BREAKING

sábado, 12 de dezembro de 2015

Especial Star Wars - Prelúdio do Universo Star Wars e sua Mitologia

Concluindo os trabalhos desta coluna em 2015, nada melhor do que fechar da mesma forma como foi aberta, com chave de ouro. E para melhor fazermos isso, Lançamos este Super Especial, compartilhando com os seguidores e visitantes do nosso Blog, uma das Sagas mais famosas da história do Cinema, em todos os tempos. Mais do que isso, ela reúne uma série de personagens mitológicos, que enriqueceram  a história de Hollywood e a própria Cultura Pop. Por isso criamos a Coluna Pop Culture, recentemente, para abranger todo o Universo Cultural, para aqueles que deixaram sua "Estrela" na Calçada da Arte de representar, escrever ou compor. 

O fato é que Star Wars não possui somente uma Estrela, possui uma constelação!!! Seja devido aos Grandes Personagens que deixaram profundas marcas na "Arte de Representar", e sem desprezar nenhum personagem desta série, um deles se tornou tão marcante, que será o nosso homenageado do mês de dezembro da nossa Coluna Pop Culture. Aquele que representa, com total maestria, "O Lado Negro da Força", aquele que é até hoje odiado e amado, um verdadeiro ícone Pop, Lord Darth Vader.

Como não seria justo com os demais personagens, e também pelo respeito pelas suas atuações e importância nesta fabulosa Saga, resolvemos que encerraríamos, em 2015, nossos trabalhos da Coluna Grandes Personagens do Cinema, não apenas com UM, mas com os PRINCIPAIS personagens que deram vida a esta grandiosa Franquia. Será uma postagem super especial, que trará tantas recordações, que vale à pena conferir no dia 27 de dezembro.

O que é certo, é que nós aqui do Blog, e os milhares de Seguidores desta Saga estamos em contagem regressiva para o Lançamento do novo filme nas telonas do mundo. O 7º filme que integrará uma das mais sensacionais franquias já vistas no cinema, trata-se da produção mais aguardada até agora de 2015. Nos últimos meses, quando vinha debatendo com a Pedra Rubra à respeito de como destrinchar essa série no blog, sempre deixei claro que seria sem dúvida alguma, um dos trabalhos mais importantes  que ambos iríamos encarar (eu, com o trabalho de pesquisa e meus conhecimentos, ela com as imagens e formatação).

Comentar a respeito de Star Wars é desafiador, visto que o número de fãs, a mitologia e importância que cerca uma Saga de quase 40 anos de existência é imensurável. Ao mesmo tempo, também como fãs e admiradores, não poderíamos deixar de prestar aqui, a nossa justa homenagem. A responsabilidade é enorme e esperamos corresponder aos que se derem alguns minutos do seu tempo a prosseguir conosco. Sem querer prolongar essa apresentação, visto que ainda teremos uma longa caminhada a ser seguida, em meu nome e em nome da Pedra, deixamos aqui os nossos agradecimentos a todos que nos acompanharam ao longo do ano de 2015. Espero que tenhamos correspondido às expectativas a respeito dos personagens abordados nesse ano, e convidamos a todos a continuarem conosco em 2016, no qual muitos outros projetos serão apresentados. Como não sou Baú para guardar segredos, já antecipando, que em Janeiro, já definimos que, não diferente deste ano, abriremos o próximo ano com os trabalhos de um ator que marcou uma geração. Portanto, a Coluna dos Grandes Personagens do Cinema, a das Nossas Resenhas, a dos Filmes Inesquecíveis e Esquecíveis  do Cinema já estão totalmente definidas, e o escolhido é um boxeador que também encanta o cinema desde os anos 70... 


Aguardem!!!
 



Universo Star Wars e sua Mitologia.

A série teve início exatamente nos anos 70, quando um produtor, roteirista e diretor visionário, chamado George Lucas, acreditou em um sonho e desse sonho desenvolveu todo um universo próprio, dotado de criaturas fantásticas e personagens incríveis, alimentados por uma imaginação sem fronteiras, que acabaria ganhando o mundo. Este projeto foi batizado...

