BREAKING

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Especial Marvel - Resenha Cinéfila - Capitão América - O Primeiro Vingador (2011)

Aqui estamos, comentando sobre a nova era dos HQs da Marvel, que foram para as telonas (para alegrianossa, claro!). E claro o nosso Capitão não iria ficar de fora, já que o filme, na verdade é uma prévia do tão esperado os Vingadores, sucesso de bilheria, e muito aguardado pelos fãs.

Aqui, compartilhamos as nossas impressões sobre O Primeiro Vingador... 

Quem???? 


Ficha Técnica

Capitão América - O Primeiro Vingador-2011
Direção - Joe Johnston
Produção - Kevin Feige
Produção Executiva - Alan Fine, Stan Lee, David Maisel, Louis D'Esposito, Joe Johnston, Nigel Gostelow
Roteiro - Christopher Markus, Stephen McFeely
Baseado em Capitão América de Joe Simon, Jack Kirby
Gênero - Ação, Ficção Científica, super-herói
Música - Alan Silvestri
Cinematografia - Shelly Johnson
Edição - Robert Dalva, Jeffrey Ford
Companhia Produtora - Marvel Studios
Distribuição - Paramount Pictures
Duração - 125 mim
Lançamentos:
Estados Unidos 22 de Julho de 2011
Brasil 29 de Julho de 2011
Portugal 4 de Agosto de 2011
Idioma - Inglês
Orçamento - US$ 140 milhões
Receita - US$ 370 569 774
Elenco:
Chris Evans como Steve Rogers / Capitão América
Tommy Lee Jones como General Chester Phillips
Hugo Weaving como Johann Schmidt / Caveira Vermelha
Hayley Atwell como Peggy Carter
Sebastian Stan como Bucky Barnes
Dominic Cooper como Howard Stark
Toby Jones como Arnim Zola
Neal McDonough como Dum Dum Dugan
Stanley Tucci como Abraham Erskine
Leander Deeny como Steve Rogers magro
Derek Luke como Gabe Jones
Kenneth Choi como Jim Morita
Bruno Ricci como Jacques Dernier
JJ Feild como James Montgomery Falsworth
Samuel L. Jackson como Nick Fury


Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme conta a história de Steve Rogers, um homem frágil e magro do Brooklyn que alista-se no exército. No entanto, por conta de sua saúde frágil, é rejeitado. É então que aparece o Dr. Erskine, que oferece a Rogers a oportunidade de participar de um projeto experimental para criar um "super-soldado".Com a ajuda de um soro especial e de irradiações dos raios "Vita" durante o experimento, Rogers se transforma no super-soldado Capitão América para ajudar durante a guerra. Ele tem a missão de deter o Caveira Vermelha, um auxiliar de armas de Adolf Hitler e líder da Hidra, uma misteriosa organização que pretende usar um dispositivo chamado Tesseract como fonte de energia para dominar o mundo.


O novo milênio testemunhou a ascensão dos personagens da Marvel aos cinemas, e o seu domínio no gênero das adaptações de HQs. Fazendo boas bilheterias com os filmes do Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e tendo uns tropeços com outros personagens como Hulk, Motoqueiro Fantasma e Justiceiro. Logo, veio a ideia de um projeto ambicioso e arriscado. Um filme que reunisse nas telonas,um dos grupos mais famosos do seu quadro editorial, os Vingadores, formado por Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América. Embora conhecidíssimos dos quadrinhos, existia um porém, nem todo fã de cinema é necessariamente fá de quadrinhos, e a ideia do grupo poderia resultar em fracasso. A solução foi ir apresentando os personagens integrantes em filmes solo, para depois os reunirem em uma mega produção.


Homem de Ferro abriu o projeto a longo prazo,em 2008,seguido pelo Hulk. Depois vieram o Thor e justamente o Capitão América em 2011, fechando o circuito e abrindo o caminho para o filmaço no ano seguinte.


O último filme que fechava a primeira fase que antecedia os Vingadores, dá a impressão de ser uma produção um tanto apressada, cuja finalidade é somente a de apresentar o personagem para finalmente poderem tocar o projeto adiante. 

Com um bom elenco e um diretor conhecido, mais um orçamento generoso de 140 milhões, o roteiro tenta ser fiel às origens do personagem, apresentando muito de sua mitologia nas HQs. Mas o filme se perde em não colocar o personagem em confronto direto com os nazistas. No lugar dos alemães, surge uma conhecida organização criminosa do universo Marvel nos quadrinhos, a Hidra, chefiada pelo Caveira Vermelha, maior algoz do personagem. Existe também um número excessivo de personagens coadjuvantes e se perde tempo demais com eles, como o pai do conhecido Tony Stark, a relação chove não molha entre Steve e a agente Carter e sua relação com o amigo Bucky Barnes. Os encontros e o confronto final entre o Capitão América e seu inimigo, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving), também carecem de peso e sofrem o estigma do futurismo Marvel. São subaproveitadas e não apresentam desfecho, apenas um adiamento para outro filme.

As sequências de guerra e de batalhas também não são o ponto forte do filme. Pode-se afirmar que o grande destaque mesmo é o Chris Evans, intérprete do herói. Os efeitos que o apresentam franzino são impressionantes. O ator incorpora bem os ideais de coragem e patriotismo presentes nos quadrinhos.Seu Steve Rogers é um sujeito humilde, tímido mas de grande caráter. O filme não foi perfeito no fim das contas, mas agradou os fãs da Marvel e a crítica abraçou a ideia. No fim, teve uma arrecadação de mais de 370 milhões, abrindo finalmente o caminho dos Vingadores.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT