BREAKING

sábado, 19 de setembro de 2015

Frankenstein - Trajetória nos Cinemas

Assim como muitos outros personagens que saíram da literatura, Frankenstein, realmente, tornou-se um personagem icônico graças ao cinema,que ao longo das décadas o imortalizou tanto em produções que se tornariam clássicos, como em versões risíveis e dignas do esquecimento.
A maioria dos filmes com ele, foi realizada nos anos 40 e 50, destacando atores ícones do gênero do horror daquela época, como Boris karloff, Lon Chaney e Béla Lugosi. O monstro estrelou dezenas de produções e derivados, encontrando-se com Drácula, Lobisomem, Múmia e outros monstros tão famosos quanto ele. Sua trajetória nas telonas continua até hoje. Em 2014 o personagem retornou em uma versão ousada e para novembro de 2015, deve dar as caras em uma nova produção. Mas poucos filmes são dignos de referência.Vamos conhecer algumas dessas obras.

Frankenstein - 1910

Foi o primeiro filme a adaptar o romance de Mary Shelley, o gênero terror mudo. Frankestein é um jovem estudante de ciências, que se interessa pelos mistérios da vida e da morte. Sua grande ambição é criar um ser humano, e em uma noite, finalmente seu sonho é realizado. Mas para seu horror, ao invés de uma pessoa de beleza física e de graça, o que surge diante de seus olhos é um odioso monstro que o aterroriza o tempo todo. Ao final, o jovem estudante Frankestein consegue se livrar do monstro.

Frankenstein-1931

É considerado como um dos mais importantes filmes da história do personagem.A obra imortalizou o ator Boris karloff,como um dos principais intérpretes.Esta adaptação deu a aparência mais conhecida do monstro, com uma cabeça chata, eletrodos no pescoço e movimentos pesados e desajeitados (apesar do livro descrever a criatura como extremamente ágil). Este filme tornou-se um clássico do cinema.O filme não se baseou exatamente no livro original mas numa peça dos anos de 1920 atribuida à Peggy Webling, que mudou o texto da autora literária Mary Shelley.
Dr. Henry Frankenstein, um jovem e obstinado cientista, acompanhado do corcunda Fritz, seu leal assistente, vão a um cemitério e desenterram um cadáver para levarem-no ao laboratório num moinho abandonado onde ele guarda os corpos de mortos recentes.No caminho avistam o cadáver de um homem enforcado em uma árvore. O dr. Frankenstein, decidido a provar suas teorias de criar vida a partir dos mortos, constrói um corpo de partes de vários cadáveres que ele recolhe com a ajuda de Fritz. Quando só falta o cérebro para que seja finalizada a criatura, o doutor pede a Fritz que vá a uma faculdade e roube um. No entanto, o assistente acaba trazendo uma redoma com o cérebro de um assassino, sem que o doutor o saiba.
Enquanto isso, a noiva, o pai e um amigo da faculdade se preocupam com a saúde de Frankenstein e contatam um antigo professor dele, que lhes conta as experiências proibidas que Frankenstein vinha realizando e que causaram a sua expulsão da faculdade. Eles vão até o laboratório de Frankenstein e chegam bem na hora em que a criação da vida vai ocorrer. O doutor ergue o corpo da criatura numa enorme plataforma suspensa, que recebe a energia de um relâmpago, chamado de "raio primordial" pelo cientista, que acredita que o segredo da vida encontra-se neste fenômeno que origina a eletricidade que existe no cérebro dos seres vivos. A experiência é um sucesso e a criatura vive. Mas logo aparecem os impulsos assassinos do cérebro revivido e a criatura começa a matar várias pessoas graças à sua imensa força. O doutor Frankenstein então se dá conta da natureza aterradora de seu trabalho e no final, há o emblemático confronto entre criador e criatura.

A Noiva de Frankenstein-1935

Sequência do filme anterior.A produção é considerada uma das melhores sequências de filmes do cinema, introduzindo humor negro e permitindo ao ator Boris Karloff desenvolver e demonstrar melhor os sentimentos da criatura. O título induz a uma confusão intencional entre as personagens da noiva do Doutor Frankenstein e a da criatura, levando a audiência a acreditar que fossem a mesma, inclusive porque nos letreiros iniciais aparece o sinal de interrogação (?) na parte em que deveria constar o nome da atriz que interpreta a criatura fêmea, garantindo a surpresa final.

Dr. Henry Frankenstein e seu monstro voltam a se encontrar, pois a criatura não estava morta como todos inicialmente acreditavam. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências mas tem sua curiosidade aguçada quando um antigo professor seu, o louco Doutor Pretorius, lhe diz que também teve sucesso em criar vida artificial. Frankenstein segue Petrorius até o laboratório, onde este lhe revela suas experiências, criando vida humana como se fossem sementes. Petrorius lhe mostra várias redomas de vidro com suas criações: diminutos homúnculos, que simulam rei,rainha, bispo e o diabo, dentre outros.

O doutor Pretorius quer a ajuda de Henry Frankenstein para criar uma criatura fêmea, mas este se recusa. Quando Pretorius se encontra com a criatura, que agora fala, bebe e fuma graças à convivência com um ancião cego e que vivia isolado nas montanhas, ele a convence a se juntarem para que a experiência seja realizada. Assim, Petrorius e a criatura sequestram a esposa de Henry, fazendo com que ele concorde em ajudá-los na nova criação: a companheira do monstro.


1939 - O filho de Frankestein

Quatro anos depois rendeu outra sequência: O Filho de Frankenstein, novamente com o Karloff dando vida ao monstrengo. Como curiosidade, quem participa do filme é o Béla Lugosi, famoso como Conde Drácula.


Frankenstein Encontra o Lobisomem - 1943

Esse vale mais pela curiosidade em ver um dos primeiros encontros entre dois monstros famosos do cinema de terror. O terrível Lobisomen é despertado por alguns ladrões de túmulos. Vivendo um dilema devido a maldição que o acompanha e sentindo muita culpa por matar várias pessoas, Larry Talbot, o Lobisomen, parte em busca de uma possível cura. Para conseguir seu objetivo, ele procura o Dr. Frankenstein, mas ao saber do falecimento do mesmo acaba recrutando um cientista louco que traz de volta à vida o corpo congelado da criatura do Dr. Frankenstein.Aqui,quem dá vida ao monstro agora é o Bela Lugosi.


A Casa de Frankenstein - 1944

O cientista louco Dr. Gustav Niemann passa quinze anos na prisão devido a prática de experiências bizarras de transplantes de cérebros entre humanos e animais. Ele fica amigo do corcunda assassino Daniel e quando ambos fogem da prisão, Niemann promete lhe dar um "novo corpo". No caminho encontram o Professor Lampini que viaja com seu show "Câmara de Horrores" e que lhes garante possuir o esqueleto real do Conde Drácula. Os fugitivos assassinam o professor e disfarçados como ele e o assistente vão até uma cidade onde Niemann quer se vingar dos homens que lhe acusaram. O cientista descobre que a história do esqueleto era verdadeira e acaba trazendo de volta à vida Drácula. O vampiro aceita participar da vingança de Niemann em troca de proteção. Depois, Niemann e Daniel vão até as ruinas do laboratório de Frankenstein em busca das anotações das experiências com a vida após a morte e encontram o monstro e o Lobisomem congelados numa caverna. Niemann tenta reviver os dois monstros enquanto Daniel o pressiona para que transfira seu cérebro para o corpo de Larry Talbot (o humano que se transforma no Lobisomen, conforme The Wolf Man) para que consiga o amor da cigana Ilonka.
Um dos últimos bons filmes sobre Frankenstein concebidos pelo Universal Studios, essa versão acabou marcando a estreia de Gleen Strange no papel da criatura. Como Boris Karloff já não tinha mais condições físicas para viver o monstro, em função da idade, Strange assumiu o papel e não decepcionou. Boris Karloff que mudou do papel do monstro para o do cientista louco, teria treinado Strange para o papel. O filme marca a proximidade do término do ciclo dos filmes de monstros da Universal, com a produção demonstrando falta de interesse na continuidade da franquia. Os vários monstros deixam em segundo plano a coerência das histórias e buscam apenas atrair o público. Glenn Strange, provavelmente devido ao bom físico e por ter trabalhado anteriormente como dublê, fez as cenas do climax quando a criatura foge da mata em chamas (e quase se feriu quando a grama queimou mais rápido do que o planejado). O dublê Cary Loftin substituiu Boris Karloff na cena do incêndio mas foi o próprio ator que aparece no final, no poço de areia movediça.


O Jovem Frankenstein - 1974

O comediante Mel Brooks não perdoou e fez a sua paródia com o monstrengo.É a maior sátira de todos os filmes sobre Frankenstein já produzidos. Chamado ao castelo de seu finado avô na Transilvânia, o jovem Dr. Frankenstein (Gene Wilde) logo descobre um manual descrevendo passo a passo como trazer um cadáver de volta à vida. Auxiliado pelo corcunda Igor  e pela curvilínea Inga, ele cria um monstro (Peter Boyle) que só deseja ser amado.


Frankenstein, de Mary Shlelley - 1994

Uma das mais aclamadas e perfeitas adaptações da história de Frankenstein. quem dirigiu foi o conhecido Kenneth Branagh e o elenco contou com nomes como Robert DeNiro, o próprio Kenneth Branagh, Tom Hulce, Helena Bonham Carter, Aidan Quinn, Ian Holm e John Cleese.

Fiel ao original, aqui está a história de um jovem médico cuja obsessão com a morte, leva-o a criar a vida. Mas sua "criatura", feita a partir de corpos de condenados e o cérebro de um brilhante cientista é um cruel arremedo de  ser humano. Quando a criatura percebe que nunca será aceita pelos homens, ela quer se vingar do Dr. Frankenstein e sua família.Esta versão foi a que mais se aproximou da versão original, tendo a história, tempo e características idênticas ao livro e mínimas alterações.


Frankenstein -E ntre Anjos e Demônios - 2014

 É uma versão moderna do conto sobre a criatura do Dr. Frankenstein, que, séculos após seu nascimento, se encontra em uma cidade gótica em meio a uma guerra entre dois clãs imortais. O monstro de Frankenstein, agora com o nome de Adam, sobreviveu até os dias atuais. Tentando encontrar seu próprio caminho, ele acaba se envolvendo em uma guerra entre dois clãs imortais em uma cidade ancestral chamada Darkhaven. Baseado na HQ de Kevin Grevioux.



Victor Frankenstein - Janeiro de 2016

Sempre presente nos cinemas ao longo das décadas,esse ano mais uma produção com o personagem está às vésperas de estrelar. O lançamento está prometido para 2016 por aqui. No elenco, dois nomes bem conhecidos:James McAvoy, de X-Men-Primeira Classe e Dias de Um Futuro Esquecido e Daniel Radcliffe,o eterno Harry Potter.
O cientista Frankenstein (McAvoy) e seu assistente Igor (Radcliffe) compartilham a ideia nobre de ajudar a humanidade através de sua pesquisa sobre imortalidade.Mas as experiências vão longe demais e tem sérias consequências.Somente seu assistente pode agora salvá-lo de sua criação monstruosa.





Um comentário :

  1. Leno, vc bem sabe que eu sou chegadinha ao ParaSobrenatural, e estou adorando conhecer este personagem.
    Quando chegar a vez do meu Drácula, rsrsrs, vou amar!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT