BREAKING

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Resenha Cinéfila - Star Wars VII - O Despertar da Força

Terceira Trilogia
Star Wars-Episódio VII - O Despertar da Força

Ficha Técnica
Título Original - Star Wars - The Force Awakens
Duração - 137 minutos
Direção - J. J. Abrams
Produção - Kathleen Kennedy, J. J. Abrams & Bryan Burk
Roteiro - Michael Arndt, Lawrence Kasdan & J. J. Abrams
Baseado em Star Wars, de George Lucas
Gênero - Épico, Fantasia & Ficção
Música - John Williams
Direção de fotografia - Daniel Mindel
Edição - Mary Jo Markey & Maryann Brandon
Companhias produtoras - Lucasfilm & Bad Robot Productions
Distribuição - Walt Disney Studios Motion Pictures
Idioma Inglês
Lançamento:
Brasil 17 de Dezembro de 2015
Portugal 17 de Dezembro de 2015
Estados Unidos 18 de Dezembro de 2015
China 09 de Janeiro de 2016
Orçamento - US$ 200 milhões
Receita - US$ 1,983,560,846 Bilheteria Atualizada Click Aqui

Elenco  

Daisy Ridley como Rey
John Boyega como Finn
Oscar Isaac como Poe Dameron
Adam Driver como Kylo Ren
Harrison Ford como Han Solo
Mark Hamill como Luke Skywalker
Carrie Fisher como Leia Organa
Peter Mayhew como Chewbacca
Kenny Baker como R2-D2
Anthony Daniels como C3PO
Gwendoline Christie como Capitã Phasma
Lupita Nyong’o como Maz Kanata
Andy Serkis como Líder Supremo Snoke
Domhnall Gleeson como General Hux
Max von Sydow como Lor San Tekka

Conheça um pouco dos novos personagens

Rey (Daisy Ridley) - Rey é uma sobrevivente resistente, uma coletora de lixo empedernida por uma vida inteira lidando com os assassinos do mundo deserto e inóspito de Jakku.Sem querer ela encontra o dróide BB-8 e a partir de então sua vida muda por completo.

Finn (John Boyega) - Integrante da tropa dos Stormtroopers, Finn é um guerreiro treinado desesperado para escapar de seu passado. Quando ele se vê obrigado a participar de um massacre, toma consciência que está lutando do lado errado e acaba deserdando.

Poe Dameron (Jason Isaacs) - Um piloto ás, Poe Dameron é um líder na luta da resistência contra a maléfica Primeira Ordem. Ele decola para a batalha atrás dos controles de um moderno caça X-wing.

Kylo Ren (Adam Driver) - Um guerreiro do lado negro poderoso na Força, Kylo Ren comanda missões da Primeira Ordem com um temperamento tão ardente quanto seu Sabre de Luz pouco convencional. Filho de Han e Leia.

General Hux (Domhnall Gleeson) - Um jovem e implacável oficial da Primeira Ordem, General Hux tem total confiança em suas tropas, métodos de treinamento e armas.

Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) -Snoke é o líder da Primeira Ordem,  uma figura poderosa com o Lado Negro Da Força. Ele é o mestre e mentor de Kylo Ren

BB-8 - Um atrapalhado Dróide, fiel servo do piloto Poe Dameron


Sinopse Oficial Completa

Aproximadamente 30 anos após a destruição da segunda Estrela da Morte em O Retorno de Jedi, a Aliança Rebelde conseguiu restaurar a República Galáctica, mas reminiscentes do Império Galáctico reorganizaram-se como a Primeira Ordem, cujo crescimento é combatido pela Resistência da República. Poe Dameron (Oscar Isaac), um piloto da Resistência, é mandado ao planeta Jakku pela General Leia Organa (Carrie Fisher) para obter um mapa que, acredita-se, indica a localização de Luke Skywalker (Mark Hamill), o último Jedi, que está desaparecido há anos. Kylo Ren (Adam Driver), um poderoso conhecedor do Lado Negro da Força e discípulo do Supremo Lider Snoke (Andy Serkis), está tentando roubar o mapa. Dameron viaja até o planeta Jakku para tentar reaver o mapa. Quando Kylo Ren o ataca, ele coloca o mapa em seu droide, BB-8, e o manda fugir para longe. Kylo Ren captura Dameron e ordena o assassinato de todos no vilarejo onde ele foi encontrado. Um stormtrooper (John Boyega) fica ultrajado com a brutalidade da Primeira Ordem e deserta para ajudar Dameron, que passa a chamá-lo de Finn, uma vez que o stormtrooper não tem um nome, apenas um número: FN-2187. Eles não conseguem escapar e caem de novo em Jakku, e Dameron presumidamente morre. Enquanto isso, BB-8 fica na posse de Rey (Daisy Ridley), uma jovem que sobrevive catando lixo e espera pelo retorno de seus pais. Após Finn encontrar Rey e BB-8, a Primeira Ordem os localiza e os três escapam do planeta numa velha nave, a Millennium Falcon, que pertenceu a Han Solo (Harrison Ford).

Na fuga com a Millennium Falcon, esta é capturada por Han Solo e Chewbacca (Peter Mayhew), de quem a nave havia sido roubada há alguns anos. Após escaparem de um ataque de piratas que demandam o pagamento de uma dívida, eles viajam ao planeta Takodana para encontrar Maz Kanata (Lupita Nyong'o), uma velha pirata de mil anos de idade, que eles acreditam que pode ajudar. No castelo de Kanata, Rey é atraída pela Força até o porão, onde acha o sabre de luz de Anakin Skywalker e tem uma visão do passado e do futuro através da Força, da qual ela foge assustada. Finn pega o sabre de luz. Quando a Primeira Ordem ataca o castelo, Rey é capturada por Kylo Ren, enquanto os outros escapam graças à chegada das naves da Resistência, liderados por Dameron, que havia de fato sobrevivido da queda em Jakku. Eles vão para a base da Resistência em D'Qar, onde descobrem que Han Solo e Leia se separaram após seu filho, Ben Solo, que estava sendo treinado por Luke para ser um Jedi, ter se voltado para o Lado Negro da Força e se tornado Kylo Ren. O mapa, entretanto, é apenas parcial. Enquanto isso, Kylo Ren tenta torturar Rey para obter o mapa direto de sua mente, mas é impedido pela forte conexão de Rey com a Força, que ela usa para escapar.

A Primeira Ordem utiliza uma nova arma construída diretamente dentro de um planeta, a Starkiller, comandada pelo General Hux (Domhnall Gleeson). A Starkiller absorve a energia de um sol e destrói um sistema de planetas, numa tentativa de minar a República. Eles planejam destruir também D'Qar. Solo, Chewbacca e Finn são enviados para desativar o escudo, de modo que as naves da Resistência possam atacar. Finn, entretanto, apenas quer salvar Rey. Após encontrá-la, eles colocam explosivos para sabotar a arma da Starkiller. Solo vê Kylo Ren e o confronta; Kylo Ren parece hesitante sobre abandonar o Lado Negro da Força, mas acaba matando seu pai, Han Solo, fato que Leia sente através da Força. 

Os explosivos causam dano à arma da Starkiller, permitindo a Dameron e os outros pilotos adentrarem os sistemas de defesa. O ataque a D'Qar é evitado e a Starkiller começa a entrar em colapso. Kylo Ren confronta Finn, que usa o sabre de luz de Anakin mas é derrotado e cai inconsciente. Kylo Ren tenta pegar o sabre de luz, mas é Rey que consegue atraí-lo, e eles entram em confronto. Rey chega perto de derrotá-lo, mas à medida em que o planeta entra em colapso, o chão abre-se e eles são separados. A Starkiller é destruída e ambos escapam: Kylo Ren e General Hux vão encontrar-se com Snoke, e os outros retornam a D'Qar, onde o mapa completo é composto com a ajuda de R2-D2. Rey viaja com Chewbacca e R2-D2 na Millennium Falcon para encontrar Luke Skywalker, que vive isolado num planeta remoto. Ao encontrá-lo, Rey oferece-lhe o sabre de luz.




Lucas sempre deixou claro, (ao menos era o que ele dizia) que a sua saga nos cinemas se encerraria no Retorno de Jedi, após o término da segunda trilogia, e que ele não tinha planos para novas produções para as telonas. Mas o caso é que o universo da saga cósmica é vasto, e como vimos no decorrer da saga aqui no blog, em outras mídias, Star Wars continuou a pleno vapor. Assim, seria difícil manter a ideia de que novas produções não poderiam surgir. 

Em outubro de 2012, numa das maiores negociações já vistas, a Disney comprou a Lucasfilm, ficando então dona dos direitos de Star Wars, entre outros. Logicamente, os executivos não são bobos, sabiam dos bilhões que a marca costuma gerar, então começaram a levar adiante a ideia de realizar uma nova trilogia com novos personagens. Lucas então entregou ao presidente da empresa, o tratamento de um roteiro do que seriam os episódios VII, VIII e IX, escritos por Michael Arndt, que escrevera o roteiro. No ano seguinte, foi contratado o diretor J.J Abrams, cujos trabalhos mais recentes incluíam justamente a revitalização da saga concorrente,a Star Trek-Jornada nas Estrelas, que fizeram muito sucesso e tiveram ótimas bilheterias. Com a saída do Michael da função de roteirista, o Abrams assumiu essa função também, ao lado de Lawrence Kasdan, que escrevera os roteiros de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Lucas também faz parte do projeto, mas como consultor criativo. Segundo Abrams, o segredo de lidar com uma nova trilogia, seria fazer um regresso às raízes do primeiro filme.


O sétimo filme faria uma mescla de novos personagens com os personagens clássicos. Por isso os fãs foram ao delírio, quando foi anunciado que entre o novo elenco, estariam de volta Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Peter Mayhew, Kenny Baker e Anthony Daniels. Para fortalecer, outros nomes conhecidos foram confirmados, como Max Von Sydow (o eterno padre Merrin de O Exorcista), Lupita Nyong'o (vencedora do Oscar por 12 Anos de Escravidão), Andy Serkis, (o Gollun de O Senhor dos Anéis), sendo que Daniel Craig (o atual 007) e Simon Pegg (Missão Impossível) fazem uma participação especial.

A pré produção e as filmagens se iniciaram em maio de 2014, vindo a serem finalizadas antes do término daquele ano, entrando em pós produção. Logo, a data de lançamento foi anunciada, 17 de dezembro de 2015. A mítica da série falou mais alto. O trailer oficial ao ser lançado, em poucas horas alcançou mais de 2 milhões de visualizações, um verdadeiro recorde. Os ingressos vendidos antecipadamente alcançaram 50 milhões, semanas antes da estreia. Em relação ao filme, ele simplesmente supera a segunda trilogia, filmada ao toque de muito CGI e efeitos digitais. A estrutura narrativa é praticamente uma releitura da clássica produção de 77, o que dá ao filme um ar de nostalgia que remete a primeira trilogia.


Por exemplo, logo no início, a Primeira Ordem encurrala o piloto Poe, e ele esconde no interior do Dróide BB-8 uma espécie de chip que contém a localização de Luke Skywalker e ordena que ele fuja, tal qual Leia inserta no interior de R2D2 as informações sobre as fraquezas da Estrela da Morte. O Dróide é encontrado pela Rey, uma solitária catadora de sucatas, cheia de dúvidas e sonhos, assim como Luke fora um dia, e assim se descortina a trama... Existem referências em tudo o que se possa imaginar, e os fãs mais atentos não deixam passar despercebidos alguns detalhes clássicos, como os destróieres enterrados na areia, frutos da última batalha contra a Aliança, elementos icônicos no interior da Milleniun Falcon entre outros. 

Pode-se afirmar que o Abrams faz uma certa homenagem para os fãs que acompanham a série desde os anos 70. O diretor e roteirista é fã declarado da série isso é nítido. Por exemplo, a sua famosa série Lost, que ele produziu, é recheada de referências à saga, basta conferir. Não por menos, ele agora retribui e cria referências a Lost nesse episódio. Se você é fã do seriado, assista e se delicie. Mas o roteiro tem um pecado, o ritmo apressado, que não passa informações mais detalhadas sobre a Primeira Ordem, como ela surgiu e o porquê, a atuação da República Galáctica e mais informações sobre o novo vilão da série.

A parte técnica é impecável, saem de cena os efeitos digitais contrastantes criados pela equipe de Lucas na segunda trilogia e entram em cena os efeitos mais espetaculares já vistos na série. Uma coisa é certa,esse ano, o Oscar da categoria já possui um dono, além de certamente arrematar outros prêmios técnicos. A cenografia é digna de referência, são reais, não aqueles cenários artificiais vistos nos episódios I ao III. A trilha sonora nostálgica de John Willians é incensante, ela não para em momento algum. Quando o logotipo abre o filme, temperado pela música, a sensação é mágica. Fiquei até imaginando o que os fãs que viram o primeiro filme em 77 deveriam ter sentido na época. A parte negativa fica pela fotografia, parece que ultimamente os profissionais dessa área tem combinado entre si realizar cenas escuras e com pouco foco. Como minha amiga Pedra sempre me fala, lá vem outro Dark.


Os novos personagens conquistam o público, são extremamente carismáticos,  destaque para a dupla Daisy Ridley e Jon Boyega. Pena não terem aproveitado mais o personagem Poe Dameron, do Jason Isaacs. Já o novo vilão, Kylo Ren, é o calcanhar de Aquiles da trama. Nem de longe ele intimida, nem é tão interessante quanto o Imperador Palpatine ou o icônico Darth Vader. Impossível aliás, se comparar a esses dois. Já o dróide BB 8 é uma simpatia só. Mas nada se compara a rever os personagens clássicos como Han Solo, Chewbacca e Leia,além do C-3po e R2D2 (emocionante, mesmo). Pena ver que os atores envelheceram,mas seus personagens continuam cativantes e simbólicos em nossas memórias. Entretanto, acontece uma baixa entre esses personagens, que certamente os fãs jamais perdoarão os responsáveis pela obra, como avisamos sobre este spoiler, aqui vai lá, Ren mata seu pai, Han, e Leia sente mesmo estando distante. Já havia comentário que este seria o último filme de Ford na série. A ausência realmente sentida é a de Luke Skywalker, que só vem surgir nos momentos finais, mas deve ser mais melhor aproveitado no próximo filme, pela cena final que assistimos.

Entre os recordes já batidos por "O Despertar da Força" estão o de maior estreia nos Estados Unidos e o de filme que mais rápido superou US$ 1 bilhão nas bilheterias de todo o mundo. Os fãs foram ao delírio e os críticos se derreteram em elogios. O filme vem batendo recordes e mais recordes.

Listamos todas as marcas que o filme quebrou até agora:

Filme a chegar mais rápido ao topo das maiores bilheterias dos EUA (20 dias, contra 34 de Avatar)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 700 milhões nos EUA (16 dias)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 600 milhões nos EUA (12 dias)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 500 milhões nos EUA (10 dias, contra 17 de Jurassic World)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 400 milhões nos EUA (8 dias, contra 10 de Jurassic World)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 300 milhões nos EUA (5 dias, contra 8 de Jurassic World)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 200 milhões nos EUA (3 dias, vencendo por US$ 39 milhões Jurassic World)

Filme que chegou mais rápido a marca dos US$ 200 milhões nos EUA (21 horas)

Maior pré-estreia (US$ 57 milhões)

Maior dia de abertura nos EUA (US$ 119,1 milhões, contra os US$ 91 milhões de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2)

Maior fim de semana de abertura nos EUA (US$ 247,9 milhões, contra US$ 208,8 milhões de Jurassic World)

Maior arrecadação por cinema em um grande lançamento (US$ 59,9 mil, contra US$ 48,8 mil de Jurassic World)

Melhor abertura em IMAX nos EUA e no mundo (US$ 30,1 milhões e US$ 48 milhões)

Melhor semana de abertura nos EUA (US$ 390,8 milhões, contra US$ 296,2 de Jurassic World)

Melhor fim de semana de abertura mundial (US$ 529 milhões, contra US$ 524,9 milhões de Jurassic World)

Maior domingo nos EUA (US$ 60,5 milhões, contra US$ 57,2 de Jurassic World)

Maior segunda nos EUA (US$ 40,1 milhões; o filme também fica com o segundo lugar, com US$ 31,3 milhões, contra o terceiro colocado e recordista anterior Homem-Aranha 2, com US$ 27,6 milhões)

Maior arrecadação no dia de Natal (US$ 49,3, contra US$ 24 milhões de Sherlock Holmes)

Maior arrecadação de Ano Novo (US$ 34,39 milhões, contra US$ 25,27 milhões de Avatar)

Melhor segundo fim de semana nos EUA (US$ 149,2 milhões, contra US$ 106,58 milhões de Jurassic World)

Melhor terceiro fim de semana nos EUA (US$ 90,2 milhões, contra US$ 68,49 milhões de Avatar)

Maior arrecadação nos EUA de um filme da Disney (chegando a US$ 629 milhões e passando os US$ 623,4 milhões arrecadados por Vingadores)

Fez com que o recorde anual de bilheteria chegasse a US$ 11 bilhões

Filme mais rápido a chegar a US$ 1 bilhão mundialmente (12 dias, contra os 13 dias de Jurassic World)

Maior estreia internacional em dezembro (US$ 281 milhões, contra US$ 164,5 milhões de Avatar)

Maior diferença entre o primeiro e o segundo lugar na arracadação do fim de semana de abertura (US$ 247, 9 milhões contra US$ 14,2 milhões de Alvin e Os Esquilos 4 - Na Estrada)

Atualmente, o filme se encontra na terceira posição das maiores bilheterias do mundo, com pouco mais de 1 bilhão e 980 milhões arrecadados. Existe a possibilidade de se tornar a segunda maior bilheteria de todos os tempos. O ranking atual é "Avatar" (US$ 2,89 bilhões), "Titanic" (US$ 2,19 bilhões) e já o desbancando "Jurassic World" (US$ 1,67 bilhões) 

E os críticos vão rasgando elogios...

Entre a parte crítica, O American Film Institute (AFI), elegeu O Despertar da Força um dos 10 melhores filmes americanos do ano de 2015. E foi nomeado a melhor filme no Critics Choice Award,mas não levou. 

“Foi épico, impressionante e perfeito. O elenco estelar e JJ arrasaram”, Rainn Wilson, do The Office.

“Eu terminei a sessão chorando. Ranking: 1. Império Contra-Ataca 2. Despertar da Força 3. Uma Nova Esperança 4. Retorno de Jedi. Obrigado JJ”, Adam F. Goldberg.

“Entre as suas muitas qualidades maravilhosas, Star Wars Episódio VII passa no teste com nota A.  História, personagens, design, humor …. O filme que os fãs estavam esperando”, Rebecca Keegan, do LA Times.

“O Despertar da Força é muuuuito Star Wars, e Daisy Ridley é a melhor coisa do filme”, Jen Yamato, do Daily Beast

“Star Wars Episódio VII me passou todas as emoções que eu queria. A maioria delas boas, algumas não, mas no geral foi uma experiência incrível, impressionante”,Germain Lussier, do io9.

“O Despertar da Força é o melhor STAR WARS desde 1983… talvez 1980”, Collider.

“Épico! Bombástico!Agora eu sei que filme vai ganhar para Melhores Efeitos Visuais no Oscar! É o renascimento de uma nova esperança. Foi um sucesso triunfando. Você vai amá-lo. Parabéns JJ!”, Flaurent Soki.

“Algumas falhas, mas sem dúvida o melhor filme Star Wars desde ’83”, Eric Vespe, do AICN. 

“Pode ser a melhor sucesso desde o original”, Brett Morgen.

Quanto ao futuro da série...

Todo mundo sabe que esse episódio VII abre uma nova trilogia, que deverá ganhar as telonas nos anos posteriores. O que se sabe é que as especulações em torno das filmagens do Episódio VIII já começaram. Recentemente, a atriz Daisy Ridley afirmou já ter lido o roteiro do próximo filme, tal qual o diretor J.J. Abrams, que não deverá retornar para a direção, mas afirmou adorar o que foi criado para a sequência e que gostaria muito de poder dirigir. Escrito e dirigido por Rian Johnson, o Episódio VIII tem estreia prometida para maio de 2017. Ainda que, como diretor, Abrams tenha optado por passar o cargo, ele continua nos próximos filmes na equipe de produção executiva.


Antes desse episódio, a saga retorna as telonas no final de 2016. Intitulado Star Wars Rogue One. O filme faz parte de uma nova série de spin-offs da Disney com base na série Star Wars, o filme teve seus efeitos especiais produzidos pela Industrial Light & Magic. A história do filme é Situada entre os Episódios III e IV se baseia em um grupo de combatentes da resistência se unindo para uma missão de roubar os planos da Estrela da Morte e trazer uma nova esperança para a galáxia.

Os cineastas reuniram um elenco estelar, incluindo Felicity Jones, indicada ao Oscar por seu papel em ‘A Teoria de Tudo‘; Diego Luna, que estrelou no filme vencedor do Oscar de 2008, ‘Milk‘, e no longa aclamado pela crítica ‘O Homem da Máfia‘; Ben Mendelsohn, recentemente indicado ao Emmy por seu papel em ‘Bloodline‘; Jiang Wen, que co-escreveu, produziu , dirigiu e estrelou os premiados ‘Let the Bullets Fly‘; Forest Whitaker,  vencedor do Oscar por seu papel em ‘O Último Rei da Escócia‘ de 2006; Mads Mikkelsen, que estrelou ‘A Caça‘ e o memorável vilão de ‘Casino Royale‘.

Escrito pelo indicado ao Oscar Chris Weitz (‘Cinderela’), ‘Star Wars - Rogue One’ é o primeiro filme de uma série de aventuras que irá explorar personagens e eventos fora do núcleo central da Saga ‘Star Wars‘. Uma produção tendo como foco o jovem Han Solo, também deverá ser realizada.Tanto que nomes já vêm sendo testados para a escolha do personagem, que provavelmente deverá fazer uma participação em Rogue One. Novas produções em games e quadrinhos estão a todo vapor, pegando carona no mega sucesso da nova produção.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT