As raízes do Carnaval remontam a antigos romanos e os gregos que celebravam os ritos da primavera. Em toda a Europa, incluindo França, Espanha e Portugal, as pessoas anualmente davam graças em festas, usando máscaras e dançando nas ruas. Tais tradições foram levadas para o Novo Mundo.
Os portugueses foram os primeiros a trazer o conceito de "festa ou carnaval” ao Rio por volta de 1850. A prática de realizar bailes e festas à fantasia foi importada pela burguesia da cidade de Paris. No entanto, no Brasil, as tradições logo se tornaram diferentes. Com o tempo, elas adquiriram elementos únicos decorrentes dos africanos e culturas ameríndias.
Grupos de pessoas costumavam desfilar pelas ruas tocando música e dançando. Era normal que os aristocratas durante o Carnaval se vestissem como pessoas comuns, os homens vestidos de mulheres, e os pobres vestirem-se como príncipes e princesas - papéis sociais e diferenças de classe eram esquecidos, uma vez por ano, mas somente para a duração do festival. O Povo costumava tumultuar o Carnaval, até que o mesmo foi aceito pelo governo como uma expressão da cultura. Os escravos negros se tornaram ativamente envolvidos nas comemorações. Eles foram capazes de ser livres por três dias. Hoje em dia as favelas (majoritariamente comunidades negras ainda são a maioria dos grupos envolvidos em todos os preparativos do carnaval e são aquelas para os quais o Carnaval do Rio tem mais significado).
Por volta do final do século XVIII as festividades foram enriquecidas por competições. As pessoas não apenas se vestiam com fantasias, mas também realizavam um desfile acompanhados por uma orquestra de cordas, tambores e outros instrumentos. Estas competições tornaram-se cada vez mais organizadas, tornando-se as principais atrações do Carnaval no Rio de Janeiro.
Até o início do século XX o carnaval de rua no Rio de Janeiro era musicalmente um tema muito euro centrado - Polkas, valsas, mazurcas e 'escocês'. Enquanto isso, a classe operária emergente (composta principalmente de afro-brasileiros, juntamente com alguns ciganos, judeus russos, poloneses, etc.) desenvolveram a sua própria música e ritmo. Essas pessoas viviam principalmente na parte central do Rio, em uma terra que os ricos não queriam - sobre as colinas e pântanos atrás dos estaleiros - uma área que veio a ser conhecida como "Pequena África", agora reconhecida como o berço do samba. Os desfiles foram interrompidos durante a II Guerra Mundial e começaram de novo em 1947. Até então, a principal competição teve lugar no centro, na Avenida Rio Branco.
O Carnaval teve um longo caminho desde que foi trazido para o Rio, tendo se tornado um dos maiores eventos do mundo. Um dos mais recentes desenvolvimentos importantes foi que o maior desfile de samba do mundo foi levado para uma área especialmente construída para este fim, o Sambódromo!
O desfile das escolas de samba é algo que todos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida. O evento é transmitido ao vivo para vários países. Assistir na TV é confortável, mas não chega perto da emoção de estar presente. Definitivamente, se misturar com a multidão e assistir os brasileiros e Cariocas (o povo do Rio) é bem mais interessante. Para uma melhor e mais completa experiência, você pode até desfilar com uma escola de samba.
O Desfile das Escolas de Samba do Rio é muito diferente de todos os outros desfiles de rua realizados em alguns outros lugares do mundo. Ele começou como festa de rua com grupos de blocos. Os desfiles de Carnaval no Rio se desenvolveram e se tornaram algo especial: uma competição entre as escolas de samba. A competição principal foi inicialmente realizada no centro da cidade. Até meados da década de 1980, as arquibancadas para os espectadores eram simplesmente montadas e desmontadas a cada ano na Avenida. Presidente Vargas, uma das principais artérias do Rio de Janeiro. Em seguida, o desfile principal foi transferido para o Sambódromo, construído especialmente para este evento.
A preparação para o desfile de Samba começa com meses de antecedência, cada escola de samba mobiliza milhares de integrantes, geralmente da comunidade sede da escola, criando setores, e alas compondo a escola.
Em primeiro lugar, o enredo do ano é escolhido. Então o samba da escola é selecionado através de concorrência, que você pode acompanhar durante alguns meses nas quadras das escolas, enquanto o carnavalesco cria os figurinos e carros alegóricos. Quando estiverem prontos, os chamados protótipos vão para a linha de produção. Em dezembro os ensaios técnicos começam. Em meados de dezembro, os sambas de enredo são gravados e logo vendidos nas lojas.
O desfile das escolas de samba do Rio não é um evento de rua onde as pessoas se movem caoticamente a bel prazer, mas um show altamente orquestrado de grandes proporções. Cada integrante tem um papel específico e local de desfile de acordo com sua fantasia em uma ala especial, de uma seção especial da escola de samba em que o desfilante como integrante que vai ajudar a contar o enredo da escola na avenida.
Todos os anos, cada escola escolhe um tema diferente para o desfile. Pode ser uma celebração de um determinado período da história, homenagear algum nome famoso ou de figuras famosas da história brasileira. Podendo destacar um evento especial ou falar de qualquer coisa que possa mover o espírito e a imaginação; como um animal especial, ou um dos elementos, água ou fogo, etc. A escola tem que ilustrar o tema escolhido durante todo o seu trabalho. Os Sambas Enredos, que são especialmente escritos para o ano de desfile, de acordo com o tema
Todos os carros alegóricos e as fantasias dos seus 3.000 a 5.000 integrantes são ricamente decorados, divulgando para o público e os jurados cada detalhe elaborado pelo carnavalesco. O desfile de cada escola é muito bem projetado e organizado. Eles se alinham de uma forma única para apresentar o seu espetáculo.. As escolas são divididas em várias seções e cada seção tem um número de alas de cerca de 100 a 200 pessoas vestindo a mesma fantasia. Você encontrará mais detalhes sobre o papel e o nome de algumas seções especiais do desfile do outro lado desta página. Entre as alas, há cerca de oito carros alegóricos, separando as seções. A maioria deles é empurrada por homens da comunidade da escola, mas alguns são motorizados. Os carros alegóricos podem levar convidados especiais, juntamente com alguns componentes trajando deslumbrantes fantasias.
Os figurinos são extremamente fantasiados, coloridos, elaborados e detalhados. São verdadeiramente originais, concebidos e realizados a partir do zero a cada ano. Eles têm espelhos, penas, tecidos metálicos, de seda e, por vezes, jóias ou moedas. Estas fantasias levam meses para serem confeccionadas. O trabalho começa com cerca de 8 meses de antecedência. Cada escola de samba tem suas próprias cores distintas (as cores de sua bandeira) e estilo de fantasias. O conjunto de cores é refletido em muitas partes de seu desfile.
Os figurinos mais elaborados e maiores são usados pelos principais destaques. Eles são membros da escola escolhidos com honra para usar essas fantasias especiais. Mesmo que a nudez total não seja oficialmente permitida, às vezes os carros alegóricos possuem beldades em topless ou quase nuas, homens e mulheres, usando apenas pintura corporal, muito brilho e um sorriso.
Você pode pensar no evento como uma grande ópera ou melhor, várias óperas, pois eles acontecem em uma noite. É bonito de ver e a lembrança deste espetáculo impressiona você por toda uma vida.
O Desfile das Escolas de Samba é uma gloriosa competição na qual os pontos são dados por juízes. Assim como nos esportes, que oferecem entretenimento ao mesmo tempo em que tem suas regras rígidas.
As escolas são julgadas em 10 categorias. Existem quatro juízes de cada categoria. Cada juiz dá a sua pontuação numa escala de 7-10 (com frações), sendo 10 a melhor. Os pontos são contados e anunciados na quarta-feira de cinzas, logo após o Carnaval. Durante os desfiles os juízes ficam espalhados ao longo da passarela do samba e ficam em cabines claramente assinaladas com a palavra “julgadores” e o nomes dos quesitos.
Bateria
A percussão deve manter o ritmo durante todo o desfile. Todos os integrantes da escola devem estar cantando e dançando no ritmo estabelecido pelo grupo. Os quatro juízes estão julgando a regularidade e a continuidade da batida, uma batida firme precisa e constante dos surdos, e um som efetivo global e equilibrado de todos os instrumentos. O ritmo deve ser variado e diversificado, mas deve ser mantido perfeitamente, especialmente quando os instrumentos reiniciam após uma parada. O tempo deve ser mantido em todos os momentos. A versatilidade do grupo é vital. É proibida a utilização de instrumentos de sopro.
Samba enredo
Deve conter a essência do tema central que a escola apresenta através de seu desfile daquele ano. A letra deve se adequar à música, uma vez que o samba também é julgado por suas qualidades artísticas. Esta é a única categoria em que os juízes subdividem as suas notas, dando alguns pontos para as letras e alguns para a melodia.
Harmonia
Neste quesito julga-se a harmonia musical, acústica e visual do desfile da escola. Para pontuação elevada, nesta categoria, a música, ritmo e canto devem combinar perfeitamente com a coreografia e a dança dos integrantes da Escola. A escola pode perder pontos por falta de integrantes que cantem corretamente o samba.
Evolução
Coerência e a compatibilidade são avaliados sobre os movimentos dos participantes e da dança com o ritmo. O desfile deve manter um fluxo constante, sendo espontâneo e criativo ao mesmo tempo, expressar paixão, agilidade e vigor dos participantes. Os pontos de penalidade são aplicados se a escola abrir brechas entre os desfilantes, ou entre as alas.
Enredo
Este é o tema central da escola que foi escolhido e deve ser representado por todas as partes durante o seu desfile. É uma criação artística literária. Os juízes consideram, entre outros fatores, a força da idéia como um todo e o seu desenvolvimento através de várias alas e carros alegóricos. Deve ser possível compreender facilmente o tema e a idéia central por trás do show. O tema também pode ter algumas referências estrangeiras. Os pontos de penalidade são efetuados, no entanto, sem que qualquer forma de publicidade esteja envolvida.
Conjunto
Quesito julgado livremente, sem muito critério técnico, onde o impacto geral do desfile da escola é considerado. É a categoria mais subjetiva e, como tal, geram muitas controvérsias.
Alegorias e Adereços
Este quesito avalia a expressão visual do tema, a originalidade e a qualidade do trabalho artístico, tais como, os movimentos, cores e efeitos visuais envolvidos. Os juízes avaliam os carros alegóricos e todos os adereços sendo usados no desfile. Os juízes consideram a eficácia dos carros alegóricos e adereços em exibir o enredo e como o seu design apoia idéias do tema. As fantasias dos destaques (as fantasias mais luxuosas em cima dos carros alegóricos e no resto do desfile) também são avaliadas nesta categoria.
Fantasias
A criatividade das fantasias, a originalidade, um total "bom gosto" e seus conjuntos de cores são avaliados nesta categoria. Os Juízes avaliam as fantasias individualmente e em conjunto. A diversidade é importante tanto quanto a adequação das fantasias ao enredo que representam. É avaliado sua confecção e estado de conservação e todo o acabamento ou a falta dele, não pode haver nada despencando. A maioria das fantasias são consideradas nesta categoria, incluindo todas as alas comerciais, os passistas, a bateria e as baianas.
Comissão de Frente
Nesta categoria todos os aspectos são considerados da ala que abre o desfile da escola de samba. Os juízes consideram a coreografias, figurinos e como atinge a finalidade principal, que é a introdução da escola para o público. Atualmente onde se concentra uma das principais partes do espetáculo.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O mestre-sala e sua porta-bandeira são elementos importantíssimos na escola. Os juízes avaliam a dança, a elegância, graça e agilidade, flexibilidade e a variedade dos seus movimentos, e julgam a proteção simbólica da Bandeira. Coordenação entre os dois como um casal também é importante.
PROGRAMAÇÃO
Desejamos aos amigos um ótimo carnaval.
Lembramos que hoje é Valentine's day, então, que o dia seja repleto de amor e muita paz!!!
Postar um comentário