A saga Star Wars dezembro de 2015, se divide em duas trilogias, sendo a primeira concebida de 1977 a 1983, no quais fomos apresentados a um conflito reinante em uma galáxia inimaginável. 16 anos depois, Lucas deu vazão novamente às suas ideias, e concebeu uma expansão desse universo, apresentando de 1999 a 2005, o prequel que mostrava o início dessa aventura. Para melhor entendimento, iremos apresentar a mitologia da série exatamente dessa segunda trilogia, avançando para a primeira.

A saga não se passa em um tempo determinado, tal qual o bordão de abertura indica, ela acontece em uma galáxia muito distante. Os eventos descritos no Universo de Star Wars ocorrem em uma galáxia fictícia. Diversas espécies de criaturas alienígenas (frequentemente humanoides) são retratadas. Dróides robóticos também são corriqueiros, sendo geralmente construídos para servir aos seus donos. Viagens pelo espaço são comuns, e muitos planetas são integrantes da República Galáctica, posteriormente reorganizada como o Império Galáctico.


Um dos elementos de destaque em Star Wars é a "Força", uma energia onipresente que pode ser utilizada por aqueles com habilidade para tal, conhecidos como Sensitivos à Força. É descrita no primeiro filme produzido em 77, como um "campo de energia criado por todos os seres vivos, que nos cerca, nos permeia e mantém a galáxia unida". Ela pode ser sentida melhor por quem possui maior número de midi-clorians, que são uma espécie de micro-organismos que vivem em simbiose com os seres humanos. A Força permite aos seus usuários realizar diversos feitos sobrenaturais, podendo também amplificar certas características físicas, como velocidade, reflexos e impulsos; essas habilidades variam entre os personagens e podem ser melhoradas através de treinamento. Apesar da Força ser usada para o bem, existe um lado sombrio que, quando alcançado, preenche seu portador de ódio, agressão e maldade.



Os seis filmes apresentam os Jedi, que usam a Força para o bem, e os Sith, que usam o lado sombrio para o mal, numa tentativa de dominar a galáxia.


Os Cavaleiros Jedis se reúnem em uma ordem, na qual aqueles com potencial para desenvolver a Força são escolhidos e treinados desde crianças, tornando-se um "padawan" palavra que o identifica como discípulo ou aprendiz. Cada discípulo é acompanhado por um Mestre Jedi experiente, que irá lhe encaminhar na filosofia da ordem. Os Jedis, além de combater criminosos espalhados pela galáxia e apaziguarem disputas galácticas, serviam como mediadores, defensores e professores. Por causa do seu senso de honra e desafios épicos, eles entenderam que se tornariam lendas, servindo como símbolos do que de melhor a República tinha por oferecer. A ordem Jedi era formada por um conselho, no qual apenas os mais poderosos e sábios faziam parte. A função do conselho é comandar a Ordem, distribuindo missões e graduando os Cavaleiros e Padawans.


Os principais inimigos dessa Ordem eram os Sith, uma ordem de guerreiros seguidores do lado sombrio da Força. Eles travaram uma batalha pelo domínio total da Força contra a recém formada Ordem Jedi, na conhecida "Guerra da Força". Das cinzas desta grande guerra, a Ordem Jedi nasceu e cresceu pela galáxia, enquanto muitos Sith foram humilhados e retornaram ao seu planeta natal com sede de vingança, formando um império cruel, hostil e malévolo.

A Ordem Jedi acreditava em uma profecia que previa que iria surgir um jovem com enorme poder, a tal ponto de colocar um fim definitivo no Império dos Sith, trazer o equilíbrio à Força e restabelecer a paz na galáxia. É desse ponto que se inicia a segunda trilogia. Nela, conhecemos o garoto Anakin Skywalker, um jovem que trabalha como escravo no planeta Tatooine. Ele é descoberto pelo Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn, que acredita que ele seja o "Escolhido", e resolve acolher o garoto e treiná-lo. O Conselho Jedi, liderado por Yoda, o principal mestre Jedi de toda a Ordem, pressente que o futuro de Anakin está obscurecido pelo medo.

Paralelamente, o planeta Naboo está sob ataque, e sua governante, Rainha Padmé Amidala, busca o auxílio dos Jedi para repelir o ataque das Forças Separatistas. O Lorde Sith Darth Sidious planejara secretamente o ataque para dar ao seu alter-ego, o Senador Palpatine, um pretexto para derrubar o Chanceler Supremo da República Galáctica, e tomar seu lugar. Durante a batalha que se segue entre as duas forças, Qui Gon e o seu aprendiz Obi Wan Kenobi enfrentam o aprendiz de Palpatine, o Sith Darth Maul, e Qui Gon acaba sendo eliminado. Obi-Wan vinga o mestre eliminando o Sith, ao mesmo tempo em que o garoto Anakin, sem querer, acaba auxiliando na batalha em Naboo, salvando os aliados do exercito de Naboo. Com a morte de Qui-Gon, Obi-Wan se torna Cavaleiro Jedi, e assume o treinamento de Anakin.

Com o passar do tempo, Palpatine passa a cercar Anakin, enquanto ele completa seu treinamento, pois começa a perceber no jovem o seu enorme potencial e poder. Dez anos se passam e a República está em uma crise terrível. Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi têm uma nova missão, cuidar pessoalmente da ex-rainha de Naboo, e agora Senadora Padmé Amidala, quem está sendo misteriosamente perseguida por um inimigo ainda desconhecido, que quer lhe tirar a vida. Enquanto isso, Obi-Wan parte em uma investigação paralela para descobrir por que motivo estão querendo matar a Senadora. Os Separatistas liderados por Conde Dookan (servente de Darth Sidious) atacam. Obi-Wan descobre um exército secreto de clones encomendado pelo mestre Syfo Vias para a República. Aprisionado por Dookan, ao tomar conhecimento, Anakin e Padmé vão em seu auxílio, mas acabam também capturados, sendo depois salvos pela Ordem Jedi, liderada pelo Mestre Mace Windu. 


Segue-se então uma intensa batalha, na qual a República conta com o seu exército de clones. Obi-Wan e Anakin tentam capturar Dookan, mas não conseguem, e no confronto, ele decepa o braço de Anakin. Ambos não são mortos graças à intervenção do Mestre Yoda. Com o avanço de uma guerra iminente, nesse intervalo, Anakin se casa secretamente com Padmé, por quem é apaixonado desde criança. A união é proibida entre as regras da Ordem Jedi,  e eventualmente Padmé fica grávida.

Os eventos ocorridos geram maiores consequências, e a galáxia acaba envolvida na terrível Guerra Clônica. A República está em guerra com a Confederação e Darth Sidious prepara-se para controlar a galáxia. Anakin, agora cada vez mais poderoso, participa das reuniões no Conselho Jedi, mas ainda não foi agraciado como cavaleiro. Ele tem uma visão profética de sua mulher morrendo no parto, e Palpatine o convence que apenas o lado sombrio concentra poder para salvar sua vida. Com a guerra cada vez maior, e após a morte do conde Dookan e do General Grievous, um dróide sith que estava à frente do exército separatista, a queda do Chanceler Palpatine torna-se eminente. Entretanto, ele, cada vez mais, manipula os pensamentos de Anakin, tentando o convencer a se passar para o lado sombrio da Força.

Desesperado com a possibilidade de perder Padmé, Anakin submete-se, adotando o nome Sith Darth Vader. Enquanto Palpatine dá uma espécie de "Golpe de Estado", convencendo as Federações que a Ordem Jedi tentou eliminá-lo sem motivos e a única forma de acabar a guerra e restituir a paz na galáxia,é transformando a República no tirânico Império Galáctico, apontando a si mesmo imperador vitalício. O cruel Sith envia uma ordem para as tropas clônicas que lutavam ao lado dos Jedi - "Eliminar a todos".

Vader participa do extermínio da Ordem Jedi, que culmina numa batalha entre ele e Obi-Wan. O mestre acaba derrotando seu ex-discípulo e amigo, amputando suas pernas e abandonando-o à beira da morte na margem de um rio de lava. Palpatine, no entanto, chega ao local pouco depois, salvando Vader e colocando-o em uma armadura mecânica que preserva a sua vida. Enquanto isso, Padmé morre ao dar a luz aos gêmeos Luke Skywalker e Leia. Para preservar as crianças e escondê-las de Palpatine,Yoda e Obi-Wan decidem separá-los e guardá-los. Luke é enviado aos cuidados de seu tio Owen, meio-irmão de Anakin, enquanto Leia é adotado pelo Senador Bail Organa. Eles são escondidos de Vader, e crescem sem saber quem são seus pais verdadeiros e da existência um do outro. Com boa parte dos Jedi eliminados,Yoda e Obi-Wan se exilam, para evitar o mesmo fim dos seus companheiros.

Os eventos da trilogia original começam 19 anos depois, enquanto Vader completa a construção da gigantesca estação espacial Estrela da Morte, uma estação bélica de enorme poder de destruição,que permitirá ao Império esmagar a Aliança Rebelde, formada para combater a tirania de Palpatine.

Vader captura a Princesa Leia Organa, secretamente uma das líderes da Aliança, que roubara os planos da Estrela da Morte, que apontam suas falhas e pontos fracos, e os escondera no dróide R2-D2, ironicamente, o mesmo que serviu a Anakin desde criança. O robô, juntamente com seu colega C-3PO, construído também por Anakin, escapa para o planeta Tatooine, terra-natal do ex-cavaleiro Jedi. Lá, são adquiridos por Luke Skywalker, e seu tio e tia. Enquanto Luke limpa R2-D2, aciona acidentalmente uma mensagem implantada nele por Leia, implorando pelo socorro de Obi-Wan Kenobi. Mais tarde, Luke ajuda os dróides a encontrarem o Cavaleiro Jedi, então fingindo-se de ermitão sob a alcunha de Ben Kenobi. Ele diz a Luke que conhece seu pai, contando que Anakin era um excelente Jedi e que foi traído e assassinado por Vader. Obi-Wan percebe de imediato que assim como o pai, Luke possui a Força em nível elevado, e o convence a desenvolver esse poder.

Após seus tios serem eliminados pelas tropas imperiais, o jovem acaba concordando. Obi-Wan e Luke contratam o contrabandista Han Solo e seu co-piloto Wookiee, Chewbacca para levá-los a Alderaan, planeta natal de Leia, que eles eventualmente descobrirão ter sido destruído pela Estrela da Morte. Após serem capturados pela estação espacial, Luke descobre que Leia se encontra aprisionada e tenta resgatá-la. Obi-Wan torna a se encontrar com Vader e deixa que ele  o mate durante uma luta de sabres de luz; seu sacrifício permite que o grupo escape com Leia e os planos que ajudarão os rebeldes a destruir a Estrela da Morte. Obi-Wan consegue atingir a imortalidade, assim como o seu mestre, Qui-Gon havia feito, e continua se comunicando com Luke na forma de um espectro luminoso. Ao descobrirem a fraqueza da estação bélica, a Aliança Rebelde parte para uma ofensiva total contra a estação, mas boa parte da tropa é dizimada na batalha. Auxiliado por Obi-Wan e Han em um momento crucial, Luke acerta um disparo no ponto fraco da estação, que explode, livrando a galáxia da temível arma de destruição. Com isso, Luke se torna um dos principais oficiais a serviço da Aliança, mas continua ignorando boa parte a respeito de seu passado.

Três anos depois, o Império decide concentrar-se em eliminar de vez a Aliança Rebelde. Ao mesmo tempo, Palpatine descobre quem na verdade é Luke Skywalker e decide capturá-lo para também o convencer a se entregar ao Lado Sombrio, tal qual fez com seu pai. Durante a batalha de Hoth, planeta onde a Aliança estava escondida, o espectro de Obi-Wan Kenobi fala para Luke ir para Dagobah para encontrar Yoda e completar seu treino Jedi. Ao se encontrar com o jovem, Yoda reluta, temendo que ele tenha o mesmo destino de Anakin, mas Obi-Wan o convence. O treinamento  é interrompido quando Darth Vader o atrai para uma armadilha após congelar Han Solo em carbonita e capturar a Princesa Leia, Chewbacca e C-3PO. O Lorde Sith e Luke finalmente se encontram e travam um duelo de sabres, mas Luke ainda não é páreo para Vader e acaba tendo a mão decepada. Ele então revela  que  é o pai de Luke, e tenta levá-lo para o lado sombrio. Luke escapa e, após resgatar Han das mãos do gângster Jabba the Hutt um ano mais tarde, retorna para finalizar seu treinamento, desta vez encontrando Yoda à beira da morte. Antes de falecer, ele confirma que Vader é o pai de Luke; momentos depois, o espírito de Obi-Wan conta para Luke que ele deve enfrentar seu pai para se tornar um Mestre Jedi, revelando por fim que Leia é sua irmã gêmea.

Nesse ínterim, o Império está concluindo a construção de uma nova Estrela da Morte, ainda mais poderosa que a primeira. Enquanto os Rebeldes atacam essa nova estação, Luke confronta Vader mais uma vez, ante a presença do Imperador Palpatine, que espera que o filho mate o pai e se torne seu novo discípulo. Durante o duelo, Luke sucumbe à sua raiva e domina brutalmente Vader, mas consegue se controlar no último minuto; percebendo que está prestes a sofrer o destino de seu pai, ele poupa a vida de Vader e declara orgulhosamente sua lealdade aos Jedi. Um furioso Palpatine tenta então, matar Luke, uma visão que faz com que Vader se recomponha e elimine seu mestre, sofrendo ferimentos mortais no processo. Redimido, Anakin Skywalker morre nos braços de seu filho. Luke torna-se definitivamente um Jedi, enquanto os Rebeldes destroem a estação espacial e, com ela, o Império. O gesto de Anakin o resgata para o lado do bem novamente e ele passa a acompanhar Luke na forma de espectro,ao lado de Obi-Wan e Yoda.

George Lucas - O homem por detrás do mito

Nascido em 1944, na Califórnia, a história de Lucas com o cinema começou na década de 60, quando ingressou na Universidade e começou a estudar. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais, um curta, THX-1138, que iria se tornar mais tarde a sua primeira longa-metragem. Com imaginação fértil, as ideias para a concepção de Star Wars foram surgindo no início dos anos 70. George, muitas vezes, admitiu que foi inspirado por diferentes gêneros, como faroeste, os seriados cinematográficos (especialmente o de Commando Cody da Republic Pictures], de Flash Gordon, estrelados por Buster Crabbe), e as obras do diretor Akira Kurosawa, incluindo A Fortaleza Escondida e Os Sete Samurais. O nome jedi vem de jidaigeki, nome dado as narrativas japonesas sobre samurais. Segundo ele, as figuras da cavalaria medieval como cavaleiros e paladinos, entre outros do setores do feudalismo, também inspiraram vários personagens e conceitos presentes na franquia. Tendo todos esses como base, assim aos poucos, ele foi concebendo sua saga espacial.

Inicialmente, George Lucas escreveu um roteiro de 6 horas de filme, e o fez mesmo prevendo a resposta do estúdio. Recebendo um "não" como resposta, decidiu dividir o filme em 6 episódios e gravar apenas os 3 últimos, pois os julgava mais interessantes e reconhecia neles, aspectos que cativariam o público da época. Tentou negociar o projeto com a  United Artists e com o Universal Studios, com a recusa dos dois estúdios, resolveu procurar a 20th Century Fox,  Ele conseguiu convencer o estúdio a financiar o filme. A luz no fim do túnel veio na forma de Alan Ladd Jr, executivo da Twenty Century Fox que aceitou a ideia, e deu a Lucas quinze mil dólares para desenvolver seu roteiro.

O primeiro esboço de Star Wars levou nove meses para ser escrito. Tinha quarenta páginas e chamava-se Journal of the Whils, sobre Mace Windy, um respeitado Jedi Bendu de Ophuchi, uma aventura narrada por C. J. Thorpe, aprendiz padawaan do famoso Jedi. O ano era 1973. Normalmente, o trabalho de criação levaria menos tempo, mas o sucesso de American Graffiti,4também dirigido por Lucas, exigiu a sua presença em entrevistas e eventos, o que atrasou o processo. O maior obstáculo, no entanto, era a própria história. O autor queria colocar, em um só roteiro, o que acabou se transformando em toda a Trilogia Star Wars original - Uma nova esperança, O império Contra Ataca e O Retorno de Jedi - espremida em duas horas. Certo de que seria impossível fazer isso, ele retalhou sua trama e trabalhou por mais seis meses.

Lucas depois conseguiu uma verba de US$ 8 milhões de dólares americanos. Entretanto, antes disso, vários estúdios já tinham recusado o filme. Para impressionar os executivos da Fox, Lucas contratou Ralph McQuarrie, designer da Boeing e artista conceitual, para desenhar as cenas a partir do roteiro. Lucas exigiu em seu contrato que as possíveis sequências do filme seriam realizadas por ele, além de ter garantido os direitos de merchandising sobre a obra. A Fox, não imaginando o sucesso do filme, concordou com Lucas, que também não esperava, naquele momento, que o filme se tornasse um divisor de águas da indústria cinematográfica americana. Durante a elaboração do roteiro de Star Wars, Han Solo chegou a ser um alienígena verde e Luke um general de 60 anos de idade. O sobrenome original de Luke, (nome obviamente escolhido devido ao nome do diretor) era Starkiller, alterado para Skywalker no roteiro final. Devido a grandiosidade do roteiro, Lucas dividiu a história em 6 partes, começando a partir da 4º parte, considerada mais viável economicamente e de maior apelo ao público.

Lucas optou por escolher um elenco desconhecido, desagradando o estúdio. Harrison Ford, então pouco conhecido, foi inicialmente chamado apenas para participar dos testes de elenco. No andar dos testes, Lucas, que já havia trabalhado com ele no filme Loucuras de Verão, resolveu lhe dar o papel de Han Solo.

Mark Hamill era conhecido por seu papel em uma série de televisão,e ficou com o personagem Luke Skywalker e Carrie Fisher, era filha de Debbie Reynolds e Eddie Fisher, artistas consagrados de Hollywood, mas também era desconhecida.Ela interpretaria a Princesa Leia. Peter Mayhew foi escolhido para o papel de Chewbacca devido a sua altura (2,20 m). Kenny Baker, um comediante anão, faria R2-D2 e o artista mímico Anthony Daniels, seria C-3PO. David Prowse, com seus 2 metros e corpo atlético seria Darth Vader. Mas a voz de Vader ganharia a interpretação de James Earl Jones, ator reconhecido do teatro. Para viver Obi-Wan Kenobi, o famoso ator britânico e vencedor do Oscar por A Ponte do Rio Kwai, Alec Guinness fora chamado por Lucas para dar credibilidade ao filme.

A título de curiosidade do elenco desconhecido, somente um nome iria firmar carreira, tanto nos intervalos das produções, como ao fim da trilogia. Esse nome seria o Harrison Ford. Para se ter ideia, entre os episódios V e VI, Ford estrelou nada menos do que o Mitológico filme, Os Caçadores da Arca Perdida, no qual deu vida pela primeira vez ao icônico Indiana Jones (mais detalhes, procure na coluna de Grandes Personagens do Cinema), que se tornaria seu maior personagem até hoje. Ainda estrelaria outras produções famosas, como A Testemunha, Blade Runner, O Fugitivo, entre outros flmes. Ford chegaria até mesmo a ser eleito "O ator da década de 80". Foi uma pena, os demais integrantes do elenco original terem caído no esquecimento hollywoodiano, embora até hoje sejam reconhecidos e venerados por seus personagens.

Com o atraso na produção do filme, a estreia programada para dezembro de 1976 fora adiada para 25 de maio de 1977. A princípio, em torno de apenas 40 cinemas aceitaram exibir o filme. Muitos críticos e executivos esperavam o fracasso nas bilheteiras e Lucas não imaginava o que estaria por vir. Mas essa obra desde cedo, estava destinada ao sucesso. Em exibições-testes para alguns executivos, segundo contam, quando eles assistiram, alguns chegaram até a chorar emocionados, pois sabiam que o filme iria se tornar um marco na história do cinema. Nenhuma outra produção até então, poderia se comparar aquela. Porém o que mais chocou George Lucas não foi isso. Ao sentar em uma lanchonete do outro lado do aclamado Mann’s Chinese Theatre, cinema de Hollywood onde ocorrem as maiores e mais famosas estreias do mundo, George ficou impressionado ao ver uma imensidão de gente e muitas limousines (entre eles o do fundador da Playboy, Hugh Hefner) pararem no cinema. Contudo, ao conferir o filme que seria exibido, George perdeu o fôlego: era o seu filme, Star Wars, que não havia previsão de ser exibido no Mann’s Chinese Theatre, batendo o maior recorde de vendas em 50 anos de existência do local.

O restante dessa história iremos apresentar ao longo deste mês, o qual é o marco para o lançamento da sequência, tão aguardada desta franquia, quando detalharemos a concepção do mitológico primeiro filme. Mas uma coisa é certa:no instante em que o primeiro episódio foi lançado, nunca mais o ramo do entretenimento seria o mesmo. As produções hollywoodianas atingiriam outro estágio e esse filme influenciaria alguns dos maiores nomes do ramo, como veremos brevemente...

Um comentário :

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT