BREAKING

domingo, 10 de maio de 2015

Alberto e M. Irene Cuddel - Reflexão – Dia da Mãe, das que decidiram ser mães!


 

O nosso pensamento de hoje não poderia deixar de reflectir este dia, o Dia da Mãe, celebrado no 1º domingo de Maio e Portugal e no 2º domingo no Brasil.

Antes de mais considerações, um pensamento: Obrigado Mãe, por teres aceitado a nossa concepção, Obrigado Mãe, por teres permitido o nosso nascimento, Obrigado Mãe, por nos amares, cuidares, alimentares e educares!


Vivemos hoje um dilema na existência humana, com situações antagónicas, por enquanto é crime no Brasil a prática do Aborto, sendo que em Portugal a mesma é aceite por lei. Mesmo depois de grávida a gestante pode optar por uma prática abortiva. Ou seja em Portugal só opta pela maternidade quem assim o deseja. Apesar de um total acesso à informação e um sistema de saúde com a poio ao planeamento familiar com distribuição gratuita de contraceptivos quer masculinos, quer femininos dos vários tipos, continuamos a verificar uma alta taxa de gravidezes indesejadas principalmente em adolescentes ( Portugal). Já no Brasil os números agravam-se, cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 no Brasil são filhos e filhas de mulheres de 19 anos ou menos[1], os jovens impreparados apesar da disponibilidade de informação, iniciam a sua vida sexual cada vez mais cedo sem o mínimo de conhecimento básico sobre a implicação da mesma, pois o inicio da vida sexual não é apenas prazer, é essencialmente RESPONSABILIDADE, é necessário com urgência envolver as famílias, comunidades, serviços e profissionais de saúde na resposta adequada às necessidades e demandas de adolescentes e jovens, incluindo aquelas relacionadas à saúde sexual e reprodutiva.
Não basta como reclamam uns a despenalização do aborto, a solução nem sequer é politica, é uma questão de mentalidade da sociedade em si, e desenganem-se os que pensam que este problemas é apenas de um extracto social desfavorecido, é transversal a toda a sociedade.
Mas são as mães o futuro, e para as que decidiram ser mães, para as que aceitaram a sua gestação, para as que amam os seus filhos, está nas vossas mãos… Se a vossa família não foi muito cuidadosa no esclarecimento, busquem-no para passar aos vossos filhos, independentemente se são do sexo masculino ou feminino, o conhecimento tanto da saúde sexual, como da responsabilidade prática associada à mesma nunca é demais!
Que este dia que é vosso, em que se comemora a fonte primeira da constituição da sociedade, seja um dia de mudança!

A todas as mães do mundo muitos parabéns!

Obrigado mães por terem aceite que nós nascêssemos, pois milhões não tem a mesma sorte!









[1] MS/Sinasc. Ver: Brasil/MS, 2012. Saúde Brasil 2011: uma análise da situação de saúde e a vigilância da saúde da mulher.

Brasília: MS/SVS.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT