguinte veio o álbum Kid, com outros sucessos: Agora Sei, Todo o Meu Ouro, Dizer Não é Dizer Sim e De Quem é o Poder foram as mais conhecidas. Além do tema de novela Dizer Não é Dizer Sim, a canção Sexo e Dólares foi tema do filme nacional que contava a história de Lili Carabina, Lili, a Estrela do Crime.

O início da década de 1990 é brindado com o disco ", que além de nove sucessos em LP e dez em CD, revela "No Seu Lugar". As músicas foram remasterizadas digitalmente e "Como Eu Quero" e "Fixação" ganharam novo vocal, com a voz de Toller mais afinada do que nunca. Rendeu o primeiro disco de platina da banda. "Tudo É Permitido" trouxe, em 1991, um forte erotismo em letras como "Gosto de Ser Cruel", "Lolita" e "Eletricidade" (estréia de George Israel nos vocais). Trouxe também o sucesso "Grand' Hotel",



Em 93, o grupo passou a se chamar simplesmente Kid Abelha.. "O Sexo que Fazemos" foi o tema principal do disco "IêIêIê", de 93, pelo fato de este verso iniciar três letras do disco, "Por Uma Noite Inteira", "Mil e Uma Noites" e "Um Segundo a Mais". "Eu Tive um Sonho" (tema da minissérie Sex Appeal), "Deus (Apareça na Televisão)", "Em 92" e "O Beijo" se destacaram.

Em 1996 a música de Hyldon "Na Rua, na Chuva, na Fazenda" lançou o disco Meu Mundo Gira em Torno de Você". No clipe "Te Amo pra Sempre", top na MTV, Paula aparece vestindo um simplório biquíni de bolinhas. Também encontram-se no disco "Como É Que Eu Vou Embora", "Combinação" e "A Moto".

"Meu Mundo…" é o disco de estúdio mais vendido da banda, tendo 3 diferentes versões, inclusive uma de platina, com CD duplo.


No ano seguinte, 1997, a banda alçou vôos ainda maiores, levando o seu trabalho para o exterior, no CD Kid Abelha, divulgado nos EUA, Espanha e países latino americanos. O álbum traz seus grandes sucessos em espanhol, como "¿Por Que Me Quedo Tan Sola?", "Como Yo Quiero", "Te Amo Por Siempre", "Dios", "Todo Mi Oro", "Em medio de la calle", "Grand Hotel" e outros, tendo a participação de Alejandro Sanz em "Nada por mi". A banda quase teve o nome reduzido para "Kid", devido à difícil pronúncia do nome "Abelha" em espanhol. Devido ao sucesso da banda nas baladas e boates, no mesmo ano, chega às lojas brasileiras "Remix", com sucessos remixados por conceituados DJs. Duplo de platina, com 500 mil cópias vendidas em dois meses.


"Autolove", nome que o trio define como "o amor que se locomove sozinho, cujo combustível somos nós" vem em 1998, com mais um disco de ouro. Considerado um dos melhores e mais maduros discos da banda, emplaca "Eu Só Penso em Você", "Maio…", "Minas - São Paulo", "Tanta Gente" e a homenagem a Renato Russo em "Três Taças".

2000 marcou o lançamento do disco "Coleção". Embalado pelo sucesso "Pare o Casamento" da cantora Wanderléa, o disco vem com diversos sucessos de outros artistas, como "O Telefone Tocou Novamente" e "Mas, Que Nada" (ambas de Jorge Ben), "Pingos de Amor" (Paulo Diniz e Odibar), "Teletema" (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar), "Mamãe Natureza" (Rita Lee), "As Curvas da Estrada de Santos (Roberto e Erasmo Carlos), além das inéditas "Deve Ser Amor", "Eu Sei Voar" (gravada originalmente para o disco Autolove) e "Um Momento Só" (gravada originalmente para o disco IêIêIê).

Os 20 anos do Kid foram comemorados em grande estilo em 2002: a banda foi convidada para participar do projeto Acústico MTV. Compõem o disco 20 anos de sucesso em versão acústica: "Como Eu Quero", "Lágrimas e Chuva", "Fixação", "Eu Contra a Noite", "Os Outros", "No Seu Lugar" etc. Possui três inéditas: "Nada Sei", "Gilmarley Song" (homenagem a Gilberto Gil, que havia lançado um disco com canções de Bob Marley) e "Meu Vício Agora", além das regravações de "Brasil" (parceria entre George Israel, Nilo Romero e Cazuza), "Mudança de Comportamento" (Ira!), com participação do guitarrista e vocalista Edgard Scandurra, e "Quero Te Encontrar" (da dupla funk Claudinho e Buchecha, numa homenagem a Claudinho, falecido em junho do mesmo ano). O álbum recebeu vários prêmios de grande importância no cenário nacional e foi indicado ao Gramy Latino, em 2003; seus singles permaneceram por tempo prolongado no "Top 10" e suas vendagens ultrapassaram a marca de 1.250.000 cópias vendida. Só no ano de 2006, quase quatro anos após o lançamento, o CD teve vendagem de 250 mil cópias sendo o nono disco mais vendido no Brasi. No ano seguinte o disco ficou em sétimo. A turnê, que durou três anos, permitiu shows por todo Brasil e em algumas cidades dos EUA. O DVD, primeiro trabalho áudio-visual da banda, teve como premiação o DVD de diamante duplo , marca rara em trabalhos em vídeo.


Pega Vida foi lançado em meados de abril de 2005. O disco trouxe onze faixas inéditas, de autoria de George Israel e Paula Toller, e uma regravação, "Será Que Pus um Grilo na Sua Cabeça?". Logo de cara, a primeira single, "Poligamia", posicionou-se entre as dez mais tocadas do país, chegando ao 3º lugar nas paradas. "Peito Aberto", segundo single, além de chegar ao primeiro lugar em versão original, ficou no topo com as versões acústica e remix. "Eu Tou Tentando" e "Por Que Eu Não Desisto de Você" foram as últimas músicas de trabalho, que também obtiveram grande êxito.  Pega Vida foi também lançado em DVD, sendo o primeiro trabalho de artistas brasileiros em vídeo totalmente com músicas inéditas, que rendeu DVD de ouro. após esse trabalho o grupo deu uma pausa para os integrantes se dedicarem a trabalhos solos.Em julho de 2010, a banda anuncia a volta aos palcos, que teve a pré-estréia em Tóquio, Japão, no festival "Brazilian Day". Uma pré-turnê está divulgando uma nova fase da banda, mais voltada às músicas do estilo anos 80, abandonando o estilo acústico.


Em 28 de abril de 2012 a banda gravou um especial para celebrar os 30 anos de carreira que os abelhas completaram em 13 de novembro, data do primeiro show profissional da banda, em show na cidade do Rio de Janeiro transmitido ao vivo pelo canal de TV Multishow. A gravação do show gerou um DVD comemorativo, com registros da turnê "Glitter De Principiante", iniciada em Curitiba em 2011.

A alegria dos fãs do Kid Abelha durou pouco. Depois de voltarem a se reunir em setembro de 2010, Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato anunciaram que a banda faria uma nova pausa para que eles pudessem se dedicar a seus projetos pessoais. Infelizmente a pausa seria derradeira. Em 2016 a Paula declarou o fim da banda, para tristeza de seus fãs. A separação deixa uma lacuna enorme na música popular mas ficou também todo um legado de hits e canções que embalaram toda uma geração,que jamais será ignorado. E certamente chegará as próximas gerações.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT