BREAKING

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Especial Os Caça-fantasmas - Concepção & Seus Intérpretes


Novamente a coluna dos grandes personagens volta a destacar um grupo bastante conhecido dos fãs de cinema. Um fato curioso a respeito desses personagens que iremos apresentar, é que eles não tem mais que duas produções, e essas ocorreram nos anos 80. Após isso eles sumiram do mapa.Entretanto,a mítica e o sucesso do grupo são tamanhos, que eles se tornaram inesquecíveis,e mesmo com mais de 25 anos ausentes das telonas, conseguiram se popularizar perante as novas gerações, e são festejados até hoje. Esse ano,o grupo retorna numa nova versão, bastante diferente do que se conhecem. Assim como a grande maioria aqui destacada,se tornaram célebres na cultura não só hollywoodiana, como também na pop,e seu sucesso estendeu para as outras mídias do entretenimento.Vamos agora conhecer a trajetória dos mais cômicos e famosos caçadores de fantasmas de Hollywood.

Com vocês, Os Caça-Fantasmas...


 


A criação do grupo se deve ao ator-comediante Dan Aykroyd, em parceria com outras pessoas. O astro e sua família (especialmente seu avô, que teria tentado construir um rádio para se comunicar com o mundo espiritual) era fascinado por fantasmas, e o próprio Aykroyd, que é ufólogo era fascinado por fenômenos paranormais,e desse fascínio, concebeu a ideia de um grupo de caçadores de fantasmas, armados com uma parafernália com capacidade de capturar entidades sobrenaturais. A história original escrita por Aykroyd era bem diferente da filmada. Na antiga versão, os caça-fantasmas viajariam pelo espaço, pelo tempo e para outras dimensões atrás de enormes fantasmas. Além disso, os caça-fantasmas seriam um time parecido com uma "SWAT" usando as mochilas de prótons para lutar contra os fantasmas. No roteiro original, eles ainda usariam capacetes removíveis com visores transparentes.


Os primeiros esboços do roteiro de Dan foram apresentados ao diretor Ivan Reitman,que adorou as ideias,mas recusou a possibilidade dos membros do grupo usarem parafernálias como as descritas e viajarem pelo tempo.No fim,sobraram somente as mochilas de prótons. Dan dividiu as ideias com o amigo Harold Ramis,e juntos eles foram desenvolvendo o roteiro e modificando bastante o que inicialmente o Dan havia concebido. Segundo contam,o ator Rick Moranis, que integraria o elenco, também participou da criação do roteiro, mas acabou não sendo creditado por isso.Inicialmente, eles escreveram o roteiro com os papéis já definidos especialmente para ter John Belushi, Eddie Murphy e John Candy. Entretanto, como Belushi faleceu de overdose enquanto o roteiro era escrito, e nem Eddie Murphy nem Candy estavam disponíveis na época devido a outros projetos, Aykroyd e Ramis re-escreveram dando uma "polida" no básico, mantendo a ideia de ficção científica. Por fim,a possibilidade das aventuras do grupo ocorrerem pelo tempo foram modificadas para os dias atuais, se passando na cidade de Nova Iorque.

Sem poderem contar com os astros que eles tinham em mente,a solução foi escalar outros nomes.Bill Murray,o ator-comediante daria vida ao canastrão Peter Venkman.Aykroyd e Ramis interpretariam então Ray Stants e Egon Spengler e o ator Ernie Hudson daria vida ao Winston Zeddemore. Outros nomes foram sendo convidados. A conhecida Sigourney Weaver, estrela da série Aliens seria a sensual Dana Barret e Rick Moranis daria vida ao contador nerd Louis Tully. Uma curiosidade sobre o personagem do Ernie Hudson, é que ele foi escrito originalmente para Eddie Murphy (que teve que recusar por estar filmando Um Tira da Pesada), e teria uma participação maior, já participando da caça ao monstro Geleia do início do filme e seria lambuzado no lugar de Peter Venkman. Quando Ernie Hudson aceitou, foi decidido que ele seria contratado para demonstrar o aumento nos chamados pela quantidade de fantasmas na cidade.


Bill Murray (Peter Venkman)

Nascido em 1950 em Wilmette, USA, o Bill tornou-se conhecido por integrar o elenco do programa de televisão Saturday Night Live e iniciou sua trajetória nos cinemas em 1977, com o filme Almôndegas, dirigido por Ivan Reitman, que anos depois o dirigiria no clássico que o imortalizaria.

Após esse filme, realizou alguns outros trabalhos, até finalmente alcançar o sucesso com o personagem mais conhecido até hoje de sua carreira, o falastrão Peter Venkman. Indiscutivelmente o personagem mais famoso interpretado por ele, Murray ficou célebre no filme pelos improvisos. Há comentários de que Bill tenha improvisado em praticamente todas as re-filmagens de cenas (alguns dos comentários falavam que ele jamais havia lido o roteiro de verdade), porém a história que ficou é que ele improvisou em poucas falas, usando seu talento para fazer o personagem soar espontâneo.

Peter Venkman praticamente rouba a cena dos demais integrantes, tornando-se o personagem mais cômico e carismático do grupo. Cinco anos depois, o ator retornaria a dar vida ao mesmo personagem na sequência Os Caça-Fantasmas 2, que ele pessoalmente considerou como dispensável, declarando arrependimento por ter aceito retornar para essa sequência. Sua rejeição ao filme, segundo contam, seria um dos principais motivos para o terceiro filme não ter saído, pelo menos até hoje, pois ele recusava retomar o personagem para mais uma sequência inferior.

Mas Murray nunca deixou de trabalhar,encontrando relativo sucesso em outras produções. A bem da verdade,grande parte de seus trabalhos foram como coadjuvante ou fazendo pequenas participações. Um de seus trabalhos mais memoráveis foi no filme Encontros e Desencontros, de 2003, que lhe valeu muitas premiações e sua única indicação ao Oscar até hoje.


Dan Aykroyd (Ray Stantz)

Nascido em Ottawa, Canadá,em 1952, foi um dos membros originais do lendário programa de comédia Saturday Night Live. Dan também é roteirista, tendo criado roteiros para algumas produções para o cinema e a tv. Sua carreira nos cinemas iniciou-se em 1977, se estendendo até os dias atuais. Em 1984 ,em parceria com o amigo Harold Ramis, ele criou o roteiro daquele que foi um de seus maiores sucessos comerciais até hoje, Os Caça-Fantasmas, além de também atuar. Assim como Bill Murray, grande parte de seus trabalhos se limitam a participações como coadjuvante ou pequenas pontas, sendo uma das mais conhecidas, a rápida aparição no clássico Indiana Jones e o Templo da Perdição, de 1984. Seu personagem em Caça-Fantasmas é até hoje, também o mais conhecido de sua carreira.

Entre as indicações e premiações já conquistadas, está sua única indicação ao Oscar, por Conduzindo Miss Daisy, de 1989. Mas o que ele acumula mesmo são indicações ao Framboesa de Ouro, seja como ator ou roteirista. Ao todo foram 5 indicações, sendo "contemplado com ao menos 2.


Harold Ramis (Egon Spengler)

Nascido em Chicado, em 1944, foi um ator, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense. Seu primeiro sucesso foi na série dos anos 70 SCTV onde interpretou um corrupto chamado Moe Green.

O primeiro filme que escreveu foi Clube dos Cafajestes(1978). Logo depois trabalhou pela primeira vez com Bill Murray no filme Meatballs, filme em que ele foi o roteirista, seguido de Clube dos Pilantras e Stripes. Porém, seu maior sucesso veio poucos anos mais tarde, em 1984 com o filme Ghostbusters (Caça-Fantasmas), quando ele colaborou com Dan Aykroyd no roteiro e interpretou Egon Spengler. Ramis também participou  da continuação, Ghostbusters II em 1989, não antes de escrever e dirigir Groundhog Day.

Como ator, com exceção dos Caça-fantasmas, não teve tantos destaques na carreira, sendo seu último trabalho produzido em 2007.Nas demais funções (diretor, produtor e roteirista), realizou muitas coisas, até 2009. Do quarteto, é o único que não se encontra mais entre nós.Ramis faleceu em 24 de fevereiro de 2014.


Ernie Hudson (Winston Zedemore)


Nascido em Benton Harbor, Michigan, 17 de Dezembro de 1945, Ernie tem uma carreira extensa, com vários trabalhos no cinema e tv. Mesmo assim, não podemos considerar como um dos grandes nomes do cinema. Seu trabalho mais conhecido foi justamente na franquia dos Caça-Fantasmas. A carreira iniciou-se em 1976. No currículo, ele conta com participações e personagens em produções conhecidas da tv e do cinema.Trabalhou no clássico O Corvo, ao lado do inesquecível Brandon Lee, (detalhes na coluna Inesquecíveis do cinema, procure nos marcadores) e em Miss Simpatia, com Sandra Bullock. Na tv, participou da famosa série Desperate Housewives



Um comentário :

  1. Eles fizeram parte de minha infância ,gostei muito de ver os atores hj,super demais

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT