BREAKING

domingo, 22 de maio de 2016

X-Men - As Animações


E aqui chegamos para dar vida aos personagens, que saíram dos quadrinhos para estrelarem diversas animações ao longo das décadas. Foram muitas, mas aqui nós vamos destacar algumas...


The Marvel Super Heroes (ou Desenhos Desanimados da Marvel) - 1966


As primeira animações da Marvel foram dignas de se esconder no buraco mais fundo. Não passavam de imagens de quadrinhos animadas no processo de xerografia ( o processo de reprodução de imagens e/ou texto mediante a utilização da máquina fotocopiadora. Este processo permite recortar, colar, modificar e interferir nas várias formas que se vai obtendo. )

Estrelavam cinco super-heróis: Capitão América, Namor, Homem de Ferro, Thor e Hulk, planejados para serem exibidos um em cada dia da semana. As aventuras de cada um dos heróis tinha três segmentos, que duravam cerca de 7 minutos (foram ao todo 195 segmentos). Os segundo e terceiros segmentos apresentavam um resumo do anterior, antes de continuar com a ação, conforme era prática nas histórias em quadrinhos.

Os X-Men — Formação original Anjo, Fera, Ciclope, Homem de Gelo Garota Marvel e Professor X. Apareceram num episódio em que Namor enfrenta o Doutor Destino.Foi uma adaptação da aventura mostrada na revista do Quarteto Fantástico Fantastic Four Annual #3 de 1965, grupo que a produtora Grantray-Lawrence Animation não possuía os direitos. Os X-Men foram chamados de Aliados da Paz no desenho e entraram no lugar do Quarteto.Foi a primeira versão animada dos X-Men,

Homem-Aranha e Seus Amigos - 1981

Uma série de animação produzida pela Marvel Productions, na década de 1981 com os personagens dos quadrinhos Homem-Aranha, Homem de Gelo e a personagem original Estrela de Fogo.

O Homem de Gelo foi um dos membros fundadores dos X-Men. Foi neste desenho que ocorreu sua primeira aparição animada, mais especificamente no episódio: "A Origem do Homem de Gelo", onde aparecem (apenas em flashback) o Professor X e os cinco X-Men originais: Homem de Gelo, Ciclope, Garota Marvel, Anjo e Fera. A próxima aparição foi no episódio "A Firestar is Born". Aparecem nesse episódio: Professor X, Ciclope, Anjo, Wolverine, Tempestade e Fanático (além de Magneto, em uma participação especial). Os X-Men voltariam na temporada seguinte, no episódio " A X-Men Adventure", onde aparecem: Professor X, Ciclope, Tempestade, Noturno, Colossus, Ninfa e Pássaro Trovejante.

Pryde of the X-Men (ou Orgulho dos X-Men) - 1989

Episódio piloto de uma série feita pa a NBC, nunca chegou a ser exibido, sendo depois lançado em dvd.

O desenho começa com um exército que pretende prender Magneto para pesquisas, mas a Rainha Branca (Emma Frost) ataca-os e liberta Magneto. Kitty Pryde vai até o Instituto Xavier Para Jovens Super Dotados a mando de uma carta escrita pelo Professor Charles Xavier. Ele explica como funciona sua base de operações secreta, explica sobre a mutação e sobre seu grupo secreto, os X-Men (Ciclope, Wolverine, Colossus, Crystal, Tempestade e Noturno), jovens com poderes sobrenaturais. Blob e Pyro, membros do grupo terrorista Irmandade de Mutantes, que é aliado a Magneto, chamam a atenção dos X-Men, ameaçando matar humanos, mas na verdade o plano era de conseguir as coordenadas do cometa Scorpion.

Os X-Men vão atrás deles e Magneto aproveita e invade a mansão com Juggernaut, para roubar a caixa de controle do cérebro. No Asteroide M, Magneto conecta a caixa de controle do cérebro com o cometa Scorpion para controlá-lo e arremessá-lo à Terra e destruir os humanos. Wolverine acha que Kity deve ficar na mansão, mas ela secretamente entra na nave com seus poderes e ajuda o grupo a enfrentar a Irmandade de Mutantes (Groxo, Juggernaut, Rainha Branca,Pyro e Blob). os X-Men conseguem desativar o asteroide e salvar a humanidade, agora tendo um novo e importante membro.

X-Men - A Série Animada - 1992/1995

Uma das animações mais importantes com o grupo foi produzida e exibida no início dos anos 90. Tanto que angariou fãs que desconheciam o sucesso que os personagens faziam nas hqs. Pode-se até afirmar que toda uma geração veio a conhecer os X-Men por conta dessa animação excelente. Quem bancou a produção foram os estúdios Fox. Uma curiosidade foi que ocorreram centenas de erros de animação no primeiro episódio, devido à limitação de tempo para a produção. O segundo episódio tinha cerca de 50 cenas faltando, o que fez a Fox romper com a equipe de animação. Quando Fox re-exibiu o piloto, no início de 1993, os erros foram todos corrigidos e série seguiu em frente.

Os responsáveis pela animação adaptaram arcos famosos da mitologia do grupo,como a Saga dos Sentinelas, Genosha, outra aventura conhecida,os famosos Dias de Um Futuro Esquecido,o Cristal de M'Kraan e Fênix Negra. Personagens e vilões conhecidos como Magneto, Dentes de Sabre, fanático, rei das Sombras, Ômega Vermelho  se fazem presentes, tal qual outros clássicos, como Bishop, Senador Kelly, Cable, Vampira e Sauron. Um dos arcos dessa animação,a que trata da Cura Mutante,serviu como inspiração para o terceiro filme dos personagens,realizado em 2006.A animação também deu ao grupo um novo membro,a jovem Jubileu.

Ao todo foram 3 temporadas, divididas em 13 episódios,(as primeiras) e 19 (a última). O sucesso culminou numa versão para os quadrinhos."X-Men Adventures" foi uma história em quadrinhos que se passava no mesmo universo que a série animada. Ela começou em Novembro de 1992 e adaptou as três primeiras temporadas da animação, até se tornar "Adventures of the X-Men" em Abril de 1996, continuando semanalmente as histórias apresentadas antes do cancelamento do desenhos, ela durou até Março de 1997. Também recebeu 7 adaptações para games, entre 1993 a 97.

X-Men - Evolution - 2004

Uma década depois,o grupo voltou a estrelar uma nova animação, num padrão bem diferente do visto na década de 90.Nessa versão, os heróis são adolescentes, em seus primeiros dias na Escola Para Super-Dotados. A série trazia animação mais clean e uniformes menos coloridos, resultando em ótimas releituras visuais dos mutantes. Além disso, havia a aparição de uma grande quantidade de personagens, alguns um pouco deslocados, mas estavam lá, inclusive houve até a criação da X23, a mutante filha/clone de Wolverine, especialmente para a série, mas que mais tarde veio a ser incorporada no universo principal da Marvel.

X-Men: Evolution focava em público mais jovem, demonstrando a maioria dos personagens como adolescentes que ainda estavam no ensino médio. Como tanto os quadrinhos, quanto os filmes da época representavam os mutantes já adultos, os produtores optaram em mostrar como foi a juventude da equipe, apesar disso alguns personagens se mantiveram adultos, como por exemplo o Wolverine, Tempestade e Professor Xavier. A mansão Xavier também trocou de lugar, no desenho ela fica em Bayville, enquanto nos quadrinhos ela se situa no estado de Nova Iorque.

Ao todo foram 4 temporadas, sendo que a primeira é a fase introdutória da série, onde os primeiros X-Men formadores do Instituto Xavier, Professor X (Charles Xavier), Ciclope (Scott Summers), Wolverine (James "Logan" Howlett), Tempestade (Ororo Munroe) e Jean Grey (Fênix), recrutam novos integrantes: Noturno (Kurt Wagner), Lince Negra (Katherine "Kitty" Pride), Spyke (Evan Daniels) e Vampira (Anna Marie). Noturno descobre a verdade sobre sua mãe, Wolverine encontra respostas sobre seu passado, Vampira passa daIrmandade de Mutantes para os X-Men, as lutas constantes entre Wolverine e Dentes-de-Sabre se tornam frequentes e o irmão de Xavier, Fanático (Cain Marko), é solto da prisão.

Tal qual a série anterior, reuniu um monte de personagens da mítica do grupo e alguns arcos e tramas dos quadrinhos receberam suas versões. Diferentes de muitas séries hoje em dia, X-Men - Evolution deve o privilégio de receber um final adequado depois de 4 temporadas. Em uma batalha de uma temporada inteira, que culminava em uma aventura épica juntando amigos e inimigos, os X-Men enfrentam Apocalipse. E para encerrar a série, temos um emocionante discurso do Professor Xavier que, graças a vitória sobre o mutante milenar, vislumbrara o futuro e nos conta dos eventos que, nós já conhecemos, mas que os X-Men logo enfrentarão.

 Wolverine e os X-Men - 2008

Essa nova animação tem uma aparência mais próxima dos quadrinhos e não é uma continuação de X-Men Evolution, já que traz os personagens com algumas diferenças, entre eles Vampira, que não é mais gótica como a do X-Men Evolution, e nem tão animada como em X-Men Animated Series. Inclusive ela deixou de ser aliada dos X-Men e se tornará integrante da Irmandade de Mutantes. Além de tudo isso, esse novo desenho tira as dúvidas deixadas nos longas e animações dos X-Men. O desenho tem mistura de elementos 2D e 3D.


Quem assume a liderança do grupo nessa animação é justamente o mais famoso e popular integrante,o Wolverine.A série trazia um arco só em toda sua primeira temporada, que contava com a viagem repentina para o futuro do Professor Xavier, e enquanto tentavam descobrir o que aconteceu, diversas histórias, intercalando com os mutantes do presente e do futuro, eram contadas. Infelizmente o desenho teve apenas 26 episódios, e quando deram o gancho para adaptar umas das sagas mais incríveis das HQs, a Era de Apocalipse, a série foi cancelada, em parte por conta da venda da Marvel para a Disney.Já a produtora alegou que não tinha verbas para produzir os episódios sozinha,uma vez que os patrocinadores desistiram da série.





Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT