BREAKING

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Especial Grandes Personagens do Cinema - Rocky Balboa - A Origem

Na Coluna Grandes Personagens do Cinema, após tantos excepcionais que desfilarem por aqui, neste mês, chegou a vez de outro mítico personagem ganhar destaque especial. Em janeiro de 2016, ele  voltou mais uma vez às salas de exibição no mundo todo. Foi sua sétima aparição em quatro décadas. Criado nos anos 70 por um dos mais famosos astros hollywoodianos da história, ele se tornou símbolo de coragem, perseverança, mostrou ao mundo que, com muita força de vontade e obstinação, se consegue chegar ao que se quer. Sua história se confunde com a do seu criador, que, tal qual seu personagem, superou muitos obstáculos, e ultrapassou muitas barreiras até chegar ao topo.

Em seu gênero, não restam dúvidas, ele é o boxeador mais famoso do cinema em todos os tempos. Mais do que isso, tornou-se o personagem principal da carreira de um sujeito que teima contra a passagem do tempo, e continua sempre presente nos cinemas, mostrando que a idade ainda não o derrotou. 

Ele é invencível, tal qual seu personagem. Com orgulho  trazemos a partir de agora, a história e trajetória do icônico Rocky Balboa.

Rocky Balboa era um humilde lutador de bairro, que vivia de suas discretas lutas, no início de sua carreira segundo seu treinador Mickey, na Pensilvania, Filadélfia. Um jovem promissor, mas que nunca se interessou realmente em evoluir, preferiu trabalhar para um agiota italiano chamado Tony Gazzo, com quem manteve uma certa amizade, já que Gazzo gostava de Rocky por ele ser descendente de italiano.
A competição pelo campeonato mundial de peso pesado estava marcada para o dia de Ano Novo, 1976, o ano do bicentenário dos Estados Unidos. Quando o oponente do invicto campeão de peso pesado Apollo Creed se machuca, Creed apresenta a ideia de lutar com um lutador local da Filadélfia, e porque ele gosta do apelido Rocky, The Italian Stallion (o garanhão italiano), ele escolhe esse lutador desconhecido.

Para se preparar para a luta, Rocky treina com o ex-lutador Mickey Goldmill, enquanto o seu melhor amigo, Paulie, um trabalhador de frigorífico, o deixa praticar socos nas carcaças penduradas no freezer. Durante o treino, Rocky sai em encontro com a irmã quieta do Paulie, Adrian. Na noite anterior à luta, Rocky confessa para Adrian que ele não espera derrotar Creed, e tudo o que ele quer fazer é aguentar os 15 rounds contra ele (o número típico de rounds do boxe daquela época), Creed inicialmente não leva a luta à sério, mas Rocky inesperadamente derruba-o no primeiro round, e a partida se torna intensa. A luta dura realmente 15 rounds, com cada lutador sofrendo grandes machucados. 


Depois da luta, Rocky chama por Adrian, que corre até o ringue. Enquanto Creed é anunciado como vencedor por uma decisão apertada, Adrian e Rocky se abraçam e declaram o amor um para o outro.

Após a luta com Apollo Creed, os fãs de boxe pedem uma revanche. Porém, Rocky sofreu graves ferimentos no último combate, e anuncia o seu afastamento dos ringues. Concentra-se no seu relacionamento com Adrian, acabando por se casar e manter uma rotina familiar estável. Porém, o chamamento do ringue assombra-o de tal modo que ele não se consegue manter afastado por muito tempo. Adrian fica grávida, e os dias de gravidez assim como os empregos fracassados de Rocky vão se passando. Rocky então é novamente desafiado por Apollo Creed quando finalmente consegue um emprego mais estável como auxiliar técnico de Mickey, e ambos se sentem obrigados a aceitar, mas Adrian não permite e acaba passando mal, tendo o filho e entrando em coma.Após alguns dias e orações de Rocky e também de Mickey ela acorda, e diz para Rocky: "Quero que faça algo por mim!". Rocky se aproxima e ela diz: "Vença, vença!". Assim, Rocky tem que se preparar para o combate do século contra Apollo Creed. Mais uma vez a luta é tensa, mas desta vez ambos estão melhores, incluindo nas cores de suas vestes. Novamente após uma luta acirrada, Rocky derrota Apollo, conquistando o título de campeão mundial de boxe.

A vitória muda a vida de Rocky e ele se torna um ídolo mundial, enriquece e se dedica a muitas campanhas de caridade. Na defesa de seu título, ele ganha várias lutas consecutivas, mas Rocky decide largar sua carreira de pugilista, até ser desafiado e insultado por Clubber Lang, que era o primeiro do ranking, e estava ansioso para enfrentar o campeão Rocky Balboa. No dia da luta, durante uma discussão entre Rocky e Clubber, o treinador Mickey sofre um ataque do coração e faz com que Rocky fique abalado e assim sofre uma derrota humilhante para o feroz desafiante Clubber Lang. Depois da luta, Mickey morre e Rocky cai em profunda depressão. Porém, Apollo Creed, seu antigo rival, ao compadecer-se por Rocky, e tomar certa antipatia por Clubber Lang, oferece-se para ajudar Rocky e o convence a treinar para juntos retomarem o título de campeão mundial.

Nos dois primeiros filmes da série, o estilo de Rocky é focado na sua resistência sobre-humana e com isso cansar o oponente, para depois atacar com poderosos golpes no corpo, como seu técnico Mickey  mesmo diz: "Ele ataca o corpo como ninguém, temos uma chance". Rocky não é um lutador muito habilidoso mas, sua resistência e força impressionante compensam essa deficiência. Após ser derrotado por Clubber Lang, no terceiro filme da série, seu antigo rival, Apollo Creed, decide treiná-lo e ensina-o seu estilo dançante característico. Rocky domina o 1º round da luta sem dificuldades, mas percebe que seus socos pouco estão afetando seu adversário, e então decide cansá-lo, deixando-se acertar, esta estratégia não agrada nem um pouco a Creed que se irrita e o manda voltar ao estilo de esquiva. Rocky porém, volta a receber socos, e quando já esta machucado e seu adversário encontra-se exausto, Balboa passa a esquivar-se rapidamente e com uma incrível sequência de socos nocauteia Lang, e retoma seu título de campeão mundial. No 4º título da série, Balboa mantêm um pouco do estilo dançante de Creed, e isto ajuda-o a vencer o Russo Ivan Drago.

Rocky Balboa enfrentou temidos adversários durante toda a sua carreira fisicamente superiores, e sofreu bastante para vencer a todos os desafios. E é exatamente a prova universal que o filme traz, "Acredite em si mesmo e você prosperará". Ao longo dos anos, o filme original tornou-se um dos maiores sucessos conquistados até hoje. A carreira do personagem mostra intensamente o desejo de sonhar e acreditar, que o coração pode sobrepor os punhos, criando uma sedutora perspectiva de perseverança. A Patada do Sul mais conhecido pela canhota forte, muitos adversários não gostavam de lutar contra os canhotos "Pata do Sul", Duke deixa isso claro quando ele diz a Apollo, "Não se meta com canhoto", Apollo o ignora, pois acho o apelido "Garanhão Italiano" perfeito para o que planejava. Seu Cartel foi de 81 lutas sendo 57 vitórias (54 por nocaute), 1 empate e 23 derrotas.

A história de Rocky teve até agora apenas quatro games lançados: Rocky, para o já aposentado Master System da Sega, Rocky (Nintendo Game Boy Advanced), Rocky Legends (Playstation 2 da Sony, Nintendo Game Cube e Xbox da Microsoft) e outro com o nome do 6º filme da série Rocky Balboa, produzido para PlayStation 2 e PSP (Ambos da Sony).


Como dito, o personagem surgiu da imaginação de um cara que dispensa apresentações aos fãs de cinema. Há quatro décadas, o nome Sylvester Stallone é sinônimo de sucesso, e o astro é reconhecido mundialmente como ícone do gênero da ação. Responsável por franquias de enorme sucesso como Rambo, Os Mercenários, e como não poderia deixar de ser, Rocky Balboa, o seu primeiro personagem a realmente alcançar enorme sucesso ao nível mundial. Mas quem vê o astro, que desde seu surgimento como o Rocky, que se tornou um ícone das telonas, não imagina que o início, como o da maioria dos grandes nomes do cinema, foi feito de enormes percalços e dificuldades. Esses fatores se refletem na trajetória do boxeador, que em seu primeiro filme não é mais do que uma imagem do próprio Stallone.

Nascido em Nova Iorque em 1946, de descendência italiana, Stallone teve uma infância pobre e difícil e atravessou a adolescência e chegou à fase adulta sem enormes expectativas de um futuro melhor. Seu primeiro trabalho para o cinema (se é que pode ser classificado assim) foi um filmeco pornô  chamado The Party at Kitty and Stud's batizado aqui no Brasil como O Garanhão Italiano, alguns anos depois, por conta do sucesso do Rocky. Na época, passando por uma situação extremamente difícil, ele se viu obrigado a participar dessa obra, segundo o próprio, para não ter que roubar, para não morrer de fome. Depois disso, ele teve participações menores em filmes de pouca expressão, que em nada ajudaram à sua situação. As coisas chegaram ao ponto de que ele teve que tomar atitudes desesperadas. Casado naquela época, ele roubou e vendeu as joias de sua esposa, e o próprio cachorro. Acabou expulso do seu apartamento, e foi morar um tempo nas ruas. O fato que mudaria sua trajetória ocorreu algumas semanas depois.

Certa noite, para se distrair dos momentos difíceis, ele foi assistir uma luta de exibição entre o atual campeão de boxe, o lendário Muhammad Ali e um lutador desconhecido chamado Chuck Wepner. As probabilidades eram do pobre Chuck ser massacrado pelo Ali, mas para a surpresa geral de quem acompanhou a luta, ele resistiu todos os assaltos contra o campeão do mundo, chegando até a derrubá-lo, levando a plateia ao delírio. Extremamente impressionado com a exibição de coragem que testemunhara, aquela luta foi o embrião das ideias do que viria a ser o seu personagem, o Rocky Balboa.

Stallone concebeu o personagem justamente o preenchendo com as dificuldades que ele enfrentava naquele momento da vida. A falta de oportunidades, os sofrimentos diários, a desesperança em dias melhores. Ele escreveu o roteiro durante 20 horas seguidas. O próximo passo seria então encontrar um estúdio que se interessasse pelo roteiro. Muitos tiveram o desejo de realizar a obra, mas havia um porém, Stallone queria interpretar o Rocky. Acontece que naquele instante ele era um ilustre desconhecido, os produtores queriam um astro da época, e disseram não a ele. Primeiro ofertaram 150 mil dólares pelo roteiro, depois chegaram a oferecer 350 mil, mas ele estava inabalável em sua decisão, mesmo diante de sua atual situação. Depois de um tempo o estúdio concordou em lhe dar $35.000 pelo roteiro e o deixaram estrelar o filme.

Rocky - Um Lutador foi lançado em 1976 e tornou-se um enorme sucesso de crítica e público, alçando o Sylvester à condição de astro hollywoodiano. Apesar de negar que a história de Wepner tenha servido de inspiração, Stallone precisou entrar em um acordo judicial com o lutador, que o processou clamando ser o verdadeiro Rocky. O personagem retornaria ao longo das décadas, em nada menos que 6 produções. Ano passado ele voltou mais uma vez num filme que pode ser considerado um spin off de sua série, o Creed-Nascido Para Lutar, no qual o personagem vai treinar ninguém menos que o filho do seu maior oponente e amigo nos ringues, Apolo Creed. Sobre os filmes,eles terão mais detalhes nas próximas colunas. Passados 40 anos de sua primeira aparição, o personagem é até hoje um dos mais conhecido e memoráveis do cinema.


O personagem foi o divisor de água na carreira de Stallone. Após o sucesso de sua primeira aparição, o caminho foi pavimentado para ele se tornar um dos maiores nomes do cinema de ação em todos os tempos. Com o passar dos anos, vieram outros personagens, sendo outro grande destaque, o ex-veterano do Vietnan, Rambo, que Stallone deu vida em quatro oportunidades. Stallone reinou absoluto na década de 80, como nº 1 dos filmes de ação. A década seguinte ele alternou com bons sucessos de bilheteria e alguns fracassos. O novo milênio tirou o frescor de sua carreira, que começou a minguar, quase o deixando relegado às locadoras. Porém, tal qual o Rocky, Stallone não se deixou abater e se reergueu novamente.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT