BREAKING

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Comentários da Cris - Especial - Dicas para novos autores!



Dicas para novos autores que estão se auto 
publicando, para encontrarem uma editora

Semana passada falamos sobre os novos gêneros literários, esta semana vamos falar de como achar uma editora.

Se você e como eu e pesquisou no Google por editora, e achou uma lista de editoras, e claro entrou em quase todos os sites, descobriu que muitas são editoras por demanda, e outras ditas como tradicionais, e outras que ainda não tem uma nomenclatura essas estão em inicio de vida.

O que é uma editora por demanda?

Você paga para ter seu livro publicado, eles te dão capa, revisão e diagramação, e cerca de 100 livros (isso varia de editora para editora). O valor a ser pago varia de 2 mil a 14 mil reais.

Geralmente eles não avaliam seu livro, somente seu bolso!

Também não fazem a venda do seu livro, não colocam em livrarias, normalmente fazem a venda direta no próprio site, o método de divulgação e todo por conta do autor.

O que é uma editora tradicional?

Você envia seu livro para avaliação, e caso decidam por publicar, não cobram nada do autor, uma resposta geralmente demora de 30 a 90 dias.

Coloca seu livro a venda em diversas livrarias e parceiros, e fazem a divulgação, pois e do interesse da editora vender e reaver todo investimento no livro.

Contudo nessas editoras sua obra pode demorar de 1 a 3 anos para ser publicada.

Editoras em inicio de carreira.

São as novas editoras ainda bebes no mercado literário, estão nascendo da falta de editoras em publicações nacionais. Geralmente não cobram nada do autor, ou parte do trabalho, como capa ou revisão.

A parte boa dessas editoras menores e que o processo de diagramação e escolha de capa tem total decisão do autor, e a publicação acaba saindo em menos de 6 meses do recebimento do livro revisado.

Essas editoras estão entrando nas livrarias, mas bem devagar, e seus métodos de divulgação são as mídias sociais, por terem pouco ou quase nenhum dinheiro para investir em marketing de larga escala.

Uma grande dica e nunca mandem seu livro completo ou sem estar em vias de registro na Biblioteca Nacional ou em outro órgão internacional como a Avctoris, essa e uma forma de garantir que o seu livro não será publicado sem um contrato.
Se você usa pseudônimo lembre-se que o contrato de publicação deve conter que seu nome será mantido em sigilo, e somente você poderá revelar, caso vaze pela editora, terá que pagar uma multa.

Antes de mandar seu livro para qualquer editora, peça que um amigo de confiança faça uma revisão gramatical, ortográfica e de continuidade de cenas da obra, ou seja, que você não deixou partes do texto sem conclusão. Em caso de séries, é necessária uma avaliação para que se tenha certeza de que esteja deixando um bom gancho para o próximo livro, garantindo a curiosidade do leitor para a continuação.

E antes de mais nada verifique junto a receita federal se a editora a qual vai enviar seu livro tem CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica), pois ser cadastrado na CBL (câmera brasileira do livro), não e obrigatório, mas na receita federal é para se ter uma empresa.

A Editora Novo Romance é uma editora bebe, e como tal esta engatinhando, cometendo acertos e erros, mas o nosso maior diferencial é usamos os conceitos de um editora tradicional na qual não cobra nada do autor, porém dá a ele as vantagens de poder opinar em todos os aspectos do seu livro.


Esta materia tambem saiu no blog do Widbook - Click aqui

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT