BREAKING

sábado, 18 de abril de 2015

Especial Grandes Personagens do Cinema - AVENGERS - Vingadores - Origens

Desde a concepção dessa coluna, os personagens em destaque tem sido aqueles com uma certa "bagagem" hollywoodiana. Geralmente são personagens extremamente populares dos fãs de cinema, com um certo número de produções no currículo.Pela primeira vez iremos abrir um parêntese e destacar não um único personagem,mas um grupo inteiro.E ao contrário dos outros,seu currículo se limita a duas produções,sendo que a próxima está às vésperas de estrear nos cinemas.
Entretanto, esse grupo em seus 3 anos, tornou-se um fenômeno, como poucas vezes aconteceu na história. Seu filme de estréia foi o exemplo maior de um planejamento bem arquitetado,que agora vem rendendo os frutos merecidos a seus idealizadores.Desde a sua primeira aparição,a sequência de suas aventuras tem sido a mais aguardada pelos fãs,e certamente será um sucesso tão arrebatador quanto a produção anterior. Eles são derivados dos quadrinhos,sua data de concepção deriva dos anos 60. Tornaram-se um dos grupos mais populares daquela mídia do entretenimento, estrearam uma série de animações e em 2012, chegaram ao ápice total,com uma das mais alardeadas produções já vistas no cinema em todos os tempos. Em parceria novamente com a Pedra Rubra, trazemos para os seguidores dessa coluna, o grupo conhecido como Os Vingadores.

A criação

Dois gigantes dos quadrinhos respondem pela concepção do popular grupo de heróis: o lendário Stan Lee, fundador da Marvel Comics,em parceria com o seu maior colaborador,o icônico Jack Kirby.  
Os Vingadores na verdade,devem sua criação à editora concorrente,Detective Comics (DC Comics),que  na década de 50,lançaram o seu super-grupo,a não menos famosa Liga da Justiça,que reunia entre seus membros,os 3 principais personagens da editora e dos quadrinhos em todos tempos: Super-Homem, Batman e Mulher Maravilha, unidos a personagens menores como Flash, Lanterna Verde, Aquaman entre outros. O enorme sucesso do grupo concorrente não passou despercebido por Stan Lee, que não poderia ficar atrás e tentou dar a resposta criando outros grupos que posteriormente também seriam de enorme sucesso na história da Marvel:Quarteto Fantástico e X-Men. Ou seja,tanto os Vingadores como esses dois devem até hoje agradecer ao grupo concorrente por ter sido concebidos.
Entretanto, o Quarteto e os X-Men eram personagens novos, não poderiam concorrer à altura com um grupo formado por 3 dos maiores personagens dos quadrinhos.Isso ficou nítido de imediato.Foi quando o Stan Lee teve a ideia de formar um grupo com os personagens mais populares da editora até então:Thor, Homem de Ferro e o Hulk, ganhando o reforço de personagens menores,(menores mesmo),o Homem Formiga e a Mulher Formiga.
A data de criação do grupo se deu em setembro de 1963, já em sua própria revista,intitulada The Avengers. Lee dividiu suas ideias com o desenhista Jack Kirby, que anteriormente, já havia colaborado com o Stan na concepção do Thor e Hulk,além dos X-Men e Quarteto Fantástico.O Jack foi então o primeiro desenhista a trabalhar com os Vingadores.
O responsável nos quadrinhos pela união dos heróis,foi Loki,o deus asgardiano meio-irmão de Thor.Ele traçou uma vingança contra seu meio-irmão, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores.
A escalação da equipe mudou quase que instantaneamente: o Homem-Formiga se tornou o Gigante, e o Hulk, ao perceber o quanto os outros temiam sua personalidade instável, deixou-a ao final da segunda edição. A tentativa de conter o Hulk levou os Vingadores a combater Namor, O Príncipe Submarino, e isso por sua vez, levou a equipe ao primeiro marco em sua história - o retorno do Capitão América, em The Avengers #4 (Março de 1964). O patriótico herói dos anos 1940,criado também por Jack Kirby,foi encontrado congelado em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E precisava de um lugar onde pudesse se ajustar já que era um homem afastado décadas de seu tempo.
O Capitão América se uniu à equipe iniciando uma quase indelével associação. Mesmo quando a liderança foi tomada por outros, Capitão América sempre foi o comandante tático dos Vingadores em campo e poucos hesitavam em obedecer suas ordens. Os membros originais a participar dos Vingadores são conhecidos como "membros fundadores", responsáveis pelo bom nome da equipe. Capitão América ganhou o título de "membro fundador" no lugar do Hulk.O próximo marco foi em Avengers #16, no qual todos os membros deixaram a equipe com exceção do Capitão América. Eles foram substituídos por Gavião Arqueiro, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, todos ex-vilões que queriam começar uma nova vida.
Diferente de outras equipes do universo Marvel, os Vingadores receberam reconhecimento oficial do governo, quase desde o início com autoridade aceita internacionalmente durante a maior parte de sua história. O grupo é conhecido por reunir os "heróis mais poderosos da Terra" e ao longo de sua história manteve essa premissa, com exceção da segunda formação: foi quando houve uma reformulação chefiada pelo Capitão América que recrutou vilões regenerados e não tão poderosos como Gavião Arqueiro e os mutantes Mercúrio e sua irmã, a Feiticeira Escarlate. Mas a equipe retomaria sua condição de "a mais poderosa" nos anos 1970, com a proposta de "combater vilões que nenhum herói conseguiria sozinho", e com isso fazendo uma mescla com os membros fundadores e os novos recrutas.
Com a finalidade de ser a equipe de "Heróis Mais Poderosos da Terra", os Vingadores tem contatos com humanos, inumanos, heróis mecânicos, vilões regenerados e seres sobrenaturais. A respeito de suas diferenças (que facilmente terminam em brigas), eles têm conseguido se unir em uma equipe coesa, para combater extraordinárias ameaças ao mundo, se reunindo ao som de seu grito de guerra: "Avante, Vingadores!".
Nos Estados Unidos, a revista sempre recebeu um cuidado especial da Marvel e teve alguns dos melhores escritores e desenhistas da indústria das histórias em quadrinhos trabalhando nela ao longo dos anos, com o título se mantendo como o favorito dos fãs. A série continua, virtualmente sem interrupções, até os dias atuais, com as histórias explorando a ideia do que significa ser humano ou super-humano, o papel e as responsabilidades de ser um super-herói. Posteriormente,novos membros foram agregados ao grupo,como Visão,Pantera Negra, Jaqueta Amarela,Miss Marvel, Falcão.Até outros personagens famosos do universo Marvel chegaram em algum momento a agregar a equipe,como Wolverine e Homem-Aranha.
A proposta de Lee e Kirby deu certo,o grupo tornou-se o mais popular da Marvel,mesmo com a "concorrência forte" dos X-Men. Mas em várias oportunidades, ambos os grupos se uniram para combater ameaças enormes,que exigiam a união de vários heróis. Em outras oportunidades,eles também se uniram com o Quarteto Fantástico e Guardiões da Galáxia. Geralmente o grupo encara diversas ameaças,desde outros grupos formados por super-vilões com poderes capazes de fazer frente aos heróis,como ameaças extraterrestres.Ao longo das décadas,eles estrelaram sagas que abalaram as estruturas do universo Marvel.Entre os maiores destaques estão:
"O Retorno dos Vingadores"

A equipe precisou reunir todos os seus ex-integrantes pra enfrentarem uma ameaça q precisaria da ajuda de todos ao mesmo tempo: e ainda assim quase levaram a pior contra a feiticeira Morgana (sim, aquela dos tempos do Rei Arthur). Nessa história, ao contabilizarem o nº total de heróis q enfrentou a bruxa.... o resultado foi: 41 super-heróis. E de lá pra cá (essa saga é de 1998) novos integrantes surgiram (e outros morreram)!!!
"A Guerra Kree-Skrull"

É uma das mais famosas sagas dos Vingadores de todos os tempos. Produzida no início dos anos 70, essa pode ser considerada a 1º grande saga da equipe por ter estabelecido as fórmulas básicas pras próximas que viriam. Na trama, os Vingadores tentam impedir que 2 raças alienígenas guerreiras (Krees e Skrulls) usem o planeta Terra como campo de batalha para seus planos de conquista. Uma batalha cósmica transcorre  numa saga que se estendeu por quase 1 ano e teve repercussões que perduram até os dias de hj nas revistas dos Vingadores. Um épico, publicado na íntegra aqui num encadernado da Panini: "Os Maiores Clássicos dos Vingadores" Vol. 1!!!
"A Coroa da Serpente", "Sob Ataque" (Under Siege), e "A Madona Celestial"

São 3 grandes sagas que saíram encadernadas lá nos EUA (mas q aqui no Brasil só foram publicadas em formatinho em antigas edições. de "Capitão. América" da Editora Abril). Na 1º, os Vingadores se vêem às voltas com a "Coroa da Serpente" (pertencente à SET: um deus-serpente) e de quebra enfrentam ainda a equipe do "Esquadrão Supremo" (uma versão "genérica" da Liga da Justiça). Na 2º, a mansão dos Vingadores é invadida pelos "Mestres do Terror" - uma equipe de vilões liderada pelo nazista "Barão Zemo" (e que hoje se tornou o grupo de anti-heróis: "Thunderbolts"). E na 3º, uma integrante da equipe acaba se tornando a "Madona Celestial" (uma entidade cósmica)!!! 

"A Saga de Korvac", "Torneio de Campeões", e "Visão & Feiticeira Escarlate"

Outras 3 sagas que mereciam encadernados aqui no Brasil. Na 1º, os Vingadores enfrentam um semi-deus (Korvac) numa espetacular saga publicada aqui com vários cortes (pág. puladas pra caberem várias histórias no mesmo gibi): ficou famosa também por uma inusitada cena onde os Vingadores precisam pegar um ônibus (um BUSÃO mesmo) pra enfrentarem um vilão poderosíssimo.
 A 2º do "Torneio" saiu aqui em 2 edições. de "Heróis da TV", e não é propriamente uma saga dos Vingadores, mas sim, um torneio que envolve diversos heróis de várias equipes (saiu um encadernado lá fora estampando o nome "Vingadores" de forma oportunista) e o 3º reúne histórias importantes do "Visão & Feiticeira Escarlate": membros da equipe que tiveram um casamento polêmico (já que ele é um andróide - fato q não foi bem aceito pela Igreja nem pela sociedade).
"Vingadores Eternamente"

É uma mega-saga em 12 edições. escrita de forma magistral por Kurt Busiek (especialista em cronologia). Publicada aqui na revista "Grandes Heróis Marvel Premium" (da Abril), essa saga mostra o maior confronto crono-temporal que os Vingadores já enfrentaram. "Kang - o Conquistador" é um vilão vindo do futuro (com uma tecnologia anos-luz superior à nossa) e pode viajar no tempo alterando fatos e mudando a realidade conforme seu bel-prazer. Um inimigo praticamente invencível, e que só encontra adversário à altura em "Immortus" (uma versão futura dele mesmo só q mais velho). Esses 2 vilões (que são a mesma pessoa de épocas diferentes) brigando entre si... vão bagunçar de vez a linha do tempo (alterando passado, presente e futuro): numa confusão cronológica que irá necessitar a união de Vingadores de diversas realidades paralelas pra consertarem a baderna. 

Vingadores da Costa Oeste: "A Busca pelo Visão"

A 1º é uma fase escrita e desenhada por John. Byrne nos anos 80 e cujo 1º arco de histórias foi republicado pela Panini em "Os Maiores Clássicos dos Vingadores" Vol. 2.Nessa trama, a "Feiticeira Escarlate" já demonstra sinais de instabilidade emocional (em histórias recentes, ela acabou surtando de vez e exterminando boa parte de seus companheiros de equipe - durante a saga "A Queda")


"Vingadores X Invasores" e "Os Poderosos Vingadores".




São 2 sagas recentes. Na 1º, a equipe enfrenta os "Invasores" (grupo de heróis da 2º Guerra Mundial") numa mega-saga em 12 edições. (publicada aqui em forma de mini-série). E os "Poderosos Vingadores" é o 1º arco de uma nova revista encabeçada por uma formação pós "Guerra Civil", onde o robô "Ultron" assume a forma da "Vespa" (ex-mulher do "Homem-Formiga") e vira uma espécie de "T-1000"9do Exterminador do Futuro 2) sexy e com curvas femininas sensuais.

O grupo também chegou a entram em embate com ninguém menos que a equipe responsável por sua criação,a Liga da Justiça,num crossover entre as editoras DC e Marvel.Super-Homem,Batman e cia se batem com Thor, Capitão América, Homem de Ferro e demais membros, mas enfim, os dois grupos acabam se unindo para combater a ameaça em comum.Essa saga foi publicada por aqui entre os anos de 2003 a 2004.

Um comentário :

  1. Puxaaaa, Amei esta postagem!
    A Origem dos Vingadores!
    Aprendi muita coisa, mesmo.
    Parabéns, Heleno

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT