BREAKING

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Curiosidades - Deuses e Deusas Egípcias

À primeira vista, a teologia egípcia pode parecer complicado, mas na realidade não é. É essencial notar que estamos lidando com duas camadas distintas, as divindades primitivas e formas naturais e divinas do Norte de África mais arquetípica com a visão terminou identificados. 

Com o tempo, muitas aldeias foram conquistadores imposta seus próprios deuses tribais existentes, que resultou no que para muitos pode parecer uma religião politeísta. Mas, mesmo nos primeiros tempos do passado, almas iluminadas eram perfeitamente capazes de separar o trigo palha, tradições e lendas que surgiram como evidenciado para nós, apesar dos séculos seguintes. evidentemente magia egípcia e seu culto companheiro deixam muito a ser desejar, mas, o que outro sistema não é verdade?

Seções inteiras do panteão de deuses egípcios parecem adaptar-se a outras culturas arquétipos primitivo, embora há questões que não são facilmente se encaixam nesse quadro geral, e examinar em mais detalhe abaixo. evidentemente se argumentar que um arquétipo, manifesta através de qualquer civilização ou cultura, você vai assumir automaticamente própria aparência externa da individualidade ou idiossincrasia pessoas em causa. 

Assim, um arquétipo da mãe aparece em uma cultura de orientação patriarcal tendem a manifestar forma doméstica em uma sociedade matriarcal, onde você pode assumir sua identidade religiosa como uma deusa da sabedoria, ou talvez como guerreiro protetor, que, em uma sociedade equilibrada, poderia levar até mesmo uma forma masculina.

Os esotéricos nos informam sem dúvida alguma que a mensagem desta lenda é uma combinação dos princípios primários para produzir novos raios arquetípicos destinados em último extremo para participar do crescimento espiritual do Universo.





AMON, o deus-carneiro de Tebas, rei dos deuses e patrono dos faraós. Senhor dos templos de Luxor e Karnac. Tem por esposa Mut e por filho Khonsu. Passou a ser cultuado por volta de 2000 a.C. e traz algumas funções de Rá, sob o nome de Amon-Ré ou Amon-Rá, o criador dos deuses e da ordem divina. Ele é o sol que dá vida ao país. À época de Ramsés III. Amon tornou-se um título monárquico, mesmo título que Ptah e Rá. Frequentemente representado como um homem vestido com a túnica real e usando na cabeça duas altas plumas do lado direito, ele se manifesta, igualmente, sob a forma de um carneiro e, mais raramente, de um ganso.

NÉFTIS, é a esposa de Seth, mas quando este trai e assassina Osíris, por quem era apaixonada, ela permanece solidária à Isis, ajudando-a a reunir os membros espalhados do defunto e também tomando a forma de um milhafre para velá-lo e chorá-lo. Como Isis, ela protege os mortos, sarcófagos e um dos vasos canopos. O hieróglifo de seu nome é um cesto colocado sobre uma coluna, que usa na cabeça,. É ainda na campanha de Isis que ela acolhe o sol nascente e o defende contra a terrível serpente Apófis.

PTAH, deus de Mênfis que foi a capital do Egito no Antigo Império, Ptah é “aquele que afeiçoou os deuses e fez os homens” e “que criou as artes”. Concebeu o mundo em pensamento e o criou por sua palavra. Seu grande sacerdote chama-se “o superior dos artesãos”. É, realmente, muito venerado pelos trabalhadores manuais, particularmente pelos ourives. Tem o préstimo dos operários de Deir el-Medineh. Apresenta-se com uma vestimenta colante que lhe dá a impressão de estar sem pescoço e usando na cabeça uma calota. Tem como esposa a deusa Sekhmet e por filho Nefertum, o deus do nenúfar ( plantas aquáticas ).

SEKHMET, uma mulher com cabeça de leoa, encimada pelo disco solar, era uma de suas representações que, por sua vez, simbolizava os poderes destrutivos do Sol. Embora fosse uma leoa sanguinária, também operava curas e tinha um frágil corpo de moça. Era a deusa cruel da guerra e das batalhas e tanto causava quanto curava epidemias. Essa divindade feroz era adorada na cidade de Mênfis. Sua juba ( dizem os textos ) era cheia de chamas, sua espinha dorsal tinha a cor do sangue, seu rosto brilhava como o sol… o deserto ficava envolto em poeira, quando sua cauda o varria.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT