BREAKING

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Resenha Cinéfila - Filmes Inesquecíveis do Cinema - La Bamba - 1987

   
                                                           

Ficha Técnica
Direção - Luis Valdez
Roteiro - Luis Valdez
Género - Drama, musical, biográfico
Distribuição - Columbia Pictures
Lançamento - Estados Unidos 24 de julho de 1987
Idioma - inglês
Elenco
Lou Diamond Phillips como Ritchie Valens
Esai Morales como Bob Morales
Rosanna DeSoto como Connie Valenzuela
Elizabeth Peña como Rosie Morales
Danielle von Zerneck como Donna Ludwig
Joe Pantoliano como Bob Keane
Rick Dees como Ted Quillen
Marshall Crenshaw como Buddy Holly
Howard Huntsberry como Jackie Wilson
Brian Setzer como Eddie Cochran
Stephen Lee como The Big Bopper
Sam Anderson como Mr. Ludwig
John Quade como bartender
Noble Willingham como Howard[


Filme biográfico que reconstitui a trajetória de Ritchie Vallens,jovem de origem latina que se torna astro da música nos anos 50,emplacando de uma única vez vários hits,tendo como destaque maior,justamente a música-título La Bamba.A história retrata o relacionamento com o meio-irmão,Bob,os primeiros passos na música até o momento em que se torna uma estrela do rock e o arrepiante desfecho final de sua trajetória.


São muitos os filmes biográficos que reconstituem a trajetória de alguma personalidade que marcou o cinema, o esporte ou a música. Algumas tomam da licença poética para registrar fatos e ideias que não correspondem com a realidade. Outras personalidades não tiveram assim, uma trajetória que mereça esse reconhecimento. Outras obras são fidedignas, e dão à personalidade em questão, o reconhecimento que ela merece. Trata-se de um gênero que pode se tornar uma faca de dois gumes. pois o responsável corre tanto o risco de emplacar quanto de fracassar.

Felizmente, La Bamba seguiu o caminho contrário, pois se trata de uma das mais bem sucedidas cinebiografias, que, mesmo prestes a completar 30 anos de sua produção, continua sendo excelente e comovendo os fãs de cinema.

Inspirado pela história incrível, e a ascensão meteórica do astro da música, o jovem Ritchie Valles, de apenas 17 anos, o diretor Luis Valdez resolveu reconstituir a sua história, em uma produção que marcou época.

De origem latina, o jovem Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, foi um músico de descendência mexicana, nascido no vale de São Fernando, subúrbio de Los Angeles. A trajetória na música começou aos 11 anos, graças à influência de seu pai. Músico talentoso, bom instrumentista e intérprete, a carreira realmente começou aos 16, quando formou a sua primeira banda, denominada Satellites. Seu talento chamou a atenção do produtor Bob Keane, que viu no rapaz um potencial astro do rock. Adotando o nome artístico Ritchie Vallens, o rapaz começou a gravar, e se apresentar ao redor dos Estados Unidos. Em pouco tempo explodiu nas paradas de sucesso com as músicas Come On Let's Go, Donna (uma balada romântica que ele compôs para uma namorada de colégio) e La Bamba, que se tornaria seu sucesso maior, sendo reconhecido até hoje.


Infelizmente sua história teve um final triste.O garoto morreu num acidente de avião junto com outros astros da música da época.O acidente parou o país e foi apelidado como "O dia em que a música  morreu".

Incentivado pela história de Ritchie, sua ascensão e trágico fim, Luis resolveu reconstituir tudo no filme que justamente recebeu o título de seu maior sucesso. Como em quase toda cinebiografia, o diretor traz um apanhado geral da trajetória de Ritchie Valens desde os tempos em que ele e sua família viviam em San Fernando Valley, tirando o sustento trabalhando na colheita de algodão em uma fazenda da região, a mudança para Pocoima, passando pela vida escolar onde conheceu sua namorada Donna Ludwig, a quem dedicou a balada “Donna”, os primeiros passos como cantor em uma banda local chamada Silhouettes até atingir o estrelato e perder a vida tragicamente.


Valdes também reconstitui de forma excepcional a década que passa a história, através de uma perfeita direção de arte, assim como registra momentos importantes da rápida passagem de Ritchie pela música, mostrando o árduo trabalho  na concepção da música Come On Let's Go, quesegundo contam, teria sido repetida em 60 takes até chegar na forma desejada, a inspiração para a concepção da famosa "Donna", chegando ao ápice com La Bamba, cuja canção foi uma readaptação de uma melódica música mexicana, e que Ritchie a interpretou em estilo Rock.

Mostrando-se um bom diretor também na escalação e comando do elenco, Luis acerta em cheio na escolha dos atores. Quem interpreta de forma magistral o Ritchie é o ator Lou Diamond Philips que mostrou muita desenvoltura e intimidade no papel principal, desempenhando com precisão movimentos corporais e feições usadas por Valens. Ele simplesmente incorpora o músico. Outro destaque é o ator Esai Morales, que dá vida ao problemático irmão de Ritchie. O cara tem uma atuação perfeita, hegando a roubar a cena em determinados momentos. Rosanna DeSoto, que interpreta a mãe, é responsável pelos momentos mais dramáticos da obra, que diga-se de passagem, chegam a cortar o coração. Vale frisar que esse filme tem um dos finais mais tristes e comoventes da história do cinema.

É pena que o elenco talentoso não deslanchou. Grande parte sumiu nos anos posteriores, mesmo com o enorme sucesso do filme. O Diamond até hoje é lembrado por essa obra, mas não teve sorte superior aos colegas de elenco, ficou limitado aos filminhos C e raras produções para a TV. Igualmente pode se afirmar que o diretor, o competente Valdez, não teve assim uma carreira longínqua, vindo a sumir do mapa.

A parte musical ficou por conta da banda mexicana Los Lobos, que interpretam boa parte das canções de Vallens, incluíndo a clássica La Bamba. A trilha sonora chegou a ser lançada em vinil. Aqui disponibilizamos a trilha sonora completa do filme.




Lançado em 1987, o filme foi recebido de forma excepcional pela crítica, e foi enorme sucesso de público, tanto que boa parte das músicas executadas na obra foram executadas nas rádios. Para a personalidade em questão, o Vallens, foi uma justa e merecida homenagem, pela sua curta mas preciosa passagem pelo mundo da música. Para quem não conhece essa obra, fica aqui o registro, para fazer a busca pela net ou tentar a sorte em alguma locadora que ainda resiste à pirataria.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT